Autor Tópico: Flash embutido e fotometria na CANON T3i no modo manual  (Lida 11866 vezes)

igorcf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Online: 28 de Julho de 2012, 00:01:37
Olá, sou muito novo em fotografia, comprei recentemente ,minha primeira DSLR. Uma canon T3i, porém ao usar a câmera no modo manual, e  ativar o flash embutido me deparo com um problema, pelo menos para mim: O fotômetro parece não estar levando em consideração o uso do flash na hora de fazer a medição da luz, pois com o flash ativado ou não os valores de abertura e velocidade ideais para uma correta exposição determinados pelo fotômetro são os mesmos, independentemente do uso ou não do flash. Lí o manual mas não achei nada a respeito. Por favor, quem souber me ajude por favor! :ok:


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #1 Online: 28 de Julho de 2012, 02:32:35
Quando você usa a câmera no manual, a abertura e a velocidade não vão mudar mesmo, se você usar o flash em TTL ele vai fazer a fotometria e toda a luz que faltar ele vai compensar para a foto sair com exposição correta(em 0) ou a que você setar também no modo manual(-1, +1, etc) lembrando que você tem que decidir qual tipo de medição utilizar também, pontual, matricial, etc...
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


igorcf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 28 de Julho de 2012, 13:48:14
Quando você usa a câmera no manual, a abertura e a velocidade não vão mudar mesmo, se você usar o flash em TTL ele vai fazer a fotometria e toda a luz que faltar ele vai compensar para a foto sair com exposição correta(em 0) ou a que você setar também no modo manual(-1, +1, etc) lembrando que você tem que decidir qual tipo de medição utilizar também, pontual, matricial, etc...

Deixa ver se eu entendi, no modo TTL a fotometria será feita levando-se em consideração o flash?
Porque tipo, quando eu vou fotografar em um ambiente bem escuro sem o flash com uma abertura de f5.6 para setar no 0 eu tenho que botar a velocidade em 5" aí eu ativo o flash e o fotômetro continua determinando que é necessário em f5.6 deixar a velocidade em 5" para ter uma correta exposição. Com o uso do flash embutido eu não deveria reduzir o tempo de exposição? O fotômetro não deveria levar o flash em consideração?


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #3 Online: 28 de Julho de 2012, 13:51:08
Não a logica é ao contrario, o flash q leva em consideração o fotômetro pra medir qta luz vai jogar, quando vc zera o fotometro ta ajustando a fotografia pra sair sem flash
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


igorcf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 28 de Julho de 2012, 14:18:08
Não a logica é ao contrario, o flash q leva em consideração o fotômetro pra medir qta luz vai jogar, quando vc zera o fotometro ta ajustando a fotografia pra sair sem flash
Então ao fotografar eu não preciso deixar em 0? O flash vai automaticamente se ajustar para a exposição que eu determinar?


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #5 Online: 28 de Julho de 2012, 14:23:36
Isso aí, inclusive você pode ajustar a exposição final que o flash dará à foto de -2 a +2 ev se eu não me engano
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


igorcf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 28 de Julho de 2012, 15:05:18
Isso aí, inclusive você pode ajustar a exposição final que o flash dará à foto de -2 a +2 ev se eu não me engano
Brigadão amigo! Tava me matando sem entender isso. rs
E disculpa minha dificuldade para compreender o que vc me explicou, é que eu to de cabeça quente, noite mal dormida e muita coisa pra resolver. Assim fica difícil. rs
Mais uma vez muito obrigado pela força.


Felipe Dilelis

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 687
  • Sexo: Masculino
    • Felipe Dilelis
Resposta #7 Online: 28 de Julho de 2012, 17:51:15
O Mais difícil é saber quando ou não usar o flash e como deixar a iluminação com flash o mais natural possível. Aí sim você vai ver o que é esquentar a cabeça... :D :D :D


igorcf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 28 de Julho de 2012, 18:06:57
Valeu pela dica. É bom eu ir me preparando então, pq assim que der eu vou comprar um flash de "verdade", pq esse embutido não é lá grandes coisas né? rs
Eu fiz um curso no senac RJ de fotografia digital e recebi um pouco de informação sobre quando é bom ou não o uso do flash. Tem horas que usar o flash acaba totalmente com o clima do ambiente, que na maioria das vezes é justamente o que se quer mostrar. Como por exemplo um jantar a luz de velas.rs
Mais sei que não é só isso, tem muito mais coisa pra eu aprender, não é mesmo?


Felipe Dilelis

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 687
  • Sexo: Masculino
    • Felipe Dilelis
Resposta #9 Online: 28 de Julho de 2012, 19:55:51
Rapaz, eu não sou o melhor pra te dizer o quanto temos a aprender. Sei que eu tenho muito o que aprender. Agora um pouquinho off topic, esse curso do senac te ajudou? Em qual estado você fez, e qual o total de horas?


igorcf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 30 de Julho de 2012, 23:06:34
 Ajudou sim, mas a carga horária é muito curta, 36 horas. O professor é muito bom, tivemos umas externas bem bacanas pra por em prática o conteúdo do curso. Só que como o tempo de curso é bem curto, a gente só recebeu uma visão geral de tudo, não nos aprofundamos muito em nada. Mas pra quem não tinha a menor noção de nada foi bom.
 O professor que me deu aula se chama Mardem Nascimento. aqui segue no link o site dele:
http://www.mardennascimento.com.br/
Pelo menos para mim valeu a pena ter feito o curso.
E o local foi no SENAC RIO do bairro de Campo Grande.
« Última modificação: 30 de Julho de 2012, 23:07:30 por igorcf »


Felipe Dilelis

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 687
  • Sexo: Masculino
    • Felipe Dilelis
Resposta #11 Online: 31 de Julho de 2012, 00:47:35
Ajudou sim, mas a carga horária é muito curta, 36 horas. O professor é muito bom, tivemos umas externas bem bacanas pra por em prática o conteúdo do curso. Só que como o tempo de curso é bem curto, a gente só recebeu uma visão geral de tudo, não nos aprofundamos muito em nada. Mas pra quem não tinha a menor noção de nada foi bom.
 O professor que me deu aula se chama Mardem Nascimento. aqui segue no link o site dele:
http://www.mardennascimento.com.br/
Pelo menos para mim valeu a pena ter feito o curso.
E o local foi no SENAC RIO do bairro de Campo Grande.
tabem sou de campo grande. podemos marcarde trocar umas ideiasss


igorcf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 01 de Agosto de 2012, 21:45:19
:D Seria bom sim.  :ok: