Autor Tópico: Longa Exposição e Ruídos  (Lida 1648 vezes)

Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Online: 18 de Maio de 2006, 13:18:19
Um dos meus grandes prazeres, em fotografia, sempre foi levantar de madrugada para fazer fotografia noturna, principalmente de paisagens. Mas, ao migrar para a fotografia digital, me deparei com a questão do ruído em grandes áreas escuras das longas exposições.
Qual o caminho tecnológico que a indústria está tomando para diminuir isto (claro que não estou falando de softwares redutores de ruído)? Quais equipamentos tem um melhor desempenho neste tipo de fotografia (eu uso uma D70s)?
Existe algo que eu possa fazer com meu equipamento para diminuir ruído, sem perder detalhes?

abraços a todos
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #1 Online: 18 de Maio de 2006, 14:05:04
fora a diferença de ruido nos sensores, algumas máquinas já tem o Redutor de Ruido para Longa Exposição.
Ele funciona assim: Se vc tira uma foto de 90s de exposição, a máquina vai assim que terminar sua exposição, fazer uma segunda exposição com os mesmo 90s só que desta vez, sem permitir entrada de luz. Em seguida a camera subtrai da foto principal, a segunda foto escura, resultando na diminuição do ruido por subtração.

Este método pode ser veito em qualquer camera, só que manualmente, botando a capa na lente, e depois ajustando isto no photoshop. Mas não compensa, já que é muito mais fácil usar um programa como Noise Ninja ou Neat Image...
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #2 Online: 18 de Maio de 2006, 14:29:44
Olá Gabriel,
Sim a D70s faz isso automáticamente. Mas não achei suficientemente bom. A minha dúvida é justamente sobre formas e tecnologias que não gerem ruído (ou gere menos) na captação da imagem.

obrigado
Marcelo dos Santos

Associado Fototech