Autor Tópico: Fotografia para biólogo  (Lida 1781 vezes)

fabio gargiulo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
Online: 21 de Julho de 2012, 18:19:01
Fala galera. Sou biólogo e gostaria de me aprofundar um pouco no mundo da fotografia para fins de estudo e divulgação de espécies de animais ou paisagens (bem como vender essas fotos).
Tenho um certo conhecimento já com cameras por estudar em vários fóruns e ter feito um curso básico de fotografia ligada a biologia.
Estou com um amigo na europa que tem um esquema de trazer duas cameras por um preço bem bacana e acessível...elas são:
Cannon 7D e a 5D (não estou certo se é a mark II...acho que sim)
O problema é...
qual escolher?
Já vi diversas discussões sobre elas e sei que:
a 5D é fullframe e a 7D tem um fator de crop de 1.6...o que implica no campo das lentes que irei usar
a 7D faz 8fps e já tem o flash embutido
andei pesquisando sobre possíveis objetivas e li que a 5D é um pouco mais fresca que a 7D...fazendo assim as objetivas que servem serem mais caras...é verdade?
Gosto e vou precisar de qualidade, mas a grana não é fácil de arrumar.

enfim

Meu objetivo é trabalhar com animais de pequeno porte (aranhas, insetos e serpentes), aves (lembrando que vão estar em constante movimento e/ou muito longe de onde vou estar) e animais grandes (grandes mamíferos). De vez em quando registrar o ambiente em que vivem como matas fechadas, campos abertos e etc.
Já que meu objetivo não é ter aquele kit com milhares de lentes acharia bom ter apenas três lentes só para ter como registrar. uma macro, uma entre 18-135, e uma teleobjetiva para objetos muito longe.

Peço desculpas pelos termos e pela falta de alguns no caso das lentes

Espero que possam me ajudar
Obrigado desde já galera
Canon 7D + EF 50mm f/1.4 IS USM + EF-S 10-22 f/3.5 USM


TechUser

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 254
Resposta #1 Online: 21 de Julho de 2012, 19:22:45
Lente tem pra crop (EF-S) e fullframe (EF), a 7D aceita as duas e a 5D só as EF. As EF são mais caras não por causa de diferença de mount especificamente, mas por no geral serem lentes melhores mesmo.
Pra foto de natureza desse tipo é melhor a 7D, crop é vantagem nesses casos pela ampliação aparente maior.
Canon A510
Canon S5 IS
Canon 450D


Felipe Dilelis

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 687
  • Sexo: Masculino
    • Felipe Dilelis
Resposta #2 Online: 21 de Julho de 2012, 19:25:54
Para o que você pretende o seu kit está bem montado.
Só uma pergunta, pretende fazer fotografias noturnas?
Eu iria num corpo inferior e lentes melhores. Mas ambas são ótimas câmeras e te atenderam muito bem.
Se for fazer fotografias noturnas, talvez valha à pena uma 5dII.


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 21 de Julho de 2012, 19:42:20
Eu iria de 7D, que por ser cropada permite um melhor aproveitamento das Teles. Abç.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 21 de Julho de 2012, 20:20:11
Nesse cenário daí é 7D. Vc vai precisar do fator de crop nesse caso de usar tele e macro. Além da imensa vantagem que o sistema de foco da 7D tem em relação à 5D mk II (se fosse a 5D mk III aí seria diferente).

A 18-135mm é uma boa pedida.
Como macro aconselho a EF 180mm f/3.5L Macro USM, que a a macro verdadeira com o maior distanciamento do motivo a se obter a razão de magnificência 1:1.
E para tele, tem um monteeee de opções... Vai da que couber no teu bolso.
Uma opção é a Sigma 70-200mm f/2.8 EX DG APO OS HSM para Canon. Que dá para colocar um teleconverter e dobrar o alcance focal efetivo, com alguma perda no AF e 2 pontos na exposição.
Mas tem que ter cuidado com esse casamento Sigma Canon que geralmente dá muito front/back focus. Mas acho que a 7D tem micro ajuste de foco (algum usuário da cam pode confirmar????)... Daí facilita muito a vida.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


fabio gargiulo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 21 de Julho de 2012, 23:32:43
O fato do crop da 7D não pode atrapalhar na hora de querer registrar a paisagem com um campo maior?
A mark III tem tanta diferença assim para valer a pena?

A quantidade de pontos de foco da 7D pode me dar uma grande vantagem na hora de fotografar objetos que se movem muito certo?

Quanto a fotografia a noite...dificilmente irei usar e caso use seria para registrar animais apenas...então um simples flash acho que já daria conta
Canon 7D + EF 50mm f/1.4 IS USM + EF-S 10-22 f/3.5 USM


TechUser

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 254
Resposta #6 Online: 22 de Julho de 2012, 20:38:21
A performance de FF pra noturna não vai ser relevante mesmo, considerando que vai usar flash e não se aproveitar do ISO
a diferença seria pra dentro de mata de dia mesmo, mas a 7D é pra dar conta se até a minha XSi dá (apesar de viver no ISO1600)

 Em 18mm acho bem suficiente pra paisagem em crop, é o equivalente ao wide de uma compacta por exemplo se vc ja usou, não é estreito o suficiente pra atrabalhar, só não é superwide.

Se servir de referência, 18mm na XSi:



« Última modificação: 22 de Julho de 2012, 20:41:43 por TechUser »
Canon A510
Canon S5 IS
Canon 450D


fabio gargiulo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 23 de Julho de 2012, 01:06:51
Bacana as imagens. Seria mais ou menos nessa linha que eu iria fazer em questão das paisagens
Canon 7D + EF 50mm f/1.4 IS USM + EF-S 10-22 f/3.5 USM


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #8 Online: 23 de Julho de 2012, 08:20:26
Então um tripé tb é recomendável.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Calebe

  • Trade Count: (12)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 556
Resposta #9 Online: 23 de Julho de 2012, 14:57:41
se o bolso guentar vá de mark III


fabio gargiulo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 23 de Julho de 2012, 23:39:08
Acham qu efuturamente é melhor investir em uma macro ou tele objetiva?
vi sobre alguns teleconverters e sobre alguns fólis que aumenta a capacidade de uma lente se passar por macro
sim...sei que é pura gambiarra, mas pergunto por ter curiosidade de que se comprar uma macro ou tele, se consigo me virar com uma dessas gamiarras até comprar uma lente de verdade que estiver faltando
Canon 7D + EF 50mm f/1.4 IS USM + EF-S 10-22 f/3.5 USM


TechUser

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 254
Resposta #11 Online: 24 de Julho de 2012, 09:54:52
Acham qu efuturamente é melhor investir em uma macro ou tele objetiva?
Ai só você pode ter certeza pelo que pretende fotografar mais e como...
Fóle (/tubo) ou teleconverter numa tele vai ter pouco efeito pra macro, funciona o suficiente pra herpeto por exemplo mas não insetos, tubos dão mais ampliação em lente wide. O que pode fazer pra macro bom em tele é usar filtro close-up, mas fica dependente de ter uma tele com diâmetro de filtro compativel, uma 100-400 por exemplo teria que usar um close-up de diâmetro grande (500D da canon), que já é quase o preço da macro 60mm e tem pouca dioptria. Uma tele com filtro de 58mm daria mais opção pra macro, mas (imaginando que seria ou a 55-250 IS ou 70-300 IS) pode deixar a desejar em tele, seriam suficientes pra registro e identificação, mas AQUELA FOTO ia ficar dependente da ave estar bem perto, eu uso a 70-300 IS com um 1.4X e sempre fico na velocidade abaixo do ideal, e sem o TC não acho o alcance o suficiente.
Se o objetivo do macro for a nivel de inseto, pode investir direto na tele e deixar uma lente invertida pra macro... a ampliação de uma wide invertida já vai ser melhor do que uma macro de verdade, e muito mais barato.
Canon A510
Canon S5 IS
Canon 450D


fabio gargiulo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 26 de Julho de 2012, 23:47:33
Tenho uma outra dúvida
acho que um filtro polarizador será muito útil para fotografias em que há muito reflexo
só estou em dúvida quanto ao diametro do filtro a ser utilizado...por exemplo
a lente do kit da 7D é uma 18-135mm com diametro de 72
porém...outra lente que ue vá comprar pode ter um diametro diferente...teria que comprar outro filtro?
Como funcionam os anéis adaptadores? É só de um diametro para outro específico?
Tipo: 62mm-67mm........ele vai adaptar um diametro de uma lente de 62mm para que um filtro 67mm possa ser colocado?
Canon 7D + EF 50mm f/1.4 IS USM + EF-S 10-22 f/3.5 USM


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #13 Online: 27 de Julho de 2012, 08:27:00
2 opções... Ou compra 2 filtros distintos e pluga nas lentes disitintas, ou compra um anel step down que reduz a milimetragem. Assim, um filtro de 72mm dá para encaixar numa lente de rosca 67mm, com o uso de mais de um anel em sequência dá para descer ainda mais. Se sobre o step down de 67-72 vc encaixar um 62-67, dá pra usar o filtro de 72mm em uma lente de 62mm de diâmetro.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova