Autor Tópico: Vivo num tempo remoto...  (Lida 11678 vezes)

dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #15 Online: 02 de Agosto de 2012, 17:26:51
Concordo mais ou menos contigo, dondon. O problema é que voce se contradiz um pouco nessa frase final sendo que a sua argumentação tende mais para o tecnicismo. rsrs
Não é vergonha discutir equipamentos, não há duvida disso. O problema está na maneira como é discutido. Há um excesso de discussões que tendem para esse lado sem necessariamente uma aplicação prática efetiva.
Por outro lado, concordo com voce em relação ao romantismo artistico. Não costumo ver as coisas por este lado, mas pela importancia de se fazer certas escolhas estéticas quando se fotografa.

Na verdade minha argumentação, muito mal construída por sinal (rs), só defende o direito das pessoas discutirem sobre equipamentos quando elas acham conveniente, já que isso é parte sim do fazer fotográfico.

E por outro lado, tenho grande má vontade com o discurso romântico raso da arte e da sensibilidade... basta a criatura fazer meia dúzia de fotos "diferentes" que já se entitula artista, dono de uma sensibilidade ímpar e afins... sendo que isso não é verdade. Acho que o grande desafio de um fotógrafo profissional é construir sua identidade através de uma linguagem visual própria, e isso nada tem a ver com ser artista ou um ser iluminado pelos deuses da fotografia, e sim com esforço, comprometimento, estudo, competência, ousadia, etc...

Enfim... conversa sem fim. rs

[]s


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #16 Online: 02 de Agosto de 2012, 17:34:32
Putz, eu já concordo absolutamente com tudo. Falta o olhar, falta o diferente! Eu sou amador e estou aprimorando a técnica ainda! Falta muito para chegar no nível em que eu quero estar. Tenho uma D700 e um monte de lentes que dão inveja para muita gente, mas como diz um amigo: eu prefiro gastar em lente do que com psicólogo! Não consigo, ainda, explorar todo o potencial do meu equipamento, mas ainda chego lá! Independente da máquina que o cidadão tenha, o mais importante é fotografar, fotografar e fotografar... Treinar o olho, a mão o cérebro, a respiração. Quando a situação passa a ser o ganha pão do sujeito, aí a coisa é diferente. Canon Full Frame, Nikon FX, Hasselblad, tudo isso passa a ser irrelevante e o mais importante é o cheque na conta! Traçando um paralelo com a minha profissão, tudo o que possuo de instrumental e maquinário tem que reverter em $$$, gostaria de comprar o material cirúrgico mais lindo, mas se eu tenho um outro que me dá o mesmo resultado com menos $$$ empenhado, é esse que será comprado e utilizado até o último fio de vida útil. Então, acho que deixei meu ponto de vista.
Mas que eu queria poder ter uma dessas...
« Última modificação: 02 de Agosto de 2012, 17:40:22 por rbpope »
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #17 Online: 02 de Agosto de 2012, 17:36:38
Silva, isso pode ocorrer, mas depende muito do tipo de cliente e o ramo de atuação. Eu aposto contigo que o cara que compra uma 5D para fazer uma festinha de aniversário brega e taca o flash na cara dos convidados, esse cara não precisa de uma 5D. Aliás, acho até que grande parte não possuem equipamentos de ponta pois nem veem a necessidade. Vejo mais até amadores com sede de equipamentos do que profissionais. Muitos profissionais sabem quais são seus custos e sabem que não vale a pena comprar equipamentos caros para poder cobrar 300 reais numa festinha de aniversário. Em resumo, o profissional visualiza os custos, o faturamento, o lucro. Já o amador na maioria das vezes não ama a fotografia mas os equipamentos. Como ele tb ama o carro que compra, o ipad, o apartamento, etc.

Nao concordo, em certa parte, pois nao me considero um profissional, porém tambem nao me considero um amador daqueles que pendura a camera no pescoço, taca o modo automático, e fica com aquele jeito "turista".
Eu amo a fotografia, mas tambem amo meus equipamentos, a junçao dos dois é que torna a fotografia a arte/hobbie/profiçao mais interessante
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #18 Online: 02 de Agosto de 2012, 17:39:03
Na verdade minha argumentação, muito mal construída por sinal (rs), só defende o direito das pessoas discutirem sobre equipamentos quando elas acham conveniente, já que isso é parte sim do fazer fotográfico.

E por outro lado, tenho grande má vontade com o discurso romântico raso da arte e da sensibilidade... basta a criatura fazer meia dúzia de fotos "diferentes" que já se entitula artista, dono de uma sensibilidade ímpar e afins... sendo que isso não é verdade. Acho que o grande desafio de um fotógrafo profissional é construir sua identidade através de uma linguagem visual própria, e isso nada tem a ver com ser artista ou um ser iluminado pelos deuses da fotografia, e sim com esforço, comprometimento, estudo, competência, ousadia, etc...

Enfim... conversa sem fim. rs

[]s
Então também estamos de acordo nesse ponto. Mas será que tem tanta gente assim por aí se achando iluminado? Nem vejo tanto assim. O que vejo mais é gente discutindo sobre equipamento de maneira repetitiva e infindável.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #19 Online: 02 de Agosto de 2012, 17:41:00
Nao concordo, em certa parte, pois nao me considero um profissional, porém tambem nao me considero um amador daqueles que pendura a camera no pescoço, taca o modo automático, e fica com aquele jeito "turista".
Eu amo a fotografia, mas tambem amo meus equipamentos, a junçao dos dois é que torna a fotografia a arte/hobbie/profiçao mais interessante
Tudo bem. Então voce faz parte da minoria. rsrs
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #20 Online: 02 de Agosto de 2012, 17:45:35
Então também estamos de acordo nesse ponto. Mas será que tem tanta gente assim por aí se achando iluminado? Nem vejo tanto assim. O que vejo mais é gente discutindo sobre equipamento de maneira repetitiva e infindável.

Eu vejo sim muita gente "se iluminando" por aí...

Talvez seja um apelo de marketing no relacionamento com o cliente, o cara veste uma personagem de artista e tal... na tentativa de convencer o público que ele é um fotógrafo diferenciado, incomparável, que sua estética é algo muito além do convencional, e quando se vê o portfólio continua sendo "mais do mesmo"... não que o mais do mesmo não tenha sua importância, claro que tem, mas me sinto desconfortável com esses apelos que tentam endeusar a criatura...

[]s


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #21 Online: 02 de Agosto de 2012, 17:50:05
Eu vejo sim muita gente "se iluminando" por aí...

Talvez seja um apelo de marketing no relacionamento com o cliente, o cara veste uma personagem de artista e tal... na tentativa de convencer o público que ele é um fotógrafo diferenciado, incomparável, que sua estética é algo muito além do convencional, e quando se vê o portfólio continua sendo "mais do mesmo"... não que o mais do mesmo não tenha sua importância, claro que tem, mas me sinto desconfortável com esses apelos que tentam endeusar a criatura...

[]s
Ah! sim!! É uma estratégia de marketing, sem dúvidas.

La no meu FB, por exemplo, eu me titulei artista. Achei mais bonito do que colocar "comércio local". rsrs
Mas não tenho pinta de artista e nem ajo como um. Agora, se meus clientes me vêem dessa forma eu acho ótimo, já que mesmo sendo algo muito pouco palpável, é sempre um elogio. :)
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #22 Online: 02 de Agosto de 2012, 17:56:21
Ah! sim!! É uma estratégia de marketing, sem dúvidas.

La no meu FB, por exemplo, eu me titulei artista. Achei mais bonito do que colocar "comércio local". rsrs
Mas não tenho pinta de artista e nem ajo como um. Agora, se meus clientes me vêem dessa forma eu acho ótimo, já que mesmo sendo algo muito pouco palpável, é sempre um elogio. :)

Na página do Facebook estou como "artista" também, mas só pq não existe a categoria "fotógrafo"...  >:(

Eu não acho que seja um elogio ser chamado de "artista"... é mais um equívoco mesmo... :P

Sempre que posso corrijo as pessoas que vem com "Ah, você é um fotógrafo, um artista!"   "Não, não... sou fotógrafo, não sou artista..."

[]s
« Última modificação: 02 de Agosto de 2012, 17:57:25 por dondon »


Pedmend

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 211
    • Pedro Mendes | Fotografia
Resposta #23 Online: 02 de Agosto de 2012, 19:09:18
Existem diversas variáveis nesse contexto... mas no final das contas acho que há um certo romantismo exagerado nessa busca pela sensibilidade e fotografia artística. Assim como há um bom exagero no tecnicismo e equipamentismo em muitas conversas e discussões.

A fato é, o fotógrafo precisa ter aquele equipamento que é suficiente para o trabalho que realiza, precisa conhecer este equipamento à exaustão e estar atentando às novidades que eventualmente sejam úteis para seu cotidiano profissional ou para o progresso do seu trabalho. Não é nenhuma vergonha discutir equipamentos.

Por outro lado essa conversa de sensibilidade, arte, fazer diferente é muito relativa... Muitas vezes se fala em arte quando na verdade só se está se falando em linguagem visual, que não necessariamente é artística. Garantir algum diferencial na linguagem fotográfica não é fazer arte, estética não é arte e sensibilidade me parece ser um factoide fotográfico criado recentemente.

Enfim, nem tão ao céu nem tão à Terra, o equilíbrio das coisas continua me parecendo o ideal.

[]s

mas não eh a busca utopica pela arte que to pregando...e sim que essa questão deveria ser mais abordada e valorizada....

certamente deve-se ter bons equipamentos... mas não eh a camera que faz a foto por si só.....e vejo muita gente agindo como se fosse....

o conceito de arte eh muito amplo e envolve sim linguagem visual, estetica, inovação e inclusive tenica!! mas não se restringe  somente a isso...acho que vc tem que rever seus conceitos sobre arte....

eh exatamente isso que digo... não desejo os extremos.... e sim o equilibrio entre o quantitativo e o qualitativo dentro da fotografia...

Na verdade minha argumentação, muito mal construída por sinal (rs), só defende o direito das pessoas discutirem sobre equipamentos quando elas acham conveniente, já que isso é parte sim do fazer fotográfico.

E por outro lado, tenho grande má vontade com o discurso romântico raso da arte e da sensibilidade... basta a criatura fazer meia dúzia de fotos "diferentes" que já se entitula artista, dono de uma sensibilidade ímpar e afins... sendo que isso não é verdade. Acho que o grande desafio de um fotógrafo profissional é construir sua identidade através de uma linguagem visual própria, e isso nada tem a ver com ser artista ou um ser iluminado pelos deuses da fotografia, e sim com esforço, comprometimento, estudo, competência, ousadia, etc...

Enfim... conversa sem fim. rs

[]s

isso que vc falou tem simplesmente tudo a ver com arte....

Eu vejo sim muita gente "se iluminando" por aí...

Talvez seja um apelo de marketing no relacionamento com o cliente, o cara veste uma personagem de artista e tal... na tentativa de convencer o público que ele é um fotógrafo diferenciado, incomparável, que sua estética é algo muito além do convencional, e quando se vê o portfólio continua sendo "mais do mesmo"... não que o mais do mesmo não tenha sua importância, claro que tem, mas me sinto desconfortável com esses apelos que tentam endeusar a criatura...

[]s

agora entendi... heheh talvez vc tenha "raiva" desses discursos de arte por culpa de alguns que usam essa palavra pra se intitularem qualquer coisa...para que se tornem mais vendaveis... mas isso eh um desvio do sentido original.... e como vcs mesmos ja disseram, isso tem a ver com marketing pessoal e profissional... e não com arte.... mesmo que, eles usem dessa palavra para tal...
« Última modificação: 02 de Agosto de 2012, 19:10:33 por Pedmend »
www.pmendes.com.br - Fotografia Documental


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #24 Online: 02 de Agosto de 2012, 19:09:49
Na página do Facebook estou como "artista" também, mas só pq não existe a categoria "fotógrafo"...  >:(

Eu não acho que seja um elogio ser chamado de "artista"... é mais um equívoco mesmo... :P

Sempre que posso corrijo as pessoas que vem com "Ah, você é um fotógrafo, um artista!"   "Não, não... sou fotógrafo, não sou artista..."

[]s
Ser artista não é algo bom não. Afinal quem faz arte é artista. Minha filha fez um desenho na creche hoje. Ela é uma artista.

Agora, quando alguém diz que voce é um artista, ela está pensando em algo positivo e, portanto, é um elogio. Quer voce queira ou não. :-p
Talvez seja  mais um problema de português mesmo e a definição da palavra. E pare de ser razinza e ficar corrigindo seus clientes.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Pedmend

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 211
    • Pedro Mendes | Fotografia
Resposta #25 Online: 02 de Agosto de 2012, 19:25:25
dondon, vc fica com raiva por ser chamado de artista, pq recebe esse elogio como se tivessem te colocando no mesmo patamar dos fotografos malandos que se endeusam e se iluminam como vc mesmo disse  :D

sua referencia de arstista esta exatamente nos que não são artistas e que voce mesmo sabe que não são kkkkkkk
« Última modificação: 02 de Agosto de 2012, 19:26:27 por Pedmend »
www.pmendes.com.br - Fotografia Documental


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #26 Online: 02 de Agosto de 2012, 20:41:07
"Vivo num tempo remoto, onde o pintor mostra sua mais recente obra a outros pintores e tem que falar sobre novos modelos e marcas de tintas, pincéis e telas... Fala sobre tudo, menos sobre pintar."

essa frase, publicada por um fotografo amigo meu hoje no facebook, eh muito pertinente...essa realidade me deixa muito "triste" de certa forma...sou novo no forum... mas percebo que as pessoas ficam super aflitas enquanto não compram a lente top, a camera top... se atentam aos mais sutis detalhes de configuraçao e desempenho da camera e acabam se esquecendo de aperfeiçoarem o cérebro atrás das cameras...

claro q falar sobre o equipamento e a parte tecnica eh importante....mas sinto que acabam se esquecendo desse outro lado...

acho q esta montagem resume bem o que disse:


fotografo fala de fotografia (ha poucos)
comprador de equipamento fala de equipamento,bem facil
abs


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #27 Online: 02 de Agosto de 2012, 21:02:02
Uma coisa é ser. Outra coisa é se achar artista... Em sendo, e sendo intitulado como tal, não vejo qualquer problema, Dondon. Evidentemente, o "conceito" de artista passa pelo de arte. E aí caímos na velha discussão se fotografia é arte ou não. Mas sem querer ascender essa discussão... O fotógrafo que tenha um trabalho realmente diferenciado, que utiliza técnicas complexas na captura, ou tenha um olhar absolutamente diferenciado da massa, ou tenha uma estética como um todo incomum (para não chegar ao cumulo de dizer única) e é apontado pela crítica/clientes como artista acho que o cara deve se sentir lisonjeado. Então, desencana disso e deixa o povo te chamar de artista mesmo...rs

Mas tb compreendo perfeitamente aqueles que discutem (e gostam de discutirem) equipamentos... Não nos esqueçamos que um dia todos nós tivemos nossas dívidas sobre equipamentos e se suas especificações nos atenderiam. Nesse nível inicial de contato com a fotografia e os equipamentos necessários para realizá-la é natural voltarmos toda a atenção sobre o que é cada equipamento e o que cada um pode proporcionar.

Possivelmente, com a passagem do tempo e a maturação como fotógrafo essa preocupação quase obsessiva sobre equipamento passe (ou, ao menos, diminua sensivelmente) e a pessoa fica mais preocupado com a técnica e, depois, com a estética.

Claro que quando se atinge o nível da preocupação estética já se internalizou quais os equipamentos e quais as técnica necessárias a se atingir aquele resultado estético. Então, o fotógrafo tende a nem discutir mais esses aspectos da fotografia, porque já os tem bem assentados.

Em resumo, pessoalmente acho que, tanto estética (arte - sei que não são sinônimos. Só coloquei nesses termos para facilitar o entendimento) quanto equipamentos fazem parte do fazer fotográfico.

A diferença é que o equipamento é uma preocupação passageira e dura pouco. O estético é uma preocupação bem mais longeva na vida do fotógrafo.

É o que penso!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #28 Online: 02 de Agosto de 2012, 23:07:52
Uma coisa é ser. Outra coisa é se achar artista... Em sendo, e sendo intitulado como tal, não vejo qualquer problema, Dondon. Evidentemente, o "conceito" de artista passa pelo de arte. E aí caímos na velha discussão se fotografia é arte ou não. Mas sem querer ascender essa discussão... O fotógrafo que tenha um trabalho realmente diferenciado, que utiliza técnicas complexas na captura, ou tenha um olhar absolutamente diferenciado da massa, ou tenha uma estética como um todo incomum (para não chegar ao cumulo de dizer única) e é apontado pela crítica/clientes como artista acho que o cara deve se sentir lisonjeado. Então, desencana disso e deixa o povo te chamar de artista mesmo...rs

Mas tb compreendo perfeitamente aqueles que discutem (e gostam de discutirem) equipamentos... Não nos esqueçamos que um dia todos nós tivemos nossas dívidas sobre equipamentos e se suas especificações nos atenderiam. Nesse nível inicial de contato com a fotografia e os equipamentos necessários para realizá-la é natural voltarmos toda a atenção sobre o que é cada equipamento e o que cada um pode proporcionar.

Possivelmente, com a passagem do tempo e a maturação como fotógrafo essa preocupação quase obsessiva sobre equipamento passe (ou, ao menos, diminua sensivelmente) e a pessoa fica mais preocupado com a técnica e, depois, com a estética.

Claro que quando se atinge o nível da preocupação estética já se internalizou quais os equipamentos e quais as técnica necessárias a se atingir aquele resultado estético. Então, o fotógrafo tende a nem discutir mais esses aspectos da fotografia, porque já os tem bem assentados.

Em resumo, pessoalmente acho que, tanto estética (arte - sei que não são sinônimos. Só coloquei nesses termos para facilitar o entendimento) quanto equipamentos fazem parte do fazer fotográfico.

A diferença é que o equipamento é uma preocupação passageira e dura pouco. O estético é uma preocupação bem mais longeva na vida do fotógrafo.

É o que penso!

Faz sentido, Hyde. Mesmo porque a curva de aprendizado em fotografia é muito rápida no início, quando se estudam equipamentos e técnicas básicas e muito lenta na sequência, quando começamos a desenvolver a personalidade fotográfica e entendemos o que da tecnologia nos é fundamental, o que é opcional e o que é descartável.

E só para completar, a arte não é comercial... um fotógrafo profissional (quando fotografa profissionalmente, atendendo uma demanda específica) jamais será um artista. Ele até pode desenvolver trabalhos de viés artístico paralelamente, mas seu trabalho comercial não é arte. Pode ser lindo, diferente, muito "sensível", mas arte não é. Arte é resultado da investigação de um ser (ou grupo) sobre um tema de aflição-motivação pessoal e que de alguma maneria expressa algum conceito-discurso. Se há uma "encomenda específica" não é arte. Essa lógica é o que separa o designer do artista plástico, por exemplo.

Enfim, só acho que faça sentido que chamem um fotógrafo de artista quando este realmente faz arte através da fotografia, e não fotografia para demanda profissional.

[]s


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #29 Online: 02 de Agosto de 2012, 23:19:32
Faz sentido, Hyde. Mesmo porque a curva de aprendizado em fotografia é muito rápida no início, quando se estudam equipamentos e técnicas básicas e muito lenta na sequência, quando começamos a desenvolver a personalidade fotográfica e entendemos o que da tecnologia nos é fundamental, o que é opcional e o que é descartável.

E só para completar, a arte não é comercial... um fotógrafo profissional (quando fotografa profissionalmente, atendendo uma demanda específica) jamais será um artista. Ele até pode desenvolver trabalhos de viés artístico paralelamente, mas seu trabalho comercial não é arte. Pode ser lindo, diferente, muito "sensível", mas arte não é. Arte é resultado da investigação de um ser (ou grupo) sobre um tema de aflição-motivação pessoal e que de alguma maneria expressa algum conceito-discurso. Se há uma "encomenda específica" não é arte. Essa lógica é o que separa o designer do artista plástico, por exemplo.

Enfim, só acho que faça sentido que chamem um fotógrafo de artista quando este realmente faz arte através da fotografia, e não fotografia para demanda profissional.

[]s
Esse seu conceito de arte é uma interpretação bastante pessoal, né? :D
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya