Autor Tópico: Defeito na Olympus OM10  (Lida 3356 vezes)

Nemesis562

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 21 de Agosto de 2012, 00:32:14
Boa noite galera... sou novo no forum e ja cheguei trazendo problemas hehehe

Eu gosto de fotografia, tenho uma compacta digital mesmo e gostaria de me aventurar nas manuais de filme...
É ai que a meleca começa...
Meu pai tem uma Olympus OM10 aqui em casa mas ela está com um defeitinho... na verdade dois, mas as vezes um pode ser consequencia do outro e ele falou que se eu arrumar eu posso ficar com ela pra mim, então lá vai...

1º problema: A alavanca de enrolar o filme está travada... eu não forcei nem nada pra não correr o risco de arrebentar mais ainda o equipamento mas mesmo assim logicamente a maquina não enrola o filme e não dispara (na verdade disparar ela dispara, se eu mexer no espelho dentro).
2º problema: o espelho esta com um TILT e não está completando o movimento de abre/fecha - quando pressionado o botão de disparo o espelho anda 1/3 do caminho para abrir e para... não vai mais pra frente e nem volta... pra ele voltar eu tenho que mexer na alavanquinha que movimenta o espelho pra fazer ele voltar a posição inicial e conseguente mente a maquina não dispara com a lente no lugar...

Se alguém puder me ajudar ai ficarei agradecido.


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #1 Online: 21 de Agosto de 2012, 09:55:12
Cara, aqui no forum não conheço nenhum técnico para te ajudar, talvez tenha, mas eu não conheço...

Todas maquinas fotograficas, seja ela mecanica, eletronica, analogica ou digital necessitam de revisões periódicas, uma camera em uso, irá apresentar problemas mais tarde do que uma parada, pois o uso faz com que ela se mantenha lubrificada, a camera parada por muito tempo numa posição faz com que os lubrificantes se ressequem e ou com força da gravidade vá parar em outro lugar. Isso é normal.

O problema você já identificou, ela está travando porque o mecanismo está precisando de limpeza e lubrificação, a maquina não tem defeito nenhum, meu pai tem uma Yashica FX-D que está travando o espelho na posição superior, quando ele não retorna ele fica travando o sistema de "armar" novamente o obturador, por este motivo trava a alavanca de avançar o filme, já que é a alavanca que arma o sistema para um novo disparo. Eu bati 2 rolos com a camera do meu pai, e teve umas 4 fotos em cada rolo que a maquina travou, nessas fotos sairam brancas com marca de entrada de luz, por conta do espelho estar levantado por muito tempo e no ato de eu fazer o espelho voltar entrou luz.

Bem, deixando isso de lado, o que eu recomendo para você é o que todos aqui irão dizer, leve a maquina num técnico para que ele faça uma limpeza, lubrificação e ajustes se necessário. Esse serviço também inclui a troca dos selantes de luz da tampa traseira.

As vezes pegamos maquinas muito tempo guardadas, e fazemos um teste, ela funciona APARENTEMENTE, mas a má lubrificação dela prejudica a precisão na velocidade do obturador, e isso pode estragar as fotos, deixando elas levemente superexpostas, pois a camera calcula uma velocidade mas na hora de executar o movimento demora frações de segundos a mais por conta da lubrificação ruim, a foto sai, mas sai errado... Todas as fotos que eu tirei com a maquina do meu pai, sairam assim, esbranquiçadas sem contraste com as cores lavadas... ela funciona perfeitamente tirando as vezes que trava o espelho, mas não está expondo corretamente as fotos por conta da falta de lubrificação...

Então não arrisque você mesmo a mexer nela... se fosse uma maquina sem muito futuro e voce quisesse somente por curiosidade fuçar nela, e se por acaso conseguisse arrumar OK, mas como é uma maquina que vale a pena fazer serviço bom, eu indico voce a levar num técnico.

A minha Yashica Electro 35, quando chegou em casa, fiquei surpreso com o estado de conservação, mas a lente estava suja, o viewfinder sujo, levei no técnico, ele passou o orçamento de 160 reais, como falaram muito bem dele, o cara tem (ou tinha) autorizada da yashica, mandei ele fazer o serviço, fiquei um pouco chateado pelo valor, mas veja o que ele fez.
A camera aparentemente precisava somente de uma limpeza na objetiva e a troca dos vedantes da tampa traseira, o viewfinder eu sabia que talvez tinha que ficar sujo porque poderia correr o risco de perder o telemetro.
Ele me entregou a camera e me disse: Vinícius, eu troquei os vedadores da tampa, limpei ela toda, lubrifiquei ela, limpei a lente, o viewfinder eu achei outro desse espelho transparente, ajustei o telemetro (mecanismo de foco), e ainda achei uma tampa da lente original dela.
Ou seja peguei a maquina zero KM, valeu muito a pena só por conta do espelho transparente que tem nas rangefinder que para uma maquina de 1980 é praticamente impossível achar de reposição, e ainda ele me presenteia com uma tampa de lente original yashica... Sem comentários né...

Agora acho que você já deve estar convencido e levará no técnico... kkkk!!
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 21 de Agosto de 2012, 10:08:09
Vou resumir o que o vrsilva disse: leve para um técnico BOM e peça uma manutenção geral na câmera.

Pode ficar caro, mas se vc realmente gosta, vai valer a pena.

Para assistencias técnicas, acho que aqui te ajuda http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=20765.0

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


douglasarruda

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 21 de Agosto de 2012, 15:52:58
Tentou colocar bateria nova? Verifica tb se não tá oxidado onde vai a bateria... tenta fazer uma limpeza ali.
A OM-10 trava mesmo se tiver sem bateria

Pra testar se a bateria está ok, muda a chave on/off pra "check" e ve se apita
Canon 5D mark II e algumas analógicas
Flickr: http://www.flickr.com/photos/douglasarruda