Autor Tópico: Canon EF 70-200mm: F4 L com IS ou F2.8 L sem IS?  (Lida 11113 vezes)

jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 27 de Julho de 2014, 12:23:36
A F4 IS não pesa muito mais que a F4 sem IS, a F2.8 é que tem peso extra a considerar. Considerando que é possível desligar o IS (ou usá-lo no modo 2 em panning) acho o IS conveniente, a não ser que o custo seja o maior restritor. Para e entuais vídeos, o IS é também muito útil. De qq modo, é uma escolha muito pessoal, existem 4 porque existe mercado para cada uma delas. Seja para câmeras, lentes, flashes, veículos ou qq outro item, quem disser que uma opção é melhor em absolutamente tudo é no mínimo desinformafo(a).
JVc.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 27 de Julho de 2014, 12:27:34
A F4 IS não pesa muito mais que a F4 sem IS, a F2.8 é que tem peso extra a considerar. Se peso (e preço) não é restritor, a f2.8 IS é excepcional. Entre a f2.8 sem is e a f4 com IS, a última me é mais útil, mas para outra pessoa a descisão pode ser diferente. Considerando que é possível desligar o IS (ou usá-lo no modo 2 em panning) acho o IS conveniente, a não ser que o custo seja o maior restritor. Para e eventuais vídeos, o IS é também muito útil. De qq modo, é uma escolha muito pessoal, existem 4 porque existe mercado para cada uma delas. Seja para câmeras, lentes, flashes, veículos ou qq outro item, quem disser que uma opção é melhor em absolutamente tudo é no mínimo desinformafo(a).

No final ninguémpode te indicar qual é a melhor opção para ti. Só quem soube exatamente o que esperas da lente (i.e. Tu mesmo) pode decidir adequadamente. Outros podem indicar vantqgems e desvantagens de cada modelo.
JVc.


Raphael Valente

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
  • Sexo: Masculino
  • Transmita bons sentimentos!
Resposta #32 Online: 27 de Julho de 2014, 14:19:42
Já tive a versão F4 sem IS hoje tenho a com IS  a qualidade de imagem da primeira e melhor. Todas dessa série são incríveis, não tem como errar nessa escolha!
Nikon D7100 - 10-24, 18-105, 35 1.8G, 70-300VR e Tamron 17-50 2.8.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/raphavalente/


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #33 Online: 27 de Julho de 2014, 14:22:01
Pra quem fotografa esportes ou coisas em movimento, uma lente mais rápida f2.8 é o indicado ante o IS/VR. Essa função que ajuda estabilizar a imagem, só funciona com o obturador em até 1/500. As minhas lentes raramente ficam com o VR ligado. Então, se tu sabe mesmo usar o VR/IS, sabe que ele tem que ficar desligado sempre que a câmera está estabilizada (tripé / monopé / apoiada), pois o VR/IS vai atrapalhar ao invés de ajudar. Se tu fotografa esportes, sabe que 1/500 não congela nem uma pessoa caminhando na horizontal, e vai congelar o movimento lá pelos 1/800. Se tu fotografa paisagens e afins, tu utiliza um tripé, logo o V/ISR não tem função alguma.

O VR/IS vai ser útil, em poucos casos, ontem tu fotografa stills e coisas que não se movimentam... por exemplo uma modelo em um final de tarde onde tu vai ta usando flash ou luz natural e precisa capturar mais o ambiente. Aí o VR e o IS vai fazer diferença.

Logo, se o dinheiro não for uma varíavel complicada, uma lente f2.8 vai ser muito mais útil que uma com IS/VR. Podendo trabalhar com uma profundidade de campo menor, utilizando ao menos 1 STOP de iso mais rápido, e uma nitidez absurda, que é o que essas lentes proporcionam.


Daniel_Brito

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • Sexo: Masculino
  • Somos quem podemos ser.
    • facebook.com.br/dbfotografia
Resposta #34 Online: 04 de Março de 2016, 08:12:17
O que mata é que uns comentam:

- Sem duvidas a 2.8 sem IS (IS não serve para nada)


Ai daqui a pouco outro:


- Sem duvidas eu iria de F/4 pois é mais leve e tem o IS caso use em uns 150mm.




Ai complica. rsrs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #35 Online: 04 de Março de 2016, 08:35:53
As pessoas querem pegar um uso especifico e generalizar se o IS serve ou não serve.   :aua:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


jtitton

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 04 de Março de 2016, 08:55:01
Não sei se estou na contra-mão, mas eu iria na com IS.
Ta ok, a 2.8 é mais clara, mas você tem que analisar o que vai fotografar e se o teu corpo é tão alto nível quanto a lente. Tá.. já vi, você tem a 6D, isos extremamente altos com baixa quantidade de ruído, e isso já te permite tocar um 6400 ao invés de 1600 tendo o mesmo resultado, em termos de granularidade e ruído de uma 7D.
Conforme a documentação técnica da Canon, o IS serve não só para tempos curtos, mas também para ajudar nossa mão em situações de bastante luz mas com pequenas vibrações, entre 0,5 a 20hz. Tem dois materiais bem interessantes, um da Canon e outro do Ken Rockwell (falando da Canon e Nikon) que explicam o processo de estabilização e pq utilizar ele durante o dia também.
A grande sacada é que em muitas vezes a gente nem sequer nota a estabilização em fotografias com muita luz (alta velocidade) pois é algo muito fino, mas quando o primeiro plano focal está próximo, como num retrato ou close-ups próximos, a diferença mais notável e percebível está na precisão e nitidez do foco. Explicando melhor, nesses casos, a imagem não fica com o aspecto de tremida, mas as vibrações dos nossos músculos do braço afetam o equipamento e produzem um efeito do foco não estar correto. Mas isso a gente só nota ampliando a fotografia e verificando pequenos detalhes, como o olho de uma pessoa.
Já fiz diversos testes com minhas lentes, um prime estabilizada e uma não, os resultados são bem característicos. Testei também uma lente curta sem IS, não senti falta da estabilização nesse caso.

Por mim, F4 com IS seria minha escolha.

São 4 páginas de material nesse link: http://cpn.canon-europe.com/content/education/infobank/lenses/image_stabilisation.do

http://www.kenrockwell.com/tech/image-stabilization.htm
Canon 6D
Astrofotografia, paisagens, coisas legais e o que der vontade.


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #37 Online: 05 de Março de 2016, 02:04:36
complicado dar opnioes pra quem criou o topico,pq na postagem o cara coloca impecilhos do peso,blablabla.Criou tanta discussao acima da coisa e no final delas,ficou como se esperava
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


carlosvitor

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 109
Resposta #38 Online: 09 de Março de 2016, 12:02:06
Na minha opinião (e para o meu uso), a 70-200mm f/4L IS não tem um bom custo-benefício, pois custa quase o dobro da 70-200mm f/4L sem-IS. Eu acho que eu iria de 70-200mm f/2.8L, porque eu compraria uma lente tele com AF rápido para fotografar assuntos em movimento, e aí usaria uma velocidade de obturador mais rápida de qualquer forma e o IS não seria muito útil.
5DIV - 35LII - 85L IS


Daniel_Brito

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • Sexo: Masculino
  • Somos quem podemos ser.
    • facebook.com.br/dbfotografia
Resposta #39 Online: 09 de Agosto de 2016, 20:30:36
Na minha opinião (e para o meu uso), a 70-200mm f/4L IS não tem um bom custo-benefício, pois custa quase o dobro da 70-200mm f/4L sem-IS. Eu acho que eu iria de 70-200mm f/2.8L, porque eu compraria uma lente tele com AF rápido para fotografar assuntos em movimento, e aí usaria uma velocidade de obturador mais rápida de qualquer forma e o IS não seria muito útil.


Mas creio que ao usar o IS, você poderia reduzir a velocidade e "ganhar" mais luz nas fotos. Resta saber, o que lhe dá mais ganhos, um IS ou um ponto a mais de abertura?


Realmente um debate muito dificil.. A F4 IS para casamentos e demais eventos seria melhor, pois usando o flash, o F2.8 deixa de ter a grande utilidade que é o ponto a mais. Lembrando que o desfoque nao depende só da abertura..


Daniel_Brito

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • Sexo: Masculino
  • Somos quem podemos ser.
    • facebook.com.br/dbfotografia
Resposta #40 Online: 09 de Agosto de 2016, 21:02:48
A [/size]Canon[/color] garante que o estabilizador de imagem pode lhe render até 4 pontos de luz. De maneira prática, basta dizer que se você necessita de uma velocidade de obturador em 1/250 em 200mm para fazer sua foto, com o estabilizador de imagem acionado essa velocidade pode cair para 1/15. [/font][/color][/size][/color][/size][/color]