Autor Tópico: Fotomontagem em Books - Cafonice ou mal necessário  (Lida 2462 vezes)

jefersonpaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 185
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo em Novo Hamburgo - RS
    • Jeferson Paz Fotografia
Online: 31 de Julho de 2012, 18:46:38
Buenas, gente. Vamos postar aqui opiniões sobre aquilo que pra muitos é uma praga que veio junto com a era digital: a banalização da fotomontagem. Há profissionais que as usam como argumento de venda, outros incentivam os clientes a pedir a inserção de estrelinhas, moldurinhas, corações, marcas d'água, entre outras modificações.
Eu, particularmente só as uso em book infantil e mesmo assim de forma muito discreta, por achar que este é o unico tipo de ensaio que pode combinar com a maioria das montagens. Nos demais ensaios eu sequer lanço essa possibilidade ao cliente. Acho que a tendência é que essa mania caia em desuso e aquela fotografia clean que fica bela já no visor na câmera volte a ser apreciada.

E vocês, o que dizem?
Nikon D7000 / Nikon D3100 | Nikkor Af-s 18-55mm | Nikkor 1.8 Af-s 50mm | Nikon sb700
Twitter: @jefersonpazfoto
Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Jeferson-Paz-Fotografia


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 31 de Julho de 2012, 20:08:59
Cafonice total, a ponto de se aproximar do bizarro/cômico.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 31 de Julho de 2012, 20:18:42
eu tb acho essas montagens mto brega...


Jeff Menezes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 99
  • Sexo: Masculino
    • FFPM
Resposta #3 Online: 01 de Agosto de 2012, 00:45:53
Vc ñ gosta de fundo com aviãozinho? :D
Site em construção...
O meu site é apenas um teste (as fotos não são válidas e não tem visitas).
http://agenciaffpm.com


Pedmend

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 211
    • Pedro Mendes | Fotografia
Resposta #4 Online: 01 de Agosto de 2012, 16:06:38
isso eh muuuuuito barango!! huahauah pqp
mas se tem cliente que gosta, faça.....
www.pmendes.com.br - Fotografia Documental


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #5 Online: 01 de Agosto de 2012, 16:14:59
 :doh: Cafona D+ !!!!
Acredito que se vc não ofereçe, vai moldando seu estilo e seu portifolio sem essa caracteristica e só um desavizado pode eventualemnte te pedir...e ai amigo,  cliente com grana, pode ser cafona o quanto for! rsrsrs faça!

Abraço,
M Rezende


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #6 Online: 01 de Agosto de 2012, 16:21:16
Outro ponto: Devemos tomar cuidado, muito cuidado, junto aos clientes em relação ao que pensamos sobre o que é cafona ou nao, braga ou nao, chic, fine-art e etc...

Gosto vem de vivencias anteriores, de formação, de estudos, de um monte experiencias anteriores que cada ser teve, por isso que existe o dito "gosto nao se discute". Muitas pessoas que podem vir a ser nossos clientes, quando olham para uma foto super obra de arte, P&B, de um grande fotografo do seculo XX, etc...etc e tal, deve pensar: Mas que M é essa que nem ter cor !!!! Nessa foto nem tem gente !!!

Abraço e boa sorte!
M Rezende


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 01 de Agosto de 2012, 16:43:15
Outro ponto: Devemos tomar cuidado, muito cuidado, junto aos clientes em relação ao que pensamos sobre o que é cafona ou nao, braga ou nao, chic, fine-art e etc...

Gosto vem de vivencias anteriores, de formação, de estudos, de um monte experiencias anteriores que cada ser teve, por isso que existe o dito "gosto nao se discute". Muitas pessoas que podem vir a ser nossos clientes, quando olham para uma foto super obra de arte, P&B, de um grande fotografo do seculo XX, etc...etc e tal, deve pensar: Mas que M é essa que nem ter cor !!!! Nessa foto nem tem gente !!!

Abraço e boa sorte!
M Rezende

Concordo!
Eu não costumo ficar oferecendo, mas se o cliente pede, não nego, a menos que seja algo muuuito feio mesmo, aí não tem jeito, tem que conversar e explicar.
Mas uma bordinha colorida, um fundo degradezinho, nao vai matar ninguém e vai deixar o cliente satisfeito. Ainda que não saia do nosso jeito.


jefersonpaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 185
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo em Novo Hamburgo - RS
    • Jeferson Paz Fotografia
Resposta #8 Online: 01 de Agosto de 2012, 18:01:53
Outro ponto: Devemos tomar cuidado, muito cuidado, junto aos clientes em relação ao que pensamos sobre o que é cafona ou nao, braga ou nao, chic, fine-art e etc...

Gosto vem de vivencias anteriores, de formação, de estudos, de um monte experiencias anteriores que cada ser teve, por isso que existe o dito "gosto nao se discute". Muitas pessoas que podem vir a ser nossos clientes, quando olham para uma foto super obra de arte, P&B, de um grande fotografo do seculo XX, etc...etc e tal, deve pensar: Mas que M é essa que nem ter cor !!!! Nessa foto nem tem gente !!!

Abraço e boa sorte!
M Rezende

Ah, com certeza. Ninguém precisa ser tão radical. Eu não ofereço, mas se pedirem eu faço algo bem limpo. E se for algo muito grotesco, tipo, inserir uma praia atras do modelo eu nego mesmo, afinal é meu nome que estará ligado àquela obra.
Nikon D7000 / Nikon D3100 | Nikkor Af-s 18-55mm | Nikkor 1.8 Af-s 50mm | Nikon sb700
Twitter: @jefersonpazfoto
Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Jeferson-Paz-Fotografia


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #9 Online: 01 de Agosto de 2012, 19:50:02
Não sou profissional (ainda bem), mas se fosse não faria absolutamente nada que não gostasse. Se o pedido do cliente não puder ser inserido em meu porfólio pessoal, me negaria a fazer sem nem pensar 2 vezes.
É radical? Sim, é. Perderia clientes? Muito provavelmente sim, perderia clientes. Morreria de fome porque um cliente foi embora com minha recusa? Não, não tenho medo de trabalho.
Agora, vilipendiar o que EU acredito com sendo de bom gosto porque um cliente endinheirado quer um troço tosco, bizarro, porco, ridículo e outros adjetivos pouco lisonjeiros? Nem se ele pagar 2-3 vezes mais do que normalmente eu cobraria.

Acho que nós fotógrafos tem que ter em mente que o cliente chega até nós de várias formas distintas (site, folder, cartão, boca a boca, etc...), mas basicamente de 2 formas principais e quase sempre com um ponto de convergência. Site e boca a boca... E o ponto de convergência é olhar nosso portfólio. EU faço bem aquilo que tá no portfólio. Aquele tipo de foto consigo obter com facilidade, mesmo sendo uma foto tecnicamente complexa. Sei reproduzir a luz, as cores, as transições de tons, a PP... E o conjunto desses conhecimentos oferto em formas de fotografia. É AQUELA fotografia que eu vendo. Qualquer outra coisa é algo fora de nossa competência e é um imenso risco aceitar um job que não dominamos. Da mesma forma é um imenso risco aceitar fazer um troço com o qual não concordamos esteticamente só porque o cliente paga bem.

Não podemos esquecer: O boca a boca é uma das formas mais eficientes de propaganda.

Se o fotógrafo aceita um troço desses, corre o sério risco de começar a "chover" clientes com o mesmo "bom gosto" e você ficar taxado de "o fotógrafo das montagens"

É o que penso!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Pedmend

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 211
    • Pedro Mendes | Fotografia
Resposta #10 Online: 01 de Agosto de 2012, 20:52:23
outra coisa q esqueci de falar... nao sei se falaram acima.....

se vc for fazer isso pra um ou outro cliente, acho que nao deve publicar esse tipo de foto.. pq outros clientes certamente vao achar barango e isso de certa forma desvalorizará seu trabalho nos olhos deles
www.pmendes.com.br - Fotografia Documental


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #11 Online: 01 de Agosto de 2012, 20:59:21
nunca usei essas babaquices!!, jamais vou a usar.
Nenhum cliente nunca me pediu isso,sorte!?!
abs.


jefersonpaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 185
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo em Novo Hamburgo - RS
    • Jeferson Paz Fotografia
Resposta #12 Online: 01 de Agosto de 2012, 21:31:24
Até hoje só aconteceu uma vez num book infantil e apenas numa foto. Mas era uma montagem ao menos aceitavel porque tinha o tema do aniversário da criança. Mas já neguei muita coisa, deixei de vender também por isso. Não aceito deixar uma gorda totalmente sem dobrinhas, um velho totalmente sem rugas. Procuro deixar no site as fotos que tem bem a minha cara mesmo, meu estilo pra depois não chegarem aqui querendo transformar meu trabalho em qualquer coisa.
Nikon D7000 / Nikon D3100 | Nikkor Af-s 18-55mm | Nikkor 1.8 Af-s 50mm | Nikon sb700
Twitter: @jefersonpazfoto
Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Jeferson-Paz-Fotografia


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #13 Online: 02 de Agosto de 2012, 00:42:21
Nunca fiz e pretendo não fazer. Mesmo se me pedirem.

Mas já fiz algumas coisas que pensei não ficar bacana a pedidos do cliente. Nada que comprometa um ensaio inteiro mas uma foto ou outra.

Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya