Autor Tópico: Dúvida sobre uma lente para fotos still  (Lida 10524 vezes)

igorrgomes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Online: 01 de Agosto de 2012, 13:29:07
Boa tarde,

Amigos vou comprar uma Canon T4i e optei por não comprar a lente kit pois estou querendo uma lente que seja aberta o suficiente para filmar em ambientes escuros e que seja possível bater fotos still em que o produto esteja por completo dentro da profundidade de campo. Escolhi uma lente EF 28mm 2.8 e mais um softbox,  28mm pra compensar o corte da T4i e 2.8 pra ser um pouco mais iluminada que a lente kit. Gostaria de saber da opinião de vocês se ela é uma lente boa para fotos still de produtos de pequeno porte? Do contrário, qual lente vocês indicariam?

Obrigado.


Rony Slm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 407
  • www.flickr.com/photos/rnslm
    • www.flickr.com/photos/rnslm/
Resposta #1 Online: 01 de Agosto de 2012, 13:49:45
Bom, na minha opinião, pra still, a lente do kit é o suficiente, pq usaria bem fechada para ter bastante profundidade... vi otimas fotos com a 18-55...
a 28 2.8 é ótima, mas no seu lugar eu pagaria junto com a do kit uma 50 1.8, q é mais clara e é bem barata.
5D MK iii, Canon 7DII chegando,  Canon 70-200 2.8 IS;  Canon 50  1,4; Canon 24-105 4;Canon EF 17-40 4; Canon 8-15  4; Sigma 150-500 5/6,3; Canon 28-135:Canon 100 2.8 macro, Canon eos M + 18-55 STM


mateus

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
Resposta #2 Online: 01 de Agosto de 2012, 13:53:05
Se é um produto pequeno, acho que da pra ir de 50mm. Talvez a 28mm distorça um pouco.
Tem uma imagem aqui no fórum que mostra a distorção nas respectivas distâncias focais. Não to achando agora mas vale a pena dar uma olhada.



sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #3 Online: 01 de Agosto de 2012, 14:09:06
Se é um produto pequeno, acho que da pra ir de 50mm. Talvez a 28mm distorça um pouco.
Tem uma imagem aqui no fórum que mostra a distorção nas respectivas distâncias focais. Não to achando agora mas vale a pena dar uma olhada.

O Mateus roubou as palavras da minha boca! A 28mm, a curta distância, distorce um pouco. Melhor é a boa e velha 50mm 1.8, que além de barata, tem ótima qualidade e não vai dar tanta distorção... Abraço!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


igorrgomes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #4 Online: 02 de Agosto de 2012, 08:36:37
Pois é, eu imaginei que o fator corte da T4i pudesse compensar a distorção. Mas pelo que eu tou vendo o melhor a se fazer mesmo é comprar dois tipos de lente, uma aberta pra filmar e outra fechada para foto macro cujo o objeto fique todo em foco.

Eu bati umas fotos com a T3i de um amigo + lente kit a 50mm, e a foto fica  com uma leve distorção barrel. Alguém conhece então uma lente melhor para macro? Que de pra bater com uma boa profundidade de campo?


mateus

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
Resposta #5 Online: 02 de Agosto de 2012, 09:07:45
Pois é, eu imaginei que o fator corte da T4i pudesse compensar a distorção. Mas pelo que eu tou vendo o melhor a se fazer mesmo é comprar dois tipos de lente, uma aberta pra filmar e outra fechada para foto macro cujo o objeto fique todo em foco.

Eu bati umas fotos com a T3i de um amigo + lente kit a 50mm, e a foto fica  com uma leve distorção barrel. Alguém conhece então uma lente melhor para macro? Que de pra bater com uma boa profundidade de campo?

Particularmente eu nunca usei, mas sempre vejo o pessoal recomendando a Canon 100mm 2.8.


jjvgarcia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.351
  • Sexo: Masculino
    • jjvg.me
Resposta #6 Online: 02 de Agosto de 2012, 11:21:39
Pois é, eu imaginei que o fator corte da T4i pudesse compensar a distorção. Mas pelo que eu tou vendo o melhor a se fazer mesmo é comprar dois tipos de lente, uma aberta pra filmar e outra fechada para foto macro cujo o objeto fique todo em foco.

Eu bati umas fotos com a T3i de um amigo + lente kit a 50mm, e a foto fica  com uma leve distorção barrel. Alguém conhece então uma lente melhor para macro? Que de pra bater com uma boa profundidade de campo?

Tem a EF 50mm f/2.5 macro. Nunca usei, mas dizem que é muito boa, e por ser macro deve dar uma boa nitidez. Tem abertura minima f/32 que dá uma boa profundidade de campo.


Yoshii

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 12 de Agosto de 2012, 09:30:38
Igor, tudo bom?

Sou fotografo de still e so uso objetivas macro, mesmo que o produto seja grande.
A 100mm em uma camera croppada vira 160mm proporcionando q vc tire fotos a uma boa distancia, com isso vc ganha menos distorção e não corre o risco do seu reflexo sair em objetos reflexivos como vidros e metais.
Analisando o MTF da 100mm 2.8L macro verifica-se a qualidade da nitidez deste modelo, uma das melhores da serie L.
Para Still, objetivas zoom, nem pensar...
Não iria de 50mm. Outra excelente opção eh a 180mm macro, mas so compensa o investimento se vc for fotografar muuuito.

Um abraco


lgmmachado

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #8 Online: 12 de Agosto de 2012, 17:26:03
Fotos de Still opte por lentes macro. 50 2.5 Macro ou 100 2.8 Macro.
Lentes meia tele a wide, como citado podem distorcer os objetos, principalmente os menores.

Muito importante dar uma atencao especial a iluminacao neste tipo de fotografia.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #9 Online: 14 de Agosto de 2012, 21:54:48
Foto still de produto pequeno não tem jeito. vai precisar de lente Macro...

50mm f/2.5 , 60mm macro e 100mm macro acho que são as opções. Das 3 só usei até hoje a 100mm macro (não L) emprestada e gosto bastante dela. Se um dia eu comprar uma macro vai ser essa pela distância maior ao objeto fotografado e menor distorção que as  outras duas.

Eu mesmo, tenho camera com 4 lentes no kit (24-35-50 e 85mm) e pra fazer fotos still de produtos pra minha loja tenho que fazer com a compacta G12... Como é pra internet, formato pequeno tá valendo...
« Última modificação: 14 de Agosto de 2012, 21:56:54 por Luciano.Queiroz »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #10 Online: 14 de Agosto de 2012, 22:02:29
Pois é, eu imaginei que o fator corte da T4i pudesse compensar a distorção. Mas pelo que eu tou vendo o melhor a se fazer mesmo é comprar dois tipos de lente, uma aberta pra filmar e outra fechada para foto macro cujo o objeto fique todo em foco.

Eu bati umas fotos com a T3i de um amigo + lente kit a 50mm, e a foto fica  com uma leve distorção barrel. Alguém conhece então uma lente melhor para macro? Que de pra bater com uma boa profundidade de campo?

Distorção é causada pela lente e não pela câmera. Então, nenhuma câmera vai tirar a distorção que a lente causou...

Profundidade de Campo alta é determinada pela pequena abertura... isso teoricamente qualquer lente faz.

O problema é que se não for macro, você não consegue se aproximar do objeto e acaba tendo que recortar uma grande área da foto, perdendo qualidade de saída.. Dependendo do tamanho do objeto vc faz uma foto de 18Mp e acaba saindo com um formato final após o recorte com algo por exemplo entre 0,8 e 0,3 Mpixel.
« Última modificação: 14 de Agosto de 2012, 22:03:03 por Luciano.Queiroz »


CGS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
  • Carpe Diem!
Resposta #11 Online: 15 de Agosto de 2012, 10:16:57
Distorção é causada pela lente e não pela câmera. Então, nenhuma câmera vai tirar a distorção que a lente causou...

Luciano

Qto à distorção ser imposta pela lente, por ser uma caracterítica intrínseca, concordamos, entretanto, entendo que em APS-C, o efeito é minimizado. Abri recentemente o tópico "DISTORÇÃO EM FF MAIOR QUE EM APS-C?", onde relacionei as distorções da EF 50mm F1.4 USM, obtidas de um review:

FF
Short edge +1.33% | long edge +0.26% (barrel)

APS-C
Short edge +0.54% | long edge: +0.04% (barrel)

Podemos continuar a discussão!

Abraços

Canon T3i | Canon EF-S 18-200mm F3.5-5.6 IS  | Canon EF 50mm F1.4 USM | Canon EF 24-105 F4L IS USM | EW-78D | ES-71II
Emotions that flow through lenses

http://www.flickr.com/photos/charlesgomes


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #12 Online: 15 de Agosto de 2012, 10:43:54
Luciano

Qto à distorção ser imposta pela lente, por ser uma caracterítica intrínseca, concordamos, entretanto, entendo que em APS-C, o efeito é minimizado. Abri recentemente o tópico "DISTORÇÃO EM FF MAIOR QUE EM APS-C?", onde relacionei as distorções da EF 50mm F1.4 USM, obtidas de um review:

FF
Short edge +1.33% | long edge +0.26% (barrel)

APS-C
Short edge +0.54% | long edge: +0.04% (barrel)

Podemos continuar a discussão!

Abraços

Eu até concordo que pegando somente parte da imagem no centro (o que um sensor APS-C faz) diminui a distocão.. é que acho que não é o caso aqui...

Se pra still ele comprar uma 50mm e aproximar bastante do objeto, vai ter muito mais distorção que uma 100mm por exemplo.. é nesse ponto que baseei minha resposta pra ele..


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #13 Online: 15 de Agosto de 2012, 21:01:56
Vcs estão se atendo às distorções geométricas... Concordo que elas são minimizadas pelo crop relacionado ao sensor APS-C.
Mas há um detalhe importante a ser observado em still. Utilizar lente de DF mais curta (digamos abaixo de 35mm), além do inconveniente da distorção geométrica (que pode ser minimizado, mas não anulado) pelo uso de um sensor APS-C há a distorção da perspectiva pelo uso de uma GA muito próxima ao objeto.
O uso de normal ou meia-tele é mais adequado, na maioria das vezes, por quem desconhece ou não sabe lidar com as distorções de perspectivas. E quanto mais afastado possível do objeto, melhor.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #14 Online: 16 de Agosto de 2012, 07:56:31
Vcs estão se atendo às distorções geométricas... Concordo que elas são minimizadas pelo crop relacionado ao sensor APS-C.
Mas há um detalhe importante a ser observado em still. Utilizar lente de DF mais curta (digamos abaixo de 35mm), além do inconveniente da distorção geométrica (que pode ser minimizado, mas não anulado) pelo uso de um sensor APS-C há a distorção da perspectiva pelo uso de uma GA muito próxima ao objeto.
O uso de normal ou meia-tele é mais adequado, na maioria das vezes, por quem desconhece ou não sabe lidar com as distorções de perspectivas. E quanto mais afastado possível do objeto, melhor.

perfeito.. é isso que eu queria dizer e não consegui! rs..  :ok: