Autor Tópico: Catalogando / Organizando Fotos - Programas e Dicas  (Lida 13583 vezes)

Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Online: 26 de Julho de 2012, 18:30:01
Não encontrei algum tópico recente e abrangente sobre o assunto.

Pretendo organizar/catalogar minhas fotos que tenho desde as primeiras saboneteiras até agora  :D

Após algumas pesquisas e pequenos testes, pretendo optar pelo Adobe Bridge CS5. Tenho também o iPhoto que já vem no iMac e o Lightroom 3. E também tem outros como o FastStone que parece ser muito bom. O Bridge seria uma boa escolha?

Gostaria de pedir ajuda aos amigos para idéias de um bom fluxo de trabalho neste sentido. Algumas dúvidas:

- devo primeiro catalogar tudo e só depois editá-las no Lightroom/Photoshop?
- ou seria melhor ir abrindo cada pasta, fazendo uma seleção, editar as que valem a pena e só depois catalogar?
- tenho muitas fotos jpg e também muitas em raw. Antes de catalogar seria bom converter tudo em jpg? Ou se catalogar de forma mista não teria problemas?
- ao organizar com o Bridge já devo criar novas pastas ou mantenho os nomes de cada pasta original (a maioria tem o nome do evento) ou seria bom organizar por data?
- o Bridge cria arquivos novos com as fotos organizadas ou só move os arquivos originais?
- qual seria a melhor nomenclatura para as fotos, para me achar mais fácil depois? (por nome, por data, evento...)
- alguma outra sugestão?

Desculpem a grande quantidade de perguntas, mas esse tópico poderia ser uma referência futura para quem também pretende organizar seus arquivos.

Obrigado!!  :ok:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 26 de Julho de 2012, 18:55:26
Se você tem um mac, recomendo o Aperture 3.2. Está muito rápido e ágil. Eu solenemente odeio o Adobe Bridge, é lerdo e fica inusável quando você tem um numero muit grande de fotos. O Lightroom é legal como organizador mas também é lerdo, e o conversor de raw dele (Adobe Camera Raw) não é dos melhores.

Se que um programa para catalogar somente, tente o Corel Aftershot Pro. É baratíssimo, tremendamente rápido e eficiente. Melhor até que o Phase One Media Pro. Fora que ele converte raws muiti bem, afinal é o antigo Bible Pro. Outra vantagem é que ele tem para Linux, Mac e Windows, e as bibliotecas são compatíveis.

O Photo Mechanic é bom para organizar, mas não permite nenhum tipo de ajuste nas fotos. Entre ele e o Aftershot, o AS é muito melhor.

Tenho um acervo de mais de 40 mil imagens e esses dois dão conta da organização (Aperture/Aftershot)

Se quiser um laboratório digital decente, use o DxO ou o Silkypix Pro. O resto é o resto.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 26 de Julho de 2012, 19:09:54
Alexandre, leio e ouço maravilhas do LR para essa tarefa específica.
De acordo que vc importa as imagens vc vai vinculando a elas algumas formas diferentes de localizá-las posteriormente.
As 2 formas mais usuais são as palavras-chaves (existem bancos de palavras na WEB onde vc pode importar pacotes de palavras para auxiliá-lo a catalogar suas imagens) e estrelas.
Assim, basta colocar entre as palavras uma data do ensaio, nome de modelo, local das fotos, contratante, etc... que depois é fácil de achar a sessão que se procura.
Pelas estrelas basta buscar pelas fotos TOP-TOP que vc rotulou com 5 estrelas e tuas melhores fotos estarão acessíveis rapidamente.

Não conheço o Bridge a fundo (embora o tenha) mas reputo o LR excelente nesse aspecto de catalogação de imagens.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #3 Online: 26 de Julho de 2012, 20:50:55
Shalders, com sua veemente opinião contra o Bridge fiquei menos tentado a utilizá-lo nessa minha empreita. Mas os 80 dolares do Aperture e 60 do Aftershot Pro estão na balança  :ponder:  Sobre o SilkyPix não achei muita coisa na internet, ele seria similar ao Aperture ou Lightroom?

Hyde, eu não entendo muito bem porque a Adobe tem o Bridge + Lightroom, se o Lightroom faz praticamente tudo que o Bridge faz. Mas gostei muito do Bridge por causa deste tutorial: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&hl=en&v=sCDQZQc5C6A&gl=US
É um pouco longo (33 minutos), mas achei excelente as explicações sobre o uso do programa. Tanto que estava inclinado a usá-lo, mas o Shalders me colocou em (uma boa) dúvida.

Mas além dos programas em si, alguém poderia ajudar com as outras questões de fluxo?

Abraços e obrigado pelas respostas  :ok:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 26 de Julho de 2012, 21:36:31
Alexandre, tu já deu uma olhada no vídeo do Wilian sobre fluxo de RAW no LR?
É meio longo mas acho que vale a pena.

Procura no site do Clicio Barroso os video posts dele que falam de fluxo no LR tb. Muito esclarecedor. Se optar pelo LR, vale a pena a compra do livro Lightrrom 3 do próprio Clicio. Ajuda muitooo nessa questão de importação e catalogo.

Agora, tb confio muito na opinião do Shalders. Se o cara tá indicando outros softwares vale a pena a pesquisa. Ele é meio caladão, sabe?! Mas quando fala, fala certo... rsrsrs

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 26 de Julho de 2012, 21:40:31
Alexandre,

Isso de software é questão de gosto pessoal. No meu caso, eu tentei (e bastante) várias opções ao longo dos anos. Cheguei a usar o LR,  os PS CS3 e CS4, e finalmente fiquei com o Photoshop Elements 10. Vai perguntar.... O Elements 10 ?!? Que tosco !

Não é bem assim. O PSE usa o mesmo engine internamente. A performance é muito, muito parecida, e fiquei com ele simplesmente para rodar dois plugins que comprei, o Noiseware Professionas e o Color Mechanic, da Digital Light and Color. Não uso o PSE como editor nem como organizador, apesar do organizador ser identico internamente ao do Lightroom. Continua sendo LENTO. É bem funcional, fácil de usar, mas para o meu gosto não serviu.

Eu uso Mac e Windows (e Linux para outros fins), então me concentrei especificamente em soluções decentes para Mac. Fora os da Adobe, existem boas opções, a bompreço e com resultados bem melhores.

O Silkypix é um laboratório digital. Não serve para organizar no mesmo sentido que o LR por exemplo. Mas faz uma conversão de raw excepcional. O programa é dukct mesmo. Como laboratório digital é mil vezes melhor que o LR. Só quem usou os dois a fundo é que pode falar. Note que estou falando das versões pagas e não das versões OEM que vem com algumas câmeras da Panasonic.

http://www.isl.co.jp/SILKYPIX/english/

O DxO é outro laboratório digital, nos moldes de Silkypix. Tem uma versão standard e outra chamada Elite. Vai de $150 a $299. É um programa imbatível em termos de recuperação de detalhes em fotos subexpostas ou estouradas. Tem perfis óticos para dezenas de combinações de lentes e câmeras. Usa aceleração pela GPU a sério. Também não serve para organizar.

O Aperture tem as funções normais para retoque e edição, além de um excelente sistema de organização, anos a frente do LR. A velocidade para trabalhar com lotes grandes é muito maior. Note que estou falando do Aperture versão maior que 3.2.

O Corel Aftershot é o mais rápido de todos e permite correções básicas e consegue lidar com bibliotecas imensas. Tem um excelente sistema de tags hierárquicos, sem igual.

O fluxo é questão pessoal.


Eu tenho uma fonte de material bruto, que pode ser jpeg ou raw, tanto faz. Processo essas imagens no DxO ou no Silkypix, dependendo da câmera usada, e salvo os arquivos tratados em um local intermediario. A partir daí, eu uso o Aftershot ou o Aperture para inserir os tags e depois exportar os arquivos finais para um terceiro local. Depois apago os intermediários.

Se você vai renomear ou não é escolha sua. Os tags servem exatamente para você não ficar se preocupando demais com os nomes dos arquivos. Mas se quiser o Aftershot tem um bom sistema de renomear em lotes.

Geralmente quando PRECISO, renomeio na forma LOCAL-DATA-NNNNN. Exemplo SALVADOR-2005-02228 ou DESCRITIVO-DATA-NNNNN. Isso vai depender de cada caso. O principal no meu caso é o uso dos Tags IPTC.

Todos esses programas organizadores podem agrupar em projetos, albuns, dar "nota" com estrelas, etc.

Tambem tem o Phase One Media Pro, mas ele trava direto no MacOS Lion. Usei no Windows e foi bem interessante também.


O Phase One Media Pro, o Aperture e o Aftershot tem tutoriais em video também.
         
 


Claudiopedrosa

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.741
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 26 de Julho de 2012, 21:43:41
Vou acompanhar.
Nikon D7000
50mm 1.4G Nikon + 17-50 Tamron + 70-300 Sigma + Sb 700


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #7 Online: 26 de Julho de 2012, 22:50:48
Eu não posso falar com o "expertise" do Shalders.

Mas como laboratório digital acabei escolhendo o Corel PaintShop Pro X4. Parece ser menos "profissional" que outros, mas recupera bem as luzes e faz um bom tratamento de ruídos. Ah, e faz bem o resto como correção de cores, etc. Mas é lento.

Mas o que você está pedindo é um catalogador. E foi aí que me arrependi do PaintShop. O AfterShot é muito rápido. Muito fácil e barato perto de outros com o mesmo nível de qualidade.
Para outros ajustes, recomendo baixar a versão de avaliação que dura 30 dias. Acho muito difícil não gostar.

http://www.corel.com/corel/product/index.jsp?pid=prod4670071&cid=catalog3590073&segid=6700008



Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #8 Online: 27 de Julho de 2012, 17:32:03
Amigos, muito grato pelas respostas, muito elucidativas!!

Atualmente uso o Lightroom 3 e eventualmente o Photoshop. Por isso o interesse pelo Bridge que já faz a ligação entre os softwares da Adobe. No Imac o Aperture talvez fosse muito interessante por causa da plataforma e o investimento de 80usd não é tão absurdo. O SilkyPix deve ser excelente mesmo, mas custa quase 350 dólares, bastante puxado  :ponder:  As coisas estão se encaminhando. Muito obrigado AF Shalders, seus esclarecimentos são muito importantes  :ok:

Mais uma pequena dúvida. Como uso Nikon, o NXview também poderia ser uma boa opção? Alguém tem experiência com ele?

« Última modificação: 27 de Julho de 2012, 17:38:28 por Alexandre Ricci »


Zaca Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 328
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #9 Online: 27 de Julho de 2012, 17:54:42
Pessoal, o mestre Clício Barroso lançará o seu livro "Lightroom 4" no Photo Image Brazil neste mês de agosto/2012 e no fim deste mesmo mês na FNAC em São Paulo. Fiquem atentos, eu já estou aguardando.

Vale a pena dar uma olhada nos podcasts dele:

http://www.clicio.com.br/portuguese/podcast.html
http://www.clicio.com.br/blog/

Abraço a todos
Zaca Oliveira - Fotógrafo
http://www.zacaoliveira.com.br
http://www.flickr.com/photos/zacaoliveira/
_______________________________________________________________ _________
Canon EOS 6D / Canon EOS 7D / Sony NEX-6 / grip Canon BG-E7 / objetiva Canon 50mm 1.4 USM / objetiva Canon 24-105mm / objetiva Canon 18-135mm / objetiva Sigma 10-20mm / Flash Canon 580 EXII / objetiva Sony 16-50mm OSS


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #10 Online: 27 de Julho de 2012, 18:06:49
Seguinte. Software pra workflow é LIGHTROOM.

Não existe melhor no quesito, principalmente pra quem tem um workflow grande e precisa de agilidade.

Como já falaram o bridge deixa muito a desejar em questão de performance... então é uma boa esquecer.

Pra começar a organizar as tuas fotos, basta criar um metadata com os dados IPTC.

Quando fizer isso, clica import no lightroom e escolhe como vai organizar o nome dos arquivos e como irão estar dispostas as fotos, por pastas/data/ etc

Lembre-se de adicionar as tags junto a cada importação pra ficar mais facil quando precisar de um tipo especifico de foto.

Outra coisa, que é o mais importante: CONVERTA O RAW PARA .DNG, com isso tu vai ter a possibilidade de gravar todo o metadado no ARQUIVO e não em um sidecard .XMP

Isso evita que tu perca os metadados da foto, as edições, tags etc... caso o teu HD venha a falhar e corromper o sidecard (.XMP)


Isso é o básico, o LR é bem intuitivo e fácil de entender como funciona....

Qualquer coisa só perguntar.


EDIT: Lembre-se no LR de ir nas configurações de catalogo > metadata > escrever automaticamente alterações pra XPM

Isso garante que grave os dados no momento que tu faz a alteração, sem precisa ser manual.
« Última modificação: 27 de Julho de 2012, 18:13:38 por Carlos Ferrari »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 27 de Julho de 2012, 20:51:10
Pessoal, o mestre Clício Barroso lançará o seu livro "Lightroom 4" no Photo Image Brazil neste mês de agosto/2012 e no fim deste mesmo mês na FNAC em São Paulo. Fiquem atentos, eu já estou aguardando.

Vale a pena dar uma olhada nos podcasts dele:

http://www.clicio.com.br/portuguese/podcast.html
http://www.clicio.com.br/blog/

Abraço a todos


O Clício "vive" do LR. Ele praticamente é um garoto propaganda da Adobe, chega a ser uma catequese do jeito que ele fala.
Não que o LR seja ruim, pelo contrário.  Mas é bom a turma saber que existem outras opções.



Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #12 Online: 28 de Julho de 2012, 12:28:50
Outra coisa, que é o mais importante: CONVERTA O RAW PARA .DNG, com isso tu vai ter a possibilidade de gravar todo o metadado no ARQUIVO e não em um sidecard .XMP

Pecado mortal!
Deixa no formato nativo, ao transformar para DNG você vai estar limitando suas possibilidades de conversão
caso queira usar algum conversor que não tenha suporte para DNG, nunca sabemos o dia de amanha!!


O Clício "vive" do LR. Ele praticamente é um garoto propaganda da Adobe, chega a ser uma catequese do jeito que ele fala.
Não que o LR seja ruim, pelo contrário.  Mas é bom a turma saber que existem outras opções.

O ACR 7 e o LR 4 estão bem melhores, mas também continuo com a dupla base de
Silkypix/DXO, um complementa o outro já que produzem resultados completamente diversos.
A grande vantagem do ACR/LR é o farto material disponível para aprendizado, Clício e afins...


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #13 Online: 28 de Julho de 2012, 14:43:23
Pecado mortal!
Deixa no formato nativo, ao transformar para DNG você vai estar limitando suas possibilidades de conversão
caso queira usar algum conversor que não tenha suporte para DNG, nunca sabemos o dia de amanha!!

O ACR 7 e o LR 4 estão bem melhores, mas também continuo com a dupla base de
Silkypix/DXO, um complementa o outro já que produzem resultados completamente diversos.
A grande vantagem do ACR/LR é o farto material disponível para aprendizado, Clício e afins...

Mas pictus, o .DNG é formato aberto... esse é o universal. não tem como não existir suporte para ele.

O que pode acontecer algum dia é a Nikon parar de suportar o .NEF e a mesma coisa com a Canon.

Agora .DNG nunca vai acontecer...

Sem contar que Leica e Hasselblad usam o .DNG como padrão da camera e nos outros benefícios que eu citei

http://en.wikipedia.org/wiki/Digital_Negative
« Última modificação: 28 de Julho de 2012, 14:48:19 por Carlos Ferrari »


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #14 Online: 28 de Julho de 2012, 16:52:07
Se converter o NEF para DNG, como fazer o Nikon Capture ler o DNG?