Autor Tópico: Lightroom, existe como cortar a foto sem diminuir as proporções da imagens?  (Lida 15617 vezes)

Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Não entendi direito, você quer fazer corte em uma imagem ou em varias aproveitando o mesmo tamanho? :ponder:

Em uma imagem só, tipo... Eu seleciono a proporção que eu quero utilizar para fazer o corte e deixo aquele cadeado fechado, para ficar "travado" naquela proporção, só que quando eu começo a movimentar o cursor para fazer o corte, ele altera a proporção, às vezes para "original", às vezes para "como fotografado" e outras para "personalizado", ou seja, não consigo usar a proporção que eu escolhi.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Em uma imagem só, tipo... Eu seleciono a proporção que eu quero utilizar para fazer o corte e deixo aquele cadeado fechado, para ficar "travado" naquela proporção, só que quando eu começo a movimentar o cursor para fazer o corte, ele altera a proporção, às vezes para "original", às vezes para "como fotografado" e outras para "personalizado", ou seja, não consigo usar a proporção que eu escolhi.

Dani fiz uns testes aqui com meu LR5 e não tive problemas, fui na ferramenta Sobreposição de Corte(R), no menu da ferramenta cliquei no cadeado, abri ele e cliquei sobre a opção do lado esquerdo dele "Como Fotografado", no menu que abriu, escolhi a última opção "Inserir Personalizado...", coloquei as medidas que eu quis e automaticamente o cadeado se fecha com aquela medida inserida. Eu arrasto a medida pela foto e ela sempre se mantém.

Não sei qual a versão do seu LR, pode ser algum bug. Tenta reproduzir esses passos que fiz e veja se dá certo. :ok:
Fábio Pedro.


iuricarraro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 16 de Março de 2016, 11:47:26
Wanderson_rf, tudo bem. Talvez a tua dúvida já tenha sido sanada, mas vou deixar a explicação para a posteridade.

Quando utilizamos a ferramenta de corte (crop) no Ligthroom estamos mexendo com proporções, exemplo:
Se tu insere uma proporção, muito comum na fotografia, 10x15 significa que você poderá também imprimir a mesma foto, sem cortes inesperados na fotografia de papel, no tamanho 20x30. A ferramenta trabalha com proporções e não exatamente com medidas reais em centímetro. A prova disso é que se tu quiser fazer um crop de uma foto em HD pra postar no Facebook tu irá inserir os valores de 1280x720, mas o Lightroom irá salvar a proporção 16:9.

Outra coisa é, quando ocorre o crop, vocês está retirando da foto final informações/pixel que estavam na fotografia original, ou seja, se a tua foto tinha 6Mp (3000 pixels x 2000 pixels), e tu fizer um recorte nela e exporta-la, ela não terá mais os mesmos 3000 pixels por 2000 pixels. A foto também fica com tamanho menor em MB.

Não sei se ficou claro, qualquer coisa é só responder ai.

Abraço!
Nikon D7200
 +- NIKKOR 55-200mm f/4-5.6G ED IF AF-S DX VR
 +- NIKKOR 50mm f/1.8G AF-S
 +- SIGMA 17-50mm f/2.8 EX DC OS HSM FLD