Autor Tópico: Corpo não selado  (Lida 4589 vezes)

juliocesarmoura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Online: 31 de Julho de 2012, 20:57:03
Uma coisa que esta me preocupando é que na minha região nessa epoca é muito umido: sereno, neblina, etc... eu tenho uma CANON T3 e ate onde sei ela não é selada. Tiro muitas fotos ao relento  e como consequencia ela fica exposta a muita umidade, o que quero saber é se isso prejudica ( a curto e a longo tempo ) o corpo ( externo e interno ) e o desempenho dela.
Quais os cuidados que devo ter para manter a vida util da camera?
A câmera não faz diferença nenhuma. Todas elas gravam o que você está vendo. Mas você precisa VER!


Felipe Dilelis

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 687
  • Sexo: Masculino
    • Felipe Dilelis
Resposta #1 Online: 31 de Julho de 2012, 21:25:49
Também tenho uma t3!
Acompanhando o tópico para ficar informado!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 31 de Julho de 2012, 21:35:09
Se a umidade relativa do ar for muito grande e depois de ficar "ao relento" você passa para um ambiente quente (como o interior de sua casa, p. ex.) pode haver condensação interna e isso prejudicar os componentes eletrônicos da cam a médio prazo.
Fora a própria condensação interna na lente que é de imediato percebida na hora de fotografar.

O ideal é corpo selado (mesmo o resistente pode dar problemas nessas condições).

2 coisas podem ser feitas para amenizar...
Assim que voltar pra casa, colocar num case com bastante silica desecante em gel com cobalto, para "chupar" toda a umidade que houver no interior da cam.
E usar filme plástico na junção da lente baioneta e ao redor do corpo como um todo. Fica toscão, mas é uma saída válida para minorar o problema.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


juliocesarmoura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 31 de Julho de 2012, 21:54:54
Valeu Hyde;
mais uma questão o "frio em si" ( geada, neve, temperaturas perto de 0º é um fator a mais ou o problema é a umidade relativa mesmo?
A câmera não faz diferença nenhuma. Todas elas gravam o que você está vendo. Mas você precisa VER!


Felipe Dilelis

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 687
  • Sexo: Masculino
    • Felipe Dilelis
Resposta #4 Online: 31 de Julho de 2012, 21:56:02
Acho melhor deixar ela estragar com o tempo! kkkkkkk
Essa do plástico aí eu não tenho coragem não hyde.
To quase animando na 60d. Essa é selada neh?


juliocesarmoura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 31 de Julho de 2012, 22:07:17
kkkkkkkkkk acho que não;
certo que daqui alguns dias vou fazer um upgrade e pegar uma 7D, não quero acabar com a T3 ja que vai continuar sendo muito utilizada;
a 60D tem corpo de aluminio que é mais resistente, porem, mesmo assim não é indestrutivel, o negocio é deixar o equipamento em uma caixa transparente com silica para tirar a umidade;
minha preocupação era pelo motivo do uso da camera em meio a umidade constante ( neblina, sereno, neve, geada, entre outros ) o que certamente afeta na vida util do equipamento.;
A câmera não faz diferença nenhuma. Todas elas gravam o que você está vendo. Mas você precisa VER!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #6 Online: 31 de Julho de 2012, 22:07:57
Valeu Hyde;
mais uma questão o "frio em si" ( geada, neve, temperaturas perto de 0º é um fator a mais ou o problema é a umidade relativa mesmo?

Dá uma olhada nas especificações constantes do manual.
ACHO que todas as DSLR atuais de todos os fabricantes trabalham até o 0º C.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #7 Online: 31 de Julho de 2012, 22:11:49
Acho melhor deixar ela estragar com o tempo! kkkkkkk
Essa do plástico aí eu não tenho coragem não hyde.
To quase animando na 60d. Essa é selada neh?

Resistente, não selada.
Segura uma chuva leve a moderada, mas não segura um temporal.

A resistência ou selamento não tem relação direta com o plástico, alumínio ou magnésio.

Quanto mais TOP a cam, mais resistente o material e, naturalmente, melhor o selamento. Mas uma coisa não tem relação direta com a outra. Em tese (embora na prática não há) nada impediria que se fabricasse uma cam selada de plástico. Até porque, em todas, o material do exterior do corpo é policarbonato (plástico) e borracha.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #8 Online: 01 de Agosto de 2012, 08:24:36
não conheço um lugar habitado no Brasil onde essa condição adversa relatada seja permanente, e não temporária..

e sendo uma condição temporária, não vejo problema nenhum com isso, nem mesmo uma medida de cautela...



Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #9 Online: 01 de Agosto de 2012, 08:25:40
Se a umidade relativa do ar for muito grande e depois de ficar "ao relento" você passa para um ambiente quente (como o interior de sua casa, p. ex.) pode haver condensação interna e isso prejudicar os componentes eletrônicos da cam a médio prazo.
Fora a própria condensação interna na lente que é de imediato percebida na hora de fotografar.

O ideal é corpo selado (mesmo o resistente pode dar problemas nessas condições).

2 coisas podem ser feitas para amenizar...
Assim que voltar pra casa, colocar num case com bastante silica desecante em gel com cobalto, para "chupar" toda a umidade que houver no interior da cam.
E usar filme plástico na junção da lente baioneta e ao redor do corpo como um todo. Fica toscão, mas é uma saída válida para minorar o problema.

2 detalhes que acabei não falando...

De nada adianta selar o corpo com filme plástico ou trabalhar com um corpo selado se a lente tb não for selada.

E no caso de se optar por colocar a cam num case com sílica, se tiver muita silica para fazer "chupar" a umidade como falei anteriormente, não se pode deixar a cam muito tempo guardada nesse ambiente. É que se a umidade estiver muito baixa ressecará as borrachas. Então o ideal é: escolheu a opção de criar um case com muita sílica, deixe a cam 24 horas dentro dele, depois retire a maior parte da sílica ou recoloque a cam num outro ambiente que tenha a umidade próxima a 35%. Abaixo disso as borrachas endurecerão.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #10 Online: 01 de Agosto de 2012, 08:26:45
não conheço um lugar habitado no Brasil onde essa condição adversa relatada seja permanente, e não temporária..

e sendo uma condição temporária, não vejo problema nenhum com isso, nem mesmo uma medida de cautela...



Luciano, na Amazônia o bicho pega.
Lá o truque é colocar tudo dentro de caixas de isopor.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #11 Online: 01 de Agosto de 2012, 08:33:11
Luciano, na Amazônia o bicho pega.
Lá o truque é colocar tudo dentro de caixas de isopor.

bom... lá no meio realmente é... então corrigindo,

Citar

não conheço um lugar habitado no Brasil fora a Amazônia onde essa condição adversa relatada seja permanente, e não temporária..

e sendo uma condição temporária, não vejo problema nenhum com isso, nem mesmo uma medida de cautela...


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 01 de Agosto de 2012, 08:40:21
Mata Atlântica tb é bem complicado durante uns 6 meses do ano. Ao menos no sul da Bahia é bem úmido nas pequenas cidades encravadas no meio dos restos de Mata que ainda há.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


juliocesarmoura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 01 de Agosto de 2012, 09:44:13
Pois é, mata atlântica onde chove praticamente todos os dias deve ser bem complicado, aqui na região oeste de Santa Catarina o problema mesmo é o inverno, chove muito, muita umidade e frio, chega a dar dó dos equipamentos nessa epoca.
A câmera não faz diferença nenhuma. Todas elas gravam o que você está vendo. Mas você precisa VER!


Pedmend

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 211
    • Pedro Mendes | Fotografia
Resposta #14 Online: 01 de Agosto de 2012, 15:59:04
hyde, o q eh essa parada do cobalto? ja vem normalmente nessas silicas à venda por ai ou eh algo especial? o que muda? nunca tinha ouvido falar....

ou eh aquela substancia que colore a silica e indica qdo ela ta saturada?
www.pmendes.com.br - Fotografia Documental