Autor Tópico: Catalogando / Organizando Fotos - Programas e Dicas  (Lida 13587 vezes)

Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #30 Online: 29 de Julho de 2012, 17:19:09
Amigos, parabéns pelo empenho nas respostas e pelos conhecimentos que estão dividindo com todos. Muito engrandecedor para todos que estão buscando informações e crescimento na área.

Mas me digam por favor. Esse padrão de excelência no tratamento de imagens faz diferença a partir de que tipo de trabalho? Pergunto isso porque vejo a grande maioria dos profissionais usando apenas LR e PS + algum programa de diagramação para casamentos, formaturas, eventos em geral... Onde a aplicação deste nível de trabalho que mencionam faz a diferença no mercado? Área de publicidade, revistas? Desculpem a "leiguice".

Prezo por qualidade e tenho sede de saber, não sou profissional da área para poder dar a resposta desejada, apenas
gosto de fotografia e manipulação de imagens, uso como forma de TENTAR exercitar o lado direito do cérebro e até ganho
uns trocadinhos com umas manipulações, quem sabe um dia...

Mas em qualquer área de atuação e em qualquer lugar do mundo, bons profissionais é coisa rara...  :(
O que é necessário para ser um bom profissional e principalmente não mais um grão de areia na praia?  :ponder:

Com ACR 7/LR 4 é possível conseguir ótimos resultados, seque seu aprendizado de LR 4 via Clício que é uma boa. :ok:
« Última modificação: 29 de Julho de 2012, 18:56:35 por Pictus »


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #31 Online: 29 de Julho de 2012, 21:04:14
Não, tudo bem.

Eu já prefiro o windows mesmo.

Só que para fotografia está faltando algum chão ainda. O tal do prefetch do windows (acho que é isso) é muito do ruim. Nem com raid no sistema e 12GB de ram ele consegue fazer corretamente a pre-visualização das imagens.

Vamos ver com o win 8 como fica.

Valeu.

RAID zero é rápido e o 1 é lento...
RAID zero com  somente 2 HDs nem é tão rápido, rápido mesmo é SSD
O inicio da partição é rápido e o final MUITO mais lento, por isto é bom dividir.

No Windows 7/Vista tem o Prefetch e o Superfetch, o Prefetch não entra na questão e prefiro desligar o Superfetch , mas
compensar usando o FancyCache, como uso NoBreak tenho habilitado o Defer-Write  e também estas 2 opções

Para ChipSet Intel instalar o RST

Manter os HDs desfragmentados é indispensável(SSD não precisa) e de preferencia  manter os catálogos logo no inicio da
partição, o Ultimatedefrag  faz isto, leia o manual, se for comprar use o código/coupon UDT5072011 para ganhar U$10,00 de desconto.

Os diretorios que devem ficar no inicio da partição ou num SSD:
-No AfterShoot Menu>File>Preferences>General  User Folder e Default Catalog location
-No Bridge fica no Menu>Edit>Preferences>Cache>Location
e no Menu>Edit>Camera RAW Preferences>Camera RAW Cache
-No LR não sei...
-No ACDsee fica no Menu>Tools>Options>Database>Database location



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #32 Online: 29 de Julho de 2012, 21:38:04
A idéia do Pictus faz bastante sentido. Lembre-se apenas de uma coisa:

Windows XP x86 = 4 G , X64 = 128G
Windows 7 X86 (32 bits) = 4 GB
Win 7 X64 home basic = 8G , Home Premium = 16G, Professional e ultimate 192G (hahaha ate parece)
Vista 32 = 4G , X64  8 a 128G


Ou seja, se o Windows em 64 bits já é ruim, imagina em 32 bits para manipular imagem.


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #33 Online: 29 de Julho de 2012, 22:00:44
RAID zero é rápido e o 1 é lento...
RAID zero com  somente 2 HDs nem é tão rápido, rápido mesmo é SSD
O inicio da partição é rápido e o final MUITO mais lento, por isto é bom dividir.

No Windows 7/Vista tem o Prefetch e o Superfetch, o Prefetch não entra na questão e prefiro desligar o Superfetch , mas
compensar usando o FancyCache, como uso NoBreak tenho habilitado o Defer-Write  e também estas 2 opções

Para ChipSet Intel instalar o RST

Manter os HDs desfragmentados é indispensável(SSD não precisa) e de preferencia  manter os catálogos logo no inicio da
partição, o Ultimatedefrag  faz isto, leia o manual, se for comprar use o código/coupon UDT5072011 para ganhar U$10,00 de desconto.

Os diretorios que devem ficar no inicio da partição ou num SSD:
-No AfterShoot Menu>File>Preferences>General  User Folder e Default Catalog location
-No Bridge fica no Menu>Edit>Preferences>Cache>Location
e no Menu>Edit>Camera RAW Preferences>Camera RAW Cache
-No LR não sei...
-No ACDsee fica no Menu>Tools>Options>Database>Database location

Boa Pictus. Valeu.

Se não me engano estou usando Raid 1 para ter mais segurança de dados (acho que foi essa a opção que escolhi). Estou usando o Win7 Ultimate 64 bits e dois HDs 1T em Raid. Talvez, os dados estejam lentos por gravar as fotografias em um HD usando usb  :doh:.

Estou para comprar a licença definitiva do Aftershoot. Além das boas opções que estão disponíveis para o tratamento básico, ainda tem a correção de ruído com o Noise Ninja que já é o suficiente para salvar uma fotografia em iso mais alto.

Além do mais, depois de todos os testes que fiz, foi o único em que a conversão de um RAW conseguiu deixar o azul do céu exatamente como foi captado em RAW. Talvez o teste tenha sido prematuro, mas como o valor é pequeno perante outros softwares, acho que este é que vai ficar em definitivo.

Ainda quanto ao Raid, acho que só aumentando o tamanho dos HD´s para 2T. E assim poder usar o PC para outras coisas também, uma vez que não sou profissional mas gosto da brincadeira com fotografia entre outros hobbyes.

Alguma dica para usar o back-up fora do equipamento principal? Só SSD é que rende mesmo? Sata 6Gb/s?

Vou dar uma lida nas dicas que você citou.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #34 Online: 29 de Julho de 2012, 22:07:51
RAID zero é rápido e o 1 é lento...
RAID zero com  somente 2 HDs nem é tão rápido, rápido mesmo é SSD
O inicio da partição é rápido e o final MUITO mais lento, por isto é bom dividir.

No Windows 7/Vista tem o Prefetch e o Superfetch, o Prefetch não entra na questão e prefiro desligar o Superfetch , mas
compensar usando o FancyCache, como uso NoBreak tenho habilitado o Defer-Write  e também estas 2 opções

Para ChipSet Intel instalar o RST

Manter os HDs desfragmentados é indispensável(SSD não precisa) e de preferencia  manter os catálogos logo no inicio da
partição, o Ultimatedefrag  faz isto, leia o manual, se for comprar use o código/coupon UDT5072011 para ganhar U$10,00 de desconto.

Os diretorios que devem ficar no inicio da partição ou num SSD:
-No AfterShoot Menu>File>Preferences>General  User Folder e Default Catalog location
-No Bridge fica no Menu>Edit>Preferences>Cache>Location
e no Menu>Edit>Camera RAW Preferences>Camera RAW Cache
-No LR não sei...
-No ACDsee fica no Menu>Tools>Options>Database>Database location

Boa, isso é ouro.

Eu tenho SSD tanto no macbook quanto no desktop (PC).

Sobre o LR, ele cria diretamente o catalogo na partição do SSD, não há a necessidade de alterar.

Mas a localização dele tanto no mac quanto no pc fica em Pictures>Lighrtoom
Dentro do software (MAC) Lightroom > catalog settings 


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #35 Online: 29 de Julho de 2012, 22:09:57
Ou seja, se o Windows em 64 bits já é ruim, imagina em 32 bits para manipular imagem.

rssss..

Shalders, em termos de sistema operacional o Mac pode estar bem à frente do Windows. Mas em termos de liberdade, eu prefiro o PC (opinião minha, não quero com isso criar uma discussão Mac x PC).

Por falar em sistema operacional, até pensei em fazer um Hackintosh. Mas larguei de mão por causa das dificuldades e por saber que o pouco que tenho em minhas máquinas são originais.

De qualquer forma, de alguma maneira aprendi a usar o ruindows, e há anos que não mexo em instalações. E olha que já instalei muita porcaria.

Mas vou dar uma olhada nas dicas do Pictus para ver o que posso melhorar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #36 Online: 29 de Julho de 2012, 22:24:16
Ihhhh, sem essa de discutir sexo dos anjos cara. Cada macaco no seu galho, já diziam  :ok:

Já tentaste (a sério) usar Linux ? Hoje em dia está super fácil e tem uns programas para fotografia excelentes, não está mais restrito ao Gimp , que particularmente não sou muito fã. Acho que embora bom, a usabilidade dele é bem sofrível.

Mas tem o Fotoxx, o Gwenview, o Digikam. E ainda dá para rodar o PictureWindow sob o Wine.

Se interessar monto um pen drive para você.


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #37 Online: 29 de Julho de 2012, 22:57:21
Ihhhh, sem essa de discutir sexo dos anjos cara. Cada macaco no seu galho, já diziam  :ok:

Já tentaste (a sério) usar Linux ? Hoje em dia está super fácil e tem uns programas para fotografia excelentes, não está mais restrito ao Gimp , que particularmente não sou muito fã. Acho que embora bom, a usabilidade dele é bem sofrível.

Mas tem o Fotoxx, o Gwenview, o Digikam. E ainda dá para rodar o PictureWindow sob o Wine.

Se interessar monto um pen drive para você.

Quando mal se via publicações sobre o Linux na minha região eu já testava o Caldera Open Linux (acho que era isso, versão 2.2) que vinha em revistas.

Mas acabei saindo dessa porque perdia muito tempo aprendendo a configurar, e sem a adequada infra-estrutura (nem internet discada se conseguia na minha cidade) ficava difícil conseguir os drives ou pegar a informação necessária para adequar os drives. De lá para cá o Linux se profissionalizou e se simplificou. Mas assim como você torce o nariz para o Gimp (que até acho bem poderoso) acabei torcendo o nariz para o Linux. Não gosto da sensação de ter um sistema operacional fantástico e não saber usar....rsss E ainda tem as limitação de escolhas, porém, é mais fácil de ter em uma segunda partição. Quem sabe eu faça isso com um C2Q que está largado aqui do lado.

Quanto ao PenDrive, eu posso colocá-lo diretamente aqui na máquina com Raid?

Para armazenamento externo alguma opção que não custe um rim como os SSD´s?


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #38 Online: 29 de Julho de 2012, 23:16:13
Boa Pictus. Valeu.

Se não me engano estou usando Raid 1 para ter mais segurança de dados (acho que foi essa a opção que escolhi). Estou usando o Win7 Ultimate 64 bits e dois HDs 1T em Raid. Talvez, os dados estejam lentos por gravar as fotografias em um HD usando usb  :doh:.

Alguma dica para usar o back-up fora do equipamento principal? Só SSD é que rende mesmo? Sata 6Gb/s?

 :ok:

USB é lento da peste, use uma gaveta SATA Icy Dock(não sei se a loja presta)
http://www.woodsmachine.com.br/msm/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=162

Aqui tem até um review http://www.bjorn3d.com/2009/06/icy-dock-mb877sk-b/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #39 Online: 29 de Julho de 2012, 23:23:56
Pra testar serve usb mesmo. Pior é rodar do CD haha!