Autor Tópico: Área em foco para cada f/stop  (Lida 11209 vezes)

fly666

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
    • Click>Me
Resposta #45 Online: 03 de Agosto de 2012, 16:29:58
...O kuanão está querendo fazer algo fisicamente IMPOSSÍVEL! Até eu que sou novato sei. Qualquer um pegue sua máquina e tente! E ainda vamos ficar dando atenção pro Troll? Como o Hyde havia dito antes, ignorem o troll.
É exatamente isso, Fábio! Ignorar é a melhor forma de extirpar os trolls.. o que fiquei indignado foi a maneira pela qual o Mr. Hyde se dispôs com o cara.
Se ele está errado, certo, se é possível, impossível... poxa, não seria o caso de apenas contra argumentar e informar o que é mais correto, na visão dele?
Eu, como colega de vocês, espero ajudar e ser ajudado... eu canso de dar pitaco nas fotos e técnicas dos outros... e sempre que faço isso, espero que, caso eu esteja errado, me corrijam... mas claro, com o mínimo de respeito e humildade.
Teve um cara no facebook que perguntou qual a função do motor de foco da câmera...
O moderador respondeu: "quem mexe no foco manual?"-- depois escreveu num post seguinte: "o motor do carro faz mexer o que? o carro né... o motor de foco faz o que então?"
Arrogância pura cara... dá pra tolerar isso de um moderador? não custava o cara informar pra que serve o motor de foco? (mesmo sendo evidente pra q q serve... kkkkkk).
Por mais experientes que muitos de vocês aqui no fórum, no facebook, na vida fora do computador sejam, não esqueçam de carregar consigo a humildade tb...

E agora faço um apelo pra voltarmos com o assunto do tópico pq é bem interessante... pra mim vai ser um aprendizado e tanto.
Nikon D7000 + AF-S DX NIKKOR 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR + SB600
-----
Sony HX-1
-----


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #46 Online: 03 de Agosto de 2012, 17:05:31
Kuanão ?

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


kwanon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Resposta #47 Online: 03 de Agosto de 2012, 18:29:54
Caraca, até eu vou entrar nessa porque eu já discuti antes com o kwanon.
Eu frequento o forum há pouco tempo e até eu já percebi que o Mr Hyde é sarcastico e seco, porém não sai tratano as pessoas mal. Muita coisa que é escrita e não falada fica mal interpretada. é o jeito do cara e por muitas vezes eu vejo ele ajudar muita gente com a experiência que tem, inclusive a mim.
 E por falar em ajudar, tem 5 ou 6 aqui que realmente ajudam. O resto fica só trolando o fórum. Acho que não é bem assim. Vocẽs estão levando tudo com muito nervosismo.

O kuanão está querendo fazer algo fisicamente IMPOSSÍVEL! Até eu que sou novato sei. Qualquer um pegue sua máquina e tente! E ainda vamos ficar dando atenção pro Troll? Como o Hyde havia dito antes, ignorem o troll.

Opa ! qq um pegue sua máquina NAO ! qq um vá a qq loja e pegue a D5100 (uma DX) com a LENTE que descrevi que NAO é nenhuma das exibidas nas fotos acima (ultimos postos de hoje).

três opções abaixo (NAO me refiro a vc Fábio..são a qq um que se interesse a testar):

1. Vá a uma loja qualquer. Sem ter vergonha de perguntar e seja HUMILDE para ser atendido (sem essa atitude de nerd de internet agressivinho e nervosinho com tudo que nao conhece e dando uma de superespertão sabe-tudo)

2. fale com um professor de física com especialização em optica e pergunte de forma HUMILDE para ser atendido (sem essa atitude de nerd de internet agressivinho e nervosinho com tudo que nao conhece e dando uma de superespertão sabe-tudo)

3. fale com um fotografo dos anos 80 que tinha loja e ele te explica o recurso simples que faço e FUNCIONA. Sendo sempre HUMILDE para ser atendido (sem essa atitude de nerd de internet agressivinho e nervosinho com tudo que nao conhece e dando uma de superespertão sabe-tudo)

Agora se a NIKON tem uma coisa que a marca da camera de alguem nao tem...nao adianta vir com invejinha ou raivinha e encher o forum (FLOOD) de informações de lentes diferentes:
Seja HUMILDE (sem essa atitude de nerd de internet agressivinho e nervosinho com tudo que nao conhece e dando uma de superespertão sabe-tudo)

Nikon D5100 (DX-se tivesse alguem de sangue frio sem ser nervosinho já sacaria aki o lance) e com uma lente FX NIKON 24mm F 1:1.4 G ED N que foi feita pra isso.

E sem chiliques, por favor, só pq a marca da sua camera nao tem algo equivalente...nao é motivo de floodar pq a NIKON tem a lente. Seja feliz por isso e nao revoltado.

por favor Fábio, o texto acima não é dirigido a vc. Apenas economizei para nao por mais de um post !!!
valeu pela ajuda Fábio mas a tecnologia e a forma de empregar a fisíca vem mudando e isto nao é impossivel. As proprias máquinas digitais sao uma prova disto (comparando com 50 anos atras quando nem video cassete pra gravar imagem se tinha) :ok:
« Última modificação: 03 de Agosto de 2012, 18:58:15 por kwanon »
"O que semear a perversidade colherá males; e com a vara da sua própria indignação será extinto. " - Provérbios 22:8


kwanon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Resposta #48 Online: 03 de Agosto de 2012, 18:33:11
Você não tem a mínima noção do que tá falando, né?!

Acha que consegue enfiar 10 pessoas enfileiradas em 0,50cm de DOF???????
Porque por esse passo a passo que vc deu ao cara, ele só vai obter meio metro de zona de foco aceitável.

Não entende o riscado, não dê resposta. Acompanha o tópico caladinho que aprende muito mais e não dá recibo de incompetente.

_________________________

Luiz Amaral,

O cenário que vc montou é o pior pesadelo dos fotógrafos de um único flash. É praticamente impossível fazer essa foto com um único flash por causa do decaimento da luz, exceto se tiver um GN gigante ou, alternativamente, se você tirar o flash da cam e colocar em perpendicular à linha formada pela fila de pessoas, de forma que todas as pessoas fiquem dentro da mesma faixa de abertura para receber a mesma quantidade de luz.
Isso poderá causar sombras na face oposta e podem ficar bem antiestética. Aí, ou coloca outro flash de preenchimento do outro lado, ao posicione a fila próxima a uma parede branca de forma que ela sirva de rebatedor. Componha de forma que a parede não apareça e faça a foto.

Sem querer comprar briga, mas com esse comentário é difícil conceber que o próprio moderador do Mundo Fotográfico seja tão arrogante ao querer corrigir um colega do fórum. E ainda recebe o título, logo abaixo, de "Referência".
Desculpe amigo, por melhor profissional que você seja, e acredito que é, tal comportamento é lamentável.
E fiquei aqui pensando: "será que esse cara teria coragem de proferir tais palavras, com mesmo teor arrogante, pessoalmente?"
---------------------------------------------
Agora, qnt ao assunto do tópico, o amigo Luiz Amaral não poderia postar um exemplo pra gente?
Não é para dar pitaco, mas é justamente para me ajudar a entender melhor a cena e aprender com os cologas do fórum.

Valeu pela força colega !
Por aí vc vê como é tratata uma pessoa como eu que quer ensinar algo novo para os caras. Comentando uma lente de tecnologia NOVA da NIKON (lançada em 2010). E vc nem viu outras respostas que já levei dele...

Nem parece gente que curte tecnologia né ?

Toda a briga só porque a marca que citei não foi a marca "padrão" da máquina do cara...aí vem todo esse ódio dando a impressão de que não se pode falar da NIKON aqui. Aliás SEMPRE que falo de OUTRAS marcas NUNCA dá briga. Já falei de Pentax, Canon, Olympus, Samsung..E É SEMPRE DE BOA...mas vai falar de Nikon aqui dá nisso..vem raivinha por todo lado dos revoltados com a vida

novamente obrigado pela força
« Última modificação: 03 de Agosto de 2012, 18:56:04 por kwanon »
"O que semear a perversidade colherá males; e com a vara da sua própria indignação será extinto. " - Provérbios 22:8


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #49 Online: 03 de Agosto de 2012, 19:31:54
Toda a briga só porque a marca que citei não foi a marca "padrão" da máquina do cara...aí vem todo esse ódio dando a impressão de que não se pode falar da NIKON aqui. Aliás SEMPRE que falo de OUTRAS marcas NUNCA dá briga. Já falei de Pentax, Canon, Olympus, Samsung..E É SEMPRE DE BOA...mas vai falar de Nikon aqui dá nisso..vem raivinha por todo lado dos revoltados com a vida

a vá. . .

Pode defender a marca que quiser fio. . . Se não mostrar por a+b (nesse caso testes, graficos e fotos) ninguem vai te dar valor, se vc tem a lente ai na sua loja, faz o teste ai e posta o resultado ué. . .Dificil não?
 :snack:
Aguardando anciosamente por provas. . .
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #50 Online: 03 de Agosto de 2012, 19:43:22
Isso aqui já passou dos limites faz tempo... Mas fiquei curioso... Lente Nikon com tecnologia de 2010, que faz a profundidade de campo aumentar de tal forma que pode enquadrar, de perto, 10 pessoas em fila com uma 24mm em f/1.4 ?????? Alguém aí da Nikon ouviu falar nisso ??? Existe algum review ou comentário na internet??? Fiquei realmente curioso........................................................

« Última modificação: 03 de Agosto de 2012, 19:46:11 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #51 Online: 03 de Agosto de 2012, 20:09:01
Opa ! qq um pegue sua máquina NAO ! qq um vá a qq loja e pegue a D5100 (uma DX) com a LENTE que descrevi que NAO é nenhuma das exibidas nas fotos acima (ultimos postos de hoje).

Kwanon, você não está sendo feliz na tentativa de fazer valer a sua opinião. Reflita, deixe passar este momento. Faça o seu teste e mostre o exif. Nem sempre a gente acerta na forma de expor a nossa opnião. Já me vi várias vezes nesta situação e descobri que eu podia mudar um pouco a minha forma de agir. Se deu certo eu ainda não posso atestar, mas acredito que já tive melhoras.

Para falar a verdade, a maioria aqui entende bem o que você está falando, e entende bem o que o autor do tópico perguntou. E todos acreditam em seus conhecimentos e acreditam ser incapaz de atingir o resultado proposto pelo autor do tópico com a fórmula que você está receitando.

Mas vamos se eu entendi o DoF Calc:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=23976.0
http://www.dofmaster.com/dofjs.html

Pelo DOF Calc, você poderia usar uma 24mm em uma APS-C, e com uma distância de 7 metros das pessoas, o fotógrafo teria em relação aos 7 metros, 5 metros à frente onde tudo estaria no foco, e 10 metros após a distância nominal de 7 metros onde tudo também estaria no foco.
Só que nos 5 metros à frente da distância nominal, haverá corte no corpo das pessoas. Ou seja, pela calculadora, haveria sim uma condição de se fazer esta foto. Agora como ficariam as pessoas em relação a um quadro feito com uma 24mm a 7 metros de distância?
Pelo jeito só cropando a foto para as pessoas não ficarem muito pequenas.

Agora a pergunta: é isso mesmo, ou está tudo errado?


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #52 Online: 03 de Agosto de 2012, 20:09:40
Sem querer comprar briga, mas com esse comentário é difícil conceber que o próprio moderador do Mundo Fotográfico seja tão arrogante ao querer corrigir um colega do fórum. E ainda recebe o título, logo abaixo, de "Referência".
Desculpe amigo, por melhor profissional que você seja, e acredito que é, tal comportamento é lamentável.
E fiquei aqui pensando: "será que esse cara teria coragem de proferir tais palavras, com mesmo teor arrogante, pessoalmente?"
(...)

Deixa eu respirar fundo para não parecer grosseiro...
Ufaaaaaaa.... Ufaaaaaaa.... Ufaaaaaaa.... Ufaaaaaaa....

Bem...

Mas acaba comprando, né?
Porque cai de paraquedas num tópico isolado e fala o que fala é parecer que tá defendendo uma pessoa. Mas independente disso... Eu não tenho o mínimo de respeito por troll. Eles não não respeitam o espaço, os usuários sérios, os moderadores e os mantenedores do fórum, porque eu um usuário/moderador vou ter que respeitar uma pessoa que perde seu tempo para disseminar a instabilidade????? Não tenho MESMO.

E quanto a essa onde de ser referência... Isso só é uma contagem. Não prova nada sobre quem sou ou o que sei (que por sinal é bem pouco). E outra, parei de contar há muitoooooo tempo, sabe por quê??? Porque os caras que tem mais conhecimento e paciência em ajudar, muitos, não tem nem 1/10 do nº de minhas postagens. Então o que conta mais??? O nº de minhas postagens ou a qualidade dos posts do AlexandreS, do Pictus, do Dondon, do Elmo, do Ivan, do Shalders, etc... ??? Troco facilmente mais da metade de meus nº )que não tem valor qualitativo nenhum, como esse p. ex.) pelo conhecimento qualificado que qualquer um deles detém. Então, esqueça isso de referência. Isso só impressiona quem tem pouca participação e eu não tô aqui pra impressionar ninguém.

E sim. Repetiria facilmente qualquer das coisas que fala aqui pessoalmente para qualquer um. Não me calo frente ao erro, Muito menos frente à bagunça. E troll tá aqui pra bagunçar, criar instabilidades, conflitos, fazer os tópicos degringolarem (o que naturalmente já é bem fácil de acontecer pela própria dinâmica de uma fórum) e jogar os usuários uns contra os outros e/ou contra a moderação. Então, o que tá acontecendo aqui é que o comportamento troll tá sendo replicado por usuários de boa-fé (você, fly666) que tá defendendo o cara que tá querendo bagunçar o espaço. Isso motiva ele a continuar os ataques e acaba gerando no grupo a sensação de que ele precisa ser defendido contra o ataque de outro usuário (eu). Isso faz vir ao tópico outros usuários de boa-fé que passam a repercutir seu posicionamento e defendem o troll tb. Isso gera uma ruptura no comportamento padrão do fórum e gera instabilidade e discussões desnecessárias.

Então velho, sendo direto como me é de costume: Fica na tua e não ajude a bagunçar o espaço!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #53 Online: 03 de Agosto de 2012, 20:16:43
Sem querer comprar briga, mas com esse comentário é difícil conceber que o próprio moderador do Mundo Fotográfico seja tão arrogante ao querer corrigir um colega do fórum.

Cara, a primeira pergunta que se deve fazer é: "onde estou errando?"

Isso para tentar entender o porque do tratamento recebido. Espere e poderá ver com maior clareza o que estou tentando dizer.


EduCavalcante

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
  • Olhando ai algumas barbaridades.
Resposta #54 Online: 03 de Agosto de 2012, 20:39:38
Nhe nhe nhé.......até agora só bla bla bla... e fuga do assunto principal....só pra lembrar.... 10 pessoas.... em fila... todos focados com a 24mm em f/1.4 foto feita a uma distância 2-3 metros.....continuamos esperando ...que seja 1 foto...um review....um teste.....pode ser de sites de fora....nacionais...da China....de marte...enfim....só queremos vêr 01 foto........cadê?

Oliberal, o cara está levantando uma hipótese que será provada após a morte dele, assim que a tecnologia chegue a esse ponto. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, me divirto com algumas coisas, o cara conseguiu tirar o Hyde do sério.
Canon 5D mark II + Canon 450D xsi + Lente EF-S 18-55mm + canon 50mm 1.8 + canon 28-135mm + Tamron 28-75mm f/2.8 + Sigma 70-300mm + canon 70-200mm F4L + 2 yongnuo YN565 EX
Sony Nex f3 + 18-55mm + pentacon 28mm f2.8

www.educavalcante.com


fly666

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
    • Click>Me
Resposta #55 Online: 03 de Agosto de 2012, 21:53:13
Ok boys!... já tivemos nosso "dia de fúria"... agora, por favor, vamos focar no assunto, já que me interessa bastante...
E se o cara é troll é só ignorar.... cabe ao nosso cérebro filtrar o que é escrito no fórum... se não for conveniente, ignore!

Esse cenário proposto pelo Luiz Amaral, já me veio à cabeça várias vezes, mas nunca tive a oportunidade de por em prática, ainda...
Nikon D7000 + AF-S DX NIKKOR 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR + SB600
-----
Sony HX-1
-----


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 04 de Agosto de 2012, 00:40:46
Uhhh....já ouvia falar em EXIF?  :doh:.....uhhhh...parece que vc conhece muito sobre fotografia.... :hysterical: :hysterical:

E a minha resposta? Cadê?...cade uma prova??? Só peço 01...uminha foto...nada mais....continuo aguardando ansioso.... :snack: :snack:...vai postar ou vai responder falando de deus denovo????....kkkk....quem sabe com ajuda divina vc não consiga uma foto como descreveu....MILAGRES acontecem.... :hysterical: :hysterical:

Tive que me citar denovo...pois ele insiste em "esquecer de mim".....continuo esperando.... :snack: :snack:.....pacientemente......sem ofender ninguém.....01 foto....uminha só....só uminha nada mais.

Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


kwanon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Resposta #57 Online: 04 de Agosto de 2012, 06:00:50
Kwanon, você não está sendo feliz na tentativa de fazer valer a sua opinião. Reflita, deixe passar este momento. Faça o seu teste e mostre o exif. Nem sempre a gente acerta na forma de expor a nossa opnião. Já me vi várias vezes nesta situação e descobri que eu podia mudar um pouco a minha forma de agir. Se deu certo eu ainda não posso atestar, mas acredito que já tive melhoras.

Para falar a verdade, a maioria aqui entende bem o que você está falando, e entende bem o que o autor do tópico perguntou. E todos acreditam em seus conhecimentos e acreditam ser incapaz de atingir o resultado proposto pelo autor do tópico com a fórmula que você está receitando.

Mas vamos se eu entendi o DoF Calc:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=23976.0
http://www.dofmaster.com/dofjs.html

Pelo DOF Calc, você poderia usar uma 24mm em uma APS-C, e com uma distância de 7 metros das pessoas, o fotógrafo teria em relação aos 7 metros, 5 metros à frente onde tudo estaria no foco, e 10 metros após a distância nominal de 7 metros onde tudo também estaria no foco.
Só que nos 5 metros à frente da distância nominal, haverá corte no corpo das pessoas. Ou seja, pela calculadora, haveria sim uma condição de se fazer esta foto. Agora como ficariam as pessoas em relação a um quadro feito com uma 24mm a 7 metros de distância?
Pelo jeito só cropando a foto para as pessoas não ficarem muito pequenas.

Agora a pergunta: é isso mesmo, ou está tudo errado?

HECTOR !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Muito Obrigado cara ! Meus parabéns ! estamos chegando lá !

Desde o começo eu mostrei que era uma máquina D5100 (DX vulgo "APS-C") usando uma lente FX (full frame) 24mm 1.4 G N ED (citei o modelo direitinho COM TODAS AS LETRAS para nao criar duvida/confusao. O teste NUNCA foi feito com uma 24mm QUALQUER)

Mas os nervosinhos nem observaram o que escrevi e saíram me xingando !  Fui agredido e até chamado de TROLL pelo moderador por conhecer uma lente que ele nao conhece. Ou seja, o moderador, ao invés de moderar, abriu a porta com ofensas (flamer) e atras dele veio o bando de gente bajuladora concordando com ele (flood) sem nem saber dos assuntos. Só para ganhar pontos com ele.... triste. Este tópico dá até pra usar como trabalho de PSICOLOGIA em grupo.

vamo que vamo  ! já estamos perto da solução do problema onde muitos especialistas de forum vao ficar envergonhados pelo que fizeram comigo.

Uma pena um povo que se diz "gostar de tecnologia" agir assim diante de uma tecnologia NOVA que eles nao conhecem

« Última modificação: 04 de Agosto de 2012, 06:29:15 por kwanon »
"O que semear a perversidade colherá males; e com a vara da sua própria indignação será extinto. " - Provérbios 22:8


kwanon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Resposta #58 Online: 04 de Agosto de 2012, 06:41:18
faltou agradecer o Vrsilva tb !

Obrigado cara ! Veja, se até o seu celular faz, porque a NIKON com uma lente profissional de mais 6 mil reais (preço de tabela aqui) não teria algo equivalente no nivel profissional ?
A "física" da NIKON está anos-luz à frente desta "física de forum" citada aqui.

Agredeço de coraçao ao HECTOR (resposta acima) e ao VRSILVA (aqui). Ah e ao Fly666 tb (já falei dele alguns tópicos acima tb).
« Última modificação: 04 de Agosto de 2012, 06:54:50 por kwanon »
"O que semear a perversidade colherá males; e com a vara da sua própria indignação será extinto. " - Provérbios 22:8


kwanon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Resposta #59 Online: 04 de Agosto de 2012, 08:52:40
Ok boys!... já tivemos nosso "dia de fúria"... agora, por favor, vamos focar no assunto, já que me interessa bastante...
E se o cara é troll é só ignorar.... cabe ao nosso cérebro filtrar o que é escrito no fórum... se não for conveniente, ignore!

Esse cenário proposto pelo Luiz Amaral, já me veio à cabeça várias vezes, mas nunca tive a oportunidade de por em prática, ainda...

Pois é Fly666, só venho te agradecer. Realmente, isto é o sonho de muitos fotografos há tempos.

!!!!!!!!!!!! Muitos caras deste tópico parecem achar que evolução em fotografia é só aumento de megapixel. !!!!!!!!!!!!!!! E falam como se fossem "doutores em física".

Quando eu vi o tópico eu sabia que máquinas DX e FX fazem coisas diferentes em DOF com lentes FX (ful frame) (por ter lido um comentário leve do dimigobbo que foi questionado pelo lee oliveira. Eu tava sem o que fazer olhando o forum do "pessoal do filme" http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=73124.0 Fiquei encucadíssimo! Pensei: "Como pode isso ?" Pensei de novo: "Pra mim nao tem nada a ver isso". MAS NAO o questionei (até mesmo pq o tópico já tá looonge do "post" que ele fez") Fui pesquisar ! Meu ditado de forum: "antes de...veja se... para nao..."  e foi  !! E o Dimigobbo ta super certo (claro ne? :P ) !! E REPITO: o que é OBVIO para "o povo do filme" é muito acima para a sabedoria dos "sabichões doutores EM FISICA/OPTICA do mundo digital que me ofendem aqui" )

Aí lembrei que, quando pesquisava produtos em Londres, me "caiu na mão" um folheto da Nikon falando que a lente era indicada para fotos noturnas mostrando grande DOF e em abertura grande (1.4) para pegar a luz da noite. (mas nao fiquei com folheto, foi mal. era só um folheto de loja !!) 

Aí foi:

DIMIGOBBO + FOLHETO NIKON =
Li o tópico e fiquei olhando pra lente na vitrine...eu e ela... não resisti...
Catei uma DX (APS-C) D5100 para aumetnar o DOF ridiculamente ao máximo (DIMIGOBBO) de algo que já tem super DOF (pelo folheto Nikon)  (a D5100 era o que tinha na mao..eu nao podeia abrir uma D7000 nova. E não foi por marca. Eu nao tinho a Canon 24mm 1.4 L versao II USM (curioso ela é versao II) aberta para testar na minha rebel XS. Coloquei isto na primeira resposta. Curto Canon pacas).

testei.

Achei que eu estava LOUCO.

Fiz vários testes e testes até chegar nos 2-3 metros que passei.

JURO pra vc que pensei em INVENTAR que o teste foi feito numa lente CANON 24mm 1.4 na minha rebel XS para evitar briga/polemica uma vez que já SEI que falar de Nikon aki dá briga. Mas fiquei com medo de ser questionado e de a Canon não fazer algo tão incrível. (o que duvido porque acho que a CANON faz..mas estava inseguro para escrever CANON e mentir não é legal. Entao escrevi a verdade. Cometi o crime de falar em Nikon. E olha no que deu). Pelo medo de ser ridicularizado (como fui) sugeri aos colegas irem a qq loja testar.

Fiz ainda mais testes depois das xingações começaram. Pensei, poxa devo ter errado da primeira vez...falei M....

E fiz mas um monte... Mas sempre dá certo !!! (modo MANUAL, abertura 1.4...)


valeu pela força fly666 ! Nossa escrevi pacas ! hehe Vamos provar pros doutores em fisica daqui que a terra nao é quadrada ! Alias até a lente é redonda pacas e até assusta pelo tamanho!

"Uma pena um povo que se diz "gostar de tecnologia" agir assim diante de uma tecnologia NOVA que eles nao conhecem"

« Última modificação: 04 de Agosto de 2012, 09:21:42 por kwanon »
"O que semear a perversidade colherá males; e com a vara da sua própria indignação será extinto. " - Provérbios 22:8