Autor Tópico: Dúvida conceitual.  (Lida 842 vezes)

tadashifotografo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
  • Sexo: Masculino
    • http://www.olhares.com/tadashifotografo
Online: 13 de Agosto de 2012, 13:00:40
Resumidamente, uma câmera possui um conjunto ótico (lentes) que faz a captação das imagens e um dispositivo de registro da imagem captada que é o filme na fotografia analógica ou o elemento eletrônico correspondente (CCD ou CMOS) na fotografia digital. Não vou entrar em detalhes nos outros componentes de uma câmera.

Tanto na fotografia analógica quanto na digital, o dispositivo de registro da imagem tem um tamanho determinado que não muda para cada tipo ou formato de câmera.

Atualmente já existem modelos de câmeras DSLR na qual é possível obter 36 megapixels no formato FULL FRAME e 24 megapixels no formato APS-C.

A minha dúvida é se o limite máximo de resolução dentro da área de registro da imagem está próximo de ser alcançado ou se ainda existe margem para aumentar a resolução.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #1 Online: 13 de Agosto de 2012, 14:58:29
Existem vários fatores que limitam a quantidade de MP, alguns contornáveis pela tecnologia, outras não.

O limite teórico, baseado no comprimento das ondas de luz e espaçamento entre os pixels, se não me engano fica em torno de 120Mp para um sensor APS-C. Só que antes disso existem outras barreiras, como o  ruído gerado e limitações ópticas. Não adianta um sensor hiper-denso se as lentes utilizadas não conseguem ter um poder resolutivo que "cubra" este sensor.
E ainda existem problemas relativos às leis da física, como o limite de difração, que com o aumento da densidade se torna cada vez menor.

Na minha opinião, com a tecnologia atual chegamos ao limite ou bem próximo disso. Até pouco tempo atrás conseguia-se um aumento dos Mp com diminuição de ruído aparente (sem recorrer ao downsampling). O sensor Canon de 18Mp é menos ruidoso que o de 12Mp. Mas o sensor Sony de 24Mp é mais ruidoso que o de 16Mp, e se existe alguma vantagem, ela vem em função de downsampling (que é uma técnica de validade muito discutida, mas não vem ao caso e também não tenho conhecimento para argumentar).

Pode ainda existir espaço para aumento de densidade, mas o ganho pelo menos no momento é relativo. Talvez possa ser utilizado em câmeras de utilização bem específica, onde se possa usar sensores ultradensos com lentes especiais e ambiente controlado. Mas para uso "genérico", acredito que considerando-se a tecnologia atual estamos próximo do limite.

Aqui um link para um artigo do nosso amigo Shalders com algumas informações interessantes sobre isto:

http://www.photomysteries.com/website/Photomysteries_BR/Megapixeis.html



« Última modificação: 13 de Agosto de 2012, 15:02:15 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #2 Online: 13 de Agosto de 2012, 16:41:15
Maquinas com sensor com muita resoluçao, serve para 3 finalidades basicas:

1- Grandes ampliaçoes, como posters, outdoors ou campanhas publicitarias onde se exige alta resoluçao ( se usa medio formato, nesses casos );
2- Ediçao fina e delicada. Quanto mais resoluçao se tem, mais facil e natural a foto fica na pós;
3- Usar somente uma parte da imagem ( ediçao por crop ), mantendo ainda uma boa resoluçao da parte restante da foto;

O cara tem uma XTi, bate fotos e sempre guarda no PC. Soh publica na net e nunca imprime ou revela foto alguma. Troca por uma T4i e faz a mesma coisa. Tirando o lance do crop, essa troca aih, em termos de resoluçao, nao faz muito sentido. Em termos de ISO elevado e outros recursos, aih sim, seria interessante.

Uma D50 de 6mp fez a minha alegria por 6 meses!!!! :D
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!