Autor Tópico: Canon 550D T2i - Autofoco melhor no Liveview do que no Viewfinder?  (Lida 9177 vezes)

professorpantoja

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 263
  • Sexo: Masculino
  • "Eu sou o pão da vida" Jo 6:48
Resposta #30 Online: 21 de Agosto de 2012, 10:43:28
Prezado colega,

por quanto você comprou esta camera?

desculpe a pergunta é que vi uma promoção no Groupon http://www.groupon.com.br/deals/oferta-nacional/Super-Best/9542462?nlp=&CID=BR_CRM_1_0_0_234&a=1667dela e achei barato demais. Pode confirmar pra mim se isso é propaganda enganosa ou nao?


Abraços e obrigado.
somente Jesus salva liberta e manda para o céu!


PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Resposta #31 Online: 21 de Agosto de 2012, 10:52:27
Prezado colega,

por quanto você comprou esta camera?

desculpe a pergunta é que vi uma promoção no Groupon http://www.groupon.com.br/deals/oferta-nacional/Super-Best/9542462?nlp=&CID=BR_CRM_1_0_0_234&a=1667dela e achei barato demais. Pode confirmar pra mim se isso é propaganda enganosa ou nao?


Abraços e obrigado.

Amigo, eu não me lembro quanto paguei, eu comprei a minha na Holanda em Euro então não saiu tão mais barato que no Brasil.
Agora esse anuncio aí esta bem estranho, o titulo fala só da camera (corpo sem lente), na descrição fala que tem lentes 18-55mm, mas as fotos são do corpo com 18-135mm, eu não compraria sem antes esclarecer isso aí.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #32 Online: 21 de Agosto de 2012, 12:29:04
Pessoal, dei uma lida rápida no tópico e vou dar meus 2 cents..

Primeiro em relação ao foco por contraste ou fase.

O foco por fase é feito por um sensor separado e precisa que um dezenas de pequenas variáveis estejam corretamente acertadas para funcionar bem. A lente tem que estar calibrada, jogando o plano focal no local correto, o ângulo do espelho quando em repouso tem que estar correto para que a luz desviada para o sensor de foco chegue em ângulo e posição também correta, o sensor de foco tem que estar calibrado corretamente. O que o sensor de foco analisa não é a imagem formada sobre um sensor, mas uma pequena parte dela que é desviada, dividida em fases e analisada. Qualquer uma dessas variáveis estando descalibradas e teremos front ou back-focus.

As rotinas de microajuste de foco existente nas câmeras da parte de cima da pirâmide são rotinas para compensação destas calibrações errôneas. O mais comum é a lente ter algum erro de calibração, e neste caso a rotina de microajuste pode corrigir, principalmente lentes prime. Se a câmera não tem rotina de microajuste, então a lente tem que ser levada a um técnico para ver se não existem problemas de calibração ou colimação (quando os raios de luz não chegam ao sensor perfeitamente paralelos). Até mesmo para as câmeras com microajuste, as vezes este se mostra ineficiente para lentes zoom. Vc acerta em uma DF, mas em outra DF continua com problema.

Em outro caso, quando existem erro de foco por fase em todas as lentes, o mais comum é que o ângulo de repouso do espelho esteja incorreto. Muitas câmeras tem um parafuso ao lado do espelho que regula essa posição, mas este só deve ser mexido por um técnico capacitado, caso contrário vc pode ferrar o autofoco de tal forma que nunca mais vai conseguir regular :)

Por curiosidade, aqui tem um tutorial de como fazer isso. Mas o Ministério da Fotografia adverte, não tente fazer isso em casa :)
http://www.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fwww.astrosurf.org%2Fbuil%2Fautofocus%2Fadjust.htm&langpair=fr|en&hl=en&ie=UTF8

Já o foto por contraste é feito pelo próprio sensor através da análise de contraste da imagem gerada. A grosso modo, a lente vai para frente e para trás e algoritmos vão analisando a imagem na área de foco até que se chega a um ponto de constraste máximo. Esse ponto de contraste máximo equivale ao melhor foco possível. Portanto, para foco por contraste não existe back ou front focus, o foco será sempre o mais preciso possível.

Por isso que muitas vezes o foco via viewfinder não fica cravado, mas via liveview fica.

Quanto às cores, não vejo porquê ficariam diferentes, já que apenas o processo de foco se altera, mas o de captura não. Será que não tem algo a ver com o WB automático ????

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #33 Online: 21 de Agosto de 2012, 12:53:10
Pessoal, dei uma lida rápida no tópico e vou dar meus 2 cents..

Primeiro em relação ao foco por contraste ou fase.

O foco por fase é feito por um sensor separado e precisa que um dezenas de pequenas variáveis estejam corretamente acertadas para funcionar bem. A lente tem que estar calibrada, jogando o plano focal no local correto, o ângulo do espelho quando em repouso tem que estar correto para que a luz desviada para o sensor de foco chegue em ângulo e posição também correta, o sensor de foco tem que estar calibrado corretamente. O que o sensor de foco analisa não é a imagem formada sobre um sensor, mas uma pequena parte dela que é desviada, dividida em fases e analisada. Qualquer uma dessas variáveis estando descalibradas e teremos front ou back-focus.

As rotinas de microajuste de foco existente nas câmeras da parte de cima da pirâmide são rotinas para compensação destas calibrações errôneas. O mais comum é a lente ter algum erro de calibração, e neste caso a rotina de microajuste pode corrigir, principalmente lentes prime. Se a câmera não tem rotina de microajuste, então a lente tem que ser levada a um técnico para ver se não existem problemas de calibração ou colimação (quando os raios de luz não chegam ao sensor perfeitamente paralelos). Até mesmo para as câmeras com microajuste, as vezes este se mostra ineficiente para lentes zoom. Vc acerta em uma DF, mas em outra DF continua com problema.

Em outro caso, quando existem erro de foco por fase em todas as lentes, o mais comum é que o ângulo de repouso do espelho esteja incorreto. Muitas câmeras tem um parafuso ao lado do espelho que regula essa posição, mas este só deve ser mexido por um técnico capacitado, caso contrário vc pode ferrar o autofoco de tal forma que nunca mais vai conseguir regular :)

Por curiosidade, aqui tem um tutorial de como fazer isso. Mas o Ministério da Fotografia adverte, não tente fazer isso em casa :)
http://www.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fwww.astrosurf.org%2Fbuil%2Fautofocus%2Fadjust.htm&langpair=fr|en&hl=en&ie=UTF8

Já o foto por contraste é feito pelo próprio sensor através da análise de contraste da imagem gerada. A grosso modo, a lente vai para frente e para trás e algoritmos vão analisando a imagem na área de foco até que se chega a um ponto de constraste máximo. Esse ponto de contraste máximo equivale ao melhor foco possível. Portanto, para foco por contraste não existe back ou front focus, o foco será sempre o mais preciso possível.

Por isso que muitas vezes o foco via viewfinder não fica cravado, mas via liveview fica.

Quanto às cores, não vejo porquê ficariam diferentes, já que apenas o processo de foco se altera, mas o de captura não. Será que não tem algo a ver com o WB automático ????

Alexandre muito obrigado por nos compartilhar esse conhecimebto de forma tão precisa e consistente! :worship:

Amigo PEMAMETAL, a lente que citei e tirei essas fotos é totalmente manual, se eu não focar na mão eu não foco rsrs, e fazer o que, ela é a lente que eu mais gosto :)

Claro que uso minhas outras lente no automatico, mas geralmente acabo usando mais essa... Quem sabe quando eu comprar mais lentes manuais compre uma focusing screen...
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #34 Online: 21 de Agosto de 2012, 13:02:50
Prezado colega,

por quanto você comprou esta camera?

desculpe a pergunta é que vi uma promoção no Groupon http://www.groupon.com.br/deals/oferta-nacional/Super-Best/9542462?nlp=&CID=BR_CRM_1_0_0_234&a=1667dela e achei barato demais. Pode confirmar pra mim se isso é propaganda enganosa ou nao?


Abraços e obrigado.

o Nelson Nakamura vende T2i por 1690

« Última modificação: 21 de Agosto de 2012, 13:03:16 por Brupikk »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #35 Online: 21 de Agosto de 2012, 13:52:05
Prezado colega,

por quanto você comprou esta camera?

desculpe a pergunta é que vi uma promoção no Groupon http://www.groupon.com.br/deals/oferta-nacional/Super-Best/9542462?nlp=&CID=BR_CRM_1_0_0_234&a=1667dela e achei barato demais. Pode confirmar pra mim se isso é propaganda enganosa ou nao?


Abraços e obrigado.

não vamos descirtuar o tópico, né?

Estou acompanhando aqui, na surdina, mas estou acompanhando. Acho que essa pergunta não deve ser feita nesse tópico.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Resposta #36 Online: 21 de Agosto de 2012, 14:17:13
Pessoal, dei uma lida rápida no tópico e vou dar meus 2 cents..

Primeiro em relação ao foco por contraste ou fase.

O foco por fase é feito por um sensor separado e precisa que um dezenas de pequenas variáveis estejam corretamente acertadas para funcionar bem. A lente tem que estar calibrada, jogando o plano focal no local correto, o ângulo do espelho quando em repouso tem que estar correto para que a luz desviada para o sensor de foco chegue em ângulo e posição também correta, o sensor de foco tem que estar calibrado corretamente. O que o sensor de foco analisa não é a imagem formada sobre um sensor, mas uma pequena parte dela que é desviada, dividida em fases e analisada. Qualquer uma dessas variáveis estando descalibradas e teremos front ou back-focus.

As rotinas de microajuste de foco existente nas câmeras da parte de cima da pirâmide são rotinas para compensação destas calibrações errôneas. O mais comum é a lente ter algum erro de calibração, e neste caso a rotina de microajuste pode corrigir, principalmente lentes prime. Se a câmera não tem rotina de microajuste, então a lente tem que ser levada a um técnico para ver se não existem problemas de calibração ou colimação (quando os raios de luz não chegam ao sensor perfeitamente paralelos). Até mesmo para as câmeras com microajuste, as vezes este se mostra ineficiente para lentes zoom. Vc acerta em uma DF, mas em outra DF continua com problema.

Em outro caso, quando existem erro de foco por fase em todas as lentes, o mais comum é que o ângulo de repouso do espelho esteja incorreto. Muitas câmeras tem um parafuso ao lado do espelho que regula essa posição, mas este só deve ser mexido por um técnico capacitado, caso contrário vc pode ferrar o autofoco de tal forma que nunca mais vai conseguir regular :)

Por curiosidade, aqui tem um tutorial de como fazer isso. Mas o Ministério da Fotografia adverte, não tente fazer isso em casa :)
http://www.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fwww.astrosurf.org%2Fbuil%2Fautofocus%2Fadjust.htm&langpair=fr|en&hl=en&ie=UTF8

Já o foto por contraste é feito pelo próprio sensor através da análise de contraste da imagem gerada. A grosso modo, a lente vai para frente e para trás e algoritmos vão analisando a imagem na área de foco até que se chega a um ponto de constraste máximo. Esse ponto de contraste máximo equivale ao melhor foco possível. Portanto, para foco por contraste não existe back ou front focus, o foco será sempre o mais preciso possível.

Por isso que muitas vezes o foco via viewfinder não fica cravado, mas via liveview fica.

Quanto às cores, não vejo porquê ficariam diferentes, já que apenas o processo de foco se altera, mas o de captura não. Será que não tem algo a ver com o WB automático ????

Caramba!
Bela explicação! Resumindo, minha lente parece estar sim com front focus no sistema por fase. Eu sei que é front focus por que ja fiz outros testes que não postei aqui (por exemplo um celular blackberry a uns 40 cm de distancia e em profundidade), sempre a tecla que eu colocava o ponto central do autofoco ficava um pouco desfocada e a tecla no plano um pouco mais perto da camera ficava perfeito.
Vc sabe onde eu poderia levar a camera pra fazer este ajuste do foco? Voce tem ideia de quanto sairia isso?

Edit: Quanto a diferença de cores que o Mr. Hyde disse, eu pensei a mesma coisa que voce disse, mas não quis dizer nada por que não sabia se mudava alguma coisa além do sistema de foco na comparação entre liveview/viewfinder.
« Última modificação: 21 de Agosto de 2012, 14:24:50 por PEMAMETAL »


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #37 Online: 21 de Agosto de 2012, 16:56:33
PEMAMETAL, o ideal é vc testar com outras lentes para descartar algum problema na câmera. Acho até que a calibração da câmera, via regulagem do assentamento do espelho, deve ser mais simples que da lente.

Imprima e monte este focus chart aqui:

http://focustestchart.com/focus10.pdf

Quanto ao local, depende de onde vc está. Não tenho aqui comigo as referências, se der mais tarde eu posto.

Abçs  :ok:

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Resposta #38 Online: 21 de Agosto de 2012, 17:29:16
PEMAMETAL, o ideal é vc testar com outras lentes para descartar algum problema na câmera. Acho até que a calibração da câmera, via regulagem do assentamento do espelho, deve ser mais simples que da lente.

Imprima e monte este focus chart aqui:

http://focustestchart.com/focus10.pdf

Quanto ao local, depende de onde vc está. Não tenho aqui comigo as referências, se der mais tarde eu posto.

Abçs  :ok:

AlexandreS muito obrigado pela sua contribuição.

Veja se meu raciocinio está correto. Se fosse algum problema no corpo da camera, eu não teria problemas de foco também no live view?

Vou imprimir esse chart e fazer o teste.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #39 Online: 22 de Agosto de 2012, 09:14:46
Bom conversar com quem sabe mais do que a gente... rs

De fato, setei WB automático para não me preocupar com isso na pós. Queria me concentrar unicamente na nitidez das imagens. Pode ser que tenha diferenças por conta disso... mas o que mais me encafifou nesses testes todos foi que na 50tinha não havia diferença nenhuma de nada em parte nenhuma. TUDO igual. Nitidez, cores, contraste... As fotos foram feitas em uma espaço curtíssimo de tempo com iluminação natural e o que usei como motivo foi um tabuleiro de damas com casas brancas e vermelhas. Então tinha linhas retas bem marcadas, diferenças de cores e outras objetos em volta me davam sombras e realces além de profundidade. Então ACHO que as diferenças encontradas residem na lente. Se minha suposição estiver correta, a 50tinha sobe ainda mais no meu conceito.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #40 Online: 22 de Agosto de 2012, 09:24:59
Nunca notei essa diferença de nitidez, mas posso dizer com toda a certeza que o foco via liveview da T2i é muito mais lento que via viewfinder.

Abcs
« Última modificação: 22 de Agosto de 2012, 09:25:11 por dimigobbo »
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


professorpantoja

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 263
  • Sexo: Masculino
  • "Eu sou o pão da vida" Jo 6:48
Resposta #41 Online: 23 de Agosto de 2012, 13:59:56
Olá.. desculpe se mudei o rumo do tópico, mas é que como a camera é a mesma...  mas tudo bem..

onde seria o forum adequado para quando criar outra pergunta do genero poder criar no local correto.

Se for possíuvel mover minhas postagem pra lá agradeço.

Abraços,
pantoja
somente Jesus salva liberta e manda para o céu!