Autor Tópico: Qual a técnica desse fotógrafo?  (Lida 4174 vezes)

Dborah

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
Online: 18 de Agosto de 2012, 13:15:16
Oi pessoal.

Sou uma iniciante e curiosa no mundo da fotografia.
Visito muitos sites de fotografias e blogs de fotógrafos por aí. Outro dia me deparei com um blog superinteressante. Adorei as fotos e fiquei curiosa pra saber qual a técnica usada pelo fotógrafo. O nome dele é Sérgio Buss. Vou colocar o link abaixo e quem puder comentar será bem vindo.

http://www.sergiobuss.com/2012/vane-regis-tito-e-anita/

http://www.sergiobuss.com/2012/sunnycalifornia/

Acho que as fotos foram feitas com digital mas elas tem um quê de analógico....?  Será???
O  'grão/granulometria' fica muito aparente em algumas. Seria o uso de ISo alto?  ???
Como conseguiu aquelas cores meio esmaecidas? Seria uso de algum preset?
Parece que há uso só da luz natural.

Bom, é isso. Quem puder contribuir respondendo minhas dúvidas, vai ajudar muito.

Obrigada


vanbasten

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 363
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 18 de Agosto de 2012, 13:38:39
O Sérgio Buss é um guitarrista virtuoso muito conhecido e muitíssimo bem conceituado no meio da música, principalmente no metal. Não sabia que ele tinha se tornado fotógrafo tb. Gostei do site. Valeu pela informação.


Dborah

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
Resposta #2 Online: 18 de Agosto de 2012, 18:20:16
Ah sim! Tá explicado o porquê de tanta foto de instrumento....rs


Danilo Faria

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 271
  • Sexo: Masculino
  • ''A sociedade do Ansel'' ...hahaha
    • Twitter
Resposta #3 Online: 18 de Agosto de 2012, 18:40:54
ele desenvolveu um estilo próprio e inconfundível,gosto muito deste estilo acho que se chama ''lifestyle''..não tenho certeza,é meio que uma ''quebra'' de regras composicionais bem inteligente,oque acaba tornando a fotografia mais interessante e diferente,um pouco intimista e a busca por detalhes que liguem uma coisa com a outra independente de regra é o Q disso tudo.. tem uma fotografa francesa que tem um estilo parecido http://www.sarahscott-photographie.com/?p=6018 e uma outra também http://www.catherinegiroux.com/
« Última modificação: 18 de Agosto de 2012, 18:42:40 por Danilo Faria »


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 18 de Agosto de 2012, 21:31:21
Me parece ser tratamento, tanto o ruído quanto as cores. Muito legal o trabalho dele, mas trata-se de pós produção. Ele usou bastante vinheta, talvez algum preset pra dar aquele aspecto de filme (ruído) e as cores é difícil afirmar se ele fez sozinho ou usou presets. Ah, acho que é tudo digital...

De qualquer forma é um belo trabalho!
Daniel

Instagram: @danacqua


Dborah

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
Resposta #5 Online: 18 de Agosto de 2012, 22:27:26
Danilo, as fotos nos links que postou são muito parecidas com as do Sérgio. Noto que tem o mesmo estilo. Adorei esse negócio de 'lifestyle'! Vou pesquisar mais sobre isso. Se tiver mais coisas do tipo pra indicar vou gostar muito. E tô pensando aqui... até para romper com as regras é necessário ter conhecimento. Eu conheço um pouco das regras da composição 'tradicional' mas não sei se conseguiria fazer fotos assim. Terei de estudar e treinar pra isso. Fiquei feliz com sua resposta.

E quanto ao que D_áqua escreveu, tenho desconfiança também que seja pós-tratamento... o ruído, as cores.. sei não

Se alguém mais tiver o que contribuir, é só chegar.

obrigada


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #6 Online: 19 de Agosto de 2012, 16:08:58
Eu adoro uma granulação, mas esse ruído dele está parecendo artefato de jpeg muito compressado, além de dar pra identificar um 'pattern'  padrão.

Usando o adobe camera raw da pra amplificar um ruído bacana!


Dborah

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
Resposta #7 Online: 19 de Agosto de 2012, 17:30:36
Até que eu não gostava de ruído não, principalmente porque quando fotografo na minha d90 em situações com pouca luz, com iso alto, acho que as fotos ficam com muito ruído... mas este efeito nas imagens dele me agradou muito, muito mesmo a ponto de querer saber como ele fez. Tem ruído mas elas ficam claras, ficam nítidas, ficam bonitas.  Isso que Chechell escreveu de dar pra 'identificar um pattern padrão' não sei se entendi bem... é porque o efeito é o mesmo em todas as fotos?

orbigada.


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #8 Online: 19 de Agosto de 2012, 18:24:49
 Deborah, não tem nenhum segredo aí. Como o Sergio trabalha com uma Canon  5D MarkII ,uma 50mm (f/1.4) e a 85mm (f/ 1.2).
   mesmo trabalhando em condições de pouca luminosidade, consegue fotos muito nítidas,dando essa impressão de filme. Nesse caso não é preciso tratamento algum, com um equipamento desse o resultado sai como a gente espera ,ainda se tratando de uma full frame.
Mais ou menos o q ocorria na época do filme, a gente clicava e pedia pro laboratório revelar sem correção . Em outras palavras naõ perdemos tempo em edição !


Erivaldo Cesidio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 19 de Agosto de 2012, 18:35:57
Realmente as fotos são bonitas. Gostei mto do book de grávida que ele fez. Muito interessante e dei boas risadas com a sensação de diversão que as fotos passaram. Mas confesso que deve ser um pouco tenso para o fotógrafo ver tanta água passando para todos os lados.
http://www.sergiobuss.com/portfolio/dannybeto/


Dborah

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
Resposta #10 Online: 19 de Agosto de 2012, 19:18:52
Erivaldo, essas fotos da grávida eu simplesmente AMO! Foram as primeiras fotos que vi no blog dele no início do ano, quando era um blog antigo ainda. Adoro todas! Passam realmente a sensação de descontração.

E sobre o que o Milton falou, ainda fico em dúvida: usando uma fullframe e uma lente clara como a 50 1.4, como deixar aquele efeito na 'feitura' da imagem e não no tratamento?

Orbigada pessoal


Rac Vi

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Feminino
    • Flickr
Resposta #11 Online: 19 de Agosto de 2012, 20:17:56
Muito legal o site. Os ensaios são muito bonitos, gostei bastante do estilo e vou pesquisar mais também. O ensaio do Leandro e Nego me emocionou. Além das fotos serem bonitas, toda a história é emocionante.
Rachel Vianna
Canon XSi 18-55 mm + 50 mm f/1.8 + Sigma 24-70 mm f/2.8 + 85 mm f/1.8 + YN 467
Zenit 122K

http://www.flickr.com/photos/rac_vi


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #12 Online: 19 de Agosto de 2012, 20:25:10
 repare na segunda série, feita em um quarto,provavelmente com pouquíssima luz . Talvez vc ficou intrigada,acreditando se tratar de um ambiente bem iluminado com uma janela grande ou coisa parecida. Lógico q eu tô deduzindo ,a partir das imagens e do equipamento usado pelo fotógrafo.  :ok:


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #13 Online: 20 de Agosto de 2012, 10:58:47
Realmente as fotos do rapaz são ótimas... O talento musical dele nem vou discutir, o cara simplesmente tocou com o Vai, nem vou falar nada...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #14 Online: 20 de Agosto de 2012, 12:56:42
Acho que pra fazer fotos parecidas não precisa necessariamente de uma full frame não. Já as lentes claras são realmente importantes pra dar o desfoque. E essa aparência de filme é com o tratamento mesmo.
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva