Autor Tópico: Gostaria de comprar uma câmera nova...  (Lida 3292 vezes)

Olankov

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Online: 30 de Julho de 2012, 21:02:24
   Olá pessoal!

   - Bem, sou novo aqui no fórum, além de também ser novato no mundo da fotografia. Até tenho uma câmera digital (Nikon Coolpix L20), que até hoje me foi muito útil, mas, desejo mudar meu foco, e começar a fazer fotos com melhor qualidade, então vamos aos pontos.
   Não consigo tirar fotos sem tremer um pouco, é muito difícil para mim, e não sei se isso é ou não um pré-requisito para utilizar uma câmera desse tipo. Dessa forma, gostaria de saber se realmente, posso ingressar no mundo das DSLR, mesmo com esse problema.
   Acredito que preciso que a câmera tenha um estabilizador de imagens, ao menos para bater as fotos.
   Estou pesquisando, e vi dois modelos que me agradaram muito, que foram:

•   Canon T3i EOS 600D
•   Nikon D5100

   Já li alguns prós e contras de ambas, mas ainda tenho dúvidas, achei curioso esse link aqui...
   Gostaria de saber, por ser novato nesse mundo, sentirei muito a "falta de um foco nas lentes" da (elas tem foco manual não é isso?) Nikon?
   Qual seria uma lente de valor baixo com esse recurso que eu poderia adquirir? - A lente que acompanha a câmera por exemplo, é boa para bater fotos de paisagens sem perder muito o foco? - Dá para fazer vídeos legais?
   Essas diferenças existentes nas imagens que existem nesse link aqui, são importantes (sei que existe Zoom ali para observar as diferenças, que a olho nu, ao menos para mim não são perceptíveis), mas existem mesmo?
   Ou será, que não estou dando um salto muito grande? - Será que não seria melhor para mim, antes possuir algo um pouco menos complexo?
   São muitas dúvidas, mas gostaria de uma ajuda para não comprar errado, pois, assim como a maioria dos brasileiros, é muito difícil ganhar dinheiro, já gastar nem tanto, hehehe!
   Me indicaram uma:

•   Nikon P510

   Mas, também achei legal:

•   Panasonic FZ150
•   Sony HX200V
•   Canon SX40HS

   Antes de mais nada, fico muito grato pela ajuda.


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Julho de 2012, 21:21:43
Olha, se você busca mais qualidade, saia dessa categoria de SZ (os quatro últimos modelos que citou).
Você pode escolher entre as compactas avançadas, as mirrorless ou as DSLR's. Nesse último caso, as duas que você escreveu são muito boas pra quem vai começar.

Permita-me apenas dizer:

- o estabilizador está nas lentes, e não na câmera
- tanto na D5100 como nas Canon você irá acoplar lentes que possuam motor de foco embutido (todas as lentes da Canon o tem)
- as lentes que vem com o kit são boas, tanto no foco quanto na qualidade. São boas pra vídeos e paisagens sim, são relativamente (e propositalmente) versáteis pra iniciantes

Quanto a qual escolher, costumamos sugerir aos colegas procurarem a oportunidade de pegar os dois modelos nas mãos e, se possível, fazer algumas fotos, algumas configurações rápidas. Uma delas vai lhe agradar mais. "Tecnicamente", as duas se "equivalem", vamos por assim dizer...

Mais um site pra você comparar imagens de amostra dos modelos:

http://www.imaging-resource.com/IMCOMP/COMPS01.HTM

 :ok:


Felipe Dilelis

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 687
  • Sexo: Masculino
    • Felipe Dilelis
Resposta #2 Online: 30 de Julho de 2012, 21:55:50
Querendo gastar um pouco menos, pode pensar em investir ainda na canon t3 ou nikon 3100.


kwanon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Resposta #3 Online: 30 de Julho de 2012, 23:13:27
   Olá pessoal!

   - Bem, sou novo aqui no fórum, além de também ser novato no mundo da fotografia. Até tenho uma câmera digital (Nikon Coolpix L20), que até hoje me foi muito útil, mas, desejo mudar meu foco, e começar a fazer fotos com melhor qualidade, então vamos aos pontos.
   Não consigo tirar fotos sem tremer um pouco, é muito difícil para mim, e não sei se isso é ou não um pré-requisito para utilizar uma câmera desse tipo. Dessa forma, gostaria de saber se realmente, posso ingressar no mundo das DSLR, mesmo com esse problema.
   Acredito que preciso que a câmera tenha um estabilizador de imagens, ao menos para bater as fotos.
   Estou pesquisando, e vi dois modelos que me agradaram muito, que foram:

•   Canon T3i EOS 600D
•   Nikon D5100

   Já li alguns prós e contras de ambas, mas ainda tenho dúvidas, achei curioso esse link aqui...
   Gostaria de saber, por ser novato nesse mundo, sentirei muito a "falta de um foco nas lentes" da (elas tem foco manual não é isso?) Nikon?
   Qual seria uma lente de valor baixo com esse recurso que eu poderia adquirir? - A lente que acompanha a câmera por exemplo, é boa para bater fotos de paisagens sem perder muito o foco? - Dá para fazer vídeos legais?
   Essas diferenças existentes nas imagens que existem nesse link aqui, são importantes (sei que existe Zoom ali para observar as diferenças, que a olho nu, ao menos para mim não são perceptíveis), mas existem mesmo?
   Ou será, que não estou dando um salto muito grande? - Será que não seria melhor para mim, antes possuir algo um pouco menos complexo?
   São muitas dúvidas, mas gostaria de uma ajuda para não comprar errado, pois, assim como a maioria dos brasileiros, é muito difícil ganhar dinheiro, já gastar nem tanto, hehehe!
   Me indicaram uma:

•   Nikon P510

   Mas, também achei legal:

•   Panasonic FZ150
•   Sony HX200V
•   Canon SX40HS

   Antes de mais nada, fico muito grato pela ajuda.

Nas duas D5100 e Canon 600d quem dá o foco AUTOMATICO são as lentes. A nikon tem a opção de lentes mais baratas que são foco manual, mas isto nao se aplica as lentes que vem com as máquinas.
as lentes que vem com as maquinas sao suficientes para se fazer um curso de fotografia e aprender.

Você já escolheu duas cameras bem parecidas. Qualquer opinião entre as duas será discutir time de futebol.

Agora, se vc nao quer aprender fotografia e quer apenas tirar fotos e guardar bons momentos de viagens e ocasioes importantes, pode pegar a Nikon Coolpix P510 que tem 42x zoom com qualidade inferior a D5100 e a 600D mas que atende turismo e tem um zoom absurdamente alto acima de qualquer outra da categoria.
« Última modificação: 30 de Julho de 2012, 23:18:22 por kwanon »
"O que semear a perversidade colherá males; e com a vara da sua própria indignação será extinto. " - Provérbios 22:8


Olankov

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 30 de Julho de 2012, 23:18:12
Vejamos...

Citação de: fs_isa

- tanto na D5100 como nas Canon você irá acoplar lentes que possuam motor de foco embutido (todas as lentes da Canon o tem)


Fico muito grato pela ajuda.

Mas, o motor de foco que você citou também está presente nas lentes do kit da nikon?

Caso não tenha, sentirei muita falta do mesmo?

Quanto ao site que você postou, é muito bom, deu para comparar, e devo dizer que me deixou um pouco mais tendicioso, hehehehe!

Infelizmente aqui na minha cidade não sei se terei a oportunidade de pegar em ambas, aqui é muito complicado, mas irei procurar para tentar conferir.


Citação de: fdilelis

Querendo gastar um pouco menos, pode pensar em investir ainda na canon t3 ou nikon 3100.

Bom você falar, darei uma olhada nessas também.

Mais uma vez, obrigado pela ajuda.


kwanon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Resposta #5 Online: 30 de Julho de 2012, 23:19:58
todas as lentes que vem com qualquer Nikon Digital tem motor na lente. o que tem é pessoas comprando no mercado de usados onde se trocam as lentes com motor por lentes mais simples sem motor
"O que semear a perversidade colherá males; e com a vara da sua própria indignação será extinto. " - Provérbios 22:8


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 30 de Julho de 2012, 23:38:28
Mas, o motor de foco que você citou também está presente nas lentes do kit da nikon?

Sim. As lentes Nikon AF-S possuem motor de foco. As lentes AF não.

Caso não tenha, sentirei muita falta do mesmo?

Eu sentiria. E muuuita.
Quando for comprar uma lente extra (adicional) no futuro, poderá optar pelas sem motor de foco (bem mais baratas). Eu não tenho nenhuma. E tiro o chapéu pra quem faz foco manual e acerta, principalmente com esses viewfinders minúsculos e o live view leeento.

No meu caso (hobby), prefiro investir em lentes com motor de foco.

 :ok:


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 30 de Julho de 2012, 23:57:27
Olankov, tudo começa por um ponto... quanto quer gastar?


Olankov

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 31 de Julho de 2012, 00:27:10
Bem, achei tanto a T3i como a D5100 por preços bastante atrativos...

Na Zamax, tanto a T3i quanto a D5100, estam na faixa dos R$ 2.100,00, então, no máximo isso. No mercado livre, esse valor cai para cerca dos R$ 1.900,00, então, para mim está ótimo.

Mas, não poderei comprar inicialmente uma lente, então, de inicio, terei apenas a lente que acompanha a câmera.

Abraço!


Felipe Dilelis

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 687
  • Sexo: Masculino
    • Felipe Dilelis
Resposta #9 Online: 31 de Julho de 2012, 00:43:43
n'ao se esque;a do cartao de memoria (vale a pena investir em um bom class 10), bolsa para carregar sua cam e se poss[ivel bateria extra e tripe


Olankov

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 31 de Julho de 2012, 03:28:30
Cartão de memória Classe 10 eu já tenho um A-Data de 16 GB, bateria extra e tripé, acho que pode esperar um pouco, agora a bolsa sim, essa não pode faltar mesmo.

Mas, no caso da Nikon D5100, a lente que vem com a câmera não tem motor de foco? - Será que consigo aprender a manuseá-la mesmo sem fazer um curso (não que não queira, é que agora não posso, só posso nas minhas férias mesmo...)  :(

Quanto a lente, uma lente semelhante a que vem com a cam, que tenha motor de foco custa na faixa de quanto?

Obrigado!


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 31 de Julho de 2012, 07:25:16
Cartão de memória Classe 10 eu já tenho um A-Data de 16 GB, bateria extra e tripé, acho que pode esperar um pouco, agora a bolsa sim, essa não pode faltar mesmo.

Mas, no caso da Nikon D5100, a lente que vem com a câmera não tem motor de foco? - Será que consigo aprender a manuseá-la mesmo sem fazer um curso (não que não queira, é que agora não posso, só posso nas minhas férias mesmo...)  :(

Quanto a lente, uma lente semelhante a que vem com a cam, que tenha motor de foco custa na faixa de quanto?

Obrigado!

As lentes do kit (que vem com a cam) possuem motor de foco. Não vai fazer diferença operacional para você.
« Última modificação: 05 de Agosto de 2012, 13:57:20 por Portela 2011 »


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 31 de Julho de 2012, 07:53:19
Mas, no caso da Nikon D5100, a lente que vem com a câmera não tem motor de foco?

Conforme escrevi ontem, tem motor de foco sim, é uma AF-S DX NIKKOR 18-55mm f/3.5-5.6G VR !!! Também tem estabilizador de imagem!

- Será que consigo aprender a manuseá-la mesmo sem fazer um curso (não que não queira, é que agora não posso, só posso nas minhas férias mesmo...)  :(

Se até eu consegui, você também consegue. Ler o manual e aprender alguns fundamentos é essencial. Aqui mesmo (seção Tutoriais) e  Internet afora tem muito material para começar!

Quanto a lente, uma lente semelhante a que vem com a cam, que tenha motor de foco custa na faixa de quanto?

Como já o dissemos, todas as lentes que vem nos kits das câmeras já possuem motor de foco.
« Última modificação: 31 de Julho de 2012, 07:54:45 por fs_isa »


Felipe Dilelis

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 687
  • Sexo: Masculino
    • Felipe Dilelis
Resposta #13 Online: 31 de Julho de 2012, 08:41:52
Cara, curso básico de fotografia é bobeira!
Se você tiver um pouco de disciplina tem muito material bom na internet.
Se comprar um livro então, fica tudo mais didático.
Comprei o livro " O novo Manual de Fotografia - John Hedgecoe". Este livro é utilizado pelo Senac, Nos cursos de fotografia, como material de apoio!
Muito bom livro, recomendo!


Olankov

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 31 de Julho de 2012, 11:21:39
Bem, agradeço a todos pela ajuda, tiraram todas as minhas dúvidas.

Vou tratar de comprar a câmera o quanto antes.

E quanto a indicação do livro fdilelis, irei procurá-lo também, além da leitura e compreensão do manual claro.

Mais uma vez, obrigado!  :ok: