Autor Tópico: Bracketing?!  (Lida 1616 vezes)

digo.moraes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Online: 03 de Maio de 2006, 10:11:55
Tenho uma Nikon D70s a duas semanas e ainda não sei pra que serve esse botão...Alguém aí sabe e pode me explicar??

Também tem aquele botão do lado da lente que se chama "botão de profundidade de campo". Sempre quando aperto e deixo apertado ele não vejo diferença nenhuma na abertura. Enfim, que diferença eu teria que notar quando apertasse esse botão? Uso a lente do kit 18-70mm...

Alguém ai me da um help???


(desculpa se é uma pergunta boba, mas é a primeira dslr que eu uso...rsrs)


Obrigado!!!


douglas-sp

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
  • Vulgo Douglinhas
Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2006, 10:33:11
nao sei se vou te ajudar mas..

Bracketing = Suportar

ok..

Abraços!!!
Atenciosamente,

Douglas Brancaglion



paulo magoo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.137
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/94188953@N00/
Resposta #2 Online: 03 de Maio de 2006, 10:50:30
Citar
Tenho uma Nikon D70s a duas semanas e ainda não sei pra que serve esse botão...Alguém aí sabe e pode me explicar??

Também tem aquele botão do lado da lente que se chama "botão de profundidade de campo". Sempre quando aperto e deixo apertado ele não vejo diferença nenhuma na abertura. Enfim, que diferença eu teria que notar quando apertasse esse botão? Uso a lente do kit 18-70mm...

Alguém ai me da um help???


(desculpa se é uma pergunta boba, mas é a primeira dslr que eu uso...rsrs)


Obrigado!!!
Se a d70 for igual a f90 reflex de filme o botão que vc se refere a profundidade de campo é para vc ter uma ideia de como vai ficar a foto com a regulagem que vc fez,na de filme a imagem fica meio escura mas da pra ter uma ideia.


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #3 Online: 03 de Maio de 2006, 11:11:03
por partes...

existem 2 bracketings na digital.
O primeiro, e o que vc deve estar perguntando, é o Exposure Bracketing. Vamos supor que vc quer tirar uma foto importante de um objeto com iluminação difícil. Você vai ficar incerto sobre a exposição correta, então vc faz um bracketing. Se vc faz um bracketing de 1EV (ponto de luz) a máquina ira tirar 3 fotos. -1EV, 0EV, +1EV. Assim vc terá 3 imagens semelhantes com exposições diferentes para depois escolher. Vc pode fazer bracketings mais suaves como 1/3EV e por ai vai. Muito útil tb se quiser fazer uma imagem HDR.
O outro é o WB bracketing. Muito pouco usado. Ele tem o mesmo princípio, mas neste caso ele faz mudanças no White Balance. Fotografe em RAW e esqueça q WB Bracketing existe.

Já o botão de DOF (profundidade de campo) serve para te dar uma idéia antes do click de qual vai ser a sua profundidade de campo em dada abertura. Durante o uso normal, o diafragma da lente permanece na sua abertura máxima para garantir que o que vc vê no viewfinder seja claro. Ao pressionar o botão, o diafragma se fecha para a abertura selecionada para te dar um preview da profundidade de campo.
Faça o seguinte teste. Bote a máquina no modo A e selecione uma abertura menor, como f/8 ou f/11. Agora ache um objeto perto de vc e foque nele, observando a profundidade de campo. Os elementos mais afastados vão ficar desfocados. Agora aperte o botão de preview ainda olhando pelo viewfinder e vc notará que ele vai ficar mais escuro, já que o diafragma fechou para a abertura selecionada. Agora perceba como os elementos que estão mais perto do elemento principal entram em foco. Usando esse botão vc pode visualizar antes da foto qual vai ser o impacto da abertura na profundidade de campo...

Espero ter sido claro o suficiente...
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]