Autor Tópico: Vivo num tempo remoto...  (Lida 11756 vezes)

Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #45 Online: 03 de Agosto de 2012, 14:57:13
Rolou um tópico com uma discussão parecida na área de nikon uns meses atrás, o mais engraçado lá é que acabou virando um tópico de discussão sobre equipamento  :hysterical:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=70468.0

e acabou com um depoimento certeiro de um usuário: "Fazer upgrade nos equipamentos é muito mais fácil do que fazer upgrade na fotografia."
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


Pedmend

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 211
    • Pedro Mendes | Fotografia
Resposta #46 Online: 03 de Agosto de 2012, 15:02:26
Rolou um tópico com uma discussão parecida na área de nikon uns meses atrás, o mais engraçado lá é que acabou virando um tópico de discussão sobre equipamento  :hysterical:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=70468.0

e acabou com um depoimento certeiro de um usuário: "Fazer upgrade nos equipamentos é muito mais fácil do que fazer upgrade na fotografia."

heheheheh
vou dar uma lida
www.pmendes.com.br - Fotografia Documental


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #47 Online: 03 de Agosto de 2012, 16:07:27
Me lembro desse topico. Foi bem engraçado...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #48 Online: 04 de Agosto de 2012, 10:24:39
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


Pedmend

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 211
    • Pedro Mendes | Fotografia
Resposta #49 Online: 04 de Agosto de 2012, 15:30:42
pois eh, bruno.... e mesmo assim, mtos dos topicos aqui do "arte fotografica" tão mais pra parte tecnica.....
www.pmendes.com.br - Fotografia Documental


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #50 Online: 04 de Agosto de 2012, 17:11:50
Lembrei de um outro detalhe que complementa o que eu já disse anteriormente...

Nessa idéia de que as discussões técnicas (equipo) se avolumam mais que a preocupação conceitual/estética, temos que levar em consideração que, quem está entrando no universo da fotografia, entra cheios de dúvidas e é natural que as compartilhe em espaços como o MF. Daí que o cara vai e desiste desse mundo (seja por que motivo for, mas geralmente falta de grana) e, geralmente (e aqui estou fazendo uma suposição), ele não se deu tempo para chegar à preocupação estética.

Assim, temos uma volume imenso de gente entrando e questionando técnica e um volume bem menor de gente que, com a maturação do fazer fotográfico, começa a discutir estética/narrativa/conceito. Então, sempre fica a sensação (correta) de que as discussões técnicas se sobressaem em relação às discussões estéticas. Embora isso seja correto, é apenas uma questão de sensação, porque para aqueles que permanecem no fazer fotográfico, a questão estética permanece e ele discute sim essas questões. Mas, infelizmente, o universo de discutidores é bem menor.

Me fiz entender ou compliquei???

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #51 Online: 04 de Agosto de 2012, 18:50:25
Entendi. Os novatos estao preocupados com equipo e os veteranos, q jah conhecem bem a ferramenta, estao mais interessados em discurso e estetica. E sempre tem mais novatos q veteranos nos foruns, jah q essa renovaçao q vc disse eh bem comum: o cara entra animado, passa uns meses no forum e some pq percebe q a curva de aprendizado eh lenta e ardua. Jah saquei isso por aqui tb...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #52 Online: 04 de Agosto de 2012, 19:13:41
Exato, mad666... Embora a análise não se restrinja ao universo de usuários do MF e sim, a todas as pessoas que estejam nessa onda de fotografia. Blogs, fóruns, FB, Orkut (ainda existe?), sites, etc...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #53 Online: 04 de Agosto de 2012, 19:26:00
Entendi. Os novatos estao preocupados com equipo e os veteranos, q jah conhecem bem a ferramenta, estao mais interessados em discurso e estetica. E sempre tem mais novatos q veteranos nos foruns, jah q essa renovaçao q vc disse eh bem comum: o cara entra animado, passa uns meses no forum e some pq percebe q a curva de aprendizado eh lenta e ardua. Jah saquei isso por aqui tb...
pffff Vejo um monte de veteranos (leia-se aqui tempo de interesse pela fotografia) preocupados com equipamentos.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #54 Online: 04 de Agosto de 2012, 20:02:56
pffff Vejo um monte de veteranos (leia-se aqui tempo de interesse pela fotografia) preocupados com equipamentos.

Com atualizações, né? Isso acho natural.

Pode ser tb daquele tipo que gosta de colecionar vidros e sensores. Aí realmente tem um quê de distanciamento do fazer fotográfico maduro. Aparentemente, alguns nunca saem dos 1ºs estágios na fotografia (se é que isso exista) e ficam sempre preocupados com equipos e nunca chegam à estética. Não descarto essa tua colocação.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Pedmend

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 211
    • Pedro Mendes | Fotografia
Resposta #55 Online: 05 de Agosto de 2012, 03:26:33
Lembrei de um outro detalhe que complementa o que eu já disse anteriormente...

Nessa idéia de que as discussões técnicas (equipo) se avolumam mais que a preocupação conceitual/estética, temos que levar em consideração que, quem está entrando no universo da fotografia, entra cheios de dúvidas e é natural que as compartilhe em espaços como o MF. Daí que o cara vai e desiste desse mundo (seja por que motivo for, mas geralmente falta de grana) e, geralmente (e aqui estou fazendo uma suposição), ele não se deu tempo para chegar à preocupação estética.

Assim, temos uma volume imenso de gente entrando e questionando técnica e um volume bem menor de gente que, com a maturação do fazer fotográfico, começa a discutir estética/narrativa/conceito. Então, sempre fica a sensação (correta) de que as discussões técnicas se sobressaem em relação às discussões estéticas. Embora isso seja correto, é apenas uma questão de sensação, porque para aqueles que permanecem no fazer fotográfico, a questão estética permanece e ele discute sim essas questões. Mas, infelizmente, o universo de discutidores é bem menor.

Me fiz entender ou compliquei???

pffff Vejo um monte de veteranos (leia-se aqui tempo de interesse pela fotografia) preocupados com equipamentos.

entendi o que vc disse, hyde!! concordo.... rola isso mesmo....e com certeza isso contribui fortemente pra estatistica.... mas tb acho que, como o spider falou, os veteranos tb se preocupam mto mais com equipamentos pelo que percebo.....
www.pmendes.com.br - Fotografia Documental


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #56 Online: 05 de Agosto de 2012, 15:19:12
O q vejo sao os mais antigos correndo atras de uma lente ou outra para finalidades bem especificas ( book de bebes, ensaio de modelos,... ). Nao vejo nada de errado nisso.

Outra: trocar uma D5100 por uma D7000, ganhando uma bateria melhor, mais ergonomia, LCD monocromatico superior, motor de foco, mais botoes de acesso,... tb nao vejo crime algum nisso. Isso tb eh bem comum entre todos, veteranos e novatos.

Jah tive a ilusao de q com uma FF, minhas fotos melhorariam. Felizmente, perdi essa ilusao jah algum tempo. Soh troco de corpo ( D7000 ) apos ler meus livros e fazer os cursos q desejo.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Pedmend

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 211
    • Pedro Mendes | Fotografia
Resposta #57 Online: 05 de Agosto de 2012, 16:02:02
Jah tive a ilusao de q com uma FF, minhas fotos melhorariam. Felizmente, perdi essa ilusao jah algum tempo. Soh troco de corpo ( D7000 ) apos ler meus livros e fazer os cursos q desejo.

eh disso que estamos falando!! essa sacada que vc teve, pouquissimos tem  :ok:.... a maioria continua iludido buscando  sempre a lente prime ou a camera top.....com a ilusão eterna que comprando esses itens as fotos vão se "transformar"
« Última modificação: 05 de Agosto de 2012, 16:02:24 por Pedmend »
www.pmendes.com.br - Fotografia Documental


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.285
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #58 Online: 05 de Agosto de 2012, 18:06:41
Eu tenho certeza absoluta que se eu tivesse a possibilidade de comprar uma FF as minhas fotos melhorariam... e muito.

DOF diferente, melhor angulo de visão, melhor resultado em ISO elevado...

O angulo de visão de cameras DX é um fator que limita muita coisa.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #59 Online: 05 de Agosto de 2012, 20:10:26
Use uma GA. Simples!!!! Usar uma 14-24mm numa FF em 14mm, nao deve ser muito diferente de uma tokina 11-16mm 2.8 em 11mm ( 16,5mm FF-equivalente ).

Pra DoF elevado, use lentes 1.4 ou a 50tinha 1.2 mecanica. E ISO elevado aih nao tem muita soluçao mesmo...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!