Autor Tópico: Pinhole....  (Lida 5181 vezes)

Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #15 Online: 03 de Maio de 2006, 23:58:43
Só agora que fui ali dar uma conferida no A Câmera do Ansel Adams. E no que dou de cara?
Título: "A câmera de orifício".

É isso aí. Não sei porquê às vezes ainda coloco em dúvida coisas que já sei bem. Mas vai ver isso tem um lado saudável, né.

Citar
O segredo de ter uma imagem nítida é a perfeição do círculo do furo e a espessura do material. Para ficar realmente bom deve ser feito um furo maior e esse furo maior, em material qualquer, ser fechado com um outro material (por exemplo, uma chapa fininha de alumínio) no qual seja feito um furo muito perfeito. Bordas imperfeitas do furo prejudicam a nitidez.

Vale lembrar que para mais nitidez deve ser um furo maior porque assim há menos difração. :)

 
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #16 Online: 04 de Maio de 2006, 00:47:23
Citar
Vale lembrar que para mais nitidez deve ser um furo maior porque assim há menos difração. :)
furo maior e maior nitidez, só se usar uma midia maior. Não adianta ter um furo do tamanho de um dedo pra uma camera que use filme 35, mas com certeza um furo tão grande seria otimo em grande formato...
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


nelson161

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
Resposta #17 Online: 04 de Maio de 2006, 08:06:19
Eu sempre via aquele furo maior e uma chapinha fina colada com um furinho menor. Agora começo a entender.
Valeu a dica, Ivan. Vou tentar montar minha pinhole digital.
 
Nelson161
NIKON D50
OLYMPUS D540
KODAK XERETA


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #18 Online: 04 de Maio de 2006, 11:00:07
Citar
Citar
Vale lembrar que para mais nitidez deve ser um furo maior porque assim há menos difração. :)
furo maior e maior nitidez, só se usar uma midia maior. Não adianta ter um furo do tamanho de um dedo pra uma camera que use filme 35, mas com certeza um furo tão grande seria otimo em grande formato...
exato, o tamanho do furo esta relacionado com a distancia entre o furo e o local na lata onde vai ficar o papel fotográfico (ou filme) e com o tamanho do corpo.
« Última modificação: 04 de Maio de 2006, 11:15:18 por helder84 »


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #19 Online: 04 de Maio de 2006, 11:04:17
Citar
O segredo de ter uma imagem nítida é a perfeição do círculo do furo e a espessura do material. Para ficar realmente bom deve ser feito um furo maior e esse furo maior, em material qualquer, ser fechado com um outro material (por exemplo, uma chapa fininha de alumínio) no qual seja feito um furo muito perfeito. Bordas imperfeitas do furo prejudicam a nitidez.

Não existe foco. Tudo está em foco. Não existe foco porque não existe lente. O que você pode variar é a distância focal afastando e aproximando o furo, mas isso não fará as coisas mais focadas ou menos, você sempre tem a mesma nitidez em toda a profundidade, e aliás isso é o interessante.

Lembre-se que quando afastamos o furo a abertura relativa muda, isto é, o mesmo diâmetro do buraco significará f22 em uma distância focal mas se afastado pode significar f48, f64, etc.
Fale Ivan, tudo bem?

Furo maior seguido de um bem menor (levando em consideração o corpo da camera, e da distancia para o filme ou sensor, ou papel fotografico). Sugiro que o furo menor seja feito em papel aluminio, é muito melhor de se trabalhar, e para corrigir as rebarbas pode-se usar lixa bem fina!
 :thmbup:
« Última modificação: 04 de Maio de 2006, 11:14:17 por helder84 »


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #20 Online: 04 de Maio de 2006, 11:04:56
Escrevi um artigo sobre pinhole: http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...?showtopic=7298
a quem interessar... =)


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #21 Online: 04 de Maio de 2006, 11:40:36
Citar
Escrevi um artigo sobre pinhole: http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...?showtopic=7298
a quem interessar... =)
Eu tinha visto! Ótimo artigo, grande iniciativa!! :thmbup:  :thmbup:  :thmbup:


Preferi colocar essa dúvida aqui, e não lá no artigo, porque era uma questão mais "etimológica" que técnica. Pra mim os artigos lá são como tópicos num patamar acima dos outros, de certa forma. É comum um tópico se bifurcar em outros assuntos semelhantes dentro dele, e não queria causar isso em seu artigo. :)

Mas agora mesmo vou dar uma editada no post de abertura desse tópico. ;)
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #22 Online: 04 de Maio de 2006, 11:50:22
Citar
Citar
Escrevi um artigo sobre pinhole: http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...?showtopic=7298
a quem interessar... =)
Eu tinha visto! Ótimo artigo, grande iniciativa!! :thmbup:  :thmbup:  :thmbup:


Preferi colocar essa dúvida aqui, e não lá no artigo, porque era uma questão mais "etimológica" que técnica. Pra mim os artigos lá são como tópicos num patamar acima dos outros, de certa forma. É comum um tópico se bifurcar em outros assuntos semelhantes dentro dele, e não queria causar isso em seu artigo. :)

Mas agora mesmo vou dar uma editada no post de abertura desse tópico. ;)
eu ja tinha visto teu login lá em baixo, onde mostra os que estao lendo =)

é que, já que o asssunto é pinhole, talvez tenha gente que nao saiba do que se trata e fique boiando, dai eu coloquei o link aqui =)

mas eu nunca tinha me atentado pra tua duvida inicial.
=D
« Última modificação: 04 de Maio de 2006, 11:54:54 por helder84 »


mausim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
    • http://www.flickr.com/photos/mautresim
Resposta #23 Online: 29 de Maio de 2006, 17:13:41
Citar
"No último domingo (30/04) aconteceu a versão 2006 do Internacional Pinhole Day, um dia dedicado à fotografia pinhole, que é uma forma de captar imagens sem uso de câmeras, bastando apenas um objeto que sirva de câmara escura para que a foto seja feita diretamente no papel fotográfico ou filme."

Enfim: o que difere uma câmera de uma câmara? :denken:

 
Na verdade, o repórter usou a palavra 'câmera' para representar o aparato fotográfico convencional. Ou seja, pode-se substituir a palavra por 'máquina fotográfica'.
Assim, o texto poderia ter sido escrito assim:

"No último domingo (30/04) aconteceu a versão 2006 do Internacional Pinhole Day, um dia dedicado à fotografia pinhole, que é uma forma de captar imagens sem uso de máquinas fotográficas convencionais, bastando apenas um objeto que sirva de câmara escura para que a foto seja feita diretamente no papel fotográfico ou filme."

Abraços a todos.


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #24 Online: 29 de Maio de 2006, 19:16:08
Citar
Citar
"No último domingo (30/04) aconteceu a versão 2006 do Internacional Pinhole Day, um dia dedicado à fotografia pinhole, que é uma forma de captar imagens sem uso de câmeras, bastando apenas um objeto que sirva de câmara escura para que a foto seja feita diretamente no papel fotográfico ou filme."

Enfim: o que difere uma câmera de uma câmara? :denken:

 
Na verdade, o repórter usou a palavra 'câmera' para representar o aparato fotográfico convencional. Ou seja, pode-se substituir a palavra por 'máquina fotográfica'.
Assim, o texto poderia ter sido escrito assim:

"No último domingo (30/04) aconteceu a versão 2006 do Internacional Pinhole Day, um dia dedicado à fotografia pinhole, que é uma forma de captar imagens sem uso de máquinas fotográficas convencionais, bastando apenas um objeto que sirva de câmara escura para que a foto seja feita diretamente no papel fotográfico ou filme."

Abraços a todos.
Na verdade, acho pouco provável que tenha sido escrito por um repórtes.  :P

E na verdade... esta chamada de reportagem traz um problema para quem tá descobrindo a fotografia (e é justamenta a quem o texto foi feito). Falo da confusão que pode criar na cabeça do "não-iniciados".

Acontece MUITO de estes não-iniciados, (ou que aprenderam com maus professores ou com pessoas conservadoras) se referirem às digitais (mesmo as reflex) como AUTOMÁTICAS, e às analógicas como MECÂNICAS. Isto é um erro absurdo que, além de criar preconceitos, cria confusão no entendimendo do mundo fotográfico. Quem conhece o assunto vai entender o que a pessoa quis dizer (eu entendi a muito custo), mas quem não conhece, vai aprende rerrado e criar esse efeito dominó.

Exatamente o mesmo acontece com essa matéria do Louco. O cara que tá começando a conhecer foto vai ler fotografia pinhole, que é uma forma de captar imagens sem uso de câmeras e vai ficar na cabeça dele que pinhole NÃO é uma câmera. ;)

Eu não gosto de puritanismo. Mas este erro eu achei muito tosco e uma falta de atenção (ou consideração) com o aprendizado de quem for ler tal matéria.
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


rbeuster

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
    • http://
Resposta #25 Online: 30 de Maio de 2006, 10:47:04
Olá.Desculpem ,mas,sem entrar no mérito da "pinhole","câmara" é a palavra portuguesa para a inglesa "camera"(vide Webster's Dicionário Inglês-Português Antonio Houaiss).Abrs.Rui


FábioVenhorst

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 184
    • Fábio Venhorst Fotografias
Resposta #26 Online: 30 de Maio de 2006, 11:52:11
Citar
Dae gentes.

Pois me surgiu uma incerteza.
A lata (ou qualquer caixa) escura usada na Pinhole é considerada uma câmera? É considerada uma câmara? É considerada "nenhum das duas opções"?


É que eu tava lendo uma chamada pra uma (futura) matéria daquele Louco, que dizia assim:
"No último domingo (30/04) aconteceu a versão 2006 do Internacional Pinhole Day, um dia dedicado à fotografia pinhole, que é uma forma de captar imagens sem uso de câmeras, bastando apenas um objeto que sirva de câmara escura para que a foto seja feita diretamente no papel fotográfico ou filme."

Enfim: o que difere uma câmera de uma câmara? :denken:

EDIT:
O Helder colocou um ótimo artigo sobra Pinhole ali na outra sessão. Vale a pena ler, tira muitas dúvidas:
Pinhole - pelo furo da agulha
Câmara: compartimento, aposento, recinto, repartição...técnicamente falando, a pinhole é uma câmara (ou câmera) escura, construída de forma rudimentar com latas ou caixas...é que associamos a palavra câmara ao aparelho fotográfico, mas na verdade, câmara pode ser uma câmara escura de laboratório de revelação, um quarto, um recinto fechado de qualquer natureza, a câmara de ar do pneu......

Pinhole: Pin Hole: buraco de alfinete ou agulha (inglês)....referente ao pequeno orfício por onde passa a luz que irá projetar a imagem sobre o material sensível.....a cÂmara escura, embora haja controvérisaseh uma invenção atribuída a Leonardo Da Vinci, que tendo ido deitar-se cedo, entrou no quarto as escuras e se deparou com um estranho fenômeno....na parede oposta à janela, fechada com tábuas, estava projetada a imagem do jardim que ficava do outro lado da janela, lah fora. ao procurar a origem do fenômeno, deparou-se com um pequeno orifíco na janela q deixava passar um diminuto raio de luz, responsável pela formação da imagem...ele entaun teria construido uma caixa de madeira com um orificio num dos lados, um espelo em 45° no outro que refletia a imagem assim formada para um vidro despolido acima do espelho....essa ferramenta era usada para desenhar.....
Fábio Venhorst - AFB

Fábio Venhorst Fotografias


Guga

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 423
Resposta #27 Online: 30 de Maio de 2006, 23:00:10
Pô, fiquei até com vontade de fazer a Pinhole para ver q bicho ia dar...

Mas quando ví o trabalho q ia ser, acabei desistindo (provisioramente)!!!

Mas assim q tiver um tempo, eu tento!!

Abraços!  
Gustavo Vasques
Rio de Janeiro - RJ
Canon Powershot A520
http://gvasques.multiply.com
http://www.fotolog.net/gvasques