Autor Tópico: monope em shows  (Lida 9484 vezes)

ealeonardi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Online: 08 de Agosto de 2012, 21:05:52
alguem ja usou monope para fotografar shows?

vale a pena ou muito trampo?

valeu!

os acentos nao funcionam


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #1 Online: 08 de Agosto de 2012, 21:46:07
monopé pra que?


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 08 de Agosto de 2012, 21:50:18
Para diminuir a velocidade de obturação. Só pode.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


juliocesarmoura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 08 de Agosto de 2012, 21:51:52
Depende... "vale a pena" se você estiver em um lugar onde não há muito tumulto, tipo, em cima do palco, ou uma area mais reservada para a imprensa. Teoricamente é uma boa pois, você "vai poder" usar por exemplo velocidades do obturador mais baixas ( mesmo assim acho dificil por que ninguem fica muito parado ). Na pratica ja tentei usar em alguns shows pequenos aqui na minha cidade e só me stressei, pois como eu não tinha um bom lugar para fotografar, estava meio que junto com a "galera" se empurrando. Mas se você ter algum lugar meio que reservado pode ser uma boa.
A câmera não faz diferença nenhuma. Todas elas gravam o que você está vendo. Mas você precisa VER!


ealeonardi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #4 Online: 08 de Agosto de 2012, 21:59:41
já li algumas coisas sobre fotografia de shows e nunca ouvi falar dessas coisas ai embaixo, fiquei curioso. talvez eu que não soube procurar, mas enfim...

usa-se parasol?
seria util a compesação de exposição multipla?
monopé numa 70-200 (sem IS) faz falta ou só atrapalha?

só não me diga: use uma grande abertura, ISO alto, e velocidade acima de 1/60

brincadeira,

abraços,
ótimo forum!


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #5 Online: 08 de Agosto de 2012, 22:10:34
parassol dah uma protegida na lente. Eu deixaria.

Em shows, eh ISO alto, abertura maxima e velocidade vai depender do movimento dos artistas do palco e se sua lente tem VR ou nao.

Usar monopé eu acho complicado no meio da multidao. Se vc tiver espaço e tranquilidade num camarote, seus abraços agradecerao enormemente o monopé.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #6 Online: 08 de Agosto de 2012, 22:19:50
Para diminuir a velocidade de obturação. Só pode.

impossível.


ealeonardi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #7 Online: 08 de Agosto de 2012, 22:50:35
impossível.

é possível! eu trabalho com fotografia de natureza e com o auxilio de um monopé da pra garantir mais nitidez do que só com a câmera na mão (usando as mesmas velocidades em ambas as situações). pra isso serve um monopé.

« Última modificação: 08 de Agosto de 2012, 22:51:23 por ealeonardi »


ealeonardi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #8 Online: 08 de Agosto de 2012, 22:53:41
parassol dah uma protegida na lente. Eu deixaria.

Em shows, eh ISO alto, abertura maxima e velocidade vai depender do movimento dos artistas do palco e se sua lente tem VR ou nao.

Usar monopé eu acho complicado no meio da multidao. Se vc tiver espaço e tranquilidade num camarote, seus abraços agradecerao enormemente o monopé.

no meio da multidão é foda mesmo. com ou sem monopé.
minha lente não tem estabilizador de imagem



ealeonardi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #9 Online: 08 de Agosto de 2012, 22:58:16
a questão da compensação de exposição? acho que é assim q se chama
é aquela função das dsrl que nos disparos multiplos (no caso 3) a câmera bate 3 fotos em 3 exposições diferentes, variando até 2 pontos pra mais e pra menos.
na minha t1i se chama AEB

alguém ja usou isso com bons resultados?

abraço,

valeu


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #10 Online: 08 de Agosto de 2012, 23:56:02
oaleonardi, se você vai fotografar com a 70-200 vai precisar de monopé, é uma lente pesada e se ficar o show todo com ela no braço no outro dia você vai chorar de dor( acho que exagerei ), se pensar a longo prazo pode até dar uma tendinite.... monopé é sempre bem vindo em situações como essa, se tiver seu canto leve sem cogitar!
« Última modificação: 08 de Agosto de 2012, 23:56:39 por Razad »
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #11 Online: 09 de Agosto de 2012, 00:01:02
é possível! eu trabalho com fotografia de natureza e com o auxilio de um monopé da pra garantir mais nitidez do que só com a câmera na mão (usando as mesmas velocidades em ambas as situações). pra isso serve um monopé.

não em um show.


Fotografia em show é feita com grande ocular e tele objetiva. Lentes com abertura 2.8, velocidades acima de 1/125 (no mínimo) e ISO em 800 - 4000.

usar monopé em lugar apertados e com grande movimentação é suicídio.

Se acha que não vai aguentar segurar uma tele, nem compre.

Eu faço alguns eventos com D3 + 80-200/24-85/11-24 + sb 900, não tem como reclamar de peso... é um ócio da profissão.
« Última modificação: 09 de Agosto de 2012, 00:03:05 por Carlos Ferrari »


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 09 de Agosto de 2012, 03:03:05
Concordo com o Carlos que o tema "shows" .....exige lentes claras angular e tele...como a luz é inconstante e geralmente tem longos momentos com pouca luz....vc será obrigado a usar ISOs elevados e o máximo de velocidade que vc conseguir dentro dessa configuração....pra ainda pegar algo em foco....e um monopé no meio do público mais complica que ajuda.....se for pra evitar tremidos e cansar menos...de uma arquibancada...usando só teles...vá lá....ai pode até ajudar.

Só discordo sobre o peso....peso não são  "ossos dos ofício".....afinal existem equipamentos mais leves...desde as analôgicas... :assobi: 

Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


ealeonardi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #13 Online: 09 de Agosto de 2012, 08:01:09
o uso ou não de um monopé, na minha opnião, não tem muito a ver com o peso dos equipamentos.
mas se pessoas conseguem ser um verdadeiro IS, sorte delas, economiza na compra dos equipamentos.

valeu


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #14 Online: 09 de Agosto de 2012, 08:36:10
Concordo com o Carlos que o tema "shows" .....exige lentes claras angular e tele...como a luz é inconstante e geralmente tem longos momentos com pouca luz....vc será obrigado a usar ISOs elevados e o máximo de velocidade que vc conseguir dentro dessa configuração....pra ainda pegar algo em foco....e um monopé no meio do público mais complica que ajuda.....se for pra evitar tremidos e cansar menos...de uma arquibancada...usando só teles...vá lá....ai pode até ajudar.

Só discordo sobre o peso....peso não são  "ossos dos ofício".....afinal existem equipamentos mais leves...desde as analôgicas... :assobi:


Pô a minha analógica (nikkormat FT3) pesa 900grs+

Hauahauhauahu