Autor Tópico: Dúvida câmera para fotos de miniaturas / mesa still  (Lida 2092 vezes)

MidSilence

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 20 de Fevereiro de 2013, 10:50:14
Olá amigos,

Possuo uma coleção de miniaturas 1/18 e desenvolvi um site pessoal para publicação das fotos dos modelos.
Sou totalmente leigo em fotografia mas após ler alguns tópicos resolvi investir em uma mesa Still e iluminação simples a fim de conseguir alguma qualidade e tirar as sombras. Ainda estou fazendo testes com o meu celular (Samgung Galay Ace) e agora quero partir para uma câmera compacta, por isso preciso de ajuda em qual câmera adquitir para este tipo de foto.

Abaixo algumas fotos e detalhe da mesa:

http://farm9.staticflickr.com/8531/8491265841_e1e930ea58_k.jpg
http://farm9.staticflickr.com/8227/8492367972_cc10b1161c_k.jpg
http://farm9.staticflickr.com/8094/8492365714_9ba5f4f119_k.jpg
http://farm9.staticflickr.com/8100/8492364800_819974dd55_k.jpg
http://farm9.staticflickr.com/8251/8491262695_bdd9e6ae1f_b.jpg

As fotos são originais sem tratamento. O objetivo é publicar em resolução menor, algo como 1024x768. Acredito que uma câmera compacta com configuração manual e um bom sensor deva ser melhor que um celular, portanto peço ajuda para uma dica de câmera. Algumas considerações:

1) Não vou fazer vídeos então o foco é realmente a fotografia.
2) Por se tratar de uma foto próxima a câmera não vou precisar de zoom enormes e sim mais detalhe. Teria necessidade de uma câmera com um bom nível de macro?
3) Uma DSLR seria um bom investimento mas não sou profissional e não pretendo ter varias lentes, no máximo a lente do kit (18-55). A não ser que realmente faria a diferença.
4) Algumas câmeras possuem usb com acesso direto (mass storage) e até wi-fi, pode ser interessante acessar as fotos sem tirar o cartão de memória.

Muito obrigado pela atenção.
Abraços,


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Fevereiro de 2013, 11:18:34
Quanto quer investir?
Tecpix + motorola do guga


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #2 Online: 20 de Fevereiro de 2013, 11:27:24
Como vc não quer investir em nada profissional, sinceramente, achei as fotos do teu celular muito boas.

Uma compacta te dará mais ou menos a mesma qualidade das tuas fotos.

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


MidSilence

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #3 Online: 20 de Fevereiro de 2013, 11:29:03
Quanto quer investir?

Olá Fernandez,

Essa realmente é "a pergunta". No começo estava bem restrito aos valroes mas depois vi que é necessário investir, até a mesa still eu comprei.
Pelo que vi de preços menos de 1.000,00 vai ficar difícil a não ser se conseguir uma usada. Posso chegar em R$ 1.500,00 trazendo de fora pois se for comprar aqui não dá nem para sonhar. Já encontrei algumas DSLR por esse preço (XSi, t3i, D3100/D5100) mas fica a dúvida se realmente é necessário.

Obrigado,



MidSilence

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #4 Online: 20 de Fevereiro de 2013, 11:33:06
Como vc não quer investir em nada profissional, sinceramente, achei as fotos do teu celular muito boas.
Uma compacta te dará mais ou menos a mesma qualidade das tuas fotos.

Olá alexandreranieri,

Pois é, mas será que uma câmera não ajuda em alguma coisa? Lente, regulagem de luz branca, um foco que consiga pegar a miniatura inteira?
Obrigado,



Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #5 Online: 20 de Fevereiro de 2013, 11:38:59
Olá alexandreranieri,
Pois é, mas será que uma câmera não ajuda em alguma coisa? Lente, regulagem de luz branca, um foco que consiga pegar a miniatura inteira?
Obrigado,

Sim, com certeza.

Também tiro fotos de minhas miniaturas (Hot Wheels) e as fotos melhoraram bastante com relação a esses pontos - conseguir focar a miniatura inteira e o branco do fundo ficar realmente branco - quando passei a usar a Canon SX240, que tem ajustes manuais.

É que achei muito boa a nitidez das fotos, por isso o resto nem me chamou tanto a atenção, como o foco e o fundo não estar totalmente branco.

Abcs.

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


marcelo556

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.122
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 20 de Fevereiro de 2013, 11:53:31
Tem varias super-zoom que tem a otica e nitidez muito boa.
♫ Na sua terra tem palmeiras onde canta o sabiá, na minha terra tem favela onde canta o HK  ♪


MidSilence

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #7 Online: 20 de Fevereiro de 2013, 11:55:22
Sim, com certeza.
Também tiro fotos de minhas miniaturas (Hot Wheels) e as fotos melhoraram bastante com relação a esses pontos - conseguir focar a miniatura inteira e o branco do fundo ficar realmente branco - quando passei a usar a Canon SX240, que tem ajustes manuais.
É que achei muito boa a nitidez das fotos, por isso o resto nem me chamou tanto a atenção, como o foco e o fundo não estar totalmente branco.
Abcs.

Também coleciona? Que legal!  :ok:
Exatamente, o foco pode melhorar e pegar a miniatura inteira e o detalhe do fundo um pouco mais escuro confesso que foi até intencional pois algumas miniaturas são brancas bem claras e a foto ficaria estanha, por isso posicionei a iluminação mais para a frente.

Obrigado pelas informaçoes.
Abraços,