Autor Tópico: Dúvida sobre uma lente para fotos still  (Lida 10522 vezes)

jhonnyprojetos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #15 Online: 11 de Maio de 2018, 12:58:36
E para foto still de produtos maiores, móveis por exemplo que é minha necessidade, trabalho a anos com Render 3D, mas tenho atualmente uma boa demanda de produtos em que a foto iria deixar tudo mais rápido, posso fotografar uma poltrona por ex e fazer no entorno dela o ambiente com o render, e mesmo alguns fundos infinitos para compor os catálogos.
Mas sou designer e artista 3D, gostaria de uma opinião de vocês quanto a isso, que lente me indicariam para fotografar esse tipo de produto? cadeiras, poltronas, sofás, armários...







Foto still de produto pequeno não tem jeito. vai precisar de lente Macro...

50mm f/2.5 , 60mm macro e 100mm macro acho que são as opções. Das 3 só usei até hoje a 100mm macro (não L) emprestada e gosto bastante dela. Se um dia eu comprar uma macro vai ser essa pela distância maior ao objeto fotografado e menor distorção que as  outras duas.

Eu mesmo, tenho camera com 4 lentes no kit (24-35-50 e 85mm) e pra fazer fotos still de produtos pra minha loja tenho que fazer com a compacta G12... Como é pra internet, formato pequeno tá valendo...


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 11 de Maio de 2018, 13:19:19
E para foto still de produtos maiores, móveis por exemplo que é minha necessidade, trabalho a anos com Render 3D, mas tenho atualmente uma boa demanda de produtos em que a foto iria deixar tudo mais rápido, posso fotografar uma poltrona por ex e fazer no entorno dela o ambiente com o render, e mesmo alguns fundos infinitos para compor os catálogos.
Mas sou designer e artista 3D, gostaria de uma opinião de vocês quanto a isso, que lente me indicariam para fotografar esse tipo de produto? cadeiras, poltronas, sofás, armários...

Bem, aí depende da cena toda que vc vai compor.

No software 3D já tem uma dica, de onde vc posiciona a sua câmera e renderiza, da distância focal utilizada. Isso se você tiver a condição de se posicionar na mesma distância. Um problema pode ser o espaço disponível para fazer a foto.

O Objeto pode ficar um pouco distorcido demais se usar uma grande angular próxima ao produto. Isso pode ser ruim, dependendo do caso. Na maioria das situações vc vai ficar entre os 24 e os 80mm, então uma 24-70 F4 seria uma excelente escolha, na minha opinião.

Eu uso o seguinte workflow quando clico um produto. Sem pensar em câmeras ou objetivas, eu passeio em volta do objeto, ma afastando e me aproximando, até que eu o veja com um ângulo e distância que o valorize, levo em conta o ponto de vista que em geral uma pessoa o observa, altero isso para valorizar determinadas características, por exemplo, se visto mais de baixo, ele fica mais imponente, etc. Depois que decido meu ponto de vista, eu uso a objetiva apenas como ferramenta de crop do que está em volta. E só a partir daí que começo a pensar em luz. 
« Última modificação: 11 de Maio de 2018, 13:22:17 por Claudio Rombauer »