Autor Tópico: Zenit 12XP - Obturador travando em baixa exposição  (Lida 2328 vezes)

ctkirst

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 25 de Julho de 2012, 10:48:36
Pessoal do furum, tenho uma Zenit 12XP que estava um tempo parada, já limpei a lente e ele esta em otimo estado, só notei que o obturador dela esta travando em baixas velocidades de exposição, 30-x, 60, e algumas vezes em 125, e em B, a cortina vem ateh o meio e trava. Gostaria de abrir ela e fazer uma lubrificação, mas gostaria de dicas de tipo de oleo usar, e até algumas manhas para abrir ela.



michel

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
Resposta #1 Online: 25 de Julho de 2012, 14:23:47
Olá!, ctkirst,

Tenho uma Zenit 122, a minha já tentei desmontar e consertar, porém não obtive muito sucesso, apesar de ser uma mecânica "simples" ela é "enjoadinha" para realizar ajustes.

Uma dica que eu dou por sua conta em risco é se você quiser desmotar a câmera e lavar a parte mecânica com Querosene, depois montar tudo novamente utlizando óleo bem fino. (comprei um óleo utilizado em lojas de hobby, para lubrificar as buchas dos mancais de carrinhos de autorama) geralmente dá algum resultado.

Mas o correto e recomendável a você levar a uma pessoa que faz manutenção em câmeras fotográficas.

Abraços,

Michel


ctkirst

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #2 Online: 27 de Julho de 2012, 12:29:12
Consegui desmontar uma boa parte da camera, até sem dificuldades, mas não consegui tirar o contador de exposições, dae não consigo tirar a tampa superior, alguem tem alguma dica da melhor maneira para retirar essa peça?