Autor Tópico: Tudo sobre o CHDK para canon!!  (Lida 33404 vezes)

Leilson

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 23 de Setembro de 2012, 13:58:22
Aconteceu o seguinte :

Ligando a máquina pelo botão play ( para ver fotos ), depois em menu para atualizar o firmware a opção Firmupdate não aparecia mais.

Para resolver o problema formatei o cartão de memória e instalei novamente o chdk e tudo voltou a funcionar como antes.

Obrigado pela ajuda  :ok:
Ainda bem que vc conseguiu resolver...... quando eu desconfigurava o CHDK também fazia isso, mas descobri depois onde restaurar as configurações: No menu dele é só escolher Miscellaneous Stuff (última opção)..... na caixa que aparece procure por RESET OPTIONS TO DEFAULT e clique em YES.
Canon 6D + Canon 24-105 f/4.0 + Canon 85mm 1.8 + flash Speedlite 430EX II


eb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #16 Online: 25 de Setembro de 2012, 18:05:24
Leilson, eu não conseguiria usar o micellaneous Stuff porque não conseguia entrar no chdk, já que o firm update havia sumido  :(

Outra dúvida se puderem ajudar, vendo um video no you tube

http://www.youtube.com/watch?v=NA9hCcvx-0g&feature=related

o usuário é o mesmo que acompanhei para instalar o chdk, ele usa o Create badpixel.bin antes de fotografar e no meu caso não consigo criar porque aparece uma mensagem assim :

You need to be in REC-mode for this operation. [OK]// Você precisa estar no modo REC para essa operação.

Aí não sei o que fazer, se alguém puder ajudar  :ok:

Abraços



Leilson

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 25 de Setembro de 2012, 20:12:11
Leilson, eu não conseguiria usar o micellaneous Stuff porque não conseguia entrar no chdk, já que o firm update havia sumido  :(

Outra dúvida se puderem ajudar, vendo um video no you tube

http://www.youtube.com/watch?v=NA9hCcvx-0g&feature=related

o usuário é o mesmo que acompanhei para instalar o chdk, ele usa o Create badpixel.bin antes de fotografar e no meu caso não consigo criar porque aparece uma mensagem assim :

You need to be in REC-mode for this operation. [OK]// Você precisa estar no modo REC para essa operação.

Aí não sei o que fazer, se alguém puder ajudar  :ok:

Abraços
Bom... vou tentar resumir. Faz desse jeito que fica mais fácil.

Depois de acessar o menu do CHDK, abra a opção RAW PARAMETERS e faça as seguintes alterações.

1. Marque a primeira opção (Save raw)
2. Marque RAW FILE IN DIR WITH JPEG ------> (salvar JPEG e RAW no mesmo diretório).
3. Em bad pixel removal - altera para RAWconv
4. Clica em CREATE BADPIXEL.BIN, vai aparecer essa mensagem (You need to be in REC-mode for this operation). É só dar OK que a câmera vai tirar duas fotos seguidas.
5. Depois disso volte ao menu do CHDK, Raw parameters e marque DNG format.

Caso sinta dificuldade no inglês, dá pra mudar o idioma.
* VISUAL SETTINGS - language - idioma da sua preferência.
« Última modificação: 25 de Setembro de 2012, 20:15:10 por Leilson »
Canon 6D + Canon 24-105 f/4.0 + Canon 85mm 1.8 + flash Speedlite 430EX II


eb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #18 Online: 26 de Setembro de 2012, 15:41:37
Leilson,  valeu pela dica amigo funcionou  :clap:.

O que eu estava fazendo de errado era que depois de aparecer a mensagem não estava acionando o modo de fotografia, foi só fazer isso para funcionar direitinho  :ok:

Você notou que o consumo da bateria usando o chdk é maior ?

Final de semana devo tirar algumas fotos para comparar o jpg e raw.

Agradecido pela ajuda  :worship: :worship:


pestanario

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #19 Online: 26 de Setembro de 2012, 17:29:21
   eb, que modo de fotografia que você acionou? já fiz de tudo, mais nada de gravar em raw


eb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #20 Online: 27 de Setembro de 2012, 13:04:51
pestanario, você pode utilizar qualquer modo depois de instalado e acionado o chdk, se fez a opção para ter uma foto em jpg e uma em raw, acontece o seguinte a foto que você vai ver na câmera está em jpg e o arquivo raw esta gravado no cartão de memória, eu faço assim quando quero o arquivo raw coloco o cartão de memória no pc e copio o arquivo para uma pasta :ok:

Aí tenho enfrentado outro problema os programas de pós-edição que tenho são antigos e não leem o arquivo gerado, preciso atualizar meus programas o único dos que tenho que lê e edita o arquivo raw é o Picasa 3.0, é gratuíto, bom, mas bastante limitado para edição.

Abraços


pestanario

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #21 Online: 27 de Setembro de 2012, 18:45:47
ok eb, ainda não tentei tirando o cartão , mais no soft da câmera instalado no pc existe a opção de ver os arquivos do cartão e só tem foto em  jpeg
vou fazer o teste tirando o cartão. valeu


eb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #22 Online: 28 de Setembro de 2012, 16:20:03
pestanario, faz o teste de depois diz no que deu  :ok:

Para mudar o idioma do chdk, preciso clicar em visual settings - language .

No meu menu não tem a opção visual settings, devo ter feito alguma coisa errada. Vou tentar se conseguir descobrir conto aqui.

Abraços.


Leilson

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 29 de Setembro de 2012, 16:11:10
ok eb, ainda não tentei tirando o cartão , mais no soft da câmera instalado no pc existe a opção de ver os arquivos do cartão e só tem foto em  jpeg
vou fazer o teste tirando o cartão. valeu
Pessoal, se vocês configuraram certinho para salvar em RAW seguindo aqueles passos que citei mais acima, as fotos estarão no cartão de memória, dentro da pasta DCIM.

Fotos em Raw começam com CRW_
Fotos em JPEG começam com IMG_

Se vocês não clicaram naquela opção SALVAR RAW E JPEG NO MESMO DIRETÓRIO, raw vai ficar na pasta 100CANON, e JPEG na outra.

Os programas que existem no CD e que acompanham a câmera são desenvolvidos para trabalhar com FORMATO JPEG. Não vai ler RAW de jeito nenhum. Lithroom 4.1 e Adobe Camera Raw são os mais utilizados para abrir e editar as imagens, tem versão gratuíta na internet pra baixar.


Para mudar o idioma do chdk, preciso clicar em visual settings - language .

No meu menu não tem a opção visual settings, devo ter feito alguma coisa errada. Vou tentar se conseguir descobrir conto aqui.

O CHDK tem duas versões: BETA e FULL BETA. Talvez seja isso, a Beta é a mais básica, não deve ter alguns dos recursos disponíveis na outra.
Canon 6D + Canon 24-105 f/4.0 + Canon 85mm 1.8 + flash Speedlite 430EX II


pestanario

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #24 Online: 30 de Setembro de 2012, 12:50:43
realmente, tenho que retirar o cartão da câmera para poder ter acesso as fotos em raw
obrigado a todos 


eb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #25 Online: 03 de Outubro de 2012, 17:44:38
Leilson,  quando fiz o dowload fiz da versão full uma coisa que lembro é que tinha 2 tipos para escolher uma estavel e ou que estavam desenvolvendo, acho que é isso eu baixei essa  :aua:

Mas como quase todas as instruções que achamos e principalmente no youtube as informações também estão em inglês vou tentando aqui e o que não consigo peço a ajuda dos " universitários do mundo fotográfico ".

Valeu moçada, no que eu puder ajudar podem contar.


Abraços.


eb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #26 Online: 04 de Outubro de 2012, 14:37:21
Amigos acabei de descobrir o seguinte quando se vai fazer o dowload do chdk eu usei o seguinte link :

chdk.wikia.com/wiki/CHDK

E lá encontra-se 2 versões que são : A última builds - estável 1.1
         
As últimas versões - Versão de desenvolvimento instável new 1.2    essa não tem a opção " Visual settings " de onde aparece a opção " Language " para se definir o idioma a ser usado pelo chdk.

Por hora é isso :ok:

Abraços


Leilson

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 04 de Outubro de 2012, 15:34:27
Baixei desse endereço, a versão FULL BETA tem as opções que sempre menciono nos comentários!

mighty-hoernsche.de

Canon 6D + Canon 24-105 f/4.0 + Canon 85mm 1.8 + flash Speedlite 430EX II


eb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #28 Online: 09 de Outubro de 2012, 14:02:12
Alguém já tentou usar um disparador automático na SX 40hs ?


Abraços.


renatogregio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #29 Online: 14 de Outubro de 2012, 18:43:42
Com a ajuda do forum Instalei o CDHK com sucesso na minha Canon SX40 HS.

Instalei com o intuito de ter uma funcionalidade de foto panoramica de forma automatica na camera ( sem precisar jogar as fotos no programa de computador pra ele montar a foto panoramica), porém ainda assim não achei este recurso no sistema. alguém sabe me dizer se temos isto ativo na camera?

[ ]s