Autor Tópico: Os 7 Níveis de Consciência para se tornar um fotógrafo profissional  (Lida 2971 vezes)

LEANDRODIOGENES

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 809
  • Sexo: Masculino
Pessoal, li este artigo, e achei sensacional.

Apesar de normalmente não gostar quando as pessoas classificam muito as coisas, achei um artigo bem "inspirador em seu todo.

Está em inglês, para quem entender este é o link:

http://www.petapixel.com/2012/07/25/the-7-levels-of-awareness-in-becoming-a-professional-photographer/

Joguei no Google Tradutor, para postar aqui:


Eu sinto que eu sou parecido com muitos fotógrafos em como eu tenho o meu início com a fotografia. Comecei a tirar fotos apenas por uma questão de tirar fotos. Gostaria de brincar com a câmera do meu pai tentando tirar fotos eu pensei que poderia ficar bem. Eu realmente não tenho um motivo, eu simplesmente amei o desafio de fazer boas fotos. Ao examinar o meu progresso ao longo dos anos, eu vim acima com uma lista de níveis ou estágios que eu sinto muitos fotógrafos passar quando se tornar fotógrafos profissionais.

1. Tecnicamente Desconhecendo
Você está tirando fotos sem colocar qualquer pensamento técnico para eles em tudo. Nenhum pensamento é entrar em sua composição, luz, ou de humor. Você está tirando fotos com o propósito de gravar uma câmera momento, lugar ou evento e provavelmente com um telefone com câmera ou apontar e disparar. Fotografar é algo provável que você faz por necessidade.

2. Tecnicamente Semi-Aware
Você começa a tornar-se consciente do processo fotográfico. Você começa a pensar que talvez a foto ficaria melhor se você fez alguma coisa em particular, como colocar a câmera no modo esportivo ao tirar fotos de esportes, ou modo de paisagem para paisagens. No final deste nível, talvez você comece a atirar RAW em vez de JPEG ou comprar uma nova lente diferente daquele que acompanha a câmera. Este é o nível mais amadores está em.

3. Tecnicamente Consciente
Você realmente começar a pensar sobre as fotos que você está tomando a nível técnico. Enquanto fotografar você pensa sobre a regra dos terços, o seu destaque e detalhes de sombra, qualidade da luz, e muito mais. Neste ponto, você provavelmente está usando uma DSLR boa, um flash fora da câmera, e algumas lentes para fotografar as imagens que o inspiram. Se estúdio de fotografia é sua coisa, você tem uma cabeça de luz poucos e caixas de refrigerantes para modificar a luz para ver como você quer olhar. Você se sente confortável usando o Photoshop ou software similar para editar suas imagens e torná-los olhar como você quer. Talvez neste momento você tomou algumas aulas de fotografia poucos ou participado em alguns workshops.

4. Tecnicamente Over-Aware / Conceitualmente Desconhecendo
Você está fazendo boas fotos técnicos, mas você está tão preocupado com a técnica que você não pode passar por isso. Quando em um tiro, você está completamente obcecado com o que as configurações da câmera são e verifique a forma de tela lcd muitas vezes para ver se você tem o tiro. Há uma chance de que você está gastando tempo demais na internet pesquisando novos equipamentos e comentando sobre sites de avaliação de câmera. Melhor equipamento é necessário para fazer fotos melhores, mesmo que você já possui bons equipamentos. Você sente que o mundo está prendendo você de tomar imagens surpreendentes, mas a realidade é que você é provavelmente o único segurando-se para trás.

5. Conceitualmente Semi-Aware
Está no ponto onde você fotografou tempo suficiente para que a parte técnica está no piloto automático. Você não está pensando sobre as coisas técnicas, tanto quanto você era antes, e agora você pode começar a pensar sobre o que suas imagens estão dizendo. Em um determinado dia você estiver pensando mais e tirar fotos menos. Você está gastando muito pouco tempo a olhar para novos equipamentos e mais tempo à procura de inspiração. Suas fotos não apenas linda, mas também começará a fazer sentido. Você entrará em uma sessão com uma lista mental dos tiros que você espera para capturar e você já sabe como você vai realizá-los.

6. Conceitualmente Consciente
Você está fazendo imagens com mais significado sofisticado, que também são tecnicamente perfeito. Você domina o ofício e agora mais uma imagem em cada você toma tem o significado ou está a tentar mostrar significado. Se você estiver fazendo um monte de trabalho comercial, você está absolutamente dando a sua opinião sobre como abordar os tiros seu fazer para que eles tenham o maior impacto. Os clientes estão contratando não só porque você é um grande fotógrafo técnico, mas mais porque você vir para a mesa com opiniões sólidas sobre como fazer melhor as suas ideias.

7. Mestre técnicas e conceituais
As chances são de que agora a maioria das fotos tiradas são parte de algo importante. Você não apenas tirar fotos de tirar fotos, tirar fotos para contar uma história, e essa história tem profundidade. Provavelmente, você tem sido tirar fotos agora por um tempo muito longo. De um modo geral, muito poucos fotógrafos chegar a este ponto em sua carreira. Pode ser difícil trabalhar como fotógrafo comercial quando você está neste nível, porque um monte de trabalho pago não é intelectualmente estimulante o suficiente, então você perde o interesse.

Esta é a progressão da minha carreira tomou, e também onde eu espero que minha carreira vai acabar. Honestamente, eu acho que estou atualmente em fase conceitual semi-consciente da minha carreira no processo de mudança para o nível conceitualmente consciente. Abundância de fotógrafos estão felizes ficar no nível consciente, uma vez que tecnicamente somos os mais interessados ​​em receber o pagamento, tendo belas imagens e tecnicamente muito do que fazer declarações dramáticas. É preciso a combinação certa de talento, movimentação, e tempo para fazê-lo para os níveis posteriores.

É importante estar ciente de onde você está em sua carreira, a fim de continuar a melhorar. As imagens que você vai filmar no futuro provavelmente será melhor do que as imagens que estão atirando hoje, enquanto você continuar a se esforçar para torná-los melhor. Quando olho para trás no trabalho que fiz há dez anos que estou surpreendido com o que eu achava que era um grande trabalho no momento. Como fotógrafo a sua perspectiva ea capacidade de ver as imagens para o que são mudanças dramaticamente ao longo do tempo. Fotografia profissional é um esforço a longo prazo e não aquele que pode ser dominado durante a noite. Qual o nível que você acha que está?




Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #1 Online: 25 de Julho de 2012, 21:25:00
Muito legal o artigo, mas não sei se essa é uma progressão linear.
Eu sou amador, não pretendo passar disso, mas me sinto muito mais inclinado em contar uma história com minhas fotos, mesmo que não tenha (nem pretenda) ter uma técnica perfeita.
Acredito que a linha técnica e a linha conceitual não sejam seqüenciais, mas sim paralelas. E você pode estar em níveis diferentes em ambas, mas não necessariamente o técnico sempre estando a frente do conceitual.
De qualquer forma parabéns pela contribuição.
[]'s
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


LEANDRODIOGENES

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 809
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 25 de Julho de 2012, 22:01:39
Muito legal o artigo, mas não sei se essa é uma progressão linear.
Eu sou amador, não pretendo passar disso, mas me sinto muito mais inclinado em contar uma história com minhas fotos, mesmo que não tenha (nem pretenda) ter uma técnica perfeita.
Acredito que a linha técnica e a linha conceitual não sejam seqüenciais, mas sim paralelas. E você pode estar em níveis diferentes em ambas, mas não necessariamente o técnico sempre estando a frente do conceitual.
De qualquer forma parabéns pela contribuição.
[]'s

Obrigado por comentar Randal..tmb vejo assim, não como uma linha reta...mas gosto de ver um panorama, e que técnica e conceito deveriam andar juntas...pelo menos no tipo de fotografia que me agrada.

Gostaria de ter feito uma tradução do texto, e não esta porca do Google...mas já é alguma coisa...


Jeff Menezes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 99
  • Sexo: Masculino
    • FFPM
Resposta #3 Online: 01 de Agosto de 2012, 00:56:48
Verdadeiro
No começo só fotos bonitas
Depois, talvez, vem a consciência


O dinheiro geralmente não acompanha, nem fama ou coisas boas (raro)
Site em construção...
O meu site é apenas um teste (as fotos não são válidas e não tem visitas).
http://agenciaffpm.com


eladiogomes

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.176
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo... Com vcs.
    • Gomes Fine Art
Resposta #4 Online: 01 de Agosto de 2012, 02:13:56
Não é linear, mas é bem perto da realidade! Gostei!

 :ok: :ok: :ok:
Ainda aprendo a olhar nesse buraquinho...


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #5 Online: 01 de Agosto de 2012, 09:27:25
Acho que é normal o profissionar buscar seu nível de consciência ao longo do tempo, eu não me sinto confortável por exemplo com fotos de estúdio, pois pra mim elas não tem significado nenhume não consigo ainda colocar um discurso meu ainda, diferentemente das minhas fotos de rua, que já estão começando a ter uma característica de discurso.

Seguindo a linha do cara devo estar entre o 4 e o 5.... Fico pensando nas horas que passo vendo as fotos do 1x e 500px rsrs
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #6 Online: 01 de Agosto de 2012, 11:53:53
É linear não é, me identifiquei no 5, com equipamento da 2 e sem passar pelo 4, hehehehe

Faltou acrescentar que no 5 é a etapa da depressão também, em que você acha todas as suas fotos um lixo e começa a pensar milhares de vezes se um tema realmente merece ser fotografado ou não

Abs


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #7 Online: 01 de Agosto de 2012, 12:17:57
Faltou acrescentar que no 5 é a etapa da depressão também

Fato, a autocrítica fica tão grande que você até desanima na hora de fazer o enquadramento na cam! Mas aí eu penso, "não existe foto perfeita" e pronto, aperto o botão, aí depois chego em casa e deleto tudo  :hysterical:
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


eladiogomes

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.176
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo... Com vcs.
    • Gomes Fine Art
Resposta #8 Online: 01 de Agosto de 2012, 13:03:28
Fato, a autocrítica fica tão grande que você até desanima na hora de fazer o enquadramento na cam! Mas aí eu penso, "não existe foto perfeita" e pronto, aperto o botão, aí depois chego em casa e deleto tudo  :hysterical:

Boa...  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Ainda aprendo a olhar nesse buraquinho...


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #9 Online: 01 de Agosto de 2012, 14:41:43
Li e me lembrei de um comentário que li de um fotografo embaixador da canon comentou em um artigo quando falava sobre a nova 1Dx que ele teve a oportunidade de utilizar muita antes de ela ser anunciada...

Quando perguntaram sobre dados técnicos da camera ele falou que não se ligava nisso, assim como a maioria dos colegas fotógrafos dele, ele se preocupava em conseguir ter a foto feita da forma que ele queria, apenas isso, argumentando que quem se preocupa com isso normalmente são os entusiastas de fotografia... E não deixa de ser verdade, é muito difícil de vc ver um fotografo profissional que seja "pixel peeper", que fique se preocupando em comparar graficos MTF, qual o SNR do sensor da camera, etc.... Melhor usar o tempo para sair e fotografar do que ficar em casa comparando equipamento pra saber qual é o melhor dos melhores, qual tem o melhor score no DxOMark, etc....
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #10 Online: 02 de Agosto de 2012, 21:53:18
Faltou acrescentar que no 5 é a etapa da depressão também, em que você acha todas as suas fotos um lixo e começa a pensar milhares de vezes se um tema realmente merece ser fotografado ou não

 :ok:

 :doh: também tô nessa fase, acho... 
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #11 Online: 02 de Agosto de 2012, 22:54:00
o que vem depois da 7? Nada? Que saco! Vou continuar o resto da minha vida nessa categoria? Acho que vou morrer de tédio! :hysterical:

Agora falando sério. Tb acho dificil qualquer categorização nesse sentido. Concordo que não há linearidade neste caso.
« Última modificação: 02 de Agosto de 2012, 22:54:25 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


LEANDRODIOGENES

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 809
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 05 de Agosto de 2012, 13:43:56
o que vem depois da 7? Nada? Que saco! Vou continuar o resto da minha vida nessa categoria? Acho que vou morrer de tédio! :hysterical:

Agora falando sério. Tb acho dificil qualquer categorização nesse sentido. Concordo que não há linearidade neste caso.

Me lembrou de uma entrevista que vi do Bresson.

O entrevistador pergunta para ele:

- Você acha que suas fotos são melhores hoje?

Bresson responde:

- Quem se importa? Quem se importa se minhas fotos antes era melhores ou piores, ou se as fotos de amanhã são melhores ou piores...eu me importo com a foto que vou tirar hoje.



lucas alcalde

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 129
  • Sexo: Masculino
    • XRides
Resposta #13 Online: 13 de Agosto de 2012, 16:58:18
da hora essas etapas leandro. Baseado nesse texto eu estaria na 3 eu acho, dificil dizer... talvez 2.7 ou 2.8 haha
www.xrides.com.br
O melhor do mountain biking no Brasil!