Autor Tópico: Fotografia: Dá pra aprender ou só com talento se faz boas fotos?  (Lida 4129 vezes)

agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #15 Online: 07 de Agosto de 2012, 18:46:46
 
Eu duvido um tanto do "talento nato" na fotografia. Ao contrário da música e das artes manuais, a fotografia independe de uma habilidade motora/sensorial específica.

Claro, há uma pré-disposição natural, mas que ao meu ver está muito mais ligada a capacidade/interesse de aprender e apreender do que há produzir naturalmente.

Ao meu ver um bom fotógrafo tem conhecimento, prática e repertório. Conhecer a ferramenta, conhecer a fundo o universo conceitual e prático da especialidade a qual se dedica e adquirir e digerir referências.

O que separa o bom fotógrafo do fotógrafo genial? Dedicação, coragem, comprometimento e um tiquinho de sorte.


[]s


 :clap:


Erivaldo Cesidio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 07 de Agosto de 2012, 19:38:57
Essa discussão me remete a um post do Clício Barroso em seu blog que ilustra muito bem isso.

O link: http://www.clicio.com.br/blog/2012/fotografia-me-enganou/

Vale muito a pena ler. Acho que boa parte das pessoas aqui conhecem esse texto, mas sempre gosto de ler e me inspirar em transpirar e trabalhar  mais pra e aprimorar na fotografia.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #17 Online: 07 de Agosto de 2012, 21:56:52
Olá,
Eu acredito SIM em dom, talento, em 'levar jeito' para essa ou aquela atividade. Como muitos já comentaram, é necessário ralar, estudar, aprimorar, mas em se tratando de arte (fotografia é uma arte), é preciso ter mais do que apenas vontade; É preciso antes de mais nada gostar (não estamos falando em ganhar bem) do que faz. Eu posso passar 10 anos estudando, praticando, indo a cursos que jamais me tornarei um músico, um escritor, um cantor, um pintor.. e quem sabe até um fotógrafo :ponder:
 :ok:


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #18 Online: 07 de Agosto de 2012, 22:59:27
Não acredito nessa história de talento nato. Isso aí já é algo bastante arcaico na psicologia. O que existem são determinadas características que podem ou não ser trabalhadas no decorrer da vida. Essas características são inúmeras. Nao existe algo generalizado como "talento para fotografar". A boa fotografia demanda inúmeras habilidades. Voce pode ter algumas mais ou menos desenvolvidas do que outras. O que voce pode fazer é elencar as diferentes habilidades necessárias para o bom desempenho do seu trabalho. Posso te dar uma exemplo:
Relacionamento interpessoal
Comunicação
Técnica
Olhar
Entre outros

Lembrando que cada item desse pode ter vários subitens. Por exemplo, voce pode dividir a tecnica em subitens como composição, iluminação, edição etc.
Além disso voce pode determinar pesos distintos para cada um desse itens e subitens. Depois voce relacionar as habilidades exigidas com as suas reais habilidades por meio de notas para no final ter uma base quantitativa.
Enfim, a ideia é voce trabalhar os seus pontos fracos e desenvolver os seus pontos fortes.
Há uma série de práticas que pode te ajudar no desenvolvimento dessas habilidades. Elas podem depender mais ou menos do seu esforço e dedicação dependendo das suas características pessoais inatas e da sua história de vida.
Lembre-se que a vida é um percurso que se escreve desde a sua geração até a sua morte (nem estou abordando aqui questões espirituais, que nem por isso são menos importantes). Portanto, a vida não termina quando começa. Há um longo percurso a ser vivido.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


mariossmoura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #19 Online: 08 de Agosto de 2012, 08:12:16
Galera, obrigado pelas respostas!

Com certeza me ajudaram muito e algumas me deixaram até mais tranquilo e confiante de que eu poderei fazer boas fotografias num futuro, seja como hobby ou, quem sabe, profissionalmente.

Foi legal também saber que tem algumas pessoas com essa mesma dúvida.

Muito obrigado a todos!


mariossmoura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #20 Online: 08 de Agosto de 2012, 08:27:00
Essa discussão me remete a um post do Clício Barroso em seu blog que ilustra muito bem isso.

O link: http://www.clicio.com.br/blog/2012/fotografia-me-enganou/

Vale muito a pena ler. Acho que boa parte das pessoas aqui conhecem esse texto, mas sempre gosto de ler e me inspirar em transpirar e trabalhar  mais pra e aprimorar na fotografia.

Texto sensacional!!!

Já guardei nos favoritos!!!

Valeu mesmo!!!


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #21 Online: 08 de Agosto de 2012, 12:07:18
Quando eu comecei a uns 17 anos com uma maquininha chamada xereta da sonora, um amigo me disse: - "Voce tem talento pra fotografo", fiquei todo convencido e comecei a fotografar, mas ccompletaemte sem noção de enquadramento, pespectiva profundidade de campo e esses coisa de fotografia. Na verdade quando criança sempre gostei de desenhar, daí a leve noção de como compor uma cena. Depois de ver elgumas fotos de colegas nos laboratoria, descobrir que não sabia nada e que minhas fotos não se comparavam nem em 10% das fotos deles o que fazia era simplesmente plagiar o que ja tinha visto e estava guardado em meu subconsciente. Resolvi estudar, pesquisar,  treinar o olhar, errar, fazer de novo, errar de novo e assim por diante, mas mesmo com esse tropeços ainda era quem fazia as melhores fotos daqui. Fui o primeiro a possuir um SLR, o que fez com que a qualidade das fotos melhorace ainda mais, pegava dicas de outros fotografos e assim foi. Hoje sobrevivo de fotografia, não sou rico nem conhecido nem tão pouco famoso, mas sou feliz, sem talento, apenas aprimorei meus conhecimentos e aprendi a usar as tecnicas mas sem me atrelar fielmente a elas.
Posso dizer o seguinte: "Quando se tem talento nato aprende-se as com mais facilidades que quem não tem. Ou seja tudo fica mais facil.
É como alguem aqui ja disse: de nada adianta ter talento se voce não o usa.
Quem tem tecnica faz boas fotos, mas que tem talento com tecnica faz fotos extraordinarias.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #22 Online: 09 de Agosto de 2012, 13:11:23
 tem muita gente q vai discordar, mas fotografia é 99% técnica e apenas 1% talento. Se vc estudar (numa boa escola é claro), praticar ,ver muita fotografia,ler muito a respeito,não tem como se tornar fera ! O talento natural ajuda no caso do autodidata . Não é coincidência q os melhores fotografos brasileiros são formados em New York,com larga bagagem como assistente de renomados fotógrafos de lá , ou outros tantos com  formação na Panamericana ou Anhembi Morumbi. Os tops são formados nas melhores escolasm,ou trabalharam como assistentes de fotógrafos renomados,isso é fato.


Erivaldo Cesidio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 10 de Agosto de 2012, 10:36:50
Quando eu comecei a uns 17 anos com uma maquininha chamada xereta da sonora, um amigo me disse: - "Voce tem talento pra fotografo", fiquei todo convencido e comecei a fotografar, mas ccompletaemte sem noção de enquadramento, pespectiva profundidade de campo e esses coisa de fotografia. Na verdade quando criança sempre gostei de desenhar, daí a leve noção de como compor uma cena. Depois de ver elgumas fotos de colegas nos laboratoria, descobrir que não sabia nada e que minhas fotos não se comparavam nem em 10% das fotos deles o que fazia era simplesmente plagiar o que ja tinha visto e estava guardado em meu subconsciente. Resolvi estudar, pesquisar,  treinar o olhar, errar, fazer de novo, errar de novo e assim por diante, mas mesmo com esse tropeços ainda era quem fazia as melhores fotos daqui. Fui o primeiro a possuir um SLR, o que fez com que a qualidade das fotos melhorace ainda mais, pegava dicas de outros fotografos e assim foi. Hoje sobrevivo de fotografia, não sou rico nem conhecido nem tão pouco famoso, mas sou feliz, sem talento, apenas aprimorei meus conhecimentos e aprendi a usar as tecnicas mas sem me atrelar fielmente a elas.
Posso dizer o seguinte: "Quando se tem talento nato aprende-se as com mais facilidades que quem não tem. Ou seja tudo fica mais facil.
É como alguem aqui ja disse: de nada adianta ter talento se voce não o usa.
Quem tem tecnica faz boas fotos, mas que tem talento com tecnica faz fotos extraordinarias.

É isso aí!   :ok:


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #24 Online: 10 de Agosto de 2012, 10:56:44
tem muita gente q vai discordar, mas fotografia é 99% técnica e apenas 1% talento. Se vc estudar (numa boa escola é claro), praticar ,ver muita fotografia,ler muito a respeito,não tem como se tornar fera ! O talento natural ajuda no caso do autodidata . Não é coincidência q os melhores fotografos brasileiros são formados em New York,com larga bagagem como assistente de renomados fotógrafos de lá , ou outros tantos com  formação na Panamericana ou Anhembi Morumbi. Os tops são formados nas melhores escolasm,ou trabalharam como assistentes de fotógrafos renomados,isso é fato.

Isso eu acho meio questionável, é claro que a formação técnica e conceitual é importantíssima. Mas aí, nesse universo dos "top" tem muito de relacionamento também. Ser assistente de um "renomado" coloca o cara em contato com as pessoas certas, tendo acesso aos trabalhos "ideais" e isso se torna um ciclo... Mas, obviamente, se o cara não for "bom" ele é jogado fora do ciclo.

[]s