Autor Tópico: Fotografia: Dá pra aprender ou só com talento se faz boas fotos?  (Lida 4113 vezes)

mariossmoura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Galera minha dúvida é a seguinte: Com bons cursos e força de vontade dá pro cara se tornar um bom fotógrafo mesmo se ele não tiver um talento nato?

Essa é minha dúvida justamente porque eu não acredito ter um talento nato pro assunto, apesar de eu conhecer técnicas fotográficas e ler muito sobre o assunto, eu não tenho, digamos, a confiança de de um fotógrafo.

Sabe, quando eu visualizo um assunto eu penso uma coisa, mas quando eu aponto a câmera eu vejo outra...

Se alguém puder me tirar essa dúvida eu agradeceria muito.

Abraços!


maxuelfln

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #1 Online: 06 de Agosto de 2012, 19:26:21
Mesma duvida. Eu faço algumas fotos, brinco, tiro mais estou em busca de conhecimento. Sei la um dia vou poder ser algum grande fotografo, sempre to estudando lendo, mais o que faço é mais por diversão.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #2 Online: 06 de Agosto de 2012, 19:57:59
Considero talento algo como uma energia potencial: algo q existe, mas precisa de um meio para poder ser util. De nada adianta eu ter 10 pilhas alcalinas AA se nao tenho gadget algum para usufruir dessa energia guardada.

Muitos talentosos-preguiçosos nao foram a lugar algum, e muitos sem talento, mas esforçados e dedicados, sao muito bem sucedidos por aih. Isso em inumeras areas, e fotografia nao eh diferente. Talento eh bem util, mas sem o conhecimento e treinamento, eh soh uma energia potencial armazenada, sem muita utilidade.

Se o cara tem talento para o piano e nao treinar e nem aprender teoria musical, partituras, historia da musica erudita e classica, estilos,... nao vai a lugar algum. Fotografia nao eh diferente disso.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Agosto de 2012, 20:05:23
Acho que esforço e dedicação, faz qualquer um ser bom em qualquer coisa. Se aliado a isso existe o tal talento nato, então surge o cara que é fera!
Daniel

Instagram: @danacqua


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #4 Online: 06 de Agosto de 2012, 20:05:59
  Bem..eu não sou profissional, fotografo a pouco mais de um ano, sigo estudando na medida do meu tempo, mas acredito que para poucas atividades no mundo, o talento seja mais "determinante" do que a ralação, a dedicação, o estudo, etc...e mais: Ainda que se tenha o tal talento, sem a ralação, a dedicação, o estudo, etc...não se alcançará a realização (seja pessoal, seja profissional x financeira)

Não acredito porém que alguém que nao tenha nenhum talento para um determinado assunto, se envolva e desenvolva o mesmo. Logo, quem se aprimora, insiste, estuda, tenta varias vezes, erra, faz de novo...chega a pensar que nao consegue, mas continua... na minha opinião, tem talento!

Não sei como se mede, o quanto é talento, quanto é resultado do trabalho, como saber?
Por isso, vá fundo amigão! Cai dentro!

M Rezende
http://www.flickr.com/photos/varal_sp/



Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 06 de Agosto de 2012, 20:17:22
Cara, estudo e estudo e estudo fazem parte da vida de qualquer fotógrafo sério (seja profissional, seja hobbista).

Estudo sem talento faz o cara ser bom (possivelmente bom o suficiente hoje em dia para fazer da fotografia uma profissão), mas não o suficiente para se sobressair da raia miúda. Se, ao invés de se tornar fotógrafo profissional ele se torne empresário do ramo fotográfico, e tiver talento para a coisa, aí sim ele pode se destacar e, mesmo sendo um fotógrafo mediano, ser muito bem sucedido financeiramente falando.

Talento sem estudo faz o cara ser bom, mas tb ele nunca conseguirá se sobressair, EMHO.

De todos os grandes fotógrafos que já li sobre as biografias (e a grande maioria foi autodidata) todos eram grandes estudiosos de fotografia. Não existe mais isso de apontar, clicar e depois ver o que deu certo. Tem que acertar tudo (ou quase tudo) para depois ver aquelas TOP-TOPs que serão aproveitadas.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Ingo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Agosto de 2012, 20:22:19
O Mozart tinha talento. Talento verdadeiro é raro. Para ser um fotógrafo bom vc precisa aprender muito, fotografar muito, falhar muito e, antes de tudo, aceitar crítica (construtiva). Um elogio de vez em quando faz bem, mas o que realmente ajuda é a crítica. Os melhores fotógrafos são indivíduos que nunca ficam 100% satisfeitos com o próprio trabalho, sempre procurando a perfeição.


mmf

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
  • Sexo: Feminino
  • A fotografia está entrando em minha vida aos pouco
    • Flickr
Resposta #7 Online: 06 de Agosto de 2012, 20:33:01
Acredito que tudo que é feito com amor tem sua perfeição!
Não adianta querer se forçar a ser fotografo, pois isso nunca irá acontecer... Eu sou mais que novata, mas posso dizer de coração que conheço muitas pessoas que se "forçaram a fotografar" e o resultado não foi nada bom! Esse dom que você citou é algo que vem da dedicação e do amor que você sente por determinada coisa, e com o amor vem a aplicação e com a aplicação vem a experiência e com a experiência vem o resultado!

Não desanime, se você ama fotografia só deixe fluir que tudo dará certo!

Abraço e boa sorte! :D
MMF - Canon EOS 600d / Rebel T3i; Lente 18 - 55mm.


Rac Vi

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Feminino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 06 de Agosto de 2012, 20:43:30
Durante muito tempo me fiz essa pergunta, pois não achava que tinha talento e pensava que só os que tivessem talento e aliassem isso aos estudos conseguiriam ser bons. Como todos disseram, o talento sem estudo não adianta. Em qualquer profissão é necessário estudar, se empenhar.  Se você acha que não tem talento, estudo. Com o tempo vai perceber a evolução.

No mercado atual se você estudar, mesmo não tendo talento, dá para conseguir alguns trabalhos, mas não vai ser fotógrafo que se destaca.
Rachel Vianna
Canon XSi 18-55 mm + 50 mm f/1.8 + Sigma 24-70 mm f/2.8 + 85 mm f/1.8 + YN 467
Zenit 122K

http://www.flickr.com/photos/rac_vi


EduCavalcante

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
  • Olhando ai algumas barbaridades.
Resposta #9 Online: 06 de Agosto de 2012, 20:48:48
Fotografe bastante, se gostar e se dedicar será um grande fotografo.
Canon 5D mark II + Canon 450D xsi + Lente EF-S 18-55mm + canon 50mm 1.8 + canon 28-135mm + Tamron 28-75mm f/2.8 + Sigma 70-300mm + canon 70-200mm F4L + 2 yongnuo YN565 EX
Sony Nex f3 + 18-55mm + pentacon 28mm f2.8

www.educavalcante.com


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #10 Online: 06 de Agosto de 2012, 20:50:32
e bem facil a coisa
Com anos de dedicaçao, e estudo, voce pode ser excelente em qualquer profissao,
porem sem "talento", nao sera "um talentoso", aqueles "que sao unicos"!!!.
So tem um Cartier, Um Adams, Um Leonardo da Vinci, etc,etc,etc
So com talento e bem provavel que nao saia do lugar!!!!!!!
abs.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #11 Online: 07 de Agosto de 2012, 12:04:45
Eu duvido um tanto do "talento nato" na fotografia. Ao contrário da música e das artes manuais, a fotografia independe de uma habilidade motora/sensorial específica.

Claro, há uma pré-disposição natural, mas que ao meu ver está muito mais ligada a capacidade/interesse de aprender e apreender do que há produzir naturalmente.

Ao meu ver um bom fotógrafo tem conhecimento, prática e repertório. Conhecer a ferramenta, conhecer a fundo o universo conceitual e prático da especialidade a qual se dedica e adquirir e digerir referências.

O que separa o bom fotógrafo do fotógrafo genial? Dedicação, coragem, comprometimento e um tiquinho de sorte.


[]s


EduCavalcante

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
  • Olhando ai algumas barbaridades.
Resposta #12 Online: 07 de Agosto de 2012, 13:05:01
Acho que o diferencial na fotografia não é o talento em si, mas a criatividade que o individuo tem para sempre inovar.
Canon 5D mark II + Canon 450D xsi + Lente EF-S 18-55mm + canon 50mm 1.8 + canon 28-135mm + Tamron 28-75mm f/2.8 + Sigma 70-300mm + canon 70-200mm F4L + 2 yongnuo YN565 EX
Sony Nex f3 + 18-55mm + pentacon 28mm f2.8

www.educavalcante.com


Felipe Dilelis

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 687
  • Sexo: Masculino
    • Felipe Dilelis
Resposta #13 Online: 07 de Agosto de 2012, 14:42:19
Olha... to tentando aprender! :D


michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #14 Online: 07 de Agosto de 2012, 17:20:36
fotografia é quase igual futebol... se treinar muito vai ter um bom desempenho.

mas se o cara tem DOM e ainda estuda, ai ninguém segura.
quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!