Autor Tópico: Canon 550D T2i - Autofoco melhor no Liveview do que no Viewfinder?  (Lida 9112 vezes)

PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Prezados,

Tava fazendo uns testes em casa e percebi que quando uso o Autofoco no Viewfinder (apenas o ponto do meio selecionado, tanto no modo matricial quanto pontual), ele foca um pouco fora do objeto, sempre!!! Ja usando o Liveview fica perfeito. Pelo que andei lendo, no modo com o viewfinder ele foca sempre antes do objeto

Achei algumas discussões sobre este assunto

http://www.flickr.com/groups/canon_550d/discuss/72157626769289672/
http://www.microstockgroup.com/canon/canon-t2i550d-focusing-issue/

Aqui vão alguns testes meus para comprovar o problema (lembrando que todas as fotos foram tiradas no modo manual e com os mesmos parametros para comparação:

TESTE NA GARAGEM

1 - Foto LIveview



Uploaded with ImageShack.us

2 - Crop do Liveview



Uploaded with ImageShack.us

3 - Foto Viewfinder



Uploaded with ImageShack.us

4 - Crop Viewfinder



Uploaded with ImageShack.us

5 - Ainda no Viewfinder, girei o foco mais pra esquerda (jogando um pouco mais para trás) - notem como melhorou



Uploaded with ImageShack.us

TESTE NO QUARTO

1 - Crop da foto com Liveview



Uploaded with ImageShack.us

2 - Crop da foto com Viewfinder



Uploaded with ImageShack.us

3 - Crop da foto com Liveview 2



Uploaded with ImageShack.us

4 - Crop da foto com Viewfinder 2



Uploaded with ImageShack.us

5 - Crop da foto com Viewfinder 3 - Essa até que ficou melhor



Uploaded with ImageShack.us

Alguem ja experimentou problema semelhante?
Como voces puderam notar, todas as fotos com o liveview o foco ficou mais cravado do que com o Viewfinder? Isso é normal? Existe algum meio de corrigir? É problema da lente ou da máquina? Se for da lente, por que no liveview fica perfeito?

Essas cameras foram feitas pra tirar foto no viewfinder, usar o liveview é simplesmente um saco pra focar. Estou desanimado.
« Última modificação: 16 de Agosto de 2012, 11:01:49 por PEMAMETAL »


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #1 Online: 16 de Agosto de 2012, 11:27:02
Alguem ja experimentou problema semelhante?
Como voces puderam notar, todas as fotos com o liveview o foco ficou mais cravado do que com o Viewfinder? Isso é normal? Existe algum meio de corrigir? É problema da lente ou da máquina? Se for da lente, por que no liveview fica perfeito?

Sim, isso pode acontecer, a técnica para fazer o foco usado no liveview é diferente do usado no viewfinder...

Esse é o tal do backfocus/frontfocus... É muito difícil vc ter um conjunto de câmera e lente que tem o foco perfeito sem precisar nenhum ajuste, por isso algumas câmeras tem uma função chamada Autofocus Micro Adjustment (não lembro do nome que a Nikon deu pra isso), onde vc pode compensar a diferença que existe entre o seu corpo e a sua lente... Cada uma das lentes pode necessitar um ajuste diferente, é um trabalho demorado e chato de se fazer...

A sua câmera (T2i) não tem essa funcionalidade, a sua única alternativa seria mandar a câmera e a lente para serem ajustada pela Canon... É uma droga isso mesmo, mas é algo que só se nota vendo a foto em 100%, então tente não se incomodar tanto com isso..

Se vc entende inglês, tem um ótimo artigo que explica tudo sobre isso aqui: http://www.lensrentals.com/blog/2010/03/this-lens-is-soft-and-other-facts
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #2 Online: 16 de Agosto de 2012, 11:46:41
Prezados,

Tava fazendo uns testes em casa e percebi que quando uso o Autofoco no Viewfinder (apenas o ponto do meio selecionado, tanto no modo matricial quanto pontual), ele foca um pouco fora do objeto, sempre!!! Ja usando o Liveview fica perfeito. Pelo que andei lendo, no modo com o viewfinder ele foca sempre antes do objeto

Primeiro. Que lente você usou e qual velocidade?

Eu já ouvi falar mas nunca vi um caso desse pessoalmente.. Mas pode realmente ser problema de back/ front focus..

Só uma coisa. Modo matricial e pontual não tem nada a ver com foco e sim com fotômetro.

Experimentou fazer esse teste com tripé, pra garantir que o problema não é com você, e realmente com a câmera/ lente? É bom testar com outra lente também.
« Última modificação: 16 de Agosto de 2012, 11:47:54 por Luciano.Queiroz »


PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Resposta #3 Online: 16 de Agosto de 2012, 12:00:05
Primeiro. Que lente você usou e qual velocidade?

Eu já ouvi falar mas nunca vi um caso desse pessoalmente.. Mas pode realmente ser problema de back/ front focus..

Só uma coisa. Modo matricial e pontual não tem nada a ver com foco e sim com fotômetro.

Experimentou fazer esse teste com tripé, pra garantir que o problema não é com você, e realmente com a câmera/ lente? É bom testar com outra lente também.

Eu usei a 18-135mm, o teste na garagem foi a 1/50 o teste no quarto 1/40.

Eu ainda não fiz com o tripé, posso fazer pra tirar a prova, mas tenho quase certeza que os resultados serão os mesmo. Eu tirei umas 10 fotos dessa caixa verde, sempre  alternando, 1 com viewfinder e 1 com liveview, o resultado foi sempre o mesmo, liveview cravado e viewfinder frontfocus.
Infelizmente eu só tenho esta lente.
O que me deixa intrigado é que se fosse um problema da lente/maquina, todas as fotos sairam um pouco fora de foco, mas por que só as do viewfinder saem fora e as do liveview saem cravadas. Parece ser alguma coisa relacionada com o funcionamento do foco só do viewfinder
Por favor, sem querer ser chato, mas de uma lida nos dois links que eu mandei, esse problema parece acontecer com muitas pessoas!

Obrigado pela atenção e sugestões de voces.
« Última modificação: 16 de Agosto de 2012, 12:01:52 por PEMAMETAL »


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #4 Online: 16 de Agosto de 2012, 12:05:41
Eu usei a 18-135mm, o teste na garagem foi a 1/50 o teste no quarto 1/40.

Eu ainda não fiz com o tripé, posso fazer pra tirar a prova, mas tenho quase certeza que os resultados serão os mesmo. Eu tirei umas 10 fotos dessa caixa verde, sempre  alternando, 1 com viewfinder e 1 com liveview, o resultado foi sempre o mesmo, liveview cravado e viewfinder frontfocus.
Infelizmente eu só tenho esta lente.
O que me deixa intrigado é que se fosse um problema da lente/maquina, todas as fotos sairam um pouco fora de foco, mas por que só as do viewfinder saem fora e as do liveview saem cravadas. Parece ser alguma coisa relacionada com o funcionamento do foco só do viewfinder
Por favor, sem querer ser chato, mas de uma lida nos dois links que eu mandei, esse problema parece acontecer com muitas pessoas!

Obrigado pela atenção e sugestões de voces.

Nem a sua câmera nem a sua lente estão com problemas. Se puder da uma lida no artigo que mandei antes, vai ajudar entender...
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #5 Online: 16 de Agosto de 2012, 12:22:27
Nem a sua câmera nem a sua lente estão com problemas. Se puder da uma lida no artigo que mandei antes, vai ajudar entender...

Desculpa, o artigo que mandei não é exatamente o que eu queria mantar.. vou tentar achar e depois coloco aqui...
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #6 Online: 16 de Agosto de 2012, 18:59:34
Não há back/front focus na imagem.
Há motion blur provocado pela baixa velocidade aliado ao rebatimento do espelho.

Coloque num tripé e use essa mesma velocidade, desabilitanto o rebatimento automático do espelho (consulte o manual para aprender o procedimento) e verá diferença significativa.

Lentes do IS ajudam nessa hora, mas se for testar num tripé, desligue o IS tb.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Resposta #7 Online: 18 de Agosto de 2012, 22:58:46
Não há back/front focus na imagem.
Há motion blur provocado pela baixa velocidade aliado ao rebatimento do espelho.

Coloque num tripé e use essa mesma velocidade, desabilitanto o rebatimento automático do espelho (consulte o manual para aprender o procedimento) e verá diferença significativa.

Lentes do IS ajudam nessa hora, mas se for testar num tripé, desligue o IS tb.

Desculpe a minha ignorancia mas, se fosse motion blur pela falta de tripe, as fotos tiradas no liveview tb nao deveriam ter o motion blur?
De qualquer jeito vou fazer os testes que vc sugeriu e ja posto em breve


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #8 Online: 18 de Agosto de 2012, 23:06:19
Eu não disse que é falta de tripé. Disse que é baixa velocidade alidado ao rebatimento do espelho.
Indiquei o tripé apenas para comprovar.
Mas se vc garante segurar em 1/50, não precisa de tripé. Se a lente tiver IS, tb não precisa.

Mas se tá na dúvida se é velocidade mesmo, coloca num tripé que esse fator ficará isolado, mantendo a concentração do problema em outros pontos a serem testados.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Resposta #9 Online: 18 de Agosto de 2012, 23:20:26
Eu não disse que é falta de tripé. Disse que é baixa velocidade alidado ao rebatimento do espelho.
Indiquei o tripé apenas para comprovar.
Mas se vc garante segurar em 1/50, não precisa de tripé. Se a lente tiver IS, tb não precisa.

Mas se tá na dúvida se é velocidade mesmo, coloca num tripé que esse fator ficará isolado, mantendo a concentração do problema em outros pontos a serem testados.

Fala parceiro.
Entao minha lente 18-135 tem IS sim, por isso nao estava preocupado com a velocidade.

Mas vamos la, seguinte, fiz os testes. Coloquei num tripe, desliguei o rebatimento do espelho e tirei as fotos com temporizador em 2 segundo pra nem encostar na camera e excluir de vez a possibilidade de motion blur.

Tirei 6 fotos alternando entre liveview e viewfinder. Segue resultado:

1 - Liveview



2 - Viewfinder



3 - Liveview



4 - Viewfinder



5 - Liveview



6 - Viewfinder



Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #10 Online: 19 de Agosto de 2012, 00:18:16
Tua lente deve estar com problemas no sistema de foco por contraste.
Não é para dar esse resultado tão ruim.
Focou diretamente no verde da caixa???
Se sim, é necessário fazer mais testes. Como não há contraste no verde (é cor sólida) o sistema de foco pode estar se enganando. É um chute o que estou falando, mas não custa tentar com outros objetos para ter certeza.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Resposta #11 Online: 19 de Agosto de 2012, 00:47:21
Tua lente deve estar com problemas no sistema de foco por contraste.
Não é para dar esse resultado tão ruim.
Focou diretamente no verde da caixa???
Se sim, é necessário fazer mais testes. Como não há contraste no verde (é cor sólida) o sistema de foco pode estar se enganando. É um chute o que estou falando, mas não custa tentar com outros objetos para ter certeza.

Mr. Hyde, é bom lembrar que essas fotos da caixa verde que eu postei sao um CROP ampliado, no liveview o quadrado verde usado pra focar pegou toda area da caixa e no viewfinder eu posicionei o ponto central dos 9 ponto exatamente no buraquinho da caixa verde(foi usado apenas o ponto central para o foco). As fotos originais seriam essas, vou postar só as duas primeiras por que o resto acaba sendo igual:

1 - LIveview


2 - Viewfinder


Olhando as fotos assim nao tem diferença, mas na ampliaçao tem.

Abraço
« Última modificação: 19 de Agosto de 2012, 00:58:56 por PEMAMETAL »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 19 de Agosto de 2012, 09:06:15
Tá, mas tanto o quadrado central do liveview quanto o ponto central do viewfinder estão no mesmo local, né?
Outra coisa... Tá travando o foco e depois reenquadrando quando usa o viewfinder? Tipo... Colocou no tripé e usando o liveview você posicionou o quadrado verde (qual o nome técnico daquela coisa?) através do joystick na caixa e faz a foto. Já com o viewfinder, você seleciona o ponto central, coloca ele na caixa, trava o foco, reequadra para obter a mesma composição da foto anterior e só então completa o clique. Se tá fazendo assim tá aí o problema. Se não táfazendo assim, teste outras lente para ter certeza.
Mais uma coisa...rs Teu tripé não é xing-ling não, né??? Se for, o segundo teste perde credibilidade pela não confiabilidade do tripé.

Se no entanto, vc fez tudo certinho, sinto muito, tua lente tá com problemas.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Resposta #13 Online: 19 de Agosto de 2012, 11:04:33
Tá, mas tanto o quadrado central do liveview quanto o ponto central do viewfinder estão no mesmo local, né?
Outra coisa... Tá travando o foco e depois reenquadrando quando usa o viewfinder? Tipo... Colocou no tripé e usando o liveview você posicionou o quadrado verde (qual o nome técnico daquela coisa?) através do joystick na caixa e faz a foto. Já com o viewfinder, você seleciona o ponto central, coloca ele na caixa, trava o foco, reequadra para obter a mesma composição da foto anterior e só então completa o clique. Se tá fazendo assim tá aí o problema. Se não táfazendo assim, teste outras lente para ter certeza.
Mais uma coisa...rs Teu tripé não é xing-ling não, né??? Se for, o segundo teste perde credibilidade pela não confiabilidade do tripé.

Se no entanto, vc fez tudo certinho, sinto muito, tua lente tá com problemas.


Sim o centro do quadrado verde (liveview) e ponto central do view finder estao exatamente na mesma posiçao.
Eu nao entendi o que voce quis dizer com travar o foco.
Eu vou explicar o jeito que eu fiz e depois voce me diz se pode ter algo errado no processo.
1 - Eu montei o tripé, coloquei a camera nele e usando o liveview enquadrei a foto colocando o quadrado verde bem no centro da caixa, apertei meio botao para focar, depois que deu o bip do foco terminei de apertar o botao, esperei 2 segundos para a foto ser tirada.
2 - Como o quadrado verde(LIveview) e o ponto central(viewfinder) ficam exatamente na mesma posiçao eu nao mexi no enquadramento, SEM TIRAR A CAMERA DO TRIPÉ, eu só mudei para o modo viewfinder, apertei meio botão, ouvi o bip do foco, terminei  de apertar o botao, aí entra aquilo que voce falou, deu pra ouvir o barulho do espelho se mexendo e só 2 segundos depois bate a foto.
3 - Mudei para o liveview sem tirar a camera do tripe, meio botao, bip, botao inteiro, espera 2 segundos, tira a foto
4 - Mudei para viewfinder sem tirar a camera do tripe, meio botao, bip, botao inteiro, barulhinho do espelho, 2 segundos, tira a foto

Assim por diante

Meu tripe é um cullman nanomax 220 (alemão), ele nao é sofisticado mas ao meu ver é bem robusto.

Se voce ler os links que eu mandei no primeiro post, tem muita gente com varias lentes diferentes 50mm, 18-55, 18-135, que estao tendo o mesmo problema que eu, e lá eles falam que seria um problema de FRONT FOCUS, da camera.
Eu nao tenho outras lentes pra testar.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #14 Online: 19 de Agosto de 2012, 12:35:05
Os cullman's são tripés muito bons.

Vou fazer uns testes aqui com minhas lentes. Embora vc cite que o problema é da cam, acho bem complicado que seja ela. Eu tenho uma T3i aqui que é o mesmo sensor e mesmo sistema de foco da T2i. Em tese, deve dar os mesmos resultados que vc. Eu não tenho a 18-135mm pra testar, mas testo com todas que tenho aqui e te falo.

Recentemente um outro usuário postou uma queixa sobre a 18-135mm que aparenta ter o mesmo problema que a sua. Talvez fosse o caso de vcs se falarem. http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=74862.msg737042#msg737042


____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova