Autor Tópico: Tudo sobre tubos de extensão para fotos macro  (Lida 42565 vezes)

Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #30 Online: 31 de Agosto de 2012, 20:57:26
Nossa Hyde, muito bacana!!  :clap:
Impressionante como a lente invertida dá uma magnificação muito legal. pena que é tão chatinha de usar.

Acho chato não. Me acostumei.
O problema maior que encontro é o DOF super estreito. Acertar uma foto na mão é bem complicado, já que não criei ainda uma gambiarra para o flash (outra de minhas muitas preguiças), porque uso aberturas relativamente grandes.
Agora comprei um fole para lente... Vamos ver o que sai disso. Num teste rápido onte me surpreendi com a magnificação com a 50tinha. O futuro dirá se esse troço presta ou não.  ;)
Tô pensando em inverter a 18-55mm setada em 18mm, colocar o TE com anel 6 e colocar tudo no fole. Será que dá foco? Acho que deve ir pra dentro da lente, né? Uma 100mm ou a 55-250 setada acima de 150mm deve dar foco... Depois vejo se faço isso.  :D

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.057
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #31 Online: 31 de Agosto de 2012, 21:19:05
Acho chato não. Me acostumei.
O problema maior que encontro é o DOF super estreito. Acertar uma foto na mão é bem complicado, já que não criei ainda uma gambiarra para o flash (outra de minhas muitas preguiças), porque uso aberturas relativamente grandes.
Agora comprei um fole para lente... Vamos ver o que sai disso. Num teste rápido onte me surpreendi com a magnificação com a 50tinha. O futuro dirá se esse troço presta ou não.  ;)
Tô pensando em inverter a 18-55mm setada em 18mm, colocar o TE com anel 6 e colocar tudo no fole. Será que dá foco? Acho que deve ir pra dentro da lente, né? Uma 100mm ou a 55-250 setada acima de 150mm deve dar foco... Depois vejo se faço isso.  :D
conte-nos o resultado.  :ok:
eu não tenho saco, sabe... ficar arrumando demais, tentando demais, armando demais... não tenho paciência. Pra mim, se quiser foto macro, o jeito é tentar uma lente micro mesmo, ou TE com contatos. Sou muito pouco perseverante pra ficar brincando com lente invertida, rs.


fabiodjs

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 31 de Agosto de 2012, 21:33:51
Um teste com uma 55-250mm acoplada com uma 18-55mm (esta última invertida)





Não está bem focado, mas a T3 infelizmente parece não ter bloqueio do espelho :(
« Última modificação: 31 de Agosto de 2012, 21:37:31 por fabiodjs »


xicoweb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Resposta #33 Online: 04 de Setembro de 2012, 22:15:06
Amigos, também pretendo começar experiencias com macrofotografia. Tenho uma Canon XS com kit original e lentes M42 como a Hellios da máquina Zenit e uma super takumar 50mm 1.4, (com adaptador para minha Canon).
No ML é fácil encontrar tubos (+ ou - R$ 50,00) com as seguintes características:

9 milímetros tubo (tubo 1)
16 milímetros tubo (tubo 2)
Do tubo de 30mm (tubo 3)
Sem contato eletrônico.

Dá para começar com minhas experiências?
Carlos Sá


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #34 Online: 05 de Setembro de 2012, 08:27:42
Dá sim.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.511
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #35 Online: 24 de Setembro de 2012, 20:19:24
Um teste com uma 55-250mm acoplada com uma 18-55mm (esta última invertida)



Não está bem focado, mas a T3 infelizmente parece não ter bloqueio do espelho :(

Isso não pode te ferrar o motor de foco da lente não? Essas lentes já não tem uma construção surpreendente, e juntando isso com o fato de que não foram feitas pra suportar o peso no anel frontal penso que pode dar algum problema..

uma coisa é inverter a 18-55 que é relativamente pequena e leve.. mas colocar o peso dela na extremidade total da 55-250 não sei não (nesse caso pode ser problema pra 55-250).... ou inverter lentes mais pesadas como 28-135 ou outras... particularmente quando me perguntam prefiro recomendar o tubo extensor pra evitar esse possível problema..
« Última modificação: 24 de Setembro de 2012, 20:20:36 por Luciano.Queiroz »


fabiodjs

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 25 de Setembro de 2012, 13:07:14
Até então não tive problema algum, mas não costumo fazer isso.
Foram apenas testes.

vou fotografar uma moeda de 1 real para comparar :D


Fabio Lessa

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
Resposta #37 Online: 28 de Setembro de 2012, 15:25:50
Olá tem alguém que pode me ajudar em dizer se este Tubo Extensor Para Macro Fotografia Canon Eos Ef Slr Dsrl, da marca Nova artes Equipamentos Fotograficos é bom para Camera Canon 60D, ou se não for bom , alguém pode me indicar algum?


Fabio Lessa

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
Resposta #38 Online: 28 de Setembro de 2012, 16:40:47
Fabio,,, este tubo de extensão simples que vc tirou estas fotos, tem algum que dá certo para camera canon 60D?


Sua ideia muito me interessa  :D

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=72657.msg715998#msg715998
- Tubos extensores simples: Não degradam a imagem e perdem pouca luz. Normalmente fornecem boa magnificação, mas o foco é bem complicado. Quando utilizado com lentes eletrônicas, deve-se utilizar alguns macetes (que funcionam na Canon, não sei nos outros mounts) para fechar o diafragma da lente e assim obter uma profundidade de campo maior. Uma alternativa é utilizar lentes antigas e adaptadores com o controle de diafragma no corpo. Eu uso esta opção com lentes M42 com adaptadores para Canon EOS. Os tubos extensores conseguem maior magnificação com lentes mais angulares, embora a distância de foco também seja menor.

- Tubos extensores com contatos: A única diferença é que os contatos permitem o controle do diafragma e assim consegue-se usar lentes eletrônicas comuns. O autofoco também é preservado, mas normalmente não se usa autofoco com macro de grande magnificação.

Lente Mecânica M42 (Helios 44-M 58mm f/2.0) com tubo de extensão simples


Lente Mecânica M42 (Takumar 50mm f/1.4) com tubo de extensão simples



Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #39 Online: 28 de Setembro de 2012, 19:34:08
Olá tem alguém que pode me ajudar em dizer se este Tubo Extensor Para Macro Fotografia Canon Eos Ef Slr Dsrl, da marca Nova artes Equipamentos Fotograficos é bom para Camera Canon 60D, ou se não for bom , alguém pode me indicar algum?


Poste um link. Fica mais fácil o pessoal ajudar.
Emn tese, qualquer tudo extensor seervirá perfeitamente, basta ele ser da baioneta adequado ao corpo e às lentes que serão usadas.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Fabio Lessa

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
Resposta #40 Online: 01 de Outubro de 2012, 10:19:02
Fábio, qual tubo vc me indicaria para a Camera Canon 60D, para tirar fotos em Macro? :ok:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #41 Online: 01 de Outubro de 2012, 17:39:27
Qualquer TE com baioneta EOS.
Se for com contatos, melhor. Mas é mais caro tb.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Erivaldo Cesidio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 15 de Outubro de 2012, 21:24:47
Mas afinal, qual o melhor resultado? Com tubo extensor ou com anel inversor?


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.057
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #43 Online: 15 de Outubro de 2012, 22:02:19
Mas afinal, qual o melhor resultado? Com tubo extensor ou com anel inversor?

Eu acredito que em termos de qualidade, os dois podem render ótimos resultados, se bem executados. O lance é que a coisa com a lente invertida é bem mais trabalhosa.


Erivaldo Cesidio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 16 de Outubro de 2012, 10:25:01
Eu acredito que em termos de qualidade, os dois podem render ótimos resultados, se bem executados. O lance é que a coisa com a lente invertida é bem mais trabalhosa.
Sem falar que vc acaba expondo mais a parte óptica da lente.