Autor Tópico: Canon 550D T2i - Autofoco melhor no Liveview do que no Viewfinder?  (Lida 9196 vezes)

Mr. Hyde

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Resposta #15 Online: 19 de Agosto de 2012, 22:32:16
Cara, fiz uns testes aqui e cheguei a alguns resultados interessantes.

Coloquei a cam no tripé, habilitei o rebatimento do espelho e setei o retardo de 2 segundos para a tomada da foto e desabilitei o IS na lente.
Usei as objetivas 10-22mm em f/3.5 e f/4.6. 18-55mm em f/3.5, f/4.6 e f/5.7. 50tinha 1.8 em f/3.5. Todas em diferentes DF, exceto a 50tinha que é prime.

Seguinte... Achei nitidez diferente na 18-55mm especialmente em 18mm e 55mm, 24mm tb mas quase imperceptível. Em 35mm não tinha.
Na 10-22mm não havia diferença significativa nem em 10mm nem em 22mm.
E na 50tinha era absolutamente idêntica.

Então 2 coisas podem ser observadas: A lente influencia e muito nesse quesito e a focagem por fase, ao retirar a responsabilidade da lente, pode anular o problema. Acho que é uma limitação da lente. E DEVE ser em série essa limitação, por serem lentes mais simples. Na 10-22 e na 50tinha isso não ocorre.
Vi tb que clicar no liveview dá uma diferença de contraste que resulta em diferença de saturação de cor. Nesse sentido, ao meu gosto pessoal, clicar pelo viewfinder garante cores mais saturadas e melhores. Mas isso é apenas uma observação tangencial à questão inicial. Ah, cores melhores na 18-55mm. Na 50tinha não vi qualquer diferença. Então tb pode ser só uma questão de lente e não de sistema de focagem por contraste/fase.

Acho que vc ainda deve usar outras lentes para tirar a prova dos nove.
Boa sorte.

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Resposta #16 Online: 19 de Agosto de 2012, 23:38:42
Cara, fiz uns testes aqui e cheguei a alguns resultados interessantes.

Coloquei a cam no tripé, habilitei o rebatimento do espelho e setei o retardo de 2 segundos para a tomada da foto e desabilitei o IS na lente.
Usei as objetivas 10-22mm em f/3.5 e f/4.6. 18-55mm em f/3.5, f/4.6 e f/5.7. 50tinha 1.8 em f/3.5. Todas em diferentes DF, exceto a 50tinha que é prime.

Seguinte... Achei nitidez diferente na 18-55mm especialmente em 18mm e 55mm, 24mm tb mas quase imperceptível. Em 35mm não tinha.
Na 10-22mm não havia diferença significativa nem em 10mm nem em 22mm.
E na 50tinha era absolutamente idêntica.

Então 2 coisas podem ser observadas: A lente influencia e muito nesse quesito e a focagem por fase, ao retirar a responsabilidade da lente, pode anular o problema. Acho que é uma limitação da lente. E DEVE ser em série essa limitação, por serem lentes mais simples. Na 10-22 e na 50tinha isso não ocorre.
Vi tb que clicar no liveview dá uma diferença de contraste que resulta em diferença de saturação de cor. Nesse sentido, ao meu gosto pessoal, clicar pelo viewfinder garante cores mais saturadas e melhores. Mas isso é apenas uma observação tangencial à questão inicial. Ah, cores melhores na 18-55mm. Na 50tinha não vi qualquer diferença. Então tb pode ser só uma questão de lente e não de sistema de focagem por contraste/fase.

Acho que vc ainda deve usar outras lentes para tirar a prova dos nove.
Boa sorte.


interessante! :ok:


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Resposta #17 Online: 20 de Agosto de 2012, 18:26:23
Continuando os testes hoje...rs

Peguei as fotos com maior diferença de nitidez (18-55mm setado em 55mm e clicado no Viewfinder) e passei por uma rotina básica de nitidez no PS e a foto ficou melhor do que a original clicada com as mesmas configurações mas focada via liveview.
Ou seja, basta, NO MEU CASO AQUI, passar por nitidez que já resolve o problema e já deixa a imagem até melhor do que a imagem que lhe serviu de comparação.

EMHO, minhas lentes estão OK. Faça uns testes de nitidez aí nas tuas imagens para ver como fica.

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Resposta #18 Online: 20 de Agosto de 2012, 18:59:47
Perai cara,

Vamos com calma que eu tenho a camera a 1 ano só, nunca fiz curso de foto, então não tenho muito conhecimento técnico tem coisa que vc falou que não sei se saquei direito.

Cara, fiz uns testes aqui e cheguei a alguns resultados interessantes.

Coloquei a cam no tripé, habilitei o rebatimento do espelho e setei o retardo de 2 segundos para a tomada da foto e desabilitei o IS na lente.
Usei as objetivas 10-22mm em f/3.5 e f/4.6. 18-55mm em f/3.5, f/4.6 e f/5.7. 50tinha 1.8 em f/3.5. Todas em diferentes DF, exceto a 50tinha que é prime.

Seguinte... Achei nitidez diferente na 18-55mm especialmente em 18mm e 55mm, 24mm tb mas quase imperceptível. Em 35mm não tinha.
Na 10-22mm não havia diferença significativa nem em 10mm nem em 22mm.
E na 50tinha era absolutamente idêntica.

Então 2 coisas podem ser observadas: A lente influencia e muito nesse quesito e a focagem por fase, ao retirar a responsabilidade da lente, pode anular o problema. Acho que é uma limitação da lente. E DEVE ser em série essa limitação, por serem lentes mais simples. Na 10-22 e na 50tinha isso não ocorre.
Vi tb que clicar no liveview dá uma diferença de contraste que resulta em diferença de saturação de cor. Nesse sentido, ao meu gosto pessoal, clicar pelo viewfinder garante cores mais saturadas e melhores. Mas isso é apenas uma observação tangencial à questão inicial. Ah, cores melhores na 18-55mm. Na 50tinha não vi qualquer diferença. Então tb pode ser só uma questão de lente e não de sistema de focagem por contraste/fase.

Acho que vc ainda deve usar outras lentes para tirar a prova dos nove.
Boa sorte.

Quando voce diz diferentes DF, DF é distancia focal certo? Isso quer dizer que para a lente 18-55, voce testou não só em 18mm, mas também em 24mm e 55mm
O que voce quer dizer com a 50mm ser prime, eu sei que ela é fixa, então só daria pra testar em 50mm mesmo, mas o que seria uma lente prime?

Quando voce diz que encontrou diferenças de nitidez na 18-55, isso quer dizer que no liveview ficou melhor ou pior?
E quando voce diz cores melhores na 18-55mm, voce quis dizer melhor que as outras lentes? Ou que no liveview ficou melhor que no viewfinder?

Até aqui entendo que sua analise seria que esse "problema que eu encontrei" na minha 18-135mm seria uma deficiencia da propria lente, ela não esta com defeito, nem a máquina, ela simplesmente tem o foco pelo viewfinder mais limitado que no liveview. É isso mesmo?

Continuando os testes hoje...rs

Peguei as fotos com maior diferença de nitidez (18-55mm setado em 55mm e clicado no Viewfinder) e passei por uma rotina básica de nitidez no PS e a foto ficou melhor do que a original clicada com as mesmas configurações mas focada via liveview.
Ou seja, basta, NO MEU CASO AQUI, passar por nitidez que já resolve o problema e já deixa a imagem até melhor do que a imagem que lhe serviu de comparação.

EMHO, minhas lentes estão OK. Faça uns testes de nitidez aí nas tuas imagens para ver como fica.

Ok, entendo que voce tratou no photoshop? E aí a imagem do viewfinder que era menos nitida que a do liveview ficou melhor que a do liveview,certo?Eu nunca usei photoshop, o máximo que eu faço de tratamento é o DPP que vem no cd da canon, ele tem me atendido para o que eu preciso (correção na angulação e crop), ele até tem uma função de aumentar a nitidez, mas não sei o quão efetiva seria. Mas acho um saco ter que ficar tratando as fotos. Quando viajo de ferias tiro coisa de 3000 fotos, tratar uma a uma exige um tempo e paciencia que eu não tenho, gostaria de tirar o maximo de proveito do equipamento sem precisar de pós.
Só uma pergunta, vc ta tirando fotos em RAW? Eu to tirando na qualidade máxima só que em JPG, isso exerce alguma influencia sobre a nitidez?


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Resposta #19 Online: 20 de Agosto de 2012, 19:25:44
lente prime é a mesma coisa que lente fixa.. uma distância focal somente.


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Resposta #20 Online: 20 de Agosto de 2012, 19:31:06
JPEG tem diferença na nitidez sim.. principalmente se tiver alguma função de correção habilitada aí...

e tem uma outra coisa.. claro que se quer a imagem o mais nítida possível.. mas pra que também ficar tão grilado vendo a foto em 1:1 se nunca você vai ampliar nesse tamanho.. duvido que se pegar esses testes que você fez e ampliar em 20x30 vai ver diferença.. só se recortar a imagem pra pegar só o centro mesmo..

Eu nunca tinha ouvido nada a respeito dessas diferenças de foco, mas pelo que o Hyde postou imagino que isso vá variar de lente pra lente mesmo.. essa diferença deve ocorrer porque o sistema de foco usado pelo visor ocular não é o mesmo usado pelo LCD..

de toda forma, não tem nenhum amigo aí que possa emprestar outra lente, nem que seja igual a sua pra você fazer novos testes?


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Resposta #21 Online: 20 de Agosto de 2012, 20:14:45
Como diria meu conterâneo Jack, The Ripper: "Vamos por partes!!! rs"

Eu tb tenho minha DSLR a exato 1 ano e tb nunca fiz curso algum...

DF = Distância Focal
Sim, testei todas as DF's marcadas no tambor da objetiva (18-24-35-55) em diferentes aberturas (isso eu devia ter melhor avaliado antes de começar os testes. Deveria fazer 2 baterias de testes com a abertura máxima de cada DF e com uma abertura intermediária tipo 5.6 que pode ser setada a mesma em todas as DF's da lente. Mas no final acho que não comprometeu o resultado porque já de para observar diferenças).
Prime = Fixa (uma única DF)
A diferença apresetada corresponde à mesma que vc observou. No liveview fica melhor que no viewfinder.
Cores melhores (ao meu gosto pessoal) em relação liveview vs. viewfinder. Melhor no viewfinder.
APARENTEMENTE, sim. A tua lente tá normal e essa diferença de nitidez é inerente ao sistema de foco dela. Contudo, pessoalmente, ele é muito pronunciado. Para MEU nível de exigência uma lente dessas é inaceitável mesmo para hobby.

______________________

Sim. Tratei no PS.
Certo.
Nesse caso específico tirei as fotos em JPEG fine, para não precisar revelar o RAW e cometer alguma impropriedade em relação à nitidez. Setei tudo em zero para entregar um JPEG completamente neutro.

Esqueça esse lance de não tratar foto. É simplesmente um passo inerente à fotografia digital. No momento em que vc abre mão de tratar tuas fotos e seta JPEG com saturação, nitidez, contraste e tals... vc tá entregando o tratamento na mão do algoritmo burro dos fabricantes. Em algumas situações ele vai produzir um pós muito boa. Em outras ele vai cagar tua foto.


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Resposta #22 Online: 20 de Agosto de 2012, 20:19:12
(...)

Eu nunca tinha ouvido nada a respeito dessas diferenças de foco (...)
(...)

Por isso mesmo me interessei nesse caso, Luciano. Tb nunca tinha ouvido falar disso e o colega apresentou as imagens com uma diferença significativa de nitidez ao ponto de eu achar que o rebatimento do espelho estava fazendo a cam trepidar e causar a perda de nitidez por motion blur.

Em todo caso, é aquilo que vc falou: "imagino que isso vá variar de lente pra lente mesmo.. essa diferença deve ocorrer porque o sistema de foco usado pelo visor ocular não é o mesmo usado pelo LCD" Tenho quse certeza que a resposta reside na qualidade ótica da lente aliado ao diferente sistema de foco por fase e por contraste.

E tb acho: "mas pra que também ficar tão grilado vendo a foto em 1:1 se nunca você vai ampliar nesse tamanho".

E vamos fotar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

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Resposta #23 Online: 20 de Agosto de 2012, 21:38:24
Esqueça esse lance de não tratar foto. É simplesmente um passo inerente à fotografia digital. No momento em que vc abre mão de tratar tuas fotos e seta JPEG com saturação, nitidez, contraste e tals... vc tá entregando o tratamento na mão do algoritmo burro dos fabricantes. Em algumas situações ele vai produzir um pós muito boa. Em outras ele vai cagar tua foto.

Ops! Esse ponto me interessou!

Bom, antes de mais nada, é preciso dizer que já me convenci de que um PPzinho (pelo menos pra mim) é indispensável, nem que seja só pra nitidez...;
Segundo (e aqui, então, a minha questão), se bem entendi, o ideal (talvez depois do RAW) é setar JPEG com tudo (WB, tipo de foto (paisagem, retrato etc.) etc.) em AUTO/STANDARD, ou seja, neutralizar tudo e depois, PP na foto? Não tinha pensado nisso, mas me pareceu interessante, lógico, até.... É isso???
« Última modificação: 20 de Agosto de 2012, 21:42:27 por CGS »
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Resposta #24 Online: 20 de Agosto de 2012, 21:45:58
Enquanto isso vou focando manual sem preocupação nenhuma rsrs

Me interessei pelo teste, vou fazer aqui em casa tambem com minhas lentes depois posto o resultado aqui
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Resposta #25 Online: 20 de Agosto de 2012, 22:18:11
Ops! Esse ponto me interessou!

Bom, antes de mais nada, é preciso dizer que já me convenci de que um PPzinho (pelo menos pra mim) é indispensável, nem que seja só pra nitidez...;
Segundo (e aqui, então, a minha questão), se bem entendi, o ideal (talvez depois do RAW) é setar JPEG com tudo (WB, tipo de foto (paisagem, retrato etc.) etc.) em AUTO/STANDARD, ou seja, neutralizar tudo e depois, PP na foto? Não tinha pensado nisso, mas me pareceu interessante, lógico, até.... É isso???

O ideal é RAW. Não querendo ou não podendo, JPEG fine com tudo zerado para entregar uma imagem neutra e vc escolher o que fazer com ela depois. Não podendo ou não querendo fazer PP, JPEG setado nitidez, saturação, contraste e tals... aí será o firmware do fabricante a fazer a PP (que não é PÓS, é pós) e te entregar a foto, teoricamente, pronta.

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Resposta #26 Online: 20 de Agosto de 2012, 23:13:19
Enquanto isso vou focando manual sem preocupação nenhuma rsrs

Me interessei pelo teste, vou fazer aqui em casa tambem com minhas lentes depois posto o resultado aqui

Rapaz vc usa o foco no manual e tira foto pelo viewfinder? Pra mim é impossivel garantir um foco cravado desse jeito.

O unico jeito que eu uso foco manual é quando coloco no liveview, enquadro o objeto e aí aperto a teclinha + pra ter 5x ou 10x de zoom, giro manualmente o anel de foco e bato a foto, aí o foco sai cravado


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Resposta #27 Online: 20 de Agosto de 2012, 23:59:44
Rapaz vc usa o foco no manual e tira foto pelo viewfinder? Pra mim é impossivel garantir um foco cravado desse jeito.

O unico jeito que eu uso foco manual é quando coloco no liveview, enquadro o objeto e aí aperto a teclinha + pra ter 5x ou 10x de zoom, giro manualmente o anel de foco e bato a foto, aí o foco sai cravado

Tiro sim, mta gente tira hehe, só ir lá no tópico de manuais em digitais que vai ver o pessoal profissa que tem por aqui... algumas minhas que fiz com foco manual e a Helios 58mm

http://www.flickr.com/photos/adilsonpjr/7778649788/in/photostream/
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« Última modificação: 21 de Agosto de 2012, 00:03:27 por Razad »
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Resposta #28 Online: 21 de Agosto de 2012, 08:54:32
Tiro sim, mta gente tira hehe, só ir lá no tópico de manuais em digitais que vai ver o pessoal profissa que tem por aqui... algumas minhas que fiz com foco manual e a Helios 58mm

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Cara me desculpe a ignorancia, mas por que voce foca desse jeito? Voce consegue manualmente focar melhor que o Autofoco da camera? Eu não.
Como muitos me falaram aqui, as deficiencias do autofoco são percebidas somente em ampliações 1:1 e eu não deveria me preocupar tanto com isso. Não seria muito mais trabalhoso e arriscado focar manuamente? Eu não sei voce, mas eu acho o viewfinder muito pequeno pra conseguir avaliar se o foco esta bem feito ou nao, ja tentei fotografar algumas vezes desse jeito e perdi algumas fotos, as chances de eu errar no manual são muito maiores que no Auto-foco.


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Resposta #29 Online: 21 de Agosto de 2012, 09:38:30
Cara me desculpe a ignorancia, mas por que voce foca desse jeito? Voce consegue manualmente focar melhor que o Autofoco da camera? Eu não.
Como muitos me falaram aqui, as deficiencias do autofoco são percebidas somente em ampliações 1:1 e eu não deveria me preocupar tanto com isso. Não seria muito mais trabalhoso e arriscado focar manuamente? Eu não sei voce, mas eu acho o viewfinder muito pequeno pra conseguir avaliar se o foco esta bem feito ou nao, ja tentei fotografar algumas vezes desse jeito e perdi algumas fotos, as chances de eu errar no manual são muito maiores que no Auto-foco.

Se ele usa o viewfinder para fazer o foco manual tem 3 possibilidades:

- Utilizar a confirmação de foco pelos pontos de foco da própria câmera.
- Trocar o 'focusing screen' por uma tipo KatzEye.
- Faz o foco de qualquer jeito, quando se diminui o tamanho da foto não da nem pra ver se tá perfeitamente em foco ou não.
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT