Autor Tópico: Vivo num tempo remoto...  (Lida 11680 vezes)

dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #30 Online: 02 de Agosto de 2012, 23:22:15
Esse seu conceito de arte é uma interpretação bastante pessoal, né? :D

Acho que é...  :ok:

O que é arte pra você?


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #31 Online: 02 de Agosto de 2012, 23:29:23
Acho que é...  :ok:

O que é arte pra você?
Pra mim é um conceito tão amplo como o que aparece na wikipédia.  :D

Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Pedmend

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 211
    • Pedro Mendes | Fotografia
Resposta #32 Online: 02 de Agosto de 2012, 23:48:03
Faz sentido, Hyde. Mesmo porque a curva de aprendizado em fotografia é muito rápida no início, quando se estudam equipamentos e técnicas básicas e muito lenta na sequência, quando começamos a desenvolver a personalidade fotográfica e entendemos o que da tecnologia nos é fundamental, o que é opcional e o que é descartável.

E só para completar, a arte não é comercial... um fotógrafo profissional (quando fotografa profissionalmente, atendendo uma demanda específica) jamais será um artista. Ele até pode desenvolver trabalhos de viés artístico paralelamente, mas seu trabalho comercial não é arte. Pode ser lindo, diferente, muito "sensível", mas arte não é. Arte é resultado da investigação de um ser (ou grupo) sobre um tema de aflição-motivação pessoal e que de alguma maneria expressa algum conceito-discurso. Se há uma "encomenda específica" não é arte. Essa lógica é o que separa o designer do artista plástico, por exemplo.

Enfim, só acho que faça sentido que chamem um fotógrafo de artista quando este realmente faz arte através da fotografia, e não fotografia para demanda profissional.

[]s

o que diz das obras renascentistas feitas por encomenda?? se michelangelo não fez uma obra de arte naquele teto da capela sistina, não sei mais o q eh arte.....  8-)
« Última modificação: 02 de Agosto de 2012, 23:52:08 por Pedmend »
www.pmendes.com.br - Fotografia Documental


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #33 Online: 02 de Agosto de 2012, 23:49:32
Pra mim é um conceito tão amplo como o que aparece na wikipédia.  :D



Fui olhar...rs

E fiquei em dúvida: O que ele quis dizer com "...estimular essas instâncias da consciência..."?? Ligou isso a "percepção, emoção e ideia". Mas será que tudo isso nasce de forma consciente??? E o "insight" onde fica nisso? Aquele estalo que dá do nada e resulta em algo fabuloso.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #34 Online: 02 de Agosto de 2012, 23:54:39
o que diz das obras renascentistas feitas por encomenda?? se michelangelo não fez uma obra de arte naquele teto, não sei mais o q eh arte.....  8-)

A grandessíssima dos artistas de outrora só foram reconhecidos como ARTISTAS (com maiúsculas) após a morte. Antes dela, eram mercadores de quadros sob encomenda. Uns melhores que os outros. Uns mais famosos que os outros, mas todos só foram "reconhecidos" depois.

ACHO que o único que foi tido como GRANDE mestre em vida foi Da Vinci. O resto ralou pra caralh# e muitos chegaram a passar fome.
Rembrandt, que PARA MIM, foi um dos maiores dentre os maiores, declarou insolvência civil e teve a casa penhorada e vendida pelos credores para pagar dívidas.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Pedmend

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 211
    • Pedro Mendes | Fotografia
Resposta #35 Online: 03 de Agosto de 2012, 00:01:09
A grandessíssima dos artistas de outrora só foram reconhecidos como ARTISTAS (com maiúsculas) após a morte. Antes dela, eram mercadores de quadros sob encomenda. Uns melhores que os outros. Uns mais famosos que os outros, mas todos só foram "reconhecidos" depois.

ACHO que o único que foi tido como GRANDE mestre em vida foi Da Vinci. O resto ralou pra caralh# e muitos chegaram a passar fome.
Rembrandt, que PARA MIM, foi um dos maiores dentre os maiores, declarou insolvência civil e teve a casa penhorada e vendida pelos credores para pagar dívidas.

michelangelo foi simplesmente considerado o maior artista do tempo dele (isso enquanto ele era vivo).... chamavam-o de "O Divino"

claro que rolaram muitos que soh foram reconhecidos apos a morte... mas varios outros eram inclusive bancados por mecenas... caras muito ricos que "patrocinavam" os artistas da epoca
« Última modificação: 03 de Agosto de 2012, 00:05:16 por Pedmend »
www.pmendes.com.br - Fotografia Documental


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #36 Online: 03 de Agosto de 2012, 00:25:28
Fui olhar...rs

E fiquei em dúvida: O que ele quis dizer com "...estimular essas instâncias da consciência..."?? Ligou isso a "percepção, emoção e ideia". Mas será que tudo isso nasce de forma consciente??? E o "insight" onde fica nisso? Aquele estalo que dá do nada e resulta em algo fabuloso.
Rapaz, esse tal de insight aí é obra divina ou do demo!
Eu acho que tem a mão Dele em algumas coisas aí, hein!
 :shock:
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #37 Online: 03 de Agosto de 2012, 00:26:34
michelangelo foi simplesmente considerado o maior artista do tempo dele (isso enquanto ele era vivo).... chamavam-o de "O Divino"

claro que rolaram muitos que soh foram reconhecidos apos a morte... mas varios outros eram inclusive bancados por mecenas... caras muito ricos que "patrocinavam" os artistas da epoca

Que legal! Eu ainda quero ser reconhecid$ antes de morrer, hein!  :D
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #38 Online: 03 de Agosto de 2012, 01:04:54
Convenhamos... um fotografo eh chamado para cobrir um casamento. Chama um cara para a iluminaçao e outro para ser segundo fotografo. No fim, entrega um trabalho jornalistico mostrando passo-a-passo como foi o casamento com as velhas fotos manjadas de sempre. Onde estah a arte nisso?

Acho muito mais artístico uma imagem toda montada no PS, bem surreal, lembrando os quadros de Salvador Dali q um book de noiva, um ensaio de casamento ou algum trabalho fotografico por encomenda. Ha elementos artisticos envolvidos e criatividade, mas tem uma estrutura tao rigida e congelada q fica dificil chamar isso de arte.

Outra q se estah misturando eh fotógrafos versus colecionadores de material fotografico. Uma coisa eh uma coisa e outra coisa eh outra coisa. Hobby eh hobby e isso nao se discute. Nao vejo nada de errado em comprar uma Nikkor 70-200mm 2.8 VR II e ficar babando o seu mais novo suvenir. Cada um faz o q quer com sua grana. Como uma tokina 80-200mm 2.8 me satisfaz, nao vou atras da lente supracitada.

Mesmo na epoca do analogico, tinha gente com 5 maquinas e dezenas de lentes. Isso nao faz parte da fotografia digital, vem desde do analogico e nem nunca vai acabar. Para mim, eh um hobby a parte ( colecionar material fotografico ) diferente da fotografia.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Pedmend

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 211
    • Pedro Mendes | Fotografia
Resposta #39 Online: 03 de Agosto de 2012, 01:19:38
Convenhamos... um fotografo eh chamado para cobrir um casamento. Chama um cara para a iluminaçao e outro para ser segundo fotografo. No fim, entrega um trabalho jornalistico mostrando passo-a-passo como foi o casamento com as velhas fotos manjadas de sempre. Onde estah a arte nisso?

Acho muito mais artístico uma imagem toda montada no PS, bem surreal, lembrando os quadros de Salvador Dali q um book de noiva, um ensaio de casamento ou algum trabalho fotografico por encomenda. Ha elementos artisticos envolvidos e criatividade, mas tem uma estrutura tao rigida e congelada q fica dificil chamar isso de arte.


pois eh.. ai que esta a diferença entre um fotografo comum de casamento, que só faz fotos "padrão" e fotografos que fazem fotos como estas por exemplo: http://www.fearlessphotographers.com/best-wedding-photography-galleries.cfm?galleryID=10
« Última modificação: 03 de Agosto de 2012, 01:46:08 por Pedmend »
www.pmendes.com.br - Fotografia Documental


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #40 Online: 03 de Agosto de 2012, 01:20:47
Convenhamos... um fotografo eh chamado para cobrir um casamento. Chama um cara para a iluminaçao e outro para ser segundo fotografo. No fim, entrega um trabalho jornalistico mostrando passo-a-passo como foi o casamento com as velhas fotos manjadas de sempre. Onde estah a arte nisso?

Acho muito mais artístico uma imagem toda montada no PS, bem surreal, lembrando os quadros de Salvador Dali q um book de noiva, um ensaio de casamento ou algum trabalho fotografico por encomenda. Ha elementos artisticos envolvidos e criatividade, mas tem uma estrutura tao rigida e congelada q fica dificil chamar isso de arte.

Outra q se estah misturando eh fotógrafos versus colecionadores de material fotografico. Uma coisa eh uma coisa e outra coisa eh outra coisa. Hobby eh hobby e isso nao se discute. Nao vejo nada de errado em comprar uma Nikkor 70-200mm 2.8 VR II e ficar babando o seu mais novo suvenir. Cada um faz o q quer com sua grana. Como uma tokina 80-200mm 2.8 me satisfaz, nao vou atras da lente supracitada.

Mesmo na epoca do analogico, tinha gente com 5 maquinas e dezenas de lentes. Isso nao faz parte da fotografia digital, vem desde do analogico e nem nunca vai acabar. Para mim, eh um hobby a parte ( colecionar material fotografico ) diferente da fotografia.
Acho que o problema está em querermos categorizar tudo. Juntar tudo e botar dentro de uma caixinha. Apontar o dedo pra isso e aquilo e julgar se é arte ou não. Na verdade, o conceito de arte é bastante confuso em minha mente e espero que permaneça desta forma. Prefiro degustar as diferentes linguagens e escolhas estéticas do que ficar tentando categorizar as coisas.
Veja o trabalho de casamentos desse fotógrafo: http://www.josevillaphoto.com/

Se isso é arte ou não eu não sei e nem quero saber, mas é de uma simplicidade, elegancia, honestidade, sobriedade tão intensos que deixa o trabalho de muito "artista" por aí no chinelo.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #41 Online: 03 de Agosto de 2012, 08:14:53
pois eh.. ai que esta a diferença entre um fotografo comum de casamento, que só faz fotos "padrão" e fotografos que fazem fotos como estas por exemplo: http://www.fearlessphotographers.com/best-wedding-photography-galleries.cfm?galleryID=10

Rapaz... Babei nessas fotos. Favoritado... Valeu pelo link!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #42 Online: 03 de Agosto de 2012, 08:22:55
michelangelo foi simplesmente considerado o maior artista do tempo dele (isso enquanto ele era vivo).... chamavam-o de "O Divino"

claro que rolaram muitos que soh foram reconhecidos apos a morte... mas varios outros eram inclusive bancados por mecenas... caras muito ricos que "patrocinavam" os artistas da epoca

Mas o mecenato tinha características específicas. Era uma pessoa ou uma família que ajudava um artista. Não tinha nada a ver com reconhecimento e sim admiração de um nobre. Reconhecimento público é uma coisa muiito, muito maior... Em forma de mecenato tem um monte de artista que tiverem ajuda sim.
E quanto a Michelangelo, vc tem toda razão.

Mas acho que estamos fugindo do tópico. Quando o tópico é muito bom, como esse, não gosto de realizar conversas paralelas, sob pena de contaminar o tópico e ele perder o foco.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Pedmend

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 211
    • Pedro Mendes | Fotografia
Resposta #43 Online: 03 de Agosto de 2012, 08:23:58
Rapaz... Babei nessas fotos. Favoritado... Valeu pelo link!

bacana demais, neh?! descobri por acaso um tempo atrás e agora que vou começar a fotografar casamentos, não me canso de ver e rever essas fotos...
www.pmendes.com.br - Fotografia Documental


Pedmend

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 211
    • Pedro Mendes | Fotografia
Resposta #44 Online: 03 de Agosto de 2012, 08:25:21
Mas o mecenato tinha características específicas. Era uma pessoa ou uma família que ajudava um artista. Não tinha nada a ver com reconhecimento e sim admiração de um nobre. Reconhecimento público é uma coisa muiito, muito maior... Em forma de mecenato tem um monte de artista que tiverem ajuda sim.
E quanto a Michelangelo, vc tem toda razão.

Mas acho que estamos fugindo do tópico. Quando o tópico é muito bom, como esse, não gosto de realizar conversas paralelas, sob pena de contaminar o tópico e ele perder o foco.

concordo...voltemos ao tema inicial...que já foi desvirtuado desde a primeira pagina kkkkkkkkkk
www.pmendes.com.br - Fotografia Documental