Autor Tópico: Qual camera começar  (Lida 3896 vezes)

Rafael Souza

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
  • Buscando aprender sempre
Online: 30 de Julho de 2012, 10:16:31
Olá pessoal, recentemente terminei meu módulo de fotografia na faculdade de publicidade e já até fiz outros workshops, quero trabalhar com isso, pq é o que gosto.
A princípio quero fotografar gestantes e bebes, qual equipamento com um bom custo beneficio me atende?
Rafael Almeida


kwanon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Resposta #1 Online: 30 de Julho de 2012, 10:39:51
a linha Nikon costuma ser mais cara e a Canon mais barata.
No mercado profissional só terão estas duas marcas caso vc vá se especializar e quiser teleobjetivas (lentes 300mm, 400mm até 800mm) e  lentes grande angulares noturnas 24mm com abertura F 1:1.4 (nao confundir com F1:4). Mas tudo isso é carissimo porque estamos falando de mercado profissional mesmo. Só cito isso para seu conhecimento no assunto.
Outras marcas como Sony chegam próximo das de cima mas não são bem aceitas no mercado profissional por falta de lentes nivel super alto e oputros detalhes mais técnicos que fica dificil descrever tudo aqui.

ENFIM, Pra começar:
Na Canon pra começar vc tem a 550D (18 MegaPixel) e 650D (18 MegaPixel com LCD móvel) e na Nikon tem a D3100 (14MegaPixel) ou D3200 (25MegaPixel) e D5100 (16 MegaPixel com LCD móvel)
A diferença entre Canon e Nikon varia de acordo com o ano/mês/lançamento. Tem hora que uma faz um modelo na frente e logo depois vem outra com lançamento igual superior e por aí vai.
A tradição popular (nao sei afirmar se tem base nisso mas se ouve por todo lugar entre profissionais) coloca as lentes Nikon da linha profissional carissima como levemente superiores as da Canon e por outro lado a mesma tradiçao costuma dizer que a velocidade das Canon profissionais carissimas e a eletrônica é levemente superior a Nikon.
Apenas citei a tradição porque acho importante vc saber, claro que as duas marcas sao excelentes e qualquer discussão em detalhes vai incluir produtos carissimos que estao fora do seu objetivo no momento.

Simplificando bem para nao te confundir demais, entre as 5 câmeras que citei vc deve pensar se quer mais mega pixel ou o LCD Móvel. LCD Móvel é bem mais útil do que parece porque ajuda na perspectiva e a pessoa que será fotografada pode se ver tb e aí vai...é um item de camera amadora mas é bem legal. As linhas mais profissionais destas marcas nao tem LCD móvel)
« Última modificação: 30 de Julho de 2012, 10:48:56 por kwanon »
"O que semear a perversidade colherá males; e com a vara da sua própria indignação será extinto. " - Provérbios 22:8


kwanon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Resposta #2 Online: 30 de Julho de 2012, 11:35:57
Sabe, estive pensando, vc falou em grestantes e bebes.. neste ponto acho legal o LCD movel da D5100 que vc pode virar para a mãe eo bebe e eles se veêm antes de sair na foto (enquanto vc olha no sensor de vidro). Isto deixa a pessoa mais confortável e natural nas fotos
tb tem o lance da perspectiva, vc nao tem que se agachar para fotografar uma criança.
sei lá..serve pra vc pensar... achei que seria [util pra vc
"O que semear a perversidade colherá males; e com a vara da sua própria indignação será extinto. " - Provérbios 22:8


Rafael Souza

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
  • Buscando aprender sempre
Resposta #3 Online: 30 de Julho de 2012, 13:11:25
Obrigado, vou fazer umas pesquisas com esses modelo suqe vc me passou.
Tinha visto a D5100 e achei legal, tinha pensado extamente em fazer de uma função "amadora" que é o LCD móvel, uma coisa util para mim. Vou pesquisar alguns valores.
Rafael Almeida


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #4 Online: 30 de Julho de 2012, 13:17:05
Compre sempre o melhor, não compre equipamento "amador" se tu tem dinheiro pra investir. Vai acabar custando mais caro depois.


Pra começo é bom sempre colocar o dinheiro que está disposto a gastar.

Pelo estilo de fotografia que tu colocou, terá que comprar mais do que camera e lentes. Ao menos 2 flashes, fundo infinito, artigos pra compor nas fotografias etc...

Do lado da Nikon, tu pode começar assim:

Nikon D7000/D90
Nikkor 35mm
Nikkor 85mm
Nikkor 24-85mm

2 Sb's 910 ou 2 tochas Mako 404

+ tripé e sombrinhas




Rafael Souza

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
  • Buscando aprender sempre
Resposta #5 Online: 30 de Julho de 2012, 13:32:16
Tem razão Carlos, esqueci de colocar valores, hoje, algo em torno de R$1.500,00. Estou pensando em comprar um equipamento usado, ainda acho que compensa, preciso saber qual, ja pequisei bastante, agora estou pedindo ajuda de vc's que entendem mais.
Na verdade não vou montar estúdio por enquanto, quero fazer mais externa, por aqui tenho visto muitos ensaios em estúdio e estou querendo dar uma diferenciada.
Rafael Almeida


fabiohj

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
  • Você é aquilo que pensa ser
    • Flicker
Resposta #6 Online: 30 de Julho de 2012, 13:32:49
Rafael,
Existem mil maneiras de chamar atenção de um bebê sem precisar do LCD articulável. É uma grande besteira isso.
Sou fã da Canon, então te digo:
Sem tens grana pra investir, vai direto para uma 5D mark III e um set de lentes L como a 85mm e 100mm para retratos, e uma 24-70mm.
Não vai se arrepender.
Agora se a grana é curta, pegue uma câmera tipo a T3i que é muito boa e invista em lentes.
Avalie as prioridades. Lembre-se que ainda vais precisar de um bom flash, rebatedores, iluminadores, cartões de memória, mochila, tripé de boa qualidade...
Tem vários tópicos aqui no fórum. Faça uma pesquisa ou pelo google mesmo indicando o MF.
Canon 60D - Tamron 17-50mm f/2.8 - Canon 50mm f/1.8 II - Canon 18-200mm f/3.5-5.6 - Youngnuo YN 565EX

www.flickr.com/photos/fabiohj


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #7 Online: 30 de Julho de 2012, 13:34:50
Tem razão Carlos, esqueci de colocar valores, hoje, algo em torno de R$1.500,00. Estou pensando em comprar um equipamento usado, ainda acho que compensa, preciso saber qual, ja pequisei bastante, agora estou pedindo ajuda de vc's que entendem mais.
Na verdade não vou montar estúdio por enquanto, quero fazer mais externa, por aqui tenho visto muitos ensaios em estúdio e estou querendo dar uma diferenciada.

puts cara, sem querer te desencorajar, mas pra começar com esse tipo de fotografia é melhor juntar ao menos uns 5-6 mil reais.

Com 1,500 tu mal compra uma compacta e tripé


Rafael Souza

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
  • Buscando aprender sempre
Resposta #8 Online: 30 de Julho de 2012, 13:44:00
Tenho visto algumas D70 fazerem ótimos trabalhos, por isso pensei em compra usada.
Rafael Almeida


Rafael Souza

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
  • Buscando aprender sempre
Resposta #9 Online: 30 de Julho de 2012, 13:50:36
Valeu Fábio...Vou checar a T3i tbm.
Rafael Almeida


kwanon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Resposta #10 Online: 30 de Julho de 2012, 15:35:08
cara, vai por mim, vc é amador e para fotografar mães com bebês nas camas sem o LCD movel é algo mais dificl do que parece (como amador e sem erro de distorçao/perspectiva é algo dificil). Voce de pé e a pessoa na cama...A distorrção que dá do tamanho dos pés da pessoa pra cabeça é horrivel. E aí vc se mexe daqui pra la e fica ruim do mesmo jeito e Vc nao ahca o ponto. agachado é muito baixo e em pé é muito alto. e meio termo vc treme e precisa se apoiar na parede....É bem diferente de fotografar pessoas na cama e em pé. Na cama é roça. Vc pode se acostumar a rastejar no chao e agachar pacas na altura das camas onde eles estão. Claro que é besteira pra um profissional. Mas vc é amador e as empresas sabem disso e fizeram o LCD para te AJUDAR ! TESTA qq maquina sem LCD (pega emprestado) por favor testa com qq maquina antes de comprar uma sem LCD movel. Sem discordar já discordando, como disseo, tipo vc num é profissional, e vai sofrer por isso..os cara profissional acham besteira, mas cara, vc ta comecando...quando vc for profissional vc vai achar besteira tb...pq é besteira pra profissional que sabe enquadrar isso mas vc num é profissional (ainda) e isso te ajudará. as empresas sabem disso e te fazem um ekipamento com lcd movel pra te ajudar.
E vc paga 1800 numa D5100 o preço que vc disse mesmo. pra começar. se vc quiser algo profissional de 10 mil tb tem claro. mas para começar tem que ser algo mais baratinho mesmo. poxa 1800 reais numa D5100 já é uma grana danada. agopra imagina 10mil !
a Canon tem a 650D e a Nikon a D5100 ambas com este LCD e minha experiencia mostra que as pessoas se sentem mais a vontade e ficam criativas vendo seu rosto como vai sair pelo LCD enquanto vc olha pelo viewfinder. Mães com bebês sao meio intimidadas (as vezes) pela máquina e porque elas nem sempre estão arrumadas como gostariam de estar e estão acima do peso. Vc tem que quebrar o clima, descontrair. A pessoa vai decidir se movimentar. Ela te diz: ah pera eu mudar de lado, deixa levantar a mão assim. Ela te ajuda a fica do jeito que ela gosta, entende ? Vc nao precisar ficar falando: vai pra lá, vai pra cá... o que intimida mais ainda... Mães nao sao modelos que querem ser fotografadas. Elas muita vezes estao timidas pela supresa da maquina.
E um bebe ve ele no LCD, é um bebe, nao da pra vc falar com ele direito e ele se vendo no LCD é diferente. Mas vai lá..opta pelo que vc prefere pq se eu insistir demais vai ficar chato tb. Só decidi escrever por causa do problema de perspectiva que dá com um amador fotografando de pé alguem que esteja numa cama. só testa e vê como é dificil pacas..fui
« Última modificação: 30 de Julho de 2012, 16:02:26 por kwanon »
"O que semear a perversidade colherá males; e com a vara da sua própria indignação será extinto. " - Provérbios 22:8


fabiohj

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
  • Você é aquilo que pensa ser
    • Flicker
Resposta #11 Online: 31 de Julho de 2012, 12:42:47
kwanon,
Se você tem "tanta" experiência assim com fotografia, você deve saber também que focar com LCD é péssimo! Lento e muito difícil. E fotografar com o viewfinder á muito mais rápido.
Outra coisa: se é para aprender, se é para ser profissional, tem que começar no certo. Se quer fotografar usando lcd, compra uma amadora. Em uma DSLR o LCD tem inúmeras vantagens, menos ao fotografar.

Rafael, eu não tinha visto seu orçamento. Pense bem em valores. Talvez uma Canon XSi seja uma boa pedida. Tem uma aqui no forum a venda.
Mas vá na loja e teste as cameras. Veja exatamente o que tem lá e se é adequado ao seu trabalho.
Canon 60D - Tamron 17-50mm f/2.8 - Canon 50mm f/1.8 II - Canon 18-200mm f/3.5-5.6 - Youngnuo YN 565EX

www.flickr.com/photos/fabiohj


Rafael Souza

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
  • Buscando aprender sempre
Resposta #12 Online: 31 de Julho de 2012, 16:22:20
Estou quase fechando uma D70 com lente 18-70mm + flash sb22 por  R$1.000,00
Já pesquisei sobre ela e um amigo meu tbm tem e aprova...O que acham?
Rafael Almeida


fabiohj

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
  • Você é aquilo que pensa ser
    • Flicker
Resposta #13 Online: 31 de Julho de 2012, 16:34:55
Não conheço muito Nikon, mas veja se ela não está muito usada. Veja quantos clicks ela já deu para não ter que trocar o obturador assim que comprar.
Canon 60D - Tamron 17-50mm f/2.8 - Canon 50mm f/1.8 II - Canon 18-200mm f/3.5-5.6 - Youngnuo YN 565EX

www.flickr.com/photos/fabiohj


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #14 Online: 31 de Julho de 2012, 20:26:13
(...) e minha experiencia mostra que as pessoas se sentem mais a vontade e ficam criativas vendo seu rosto como vai sair pelo LCD enquanto vc olha pelo viewfinder. (...)

Não... Na boa... Tive que separar esse trecho. Do monte de baboseira que esse cara escreveu até agora em todos os posts dele essa é a mais jedi de TODAS.

Eu tô tentando descobrir qual é esse equipamento... Se é de origem Vulcana, Tellarita ou Klingoniana. Porque desse planeta não deve ser...

Como é que se consegue olhar pelo viewfinder e AO MESMO TEMPO a pessoa se vê no LCD voltado pra ela, se o espelho é rebatido na hora que se aciona o liveview????????????????

Troll burro é uma merda mesmo!!!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova