Autor Tópico: Site DxOMark classifica a Nikon D3200 de 24 mega pixel entre as melhores  (Lida 13054 vezes)

kwanon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Resposta #15 Online: 20 de Agosto de 2012, 19:55:18
Sabe, na questão dos megapixels tenho que concordar com vc mesmo. O que é espremer mega pixel em 2004 é o padrão em 2008 e o que é espremer megapixel em 2008 é o padrão em 2012..e por aí vai...
« Última modificação: 20 de Agosto de 2012, 19:56:54 por kwanon »
"O que semear a perversidade colherá males; e com a vara da sua própria indignação será extinto. " - Provérbios 22:8


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #16 Online: 20 de Agosto de 2012, 21:04:51
Cara sinceramente, ta na hora de pararem de botar tantos megapixels, po a D800 da qse 40mb um Raw, daqui a pouco não vamos ter nem Pc pra processar isso num workflow em tempo satisfatório xD

Vejo muito mais interessante a aplicação de investimentos em outras características mais importantes como latitude, ruído, etc. . .  Deixa os megapixels pras medio formato. . .
« Última modificação: 20 de Agosto de 2012, 21:14:59 por Razad »
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #17 Online: 20 de Agosto de 2012, 21:53:47
A Canon, apos 4 anos, subiu a resoluçao da 5D de 21mp para 22mp. Vao deixar de compra-la por "tem baixa resolucao"??? Claro q nao!
« Última modificação: 20 de Agosto de 2012, 21:57:33 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #18 Online: 20 de Agosto de 2012, 23:29:06
A Canon, apos 4 anos, subiu a resoluçao da 5D de 21mp para 22mp. Vao deixar de compra-la por "tem baixa resolucao"??? Claro q nao!

Já tem gente reclamando. Afinal, é a evolução natural.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #19 Online: 21 de Agosto de 2012, 07:11:15
Apesar da D800 está substituindo as medio formato em algumas aplicaçoes, a 5D III se comporta melhor em ISO alto. Por que serah?
« Última modificação: 21 de Agosto de 2012, 07:11:41 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #20 Online: 21 de Agosto de 2012, 09:01:14
A D800 pode ter o mesmo número de megapixels de uma médio formato, mas ela não tem o tamanho do sensor... E não vejo vantagem nenhuma ter tantos megapixeis, sendo que já foi provado, várias e várias vezes que não é necessário, e que, as vezes o aumento dos megapixeis acaba por prejudicar a qualidade de imagem num mesmo sensor, é o caso da compacta canon sx150is que teve aumento de MP e perdeu qualidade comparando com a sx130is...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


kwanon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Resposta #21 Online: 21 de Agosto de 2012, 20:17:00
A D800 pode ter o mesmo número de megapixels de uma médio formato, mas ela não tem o tamanho do sensor... E não vejo vantagem nenhuma ter tantos megapixeis, sendo que já foi provado, várias e várias vezes que não é necessário, e que, as vezes o aumento dos megapixeis acaba por prejudicar a qualidade de imagem num mesmo sensor, é o caso da compacta canon sx150is que teve aumento de MP e perdeu qualidade comparando com a sx130is...

tá mas nao da pra imaginar no mundo digital que os megapixels jamais subirao

acho mais facil entender que uma maquina de 1000 reais como a que vc citou tenha problemas de densidade

mas uma de mais de 10 mil como a D800 nao tera este problema

é como dizer que se o motor a água nao funciona num fusca entao ele nao funciona na ferrari e deveriam fazer motor a ar na ferrari (errr.acho que vc entendeu)
"O que semear a perversidade colherá males; e com a vara da sua própria indignação será extinto. " - Provérbios 22:8


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #22 Online: 21 de Agosto de 2012, 22:00:31
Ainda descordo pois como técnico mecatronico com formação voltada para eletrica, e por gostar muito de eletronica, sei que é possivel melhorar o sensor sem aumentar os megapixeis dele, a canon sempre faz isso... a nikon ta viajando com esse monte de mpx ai...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #23 Online: 22 de Agosto de 2012, 11:04:25
Ainda descordo pois como técnico mecatronico com formação voltada para eletrica, e por gostar muito de eletronica, sei que é possivel melhorar o sensor sem aumentar os megapixeis dele, a canon sempre faz isso... a nikon ta viajando com esse monte de mpx ai...

Cara, me desculpe. Sou Canonzeiro mas discordo totalmente.

Uma coisa é a eletronica. Nisso voce está certo, outra coisa é a D800. Nisso a Nikon está certa.

Ficou fantástico o resultado da D800. Embora eu ache que a 5Dmk3 esteja fantástica também e com menos MP. Mas aí cada um usa as armas que melhor lhe tragam resultados. Se a Nikon acha que 36MP é o resultado ideal e os usuários concordam, é isso que vale. Se a Canon consegue isso com 22MP e no final o resultado fica ideal também, é isso que vale.

Falo isso por um teste bem básico que fiz usando uma Nikon FF de 12MP e uma Canon APS-C de 18. A imagem inicial da Nikon é mais nítida, mas ao redimensionar os 18MP para 12, acabou toda a vantagem. Foi a arma da Canon para deixar a sua camera bem colocada. Não existe certo e errado nisso. Existe o que melhor adequa ao que os usuários querem como resultado.

Não existe nada de errado com isso..


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #24 Online: 22 de Agosto de 2012, 11:34:02
Limitações existem, é claro. Aliás, postei algo sobre isso em outro tópico, pena que o Shalders não anda mais por aí para nos dar uma aula sobre isso.

Por exemplo, câmeras de alta densidade exigem lentes com maior poder resolutivo para entregar todo o seu potencial. Também tem um DLA (Diffraction Limited Aperture) mais baixo, para a D800 a própria Nikon em seu wallpaper revelou que ela começa a perder nitidez com aberturas menores que f/8 (muito embora isso só seja percebido por pixel-peepers). Estas questões como o limite de difração são uma propriedade física, e enquanto lentes forem construídas da forma que são hoje, vão existir. Para contornar isso, só criando lentes com outro tipo de diagrama por exemplo.

Isso quer dizer que fabricar câmeras com alta densidade é errado ?? Claro que não, em determinadas situações elas são ótimas. Por exemplo, não existe hoje câmera DSLR de formato 35mm ou sensor Bayer que consiga concorrer com a D800 em estúdio. Usando boas lentes em aberturas que entreguem alto poder resolutivo e ISO baixo, ela é simplesmente imbatível.

A Canon está particionando seu mercado de FF. Abaixo da 1D-X já temos a 5D Mk III com quantidade razoável de pixels, voltada ao social, e já existem rumores da nova FF que deverá ser lançada até o final do ano, provavelmente voltada a estúdio, com 46Mp. Está será a verdadeira concorrente da D800.

Já os 24Mp em um sensor APS-C me parecem um pouco exagerado mesmo, principalmente considerando-se que deve ser um sensor de baixo custo, já que equipa câmeras de entrada. Eu particularmente não gostei do que vi nas imagens postadas nos reviews e nos RAW's disponibilizados (que é a única forma de sabermos sem ter a câmera em mãos).

O pior é que em seguida a Canon deve lançar seu APS-C de 24Mp.... Tomara que consigam algum progresso como conseguiram com o de 15Mp, que é menos ruidoso que o antigo de 12Mp e o de 18Mp, que é menos ruidoso que o de 15Mp. Mas acho que estamos chegando no limite para a tecnologia atual.





« Última modificação: 22 de Agosto de 2012, 11:47:15 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #25 Online: 22 de Agosto de 2012, 12:20:59
L

Isso quer dizer que fabricar câmeras com alta densidade é errado ?? Claro que não, em determinadas situações elas são ótimas. Por exemplo, não existe hoje câmera DSLR de formato 35mm ou sensor Bayer que consiga concorrer com a D800 em estúdio. Usando boas lentes em aberturas que entreguem alto poder resolutivo e ISO baixo, ela é simplesmente imbatível.

Muito relativo também Alexandre.

A 5Dmk2, por exemplo, já tinha uma resolução que nenhuma das lentes da Canon tinham condições de atingir. Por isso muitos profissionais foram buscar lentes de terceiros para extrair as mais de 4000 linhas de resolução. Se não me engano chega a 5000.

Mas concordo com voce quando diz que a ótica está limitando os sensores. Só que é preciso reconhecer que quanto mais resolução no sensor, maior o nível de detalhes para uma mesma lente considerando-a já com um bom sharpness.

Veja a comparação entre a nitidez de uma D700 e uma D3s, por exemplo. Ve-se claramente que além da lente tem a questão da resolução do sensor, mesmo para um mesmo tamanho de MP.


b0fh

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 22 de Agosto de 2012, 13:27:16
Já tem gente cabaço reclamando. Afinal, é a evolução natural.

é  :D
Canon EOS 50D / Canon EOS Rebel 550D(T2i)
EF 70-300mm 1:4-5.6 L IS USM / EF-S 15-85mm 1:3.5-5.6 IS USM / EF 50mm 1:1.4 USM
430EX


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #27 Online: 22 de Agosto de 2012, 13:27:32
Hector, a questão não é a resolução do sensor, mas a quantidade de lp/mm que uma lente tem que entregar para que informações diferentes cubram fotodiodos diferentes. Não tenho os números aqui, mas se não me engano para as APS-C atuais fica em torno de 160lp/mm (ou será 106 ???  :ponder: :ponder: :ponder:)

Então em um determinado ponto a resolução começa a ser limitada pela lente, e não pelo sensor. Logo que saiu a D800 postei uns gráficos mostrando a resolução conseguida pelo sensor com diversas lentes, e com uma lente em especial (Uma Zeiss, se não me engano), em abertura f/2.0 a D800 entregou a mesma resolução que a 5DMk III que tem pouco mais da metade de Mp. Já em f/5.6, a D800 era muito melhor. Ou seja, a limitação era o poder resolutivo da lente que nesta abertura não conseguia cobrir os fotodiodos vizinhos com informações diferentes (tem um nome para isso, vazamento de alguma coisa). E quanto menores os fotodiodos (diretamente ligado ao número de MP), mais resolução em lp/mm a lente tem que entregar, caso contrário, ela acaba se tornando o limitador. Tem quem diga inclusive que o tal vazamento interfere na nitidez e que neste caso, uma câmera com menos MP entregaria uma imagem melhor que uma com mais MP, mas aí não sei dizer se é fato.

Já na comparação entre D700 e 5D Mk II, a última entregou mais resolução com qualquer lente e abertura, já que a densidade está dentro de um parâmetro aceitável para as lentes modernas.

Uma coisa é certa, existem limites. Uma suposta FF Canon com 46Mp poderá ser ótima para estúdio, mas acredito que será limitada para landscape. Com uma densidade dessas, o DLA deverá ficar abaixo de f/8, que é uma abertura muito usada para paisagens tanto pela profundidade de campo quanto pelo sweet spot de várias lentes que ficam próximos a isso, ou pelo menos, tem nitidez mais homogênea de borda a borda em aberturas próximas a estas. E a difração é um fenômeno físico que não tem como ser contornado, não sem mudar a forma como se fabricam lentes.

É uma discussão bem legal, mas muito técnica e não vou me aprofundar mais porque já estou entrando em um terreno que foge ao meu conhecimento.



« Última modificação: 22 de Agosto de 2012, 13:35:46 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #28 Online: 22 de Agosto de 2012, 13:37:38
E eu prefiro ficar no terreno de tirar fotos somente... alguém me acompanha?
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


b0fh

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 22 de Agosto de 2012, 13:59:38
E eu prefiro ficar no terreno de tirar fotos somente... alguém me acompanha?

tamo junto, na medida do possível... mas pode ser em RAW c/ UNIWB?  :D
Canon EOS 50D / Canon EOS Rebel 550D(T2i)
EF 70-300mm 1:4-5.6 L IS USM / EF-S 15-85mm 1:3.5-5.6 IS USM / EF 50mm 1:1.4 USM
430EX