Autor Tópico: Dúvida Lentes EF-S  (Lida 6289 vezes)

wildthing

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #15 Online: 03 de Agosto de 2012, 00:57:11
Oi gente... eu vou aproveitar a onda da conversa pra tirar uma dúvida.
Tenho T3i e estou começando a pesquisar pra investir em lentes. Porém futuramente penso em comprar uma câmera mais parruda (Como uma 5D, por exemplo).
Caso eu compre lentes EF (já pensando em utiliza-las também no futuro) eu posso usar na T3i, mesmo ela sendo cropada?



Obrigada!  :)


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #16 Online: 03 de Agosto de 2012, 07:47:38
Pode.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


fabiohj

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
  • Você é aquilo que pensa ser
    • Flicker
Resposta #17 Online: 03 de Agosto de 2012, 09:33:25
A 50mm 1.8 é EF. Eu uso normalmente na 60D.
Canon 60D - Tamron 17-50mm f/2.8 - Canon 50mm f/1.8 II - Canon 18-200mm f/3.5-5.6 - Youngnuo YN 565EX

www.flickr.com/photos/fabiohj


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #18 Online: 03 de Agosto de 2012, 09:57:08
Via de regra, lentes EF-S são só para sensores cropados, mas a distância focal não muda.

Via de regra, EF-S serve só para câmera com sensor cropado (APS-C). E as EF servem para qualquer um (FF e cropado). A diferença é que num sensor cropado não se usa "toda a área de vidro" da lente EF... Mas se fosse encaixar uma EF-S numa FF (assim como já é possível nas Nikon), iria vinhetar em preto (um círculo preto a 60% do centro da imagem), então teria que recortar para poder usar alguma parte da imagem. As Nikon FF que aceitam lentes com crop fazem esse limite automaticamente (dizem os nikonzeiros). Abraço!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #19 Online: 03 de Agosto de 2012, 11:14:42
Oi gente... eu vou aproveitar a onda da conversa pra tirar uma dúvida.
Tenho T3i e estou começando a pesquisar pra investir em lentes. Porém futuramente penso em comprar uma câmera mais parruda (Como uma 5D, por exemplo).
Caso eu compre lentes EF (já pensando em utiliza-las também no futuro) eu posso usar na T3i, mesmo ela sendo cropada?



Obrigada!  :)


Se a sua ideia é ter uma camera no Full Frame (5D/1D) no futuro, procure só comprar lentes EF para poder usa-las depois.
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


wildthing

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #20 Online: 03 de Agosto de 2012, 11:34:07
Obrigada JRS
vou começar a dar uma pesquisada então!  :)


CGS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
  • Carpe Diem!
Resposta #21 Online: 03 de Agosto de 2012, 13:31:38
Via de regra, lentes EF-S são só para sensores cropados, mas a distância focal não muda.

Via de regra, EF-S serve só para câmera com sensor cropado (APS-C). E as EF servem para qualquer um (FF e cropado). A diferença é que num sensor cropado não se usa "toda a área de vidro" da lente EF... Mas se fosse encaixar uma EF-S numa FF (assim como já é possível nas Nikon), iria vinhetar em preto (um círculo preto a 60% do centro da imagem), então teria que recortar para poder usar alguma parte da imagem. As Nikon FF que aceitam lentes com crop fazem esse limite automaticamente (dizem os nikonzeiros). Abraço!

Em relação à sua citação "...num sensor cropado não se usa "toda a área de vidro" da lente EF...", há algum prejuízo de qualidade de imagem (ou outro qualquer) pelo fato de não ser usada a totalidade da área da lente?
Canon T3i | Canon EF-S 18-200mm F3.5-5.6 IS  | Canon EF 50mm F1.4 USM | Canon EF 24-105 F4L IS USM | EW-78D | ES-71II
Emotions that flow through lenses

http://www.flickr.com/photos/charlesgomes


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #22 Online: 03 de Agosto de 2012, 13:59:33
Em relação à sua citação "...num sensor cropado não se usa "toda a área de vidro" da lente EF...", há algum prejuízo de qualidade de imagem (ou outro qualquer) pelo fato de não ser usada a totalidade da área da lente?

Não há prejuízo, na verdade há um "ganho", já que as lentes costumam ter a sua área central melhor do que as bordas...
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #23 Online: 03 de Agosto de 2012, 14:41:15

Se a sua ideia é ter uma camera no Full Frame (5D/1D) no futuro, procure só comprar lentes EF para poder usa-las depois.

É isso aí! Vai da disponibilidade de recursos ($$$)... Já que as lentes EF boas são, em geral, mais caras que as EF-S... Abraço!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #24 Online: 03 de Agosto de 2012, 19:24:40
Só pra ser muito, muito chato...  :D

Na verdade se usa sim toda a área do vidro das lentes das objetivas. O sensor cropado é que é menor e enxerga "menos" que o sensor FF. Então a imagem captada, independente se a lente é EF ou EF-S, passa por cada nanometro quadrado da lente recebe a luz da cena e repassa a luz até o interior da cam. O sensor é que não consegue capturar toda a emissão, deixando de "enxergar" as bordas da imagem transmitida.
Por isso mesmo há sim um ganho. As bordas da imagem, e, portanto, da luz que é transmitida pelas bordas da lentes, ficam de fora do registro e já é bem sabido que as bordas geralmente não acompanham a qualidade do centro da objetiva. Assim, retirando as bordas vc fica com o crème de la crème da ótica da objetiva.
« Última modificação: 03 de Agosto de 2012, 19:25:04 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #25 Online: 04 de Agosto de 2012, 15:08:15
Só pra ser muito, muito chato...  :D

Na verdade se usa sim toda a área do vidro das lentes das objetivas. O sensor cropado é que é menor e enxerga "menos" que o sensor FF. Então a imagem captada, independente se a lente é EF ou EF-S, passa por cada nanometro quadrado da lente recebe a luz da cena e repassa a luz até o interior da cam. O sensor é que não consegue capturar toda a emissão, deixando de "enxergar" as bordas da imagem transmitida.
Por isso mesmo há sim um ganho. As bordas da imagem, e, portanto, da luz que é transmitida pelas bordas da lentes, ficam de fora do registro e já é bem sabido que as bordas geralmente não acompanham a qualidade do centro da objetiva. Assim, retirando as bordas vc fica com o crème de la crème da ótica da objetiva.

Se for considerar a "imagem", ou "luz refletida" que chega a cada elemento ótico de uma EF (falando em ótica), o sensor cropado vai realmente ver apenas a parte central da mesma, na proporção do crop (que, diga-se de passagem, é uma área consideravelmente menor que a "vista" por um sensor full-frame). Isso é, se você pegar uma caneta e desenhar um quadrado no elemento frontal da EF (por exemplo), vai (quase certamente) vê-lo numa FF, mas é capaz de nem vê-lo numa cropada (ou vê-lo "maior"), por causa do corte de bordas que foi mencionado... La crème de la crème, mas mesmo assim, quase todos preferem "fulfrème"... Concordê? Hehehe...
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #26 Online: 04 de Agosto de 2012, 16:32:14
Se desenhar o quadrado direitinho, não vai ver mesmo, porque ele será exatamente as bordas da imagem capturada (talvez veja um micro risco na borda, mas isso já é chatisse demais...rs).

Preferências à parte (e cada um tem o direito soberano de ter as suas), a discussão não parte de preferência e sim de ponderações acerca da ótica de cada objetiva, crop, aproveitamento de imagem... Então, ainda que haja uma preferência (ou sonho de consumo) generalizada (e há) pelas FF, as lentes EF em cam APS-C entregam qualidade ótica (pura ótica, não levando em consideração qualidade final de captura porque aí entram os componentes da cam, como sensor, ISO, demosaico, processamento, etc...) melhores do que as mesmas lentes em cam FF. Evidentemente se me perguntassem que quero passar o resto de minha vida fotografando em cropadas, em detrimento de qualidade ótica, mandaria o cara pastar...rs Não há comparação na qualidade final de uma boa FF em relação a uma boa APS-C. Ainda que a APS-C possa atender 80% dos usuários, todo mundo quer uma FF.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


CGS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
  • Carpe Diem!
Resposta #27 Online: 05 de Agosto de 2012, 11:42:08
:ponder:...:ponder:...:ponder:... Agora fico pensando se deveria investir na troca da minha T3i por uma FF........

Comprei a T3i (que é cropada, como sabemos) pensando nas viagens, por ser, enquanto SLR, mais compacta e leve do que uma FF. Mas realmente, lendo a colocação do Hyde acima, fico pensando se a relação custo/benefício de uma FF não seria positiva, onde chamo de custo, o custo $ propriamente dito, mas tb o maior peso e espaço ocupado na bagagem, e benefício, a qualidade das imagens. Dúvida cruel... :doh: Agradeço se alguém com experiência de viagens puder nos contar um pouco como é rodar por aí com uma FF vs uma cropada menor e mais leve a tiracolo!

Na prática: uma mesma foto feita em uma FF e em uma cropada, todas as demais variáveis mantidas, na medida do possível (coisa de lab, mesmo), colocadas essas duas fotos lado a lado, é possível dizer qual foi feita na cropada e qual foi feita na FF? É muito perceptível a diferença de qualidade???
« Última modificação: 05 de Agosto de 2012, 11:45:35 por CGS »
Canon T3i | Canon EF-S 18-200mm F3.5-5.6 IS  | Canon EF 50mm F1.4 USM | Canon EF 24-105 F4L IS USM | EW-78D | ES-71II
Emotions that flow through lenses

http://www.flickr.com/photos/charlesgomes


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #28 Online: 05 de Agosto de 2012, 12:50:49
Se se informar a abertura dá pra perceber sim. Por conta do DOF aparente. Olhos treinados conseguem detectar outros elementos, se se informar qual a lente específica, porque cada lente tem uma assinatura e as bordas entregam algumas informações conhecidas por essas pessoas que conseguem dizer se a lente foi usada em FF ou APS-C.
Mas aí é detalhe do detalhe... Para uso normal de uma amador, a APS-C atenderá perfeitamente. Na verdade, na maioria dos casos de amadores, dá e sobra.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova