Autor Tópico: Tudo sobre o CHDK para canon!!  (Lida 33258 vezes)

Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Online: 19 de Agosto de 2012, 12:00:32
Pessoal, fiz esse tópico por sugestão de um forista que usa esse programa na sua SX40.
Acho legal concentrar as dúvidas e dicas aqui.
Quem quiser iniciar, pode já falar um pouco sobre esse programinha. O que é, o que faz, como instalar... Acho que é um bom primeiro post, pra iniciar a discussão.


rodolfosld

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 19 de Agosto de 2012, 19:00:06
Bom vou tentar ajudar pois tambem sou leigo ao usar este programa mas com a ajuda do leilson conssegui acertar alguma coiza e achei tambem este readm que veio junto com o CHDK que ajuda muito a quem tem a SX40HS  então tarduzi pelo google o texto pois meu ingles é very bad (péssimo mesmo) e segue um link que o Leilson indicou com um video no youtube com outra maneira de instalar o programa.http://youtu.be/bhBSd_NJqpU e logo abaixo o readme traduzido que citei(desculpem as faltas de acentos e virgulas  :assobi: espero que este começo ajude a todos que forem usar o programa
e estaremos ai para todas as discuções e descobertas de seu uso.


Índice:
01 - Introdução e Notas Específicas Câmara

02 - Instalação

03 - FAQ

04 - Links Urls,

05 - GPL, licença

06 - uBASIC aviso de direitos autorais


************************************


01 - Introdução

Oi,

este é o readme pequeno para CHDK. Ele fornece apenas informações suficientes para você rolar, para mais informações use os links na parte inferior.


CHDK é um aprimoramento de firmware que opera em um número de câmeras Canon. CHDK é carregado na memória da sua câmera após a inicialização (manualmente ou automaticamente). Ele fornece funcionalidade adicional além do que actualmente assegurada pela firmware da câmera nativa.

CHDK não é uma atualização de firmware permanente: você decide como ele é carregado (manualmente ou automaticamente) e você sempre pode removê-lo facilmente.

Principais características:

    * Salve as imagens em formato RAW
    * Capacidade para executar "Scripts" para automatizar a câmera
    * Histograma ao Vivo (RGB, misturado, luminância e para cada canal RGB)
    * Zebra modo (destaques piscando e sombras para mostrar acima / abaixo áreas expostas)
    * Um "always on" Indicador da bateria completa gama
    * Capacidade de desligar automático escuro-frame subtração
    * Um modo de filme, compressão e dupla o tamanho máximo de arquivo de vídeo
    * Os tempos de exposição, enquanto 65 segundos
    * Os tempos de exposição tão pouco como 1/10, 000 de um segundo
    * A habilidade de usar a porta USB para uma entrada de disparo remoto

Os recursos adicionais:

    * Uma profundidade de campo (DOF) calculadora
    * O navegador de arquivo
    * Leitor de texto
    * Calendário
    * Algumas ferramentas de diversão e jogos

Por que eu iria querer usar CHDK?

    * Para obter a capacidade do arquivo cru em câmaras que não têm essa capacidade
    * Para obter a capacidade de usar scripts
    * Para ser capaz de saber o estado da bateria em todos os tempos (e não apenas quando ele está prestes a ficar sem energia)
    * Você quer ou precisa de nenhum dos recursos de aprimoramento de outros que fornece CHDK

O que são scripts? Scripts são programas em linguagem BASIC que lhe dão a capacidade de controlar a operação da câmera sob controle do programa. Eles têm sido usados ​​para adicionar ou ampliar a capacidade nativa da câmera: intervalometers mais flexíveis, de maior alcance, compensação de exposição prolongada bracketing capacidade fotografia relâmpagos, etc Veja as páginas de script para obter mais detalhes.


(Para ser expandido)

****************************************
Câmera dependendo notas:
* Dryos Câmara
---


****************************************
Notas de desenvolvimento:
---
********************************

02 - Instalação


- Exract o arquivo no seu cartão SD usando um leitor de cartão SD. Você deve usar um leitor de cartões. Você não pode copiar os arquivos para o cartão SD usando apenas "de arquivos do Windows Explorer" e sua câmera ligada por um cabo USB. A conexão USB para a câmera é apenas para download de imagens, não upload de arquivos.

- Agora que todos os arquivos CHDK estão no seu cartão SD, certifique-se de que você tem a versão correta do CHDK para sua câmera.

- Insira o cartão SD na câmera.

- Comece a câmera no modo de reprodução.

- Quando você extraiu o arquivo que colocou um arquivo em seu cartão chamado "vers.req" (ou "ver.req", dependendo do modelo da câmera). Isto irá permitir que você veja, com o direito câmera botão de prensas, a versão do firmware VERDADEIRO de sua câmera (e outras informações interessantes).

- Pressione o botão "Set", mantenha-o pressionado. Embora mantendo o "Set" pressione o botão o "Display" botão. Você vai ver a versão do firmware da sua câmera. Confirmar que é o firmware direito de corresponder-se com o CHDK que você baixou. Sua versão de firmware real não é nem 1.0.1.0 1.0.0.0 A sua versão de firmware real será algo parecido com: "Firmware Ver. GM1.00A". (Pressionar "Display" novamente algumas vezes enquanto ainda mantendo o botão "Set" vai deixar você ver ainda mais informações sobre a sua câmera, incluindo o número total de fotos tiradas desde que foi feito.)

- Se tudo correr bem, câmera correta, firmware correto, CHDK correto, agora você pode realmente carregar e executar CHDK.

- Enquanto ainda no modo de reprodução pressione sua câmera botão "Menu" para abrir o Menu da Canon

- Vá até a parte inferior do menu para o "Firm Update" opção que agora deve estar disponível. Se por acaso que você não consegue ver o "Firm Update" opção de menu tente pressionar o botão de reprodução duas vezes. Você pode ter que esperar 2 segundos entre prensas. Quando isso for feito direito a objectiva retrai-se e ir para um visualizador de economia de energia / modo de reprodução de apresentação de slides. Esta parece ser uma opção na maioria das câmeras PowerShot.

- Agora que o cursor do menu é sobre o "Firm Update" opção, pressione o botão "Set" ou botão de navegação "direita" para entrar no "Firmware Update" da tela. Ou pressione o botão vai funcionar.

- Pressione o botão "direito" de navegação para selecionar OK. Pressione o botão "Set" para confirmar a sua escolha.

- A sua câmara irá agora carregar CHDK. Você deve ver o azul botão "Imprimir" na parte de trás do seu flash da câmera algumas vezes para que você saiba que CHDK está iniciando, eo CHDK Splash Screen-aparecerá em seu visor ou LCD. Quando totalmente carregado, você verá um ícone de bateria metros de novo e várias outras coisas em seu LCD ou visor EVF. Não se preocupe se eles se parecem com a desordem, todos eles podem ser ligados e desligados e reposicionadas na tela no menu de configuração do sistema CHDK. (CHDK modo <ALT> / Menu / OSD Parâmetros / editor de layout OSD)

- Para entrar no sistema CHDK do menu alternativo, pressione o "atalho" botão. A "<ALT>" pequeno vai aparecer na parte inferior da tela. Sempre <ALT> está mostrando agora você pode pressionar sua câmera botão "Menu" para entrar novos menus do CHDK. Para sair do modo <ALT> e retornar à operação normal da sua câmera basta pressionar o "atalho" novamente. As configurações que você aplica nos menus CHDK será agora aplicada ao usar a câmera normalmente (embora não no modo <ALT>). A única vez que você vai usar o modo <ALT> para a tirar fotografias, é que se você executar um script CHDK automatizado para tirar suas fotos para você. Se você desejar utilizar a função normal do seu "atalho" botão apenas pressione e segure-o um pouco mais. Algumas câmeras permitem que você reconfigurar o CHDK "<ALT>" botão de alternância no "Diversos Stuff" CHDK menu no caso de você não gostar de ser o "atalho" botão.

- Se você gostaria de ter CHDK carregamento automático cada vez que você ligar a câmera, em seguida, ir para o sistema de menu do CHDK. (Pressione "atalho" para entrar <ALT> modo, então o seu botão "Menu" para acessar os menus do CHDK.) Vá até a parte inferior do menu principal para o CHDK "Debug Parâmetros" opção.

- Entre no menu "Debug" e vá até "Make Bootable cartão ...". Pressione o botão "Set".

- Agora retire o seu cartão SD e deslize o seu pequeno "proteção contra gravação" guia para a posição de bloqueio. Insira o cartão de volta em sua câmera. Agora, quando você poder-se sua câmera CHDK irá carregar automaticamente. Se você deseja desativar recurso de CHDK de auto-carregamento só tirar o cartão SD e colocar a patilha de protecção de volta para a posição destravada. Não se preocupe com o uso do cartão de qualquer maneira. CHDK é projetado para funcionar com um cartão bloqueado desta forma e todas as fotos tiradas serão gravadas no cartão, mesmo quando está bloqueado / protegido contra gravação.

- Ou para usuários do Windows: usar o "cardtricks" programa (será incluído aqui mais tarde).


(Para ser expandido)

****************************************

03 - FAQ

1. O que é CHDK?

    CHDK não é apenas uma coisa! O CHDK termo se refere a software livre - atualmente disponível para muitos (mas não todos) Canon PowerShot de câmeras digitais compactas - que você pode carregar para o cartão de memória da câmera para dar sua câmera muito mais capacidades.

2. Eu sou provavelmente interessados ​​em CHDK?

    Os recursos avançados que CHDK fornece são mais propensos a ser de interesse para os fotógrafos experientes - se você acredita que sua câmera Canon PowerShot já tem mais recursos do que você vai precisar, você provavelmente não vai estar interessado em CHDK.

3. CHDK é seguro usar?

    Sim CHDK é seguro. CHDK não faz quaisquer mudanças reais para a sua câmera. Se você excluir o software CHDK do seu cartão de memória, ou se você optar por não ativar o software CHDK no cartão (ou remover e substituir as baterias), a câmera vai se comportar absolutamente normal - nada foi (ou já é) mudou , então a garantia não é afetada.

4. Como o CHDK funciona?

    CHDK faz uso do microprocessador que controla a câmara (cada câmara digital contém um microprocessador) para agir como um computador programável que fornece as capacidades adicionais.

5. Que recursos extras não CHDK fornecer?

    O atual conjunto de recursos extras em seis categorias:

        um. Formas avançadas de gravação de imagens - você pode capturar imagens em formato RAW (assim como JPEG), e para imagens de vídeo que você pode ter aumentado o tempo de gravação e duração (1 hora ou 2 GB), e uma gama muito maior de opções de compactação.
        b. Outras apresenta dados sobre a tela LCD - histograma, indicador de carga da bateria, profundidade de campo, e muitos mais.
        c. Configurações adicionais fotográficas que não estão disponíveis na câmara por si só - tempos de exposição mais longos (até 65 segundos), velocidades do obturador mais rápidas (1/25, 000 segundos, e mais rápido em alguns casos), bracketing automático de exposição, etc
        d. A capacidade para a câmera para executar programas ('scripts', escritos em uma versão micro-da linguagem BASIC) armazenados no cartão de memória - Estes programas permitem que você configure a câmera para executar uma seqüência de operações sob o controle do programa . Por exemplo, uma câmera pode ser programada para tirar várias fotos para bracketing de foco, ou tirar uma foto quando detecta que algo no campo de movimentos vista ou brilho alterações.
        e. A capacidade de tirar uma fotografia, ou iniciar um programa no cartão de memória, enviando um sinal para a porta USB - você pode usar o cabo USB para tirar uma foto remotamente.
        f. A capacidade de fazer uma série de outras mais úteis (e divertido) coisas, tais como agir como um mini-navegador de arquivos para o cartão de memória, permite que você jogue jogos no ecrã LCD, etc

6. O que mais eu deveria saber?

    Desenvolvedores de todo o mundo continuam a adicionar novos recursos ao CHDK. Porque a idéia de usar o microprocessador da câmera é tão flexível, vários desenvolvedores fizeram diferentes versões do CHDK, e novos recursos continuam a ser desenvolvido - por exemplo, uma versão do CHDK tem características ajudar a tirar fotografias estéreo, e ainda permite duas câmeras para ser sincronizados para tirar fotos ao mesmo tempo (com uma precisão superior a 0,1 milissegundos, desde que sejam do mesmo modelo de câmera).

(Para ser expandido)

********************************

04 - URLs, Links


Para mais informações, visite os links a seguir:

CHDK Wiki: http://chdk.wikia.com/wiki/Main_Page

Principal CHDK Manual: http://chdk.wikia.com/wiki/CHDK_firmware_usage

Allbest CHDK Manual: http://chdk.wikia.com/wiki/CHDK_firmware_usage/AllBest

JuciPhoX CHDK Manual: http://chdk.wikia.com/wiki/CHDK/MoreBest

CHDK Fórum: http://chdk.setepontos.com/index.php

Em Profundidade-guia explicando um monte de coisas: http://chdk.setepontos.com/index.php/topic, 1167.0.html

Timeline (changelog) de CHDK: http://tools.assembla.com/chdk/timeline

Você pode obter uma aplicação legal que irá ajudá-lo a fazer o seu cartão de boot no Windows: http://chdk.setepontos.com/index.php/topic, 964.0.html

<inserir texto com pequena descrição do CHDK aqui>

<inserir texto com dicas de instalação para VxWorks aqui>

<insira mais links e especialmente truques para OS que não JANELAS>


*********************************

05 - GPL


/ *
 * Este arquivo é parte do CHDK.
 * Copyright (C) 2008 A Equipe CHDK
 * CHDK - CHDK Wiki
 *
 * Este programa é software livre, você pode redistribuí-lo e / ou modificar
 * Sob os termos da Licença Pública Geral GNU conforme publicada pela
 * Fundação do Software Livre, versão 2 da licença, ou
 (A seu critério) qualquer versão posterior.
 *
 * Este programa é distribuído na esperança que possa ser útil,
 Mas SEM NENHUMA GARANTIA, nem mesmo a garantia implícita de
 * COMERCIALIZAÇÃO ou ADEQUAÇÃO PARA UM DETERMINADO PROPÓSITO. Ver o
 * Licença Pública Geral GNU para mais detalhes.
 *
 * Você deve ter recebido uma cópia da Licença Pública Geral GNU
 * Junto com este programa, se não, escreva para a Free Software
 * Foundation, Inc., 51 Franklin Street, Fifth Floor, Boston, MA,
 * 02110-1301 EUA
 * /

*********************************

06 - uBASIC aviso de direitos autorais

CHDK contém uma versão modificada de Adam Dunkels uBASIC.

O aviso a seguir aplica-se o código uBASIC original:

Copyright (c) 2006, Adam Dunkels
Todos os direitos reservados.

A redistribuição e utilização em formatos fonte e binário, com ou sem
modificação, são permitidas desde que as seguintes condições
são atendidos:
1. As redistribuições do código fonte devem manter os direitos autorais acima
   aviso prévio, esta lista de condições ea seguinte renúncia.
2. Redistribuições em formato binário devem reproduzir o copyright acima
   aviso, esta lista de condições ea seguinte isenção de responsabilidade na
   documentação e / ou outros materiais fornecidos com a distribuição.
3. Nem o nome do autor, nem os nomes de seus colaboradores
   podem ser usados ​​para endossar ou promover produtos derivados deste software
   sem autorização prévia por escrito.

 ESTE SOFTWARE É FORNECIDO PELO AUTOR E COLABORADORES `` COMO ESTÁ'' E
QUALQUER GARANTIA EXPRESSA OU IMPLÍCITA, INCLUINDO, MAS NÃO LIMITADO A, O
GARANTIAS DE COMERCIALIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO PARA UM DETERMINADO FIM
SÃO REJEITADAS. EM HIPÓTESE ALGUMA, O AUTOR OU OS COLABORADORES SERÁ RESPONSÁVEL
POR DANOS DIRETOS, INDIRETOS, ESPECIAIS, EXEMPLARES OU CONSEQÜENCIAIS
DANOS (INCLUINDO, MAS NÃO LIMITADO A, AQUISIÇÃO DE BENS
OU SERVIÇOS, PERDA DE USO, DADOS OU LUCROS OU INTERRUPÇÃO DE NEGÓCIOS)
CAUSADOS E EM QUALQUER TEORIA DE RESPONSABILIDADE, SEJA EM CONTRATO, RIGOROSA
RESPONSABILIDADE, OU DELITO (INCLUINDO NEGLIGÊNCIA OU NÃO) DECORRENTES DE QUALQUER FORMA
DO USO DO SOFTWARE, MESMO QUE A POSSIBILIDADE DE
DANO.



"Os links acima estão em ingles"
« Última modificação: 19 de Agosto de 2012, 19:05:26 por rodolfosld »
canon 60D & canon SX 40HS aprendendo a brincar de fotografar


eb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #2 Online: 20 de Agosto de 2012, 09:23:54
Bom dia, peço desculpas pela minha falta de habilidade nesse assunto provocado grandemente pelo total desconhecimento do inglês o que tem me feito muita falta, mas enquanto não resolvo isso peço socorro :doh:

Amigos baixei o chdk, sigo os passos para instalação dele na câmera como atualização de firm update, depois clico no botão de impressão para ter acesso ao chdk, aparece uma mensagem no lado esquerdo inferior do lcd " Default Script " e o que me incomoda <ALT> aparece em vermelho e o obturador fica travado.

Tem uma mensagem também  no centro do lcd que são algumas instruções e aparece lá

<ALT>Shortcuts                       MENU= CHDK Menu

SET= Script Menu,  SHUTTER=Run Script;

ERASE       Save RAW [ OFF e clicando no erase muda para DNG que é o ponto de extenção que se deve usar].

Procurei e tentei várias coisas sem sucesso, o que eu devo fazer para mudar <ALT> e liberar o chdk ?

Obrigado a quem puder ajudar, obrigado.



eb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #3 Online: 20 de Agosto de 2012, 14:02:54
Amigos consegui instalar e agora consigo fotografar em raw e o arquivo é salvo na extensão .DNG.

Só que as fotos estão saindo minúsculas, é um quadradinho no meio da tela bem pequeno, tem como ela ficar do tamanho das fotos em .jpg ?

Abraços.


Leilson

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 20 de Agosto de 2012, 15:05:40
Bom dia, peço desculpas pela minha falta de habilidade nesse assunto provocado grandemente pelo total desconhecimento do inglês o que tem me feito muita falta, mas enquanto não resolvo isso peço socorro :doh:

Amigos baixei o chdk, sigo os passos para instalação dele na câmera como atualização de firm update, depois clico no botão de impressão para ter acesso ao chdk, aparece uma mensagem no lado esquerdo inferior do lcd " Default Script " e o que me incomoda <ALT> aparece em vermelho e o obturador fica travado.

Vou fazer uma comparação pra ficar mais fácil. Pra ter acesso aos recursos do CHDK você utiliza uma combinação de botões (botão de imprimir + botão Menu) certo?  Depois tenta sair e o obturador fica travado.
É que o CHDK funciona como uma porta com 2 níveis de segurança, se vc vai sair não basta apenas bater a porta, tem que dar uma volta no trinco pelo menos pra que ninguém entre. Depois de alterar o que vc quer no CHDK, clicando no botão MENU some a tela de opções dele. Ele continua travado pq você não clicou no botão de IMPRIMIR.  É apenas o processo inverso que vc fez pra entrar

IMPRIMIR + MENU = entrar
MENU + IMPRIMIR = sair
« Última modificação: 20 de Agosto de 2012, 15:21:59 por Leilson »
Canon 6D + Canon 24-105 f/4.0 + Canon 85mm 1.8 + flash Speedlite 430EX II


Leilson

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 20 de Agosto de 2012, 15:30:09
Amigos consegui instalar e agora consigo fotografar em raw e o arquivo é salvo na extensão .DNG.

Só que as fotos estão saindo minúsculas, é um quadradinho no meio da tela bem pequeno, tem como ela ficar do tamanho das fotos em .jpg ?

Abraços.

Estranho! Foto no formato RAW não fica pequena... Onde exatamente as fotos aparecem assim? No modo de visualização da câmera depois que vc tira a foto? No computador tb fica pequena?

Lembra quais itens vc alterou no CHDK?

« Última modificação: 20 de Agosto de 2012, 15:33:02 por Leilson »
Canon 6D + Canon 24-105 f/4.0 + Canon 85mm 1.8 + flash Speedlite 430EX II


Leilson

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 20 de Agosto de 2012, 15:40:00
Pra quem ainda está em dúvida sobre o processo de instalação do CHDK, segue um vídeo explicando. Fica mais fácil... só seguir direitinho que dá certo!

http://www.youtube.com/watch?v=bhBSd_NJqpU

Canon 6D + Canon 24-105 f/4.0 + Canon 85mm 1.8 + flash Speedlite 430EX II


eb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #7 Online: 20 de Agosto de 2012, 17:58:32
Leilson, obrigado pela atenção e os parâmetros que mudei foram os seguintes :

Menu - Raw parameters - Save Raw
                                         Raw file in dir with JPEG

Notei que no vídeo para instalação pedia para alterar em DNG só que na versão que baixei já veio assinalado
DNG Format

"DNG`File extension.

Quando tiro a foto ela salva uma versão em raw e uma em jpg  :ok:

Quando leio o cartão de memória, aparece assim :

Uma pasta nova DCIM criada para receber as fotos.

                          122_08                                  Canos MSC

CRW_4088.DNG        img 4088.jpg


Quando vou ver as fotos no programa fastStone a que foi salva em DNG aparece a tela preta e a foto no centro da tela do tamanho tipo 3x4, enquanto que a que está no formato .jpg fica do tamanho da tela cheia.

Por curiosidade baixei e abri as fotos usando o picasa e elas estão do mesmo tamanho, o que me leva a acreditar que o problema seja do fastStone com a extensão DNG, menos mal.

Vou tentar alguns testes, depois comento e se puder post algumas fotos em raw e jpg para servir de parâmetro de comparação.

Abraços


rodolfosld

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 21 de Agosto de 2012, 07:27:03
Leilson, obrigado pela atenção e os parâmetros que mudei foram os seguintes :

Menu - Raw parameters - Save Raw
                                         Raw file in dir with JPEG

Notei que no vídeo para instalação pedia para alterar em DNG só que na versão que baixei já veio assinalado
DNG Format

"DNG`File extension.



Quando tiro a foto ela salva uma versão em raw e uma em jpg  :ok:

Quando leio o cartão de memória, aparece assim :

Uma pasta nova DCIM criada para receber as fotos.

                          122_08                                  Canos MSC

CRW_4088.DNG        img 4088.jpg


Quando vou ver as fotos no programa fastStone a que foi salva em DNG aparece a tela preta e a foto no centro da tela do tamanho tipo 3x4, enquanto que a que está no formato .jpg fica do tamanho da tela cheia.

Por curiosidade baixei e abri as fotos usando o picasa e elas estão do mesmo tamanho, o que me leva a acreditar que o problema seja do fastStone com a extensão DNG, menos mal.

Vou tentar alguns testes, depois comento e se puder post algumas fotos em raw e jpg para servir de parâmetro de comparação.

Abraços


experimenta abrir no ligth romm e no photoshop e se4 não me engano tem um pacote de codecs do proprio windows só para raw mas não sei se a canon esta incluida neste pacote mas é so tentar e ver
« Última modificação: 21 de Agosto de 2012, 07:28:11 por rodolfosld »
canon 60D & canon SX 40HS aprendendo a brincar de fotografar


eb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #9 Online: 21 de Agosto de 2012, 09:23:08
Bom dia, rodolfosld obrigado pela dica  :ok:

Abraços


rinaldoberga

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #10 Online: 10 de Setembro de 2012, 17:37:24
Olá a todos.
Recentemente comprei uma canon powershot SX40 HS e instalei o programa CHDK no cartão. Fiz algumas fotos e abri no photoshop camera raw. No entanto, as imagens ficaram com algumas aberrações, tais como: bordas escuras e imagens distorcidas.
Lendo alguns tutoriais, verifiquei que o photoshop faz essa correção de lente, automaticamente. Tem pré definido modelos de lentes e máquinas no programa. Mas não tem pré definição para canon SX40 HS. Pesquisando mais ainda, verifiquei que existe um programa para criar um profile para qualquer tipo de lente e máquina (adobe lens profile creator).
Assim, minha dúvida é quanto a instalação desse programa (adobe lens profile creator), pois baixei ele no site da adobe e quanto tentei executá-lo, simplesmente deu um erro.
Alguém do forum tem experiência com o programa (adobe lens profile creator)?
http://labs.adobe.com/technologies/lensprofile_creator/
O photoshoplightroom 4 tem profile para as lentes da canon SX40 HS?
Agradeço a todos que puderem colaborar.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #11 Online: 10 de Setembro de 2012, 19:30:49
Tópico juntado a um que só fala sobre o CHKD.
Nosso sistema de pesquisa está com problemas, então passo essa dica de como pesquisar no fórum, antes de abrir um tópico:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=73293.0


eb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #12 Online: 13 de Setembro de 2012, 17:41:21
Amigos para usar o chdk é necessário ligar a máquina e atualizar o firm update  :ok:

Só que quando ligo a máquina pelo botão play ( para ver as fotos ), vou em menu :

antes a última opção era firm update, agora aparece Ef. Transição e não tem a opção de firm update.

Já tentei através das ferramentas - Reiniciar tudo pra ver se voltava ao normal e nada.

Se alguém puder ajudar, acredito que seja alguma mudança feita mas não estou conseguindo descobrir qual, para voltar a usar o chdk.

Obrigado e abraços


Leilson

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 14 de Setembro de 2012, 20:50:12
Amigos para usar o chdk é necessário ligar a máquina e atualizar o firm update  :ok:

Só que quando ligo a máquina pelo botão play ( para ver as fotos ), vou em menu :

antes a última opção era firm update, agora aparece Ef. Transição e não tem a opção de firm update.

Já tentei através das ferramentas - Reiniciar tudo pra ver se voltava ao normal e nada.

Se alguém puder ajudar, acredito que seja alguma mudança feita mas não estou conseguindo descobrir qual, para voltar a usar o chdk.

Obrigado e abraços
Me diz uma coisa: a opção FIRM UPDATE desapareceu depois que vc atualizou pela primeira vez? Se você liga pelo botão ON/OFF também fica indisponível?Lembra se alterou alguma coisa no CHDK?
Canon 6D + Canon 24-105 f/4.0 + Canon 85mm 1.8 + flash Speedlite 430EX II


eb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #14 Online: 17 de Setembro de 2012, 16:56:24
Aconteceu o seguinte :

Ligando a máquina pelo botão play ( para ver fotos ), depois em menu para atualizar o firmware a opção Firmupdate não aparecia mais.

Para resolver o problema formatei o cartão de memória e instalei novamente o chdk e tudo voltou a funcionar como antes.

Obrigado pela ajuda  :ok: