Alexandre,
Isso de software é questão de gosto pessoal. No meu caso, eu tentei (e bastante) várias opções ao longo dos anos. Cheguei a usar o LR, os PS CS3 e CS4, e finalmente fiquei com o Photoshop Elements 10. Vai perguntar.... O Elements 10 ?!? Que tosco !
Não é bem assim. O PSE usa o mesmo engine internamente. A performance é muito, muito parecida, e fiquei com ele simplesmente para rodar dois plugins que comprei, o Noiseware Professionas e o Color Mechanic, da Digital Light and Color. Não uso o PSE como editor nem como organizador, apesar do organizador ser identico internamente ao do Lightroom. Continua sendo LENTO. É bem funcional, fácil de usar, mas para o meu gosto não serviu.
Eu uso Mac e Windows (e Linux para outros fins), então me concentrei especificamente em soluções decentes para Mac. Fora os da Adobe, existem boas opções, a bompreço e com resultados bem melhores.
O Silkypix é um laboratório digital. Não serve para organizar no mesmo sentido que o LR por exemplo. Mas faz uma conversão de raw excepcional. O programa é dukct mesmo. Como laboratório digital é mil vezes melhor que o LR. Só quem usou os dois a fundo é que pode falar. Note que estou falando das versões pagas e não das versões OEM que vem com algumas câmeras da Panasonic.
http://www.isl.co.jp/SILKYPIX/english/O DxO é outro laboratório digital, nos moldes de Silkypix. Tem uma versão standard e outra chamada Elite. Vai de $150 a $299. É um programa imbatível em termos de recuperação de detalhes em fotos subexpostas ou estouradas. Tem perfis óticos para dezenas de combinações de lentes e câmeras. Usa aceleração pela GPU a sério. Também não serve para organizar.
O Aperture tem as funções normais para retoque e edição, além de um excelente sistema de organização, anos a frente do LR. A velocidade para trabalhar com lotes grandes é muito maior. Note que estou falando do Aperture versão maior que 3.2.
O Corel Aftershot é o mais rápido de todos e permite correções básicas e consegue lidar com bibliotecas imensas. Tem um excelente sistema de tags hierárquicos, sem igual.
O fluxo é questão pessoal.
Eu tenho uma fonte de material bruto, que pode ser jpeg ou raw, tanto faz. Processo essas imagens no DxO ou no Silkypix, dependendo da câmera usada, e salvo os arquivos tratados em um local intermediario. A partir daí, eu uso o Aftershot ou o Aperture para inserir os tags e depois exportar os arquivos finais para um terceiro local. Depois apago os intermediários.
Se você vai renomear ou não é escolha sua. Os tags servem exatamente para você não ficar se preocupando demais com os nomes dos arquivos. Mas se quiser o Aftershot tem um bom sistema de renomear em lotes.
Geralmente quando PRECISO, renomeio na forma LOCAL-DATA-NNNNN. Exemplo SALVADOR-2005-02228 ou DESCRITIVO-DATA-NNNNN. Isso vai depender de cada caso. O principal no meu caso é o uso dos Tags IPTC.
Todos esses programas organizadores podem agrupar em projetos, albuns, dar "nota" com estrelas, etc.
Tambem tem o Phase One Media Pro, mas ele trava direto no MacOS Lion. Usei no Windows e foi bem interessante também.
O Phase One Media Pro, o Aperture e o Aftershot tem tutoriais em video também.