Autor Tópico: HDR  (Lida 27165 vezes)

Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
HDR
Resposta #30 Online: 08 de Maio de 2006, 15:54:49
Citar
Lindas fotos, Murilo.
Realmente o click é só o começo. Se saiu mal não tem software que melhore.
Você nem imagina o quanto eu gostaria de aprender algumas técnicas para melhorar minhas fotos.
Valeu Nelson!

Realmente... foto mal feita ou mal sucedida não tem software que conserte. A não ser que vc faça alguma colagem abstrata com o que sobrou da foto (ou jogue a responsabilidade para o Picuts), heheheheheh!
É pré-requisito vc fotografar direitinho para dar continuidade em seu processamento digital, se não... a coisa complica!

Agora... vc quer aprender? Mete a cara... errando, acertando e se esforçando que se aprende.

Um abraço!
« Última modificação: 08 de Maio de 2006, 16:01:12 por Murilo »
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
HDR
Resposta #31 Online: 09 de Maio de 2006, 00:51:54
Murilo, ha algum tempo vinha pensando em experimentar o HDR, e com as suas fotos maravilhosas, resolvi tentar.

Essa aqui foi em Campos do Jordão, nesse fim de semana. Foi uma unica foto, em Raw, com uma exposição boa. Mas com o céu muito claro num corredor tão estreito, fazia MUITA sombra. Solução: 6 conversões com o Raw Shooter Pro (-2, -1, 0, 1, 2, 3), HDR e Tone Mapping com o Photopix, Selective Colors com o PS.

Aí vai o resultado:



O interessante dessa solução de multiplas conversões é que o "ruido" que surge ao puxar 3 pontos não parece nada com ruido, e sim com grão de filme.

Gostei muito do resultado.
« Última modificação: 09 de Maio de 2006, 01:17:48 por talesp »
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
HDR
Resposta #32 Online: 09 de Maio de 2006, 08:45:04
Olá Tales...

Ficou simplesmente excelente sua foto e esta sua primeira experiência com HDR (só fico imaginando o que virá nas próximas tentativas).

O que mais gostei na sua foto (além de ter acertado na técnica) foi que você capturou uma cena do cotidiano, misturando inúmeros elementos e com um alto grau de interação entre eles.

Esta é uma foto que eu colocaria (sem dúvida) nos meus favoritos, se aqui existisse um botão para tal!

Parabéns!
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
HDR
Resposta #33 Online: 09 de Maio de 2006, 08:57:32
Citar
O interessante dessa solução de multiplas conversões é que o "ruido" que surge ao puxar 3 pontos não parece nada com ruido, e sim com grão de filme.

Gostei muito do resultado.
Pois é, este lance do ruído também achei muuuuito interessante.
Veja neste meu caso aqui:


Durante o processamento desta foto, qdo vi que o ruído estava ficando interessante, acabei por acentuar ele afim de criar uma textura, e acabou ficando um efeito bem bacana como um todo, e destas 3 primeiras imagens em HDR que fiz, esta de longe foi a que mais gostei, principalmente pelo ruído e o aspecto final que ela teve. Mesmo estando do lado daquela onde o sol está nascendo, onde as cores ficaram vibrantes etc e tal. Mas claro... questão de gosto.
« Última modificação: 09 de Maio de 2006, 08:59:27 por Murilo »
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
HDR
Resposta #34 Online: 09 de Maio de 2006, 09:58:23
Muito boas as fotos, e muito interessante esse recurso. Já havia lido um artigo sobre o assunto no Luminous-Landscape, mas minhas poucas tentativas foram frustradas heheheheh




Talesp, andei fazendo uns testes, e estranhamente achei melhor puxar a luz no software do que aumentar o ISO na câmera. A não ser que eu tenha feito alguma besteira grande na conversão (testei no ACR, no RAWSHOOTER e no SILKYPIX), esse teste contraria o senso comum de que o ISO na câmera digital não existe,  assunto que gerou calorosas discussões entre o Ivan e o Leo hehehehe. Vou repetir os testes assim que tiver tempo.


 
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
HDR
Resposta #35 Online: 09 de Maio de 2006, 11:41:52
Citar
O que mais gostei na sua foto (além de ter acertado na técnica) foi que você capturou uma cena do cotidiano, misturando inúmeros elementos e com um alto grau de interação entre eles.

Esta é uma foto que eu colocaria (sem dúvida) nos meus favoritos, se aqui existisse um botão para tal!

 
Obrigado por ter gostado do resultado :)

E nessa técnica de puxar o Raw fica ainda mais evidente e util num caso como o meu. Seria impossivel por ser uma cena muito movimentada, fazer varias fotos.

Eu comecei em casa uma nova tentativa, com uma cena não tão critica, com 3 variações de ajuste de EV na conversão e usando varias configurações diferentes do tone mapping, que resultam em mais ou menos texturas. Vou gerar varias fotos e depois junta-las com camadas no PS. Vamos ver no que dá...

Estou no trabalho, mas a noite, se conseguir o resultado que pretendo, posto aqui...
 
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
HDR
Resposta #36 Online: 09 de Maio de 2006, 15:32:53
O único problema pr amim é por exemplo na foto do Tales, aquele halo entre o céu e as casas..
"Film is not dead, it just smells funny."



Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
HDR
Resposta #37 Online: 09 de Maio de 2006, 15:38:31
Citar
Murilo, ha algum tempo vinha pensando em experimentar o HDR, e com as suas fotos maravilhosas, resolvi tentar.

Essa aqui foi em Campos do Jordão, nesse fim de semana. Foi uma unica foto, em Raw, com uma exposição boa. Mas com o céu muito claro num corredor tão estreito, fazia MUITA sombra. Solução: 6 conversões com o Raw Shooter Pro (-2, -1, 0, 1, 2, 3), HDR e Tone Mapping com o Photopix, Selective Colors com o PS.

Aí vai o resultado:



O interessante dessa solução de multiplas conversões é que o "ruido" que surge ao puxar 3 pontos não parece nada com ruido, e sim com grão de filme.

Gostei muito do resultado.
Tales,

realmente há um halo ali. Talvez venha de um Shadows/Highlights. Mas não faz mal, vou te dizer: MINHA NOSSA, FOTO FASCINANTE! As cores, composição, enquadramento,... digno de ser ampliado e ir pra parede. :thmbup:  
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
HDR
Resposta #38 Online: 09 de Maio de 2006, 15:41:56
Alberto, estou sem a imagem sem o resize aqui, mas se não me engano, o halo se torna muit menos evidente na foto original, pois se torna algo mais gradual.

E esse halo é originado no tone mapping, e pode ser acentuado ou reduzindo mudando os parametros desse prosse processo. Como foi uma experiencia rápida, não me preocupei muito com isso. E nem acho que o halo na minha foto tenha ficado tão evidente quanto uma que o Murilo postou. Mas como disse, é do tone mapping. Acho que se o Murilo tentar de novo dá pra melhorar aquela que ele fez.

A noite posto também a original sem o HDR pra verem a diferença.
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
HDR
Resposta #39 Online: 09 de Maio de 2006, 15:54:53
Acho o seguinte:

Desculpe-me, Talesp, mas a sua foto exemplifica exatamente o tipo de restrição que sempre tive a essa técnica: as partes não se casam em termos de luminosidade plausível.

O extraordinário nas belíssimas fotos do Murilo é que ele conseguiu fazer esse casamento de forma que a fotografia é convincente em termos perceptuais, e isso é toda a diferença.

Na maioria das vezes, inclusive cem tentativas minhas, eu achei o resultado falso, impossível perceptualmente e descartei. Esse é mais um motivo apra gostar das fotos do Murilo, mas não para gostar da técnica, pois as fotos do Murilo ainda são exceção, casos isoladíssimos de bons resultados (ótimos).

Ivan


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
HDR
Resposta #40 Online: 09 de Maio de 2006, 17:26:38
Tales, a foto está linda!
Dei uma mexidinha nela, espero que não se encomode =]



Exagerei nas cores quentes nas sombras =P
Achei que ficou estranho, mas deixa pra lá rs


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
HDR
Resposta #41 Online: 09 de Maio de 2006, 17:36:20
Citar
Acho o seguinte:

Desculpe-me, Talesp, mas a sua foto exemplifica exatamente o tipo de restrição que sempre tive a essa técnica: as partes não se casam em termos de luminosidade plausível.

O extraordinário nas belíssimas fotos do Murilo é que ele conseguiu fazer esse casamento de forma que a fotografia é convincente em termos perceptuais, e isso é toda a diferença.

Na maioria das vezes, inclusive cem tentativas minhas, eu achei o resultado falso, impossível perceptualmente e descartei. Esse é mais um motivo apra gostar das fotos do Murilo, mas não para gostar da técnica, pois as fotos do Murilo ainda são exceção, casos isoladíssimos de bons resultados (ótimos).

Ivan
Ivan, eu entendo o que você quer dizer, pois o resultado que obtive foi sem sombra de duvidas diferente do que meus olhos perceberam.

Foi um resultado "forçado", pois por maior que fosse a latitude de uma camera, de uma midia, de um olho...seria completamente impossivel obter tal resultado. As condições de arquitetura impediam que a luz entrasse e iluminasse tudo de forma tão homogenea. Sim, concordo que seria técnicamente impossivel obter tal resultado apenas em termos de fotografia e de percepção, mas as pinturas de Dali também arem impossiveis pela simples percepção, não? Não que eu esteja me comparando com Dali, mas que eu, "na partucularidade da minha propria pessoa", gostei do resultado. O resultado foi forçado, mas intencionalmente, para mostrar a vida que passava por alí. Se estivesse escuro não teria obtido o resultado desejado.

Quanto a tecnicalidade de obter tal resultado...um conjunto "ENORME" de flash de preenchimento não poderia obter coisa parecida?

Vou brincar mais um pouco a noite com HDR e tentar coisa mais "plausivel"...
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


efras

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
    • http://
HDR
Resposta #42 Online: 09 de Maio de 2006, 18:36:19
muito massa, show viu

Esse ddr era novo pra mim tb

valeu pela breve explicação
Efraim Ádonis
designer/Dir de Arte
[size=8]FUJI S9000[/size]

flickr [efras]


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
HDR
Resposta #43 Online: 09 de Maio de 2006, 19:05:41
Muito obrigado Ivan pelos comentários!
Isso tudo que vc falou serve inclusive de alerta pra mim, pelo que tenho feito com minhas fotos. Vou explicar.

Tenho um amigo aqui em Floripa, entusiasta na fotografia e um excelente photoshopero, que sempre me disse: a melhor edição que vc pode fazer numa foto é a que não se perceba que foi editada.

Acho até que ele tem razão. Concordei, e dependendo da situação, faço meus tratamentos também levando em conta esta situação. Embora comigo isto não funcione direito, pois quem me conhece sabe que eu trato muito, tudo que faço antes de publicar. Sempre espalho aos 4 ventos o meu workflow para que não haja dúvidas em minhas fotos.

Pois bem... neste domingo, qdo saímos para fotografar este nascer do sol, comentei com ele a minha intenção de começar a treinar HDR. Tinha dito que já tinha visto muitos trabalhos interessantes na internet com esta técnica, que ela me agradava muito e gostaria de tentar. E tinha dito também o qto é fácil identificar um HDR. Qdo vc conhece a técnica, é só bater o olho que vc já saca. Nisto ele me alertou... um bom HDR é aquele que não deixa vestígios do processo, é aquele que vc não sabe se foi utilizado tal técnica ou não! Na hora eu fiquei meio assim por que eu achava (e ainda acho) interessante justamente aquelas que são  explícitas.

Final da história é que nestas imagens que postei aqui, não consegui deixa-las com aquele aspecto que estou acostumado a ver em várias galerias por ai, por mais que tentasse. Então o jeito foi deixar homogêneo mesmo. E foi ai que o seu comentário Ivan, me ajudou na compreensão do que estou fazendo e no que este meu amigo está falando.

Eu até tenho uma outra foto, já um pouco antiga, que tinha feito justamente para meu início no HDR, mas que deixei de lado justamente por ela ter ficado pouco contrastada e homogênea de mais! Tanto que quem batesse o olho talvez nem sacasse que foi utilizado tal técnica. Mas acho que vou lá, agora mesmo resgata-la e colocar aqui para a apreciação de vocês.
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
HDR
Resposta #44 Online: 09 de Maio de 2006, 19:07:00
e se agente fizer um PB do HDR do Tales?

Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.