Autor Tópico: PENTAX K1000 - espelho  (Lida 8872 vezes)

pedrocandeira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #15 Online: 07 de Julho de 2012, 18:11:59
Olá.

Minha irmã me emprestou a pentax k1000 dela e a câmera está apresentando o mesmo problema de travar o espelho. Mas ele só tem travado em baixas velocidades. Comprei um filme para testar, vamos ver no que dá.

Obrigado por compartilhar o manual de serviço, mas não tenho coragem de mexer nela por conta. Vou levar numa assistência aqui em Rio Preto.

Abraço.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #16 Online: 08 de Julho de 2012, 09:08:07
Olá.

Minha irmã me emprestou a pentax k1000 dela e a câmera está apresentando o mesmo problema de travar o espelho. Mas ele só tem travado em baixas velocidades. Comprei um filme para testar, vamos ver no que dá.

Obrigado por compartilhar o manual de serviço, mas não tenho coragem de mexer nela por conta. Vou levar numa assistência aqui em Rio Preto.

Abraço.

Como travando em baixas velocidades? Ele sobe, faz a foto e não desce?

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


pedrocandeira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #17 Online: 08 de Julho de 2012, 11:40:23
Como travando em baixas velocidades? Ele sobe, faz a foto e não desce?

Abcs

Isso mesmo. O espelho sobe mas não desce novamente. As vezes nas fotos seguintes ele acaba descendo. Em velocidades mais altas não tem esse problema.

Coloquei um filme nela para testar. É a primeira vez que estou usando filme numa câmera slr. Já havia utilizado quando crianças em câmeras automáticas. Vamos ver no que vai dar. hehe.

Abraço.


Lucas R.

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #18 Online: 08 de Julho de 2012, 12:20:43
tive esse problema ontem na minha praktica mas já consegui perceber o motivo, felizmente
meio dificil de explicar sem fotos nem nada, mas a especie de alavanca, que preciona o pino da lente para fechar o diafragma quando se aciona o fotometro, está meio solta, isso é, movendo pra direira e esquerda.
O que acontecia é que essa "alavanca" estava travando outro pino que é responsavel pelo espelho descer...
acho que não deu pra entender nada, mas resumindo o problema era muito simples, e consequentemente, facil de resolver


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #19 Online: 10 de Julho de 2012, 08:57:52
A Yashica FXD do meu pai está com esse mesmo problema, o espelho ficava travado em cima, consequentemente travava a alavanca de avançar o filme, ou seja o obturador disparava normal mas o mecanismo que libera o espelho não estava atuando por alguma falta de lubrificação de certo. As vezes tirando a lente e puxando e soltando rapidamente a "alavanca" que faz a leitura da abertura da lente resolvia, mas tive consequencias de entrar luz no filme pelas curtinas do obturador por conta do tranco e não ter proteção contra luz, então se forem fazer o destravamento desta forma fazer no escuro, não sei se todas maquinas são iguais a Yashica FXD que possui o obturador com cortina de tecido, se for é facil entrar luz por qualquer chaqualhão quando está sem a lente...

Outra maneira que aprendi com meu pai, é abrir a tampa inferior, e puxar o braço que trava a engrenagem da alavanca de avanço do filme, e puxar a alavanca ao mesmo tempo, assim ela acaba por liberar o espelho que não foi liberado e o sistema volta a operar normalmente....

Eu não percebi nenhuma alteração quanto a velocidade, isso aconteceu comigo varias e varias vezes, mesmo com velocidades altas, e baixas, não tinha uma situação especifica... e todas as vezes que eu voltei o espelho dando os "trancos" na alavanca de abertura, entrou luz deixando a foto esbranquiçada...

Isso se resolve com uma simples limpeza e lubrificação, mas os corpos das SLR's são bem fechados e de dificil acesso, portanto mesmo eu sendo um praticando do "faça voce mesmo" não me arrisco a mexer com isso podendo comprometer o funcionamento e precisão dos mecanismos... levaria num técnico para uma revisão, assim ele já faz uma geral em toda maquina e até na lente... deixando ela praticamente nova...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


rpmarsolla

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #20 Online: 11 de Agosto de 2012, 23:15:06
Olá pessoal,

Estou com uma Pentax K1000 com o mesmo problema do espelho, mas queria levar ela pra manutenção pra aproveitar e fazer uma limpeza geral. Vocês me indicam algum lugar de confiança pra fazer este serviço aqui em São Paulo?

Obrigado.


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #21 Online: 13 de Agosto de 2012, 09:29:35
Cara, o técnico que eu levei minha maquina trabalhou não sei quantos anos da assistencia da canon, tente levar lá, derepente eles pegam... as vezes não é assistencia DA canon, e sim AUTORIZADA...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7