Autor Tópico: 50MM F1.8 OU 85MM F1.8 PARA RETRATOS?  (Lida 10986 vezes)

Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #15 Online: 04 de Agosto de 2012, 16:38:02
Essa é uma questão delicada... E não facilmente respondida...

Acho que vc deve pesar direitinho se quer mais nitidez ou se quer mais desfoque. Se for desfoque, é 1.4 na cabeça... Se for nitidez, vale a pena correr atrás de uma 1.4 e testar a máxima abertura dela. Se a nitidez lhe satisfizer, compre sem dó.
Sempre há a possibilidade de se criar uma rotina de nitidez via PS (passo praticamente obrigatório para quem usa cam digital) e melhorar significativamente a imagem mesmo em 1.4. A rotina adequada não compromete o desfoque e nem cria artefatos. Então tem que conhecer um pouco sobre nitidez via PS para conseguir tomar as decisões corretas no momento da PP.

Se vc tem a possibilidade de visitar uma loja e fotografar com a 1.4, faça isso.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


CGS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
  • Carpe Diem!
Resposta #16 Online: 04 de Agosto de 2012, 20:16:37
Ir a uma loja e fazer o teste, não tinha pensado... Achei ótima a ideia.

Bom, como o meu objetivo principal são retratos, quero um bom desfoque de fundo, claro, mas se tiver que abrir mão de um em favor do outro (nitidez x desfoque de fundo), abro mão do desfoque mais acentuado em favor de uma maior nitidez. O review dessa lente (50mm F1.4) mostra um aumento relevante da nitidez em F1.8. Se em F1.8 ela dá um bom desfoque de fundo, tá resolvido pra mim! Se alguém tiver uma foto dessa lente em F1.8 como exemplo pra mostrar, seria interessante de ver. E também uma em F1.4. Não só para mim, mas para todos que eventualmente tenham um interesse especial nesse tópico. Quanto ao PS que vc menciona, entendo que seja Photoshop, certo? A propósito: o aumento da nitidez no Photoshop (se for isso!) fica bom mesmo? Não artificializa a foto, evidenciando um PP?
« Última modificação: 04 de Agosto de 2012, 20:26:01 por CGS »
Canon T3i | Canon EF-S 18-200mm F3.5-5.6 IS  | Canon EF 50mm F1.4 USM | Canon EF 24-105 F4L IS USM | EW-78D | ES-71II
Emotions that flow through lenses

http://www.flickr.com/photos/charlesgomes


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #17 Online: 04 de Agosto de 2012, 21:13:52
Para samples de fotos uma boa busca no Flickr com certeza te ajudará muito.

Isso. PS = Photoshop. PP = Pós Produção. Por isso falei em conhecer as rotinas. Rotinas bem feitas dão um UP bacana nas fotos e não entrega artificialidades. Rotinas mal feitas deixam muitas evidências de aplicação, chegando a criar artefatos na zona de desfoque.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova