Autor Tópico: Resistência das Dslr e Manutenção Preventiva.  (Lida 3025 vezes)

Schinke

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
Online: 04 de Maio de 2006, 00:15:52
Colegas, tenho praticamente certeza que já foi discutido este assunto aqui, mas não consigo achar o tópico, fica dando erro, mas se alguem poder dar uma opnião aqui mesmo agradeço.

Lembro de ter visto algo sobre a vida útil das cameras, e que uma Dslr tem uma resistência inferior a uma compact na questão de número de clicks. Que uma Nikon por exemplo duraria uns 10.000 ou 15.000 clicks e que uma compacta não se faz ideia por ser mais resistente.

Antes até achava que esses 15.000 clicks fosse algo muito difícil de se alcançar, mas já vi muita gente que em 6 meses de uso já possui mais de 3000 clicks. Até vi um comentário do Xiru no orkut sobre a comparação com rolos de filmes,  mas o detalhe que em digitais imagino que vc acabe se emplogando, e de repente vc tira mesmo esse tanto de fotos num tempo curto.

Eu to muito a fim de comprar uma D50. Mas o que acontece com a camera quando chega nesse valor de clicks ?

- É o obturador que tem que ser trocado ? Isso é caro ?
- Existem outras peças que sofrem desgastes e tem que ser trocadas além do obturador ?

- E sobre manutenção preventiva, li o manual da D50, e la diz para enviar para revisão periódicamente, para limpeza. Vocês fazem isso ? Já vi comentários de pessoas que tem lentes com grande range para evitar sujar o sensor, é tão serio assim isso de remover a lente e entrar poeira ?

Um abraço
« Última modificação: 04 de Maio de 2006, 00:22:27 por Schinke »


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #1 Online: 04 de Maio de 2006, 01:03:07
Olha, o numero de clicks de uma dSLR e muito, mas muito superior ao de uma compacta. O que acontece quando chega nesse numero pode variar. Segundo informações, pode acontecer erro no auto foco por exemplo, mas nada que de um dia para o outro o foco esteja totalmente errado. É apenas um pequeno desvio que vai aumentando gradualmente.

Pelo que sei, a 300D e a XT são mais criticas, porque possuem o pino guia do auto foco de plastico, e por volta de 20000 clicks ele pode quebrar. Mas não é nada absurdo o seu conserto. Se não me engano, algo em torno de R$200, e ainda trocam por um de metal que dura muito mais.

Mas existem pessoas de sorte e que acabam se tornando defensoras ferrenhas como o Renato(Neocosmo) que ja deve ter passado dos 70000 clicks com uma 300D.

E se quer ainda mais resistencia, as tops como a D2x e a Mark II Ds passam facil dos 200000clicks...

Quantoa a manutenção...com a troca de lentes, pode sim sujar o sensor da camera, isso é normal. Basta mandar limpar. Deixei hoje a minha D50 na T.Tanaka pra limpar, ficou R$75,00. E fiquei sabendo hoje que agora eles tem uma assinatura anual: R$250,00, pra limpar quantas vezes quiser. Acho que da proxima vez vou fazer essa assinatura e mandar limpar mensalmente, eheheheh...

Em tempo: se não me engano, a previsao da D50 também é 20K clicks. Compactas talvez sejam ditas terem maior vida util porque o consumidor é menos exigente, então não liga quando gradualmente ela começa a errar o foco. Mas já fiquei sabendo de pessoas que em 6meses tiveram que trocar de compacta por ja terem usado demais. Eu mesmo tenho uma Sony V3 que ta por volta de 7K clicks e já precisa ir pro concerto :(
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


nelson161

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
Resposta #2 Online: 04 de Maio de 2006, 09:15:23
Schinke, compra tua D50 e nem pense no número de clic's.
Já ouví falar em mais de 40mil, também em menos de 1000. Depende muito do fotógrafo e parece estar relacionado à velocidade de disparo.
O tema inclusive foi reportagem da Fotografe Melhor de 3 ou 4 meses atrás. Pelo que me lembro, tem endereços e valores.
Segundo o Tales, não fica tão caro, considerando o valor do equipamento.
 
Nelson161
NIKON D50
OLYMPUS D540
KODAK XERETA


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #3 Online: 04 de Maio de 2006, 10:59:43
Citar
Olha, o numero de clicks de uma dSLR e muito, mas muito superior ao de uma compacta.
Depende muito da compacta. Pode até ser superior a uma P32, mas duvido que uma Rebel XT dure mais que uma F828, por exemplo. Vale lembrar que o sistema da compacta é bem mais simples. Quanto menos peças, menos coisas pra quebrar :)  
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #4 Online: 04 de Maio de 2006, 11:50:17
Sobre assistência da Nikon:

Tá, sei que autorizada mesmo, só a P.Panaka. Mas será que pra uma "simples" limpeza de sensor, precisa ser com eles? Porque moro no RS, fica um pé no saco mandar a câmera até SP só pra isso, sabendo que há boas assistências em Porto Alegre. O que voces acham?


E já ouvi falar muito da demora da P.Panaka em devolver o equipamento. 2 meses, 3 meses. Mas não sei se isso era em caso de conserto ou até mesmo em casos de limpeza. Alguém sabe informar?
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS