Autor Tópico: Sensor e Lentes - Entendendo a Relação  (Lida 1549 vezes)

d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Online: 18 de Agosto de 2012, 22:39:27
Pessoal, gostaria de esclarecer um ponto que pra mim ficou confuso. No caso das lentes Canon - pode ser Nikon tbem, mas não conheço a terminologia - temos a EF-S que são lentes específicas para sensor cropado e as EF para sensor FF e tbm cropado, certo?
Bom, considerando que as lentes no geral perdem qualidade ótica próximo às suas bordas, existe alguma diferença para a qualidade geral de uma imagem gerada num sensor cropado se eu usar uma lente EF ou EF-S? Estou aqui imaginando que um sensor cropado não irá usar toda imagem captada pela lente EF, deixando de fora a imagem captada pelas bordas de pior qualidade, o que no fim iria gerar uma imagem melhor. Caso eu use uma lente EF-S num sensor cropado, ele irá utilizar toda a imagem captada pela lente, inclusive a parte de pior qualidade, gerando uma imagem final inferior.

Tá correto isso?
Daniel

Instagram: @danacqua


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 18 de Agosto de 2012, 22:58:40
Tá sim.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Daniel

Instagram: @danacqua


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #3 Online: 19 de Agosto de 2012, 00:02:42
pior é relativo.

Usar sensor FX sempre vai proporcionar resultados melhores do que em DX.

Vai ficar "pior" caso a lente que ta usando seja uma porcaria, no geral FX sempre tem uma imagem melhor.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 19 de Agosto de 2012, 00:12:58
Carlos, a dúvida não é relativa a sensores. O sensor entra aqui apenas como parâmetro do campo de visão.
A dúvida é em relação á ótica de borda das lentes EF. De maneira geral, o raciocínio do Daniel tá correto. Há exceções no sentido de não haver ganhos consideráveis, mas isso é uma análise que se tem que fazer caso a caso.
De maneira geral, as bordas de todas as lentes, independentemente serem EF-S ou EF, são piores que seus centros.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 19 de Agosto de 2012, 07:54:50
Muito bacana esse tópico. Depois de ler a pergunta e resposta parece óbvio mas nunca tinha parado para pensar..... Entretanto o $$$$ envolvido nas lentes FF são bem maiores.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #6 Online: 19 de Agosto de 2012, 10:28:17
Carlos, a dúvida não é relativa a sensores. O sensor entra aqui apenas como parâmetro do campo de visão.
A dúvida é em relação á ótica de borda das lentes EF. De maneira geral, o raciocínio do Daniel tá correto. Há exceções no sentido de não haver ganhos consideráveis, mas isso é uma análise que se tem que fazer caso a caso.
De maneira geral, as bordas de todas as lentes, independentemente serem EF-S ou EF, são piores que seus centros.
e assim mesmo, e cuidado com a chamadas "prime", para digital, nao por ser de "ultima geraçao e carissimas ", sao melhores!!!!!
abs.