Gostei muito das fotos. Só discordo delas serem chamadas de artísticas: são um produto relativamente estandartizado, repetindo-se sempre as mesmas soluções, aparência "de sonho", etc. Todas as fotos são ótimas, mas todas são iguais também. Isso não é arte, mas esse público comprador não compraria arte mesmo -risos.
É um tipo de retratismo para uma classe de ótimo poder aquisitivo, apoiado em um esquema de luz sempre igual no qual o fundo menos iluminado e de cor dramática contribui para o recorte do primeiro plano.
Enorme investimento em produção, roupas, maquiagem, penteados, responde por parte da eficiência do produto.
Muito boonito o resultado. O fotógrafo não está errado em apresentá-las como fotografias artísticas, pois assim é entendido pelos compradores. Nada a falar do trabalho, muito legal mesmo, de excelente nível. Nós é que como fotógrafos não podemos usar com a mesma liberdade a palavra arte para um produto bem definido como é.
Uma coisa que fica evidente, e que serve de lembrete para todos, é como o domínio e planejamento do assunto pode mudar a qualidade do resultado. Isso é muito bem demonstrado nas fotos.
Eu concordo. É um trabalho de excelente qualidade, mas é uma arte repetitiva, uma fórmula, que funciona....mas é um estilo de fotografia que agrada muito ao público que o procura, e isso é o que importa para esse fotógrafo. De fato, planejar cada fotografia é fundamental, pois a proposta dele é uma foto grande, para permanecer na parede da casa da pessoa, e por isso tem que ser a melhor possível...nós encaramos a arte como uma eterna renovação na linguagem, na forma de ver as coisas que fotografamos, e no caso do retrato, o mais importante é captar a essência da personalidade do retratado. Se isso puder ser obtido pelo fotógrafo, já é uma arte, um talento.
De fato como alguém já disse pode ser meio "cansativo", para nós que temos um olhar crítico, sempre em busca do diferente, mas para o cliente, as suas fotos serão sempre especiais e isso é só o que realmente importa, satisfazer o cliente, pois é um trabalho que a pessoa comum não faz em casa, esse é o segredo, o diferencial que se deve levar em conta, nesse tipo de trabalho: faça algo que o cliente não conseguiria facilmente sozinho, algo que pareça realmente a realização de um sonho. Aí ele será seu melhor agente publicitário.