Autor Tópico: Tudo sobre o CHDK para canon!!  (Lida 33417 vezes)

eb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #30 Online: 18 de Outubro de 2012, 17:41:43
Com a ajuda do forum Instalei o CDHK com sucesso na minha Canon SX40 HS.

Instalei com o intuito de ter uma funcionalidade de foto panoramica de forma automatica na camera ( sem precisar jogar as fotos no programa de computador pra ele montar a foto panoramica), porém ainda assim não achei este recurso no sistema. alguém sabe me dizer se temos isto ativo na camera?

[ ]s




Fazer panorâmica como as Sony e outras onde você aperta o obturador e gira a Canon não faz, não sei dizer se ela faz com a ajuda do chdk direto.

Agora os comentários que sempre vejo são de que as panorâmicas montadas a partir de fotos e usando programas para juntar ficam muito melhores.

Na SX40 tem um assistente de panorâmica que indica onde você parou a foto anterior e precisa começar a nova, mas vai precisar do software para juntar as fotos  :ok:

Abraços



alencar

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #31 Online: 27 de Outubro de 2012, 13:10:51
Boa tarde,

Fiz a configuração pra salvar as fotos em raw, conforme foi dito em mensagens anteriores, só que no arquivo jpg os cantos estão saindo normal, já no arquivo raw está saindo com os cantos como se tivessem queimados.

Foto em jpg:
http://farm9.staticflickr.com/8323/8127799597_f4d6013398_c.jpg

Foto em RAW:
http://farm9.staticflickr.com/8473/8127801431_1ff7fbcd3a_c.jpg


Leilson

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 28 de Outubro de 2012, 14:21:40
Com a ajuda do forum Instalei o CDHK com sucesso na minha Canon SX40 HS.

Instalei com o intuito de ter uma funcionalidade de foto panoramica de forma automatica na camera ( sem precisar jogar as fotos no programa de computador pra ele montar a foto panoramica), porém ainda assim não achei este recurso no sistema. alguém sabe me dizer se temos isto ativo na camera?

[ ]s
Já vasculhei o CHDK e não vi nenhum recurso que faça panorâmicas direto na câmera sem a necessidade de um programa de edição pra juntar as fotos depois.

Boa tarde,

Fiz a configuração pra salvar as fotos em raw, conforme foi dito em mensagens anteriores, só que no arquivo jpg os cantos estão saindo normal, já no arquivo raw está saindo com os cantos como se tivessem queimados.

Foto em jpg:
http://farm9.staticflickr.com/8323/8127799597_f4d6013398_c.jpg

Foto em RAW:
http://farm9.staticflickr.com/8473/8127801431_1ff7fbcd3a_c.jpg
Alencar, você abriu esse arquivo Raw em que programa de edição? Esse efeito de escurecimento das bordas da imagem que você descreveu como "cantos queimados" é o que chamamos de VINHETA.   http://pt.wikipedia.org/wiki/Vinheta_(fotografia) Quando você importa as fotos para o Lightroom essa vinheta pode aparecer, já li a respeito mas não lembro direito o motivo... se não me engano é pq tem um banco de dados no programa com  modelo de câmera e o tipo de lente utilizada. Se não constar os dados da sua câmera ou estiver configurando errado, acaba gerando essas distorções. Vou pesquisar aqui e depois te digo!
Canon 6D + Canon 24-105 f/4.0 + Canon 85mm 1.8 + flash Speedlite 430EX II


alencar

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #33 Online: 02 de Novembro de 2012, 19:00:57
Alencar, você abriu esse arquivo Raw em que programa de edição? Esse efeito de escurecimento das bordas da imagem que você descreveu como "cantos queimados" é o que chamamos de VINHETA.   http://pt.wikipedia.org/wiki/Vinheta_(fotografia) Quando você importa as fotos para o Lightroom essa vinheta pode aparecer, já li a respeito mas não lembro direito o motivo... se não me engano é pq tem um banco de dados no programa com  modelo de câmera e o tipo de lente utilizada. Se não constar os dados da sua câmera ou estiver configurando errado, acaba gerando essas distorções. Vou pesquisar aqui e depois te digo!

Leilson, eu abri usando o Lightroom 4.2, dei uma lida sobre o que você falou (vinhetas), mas o interessante é que aparece em algumas fotos e outras não. Vo continuar dando uma pesquisada sobre isso.
vlw


eb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #34 Online: 05 de Novembro de 2012, 09:32:40
Leilson, você usa filtro, parasol, algum tipo de lente ?

Tá parecendo ser vinheta e se for pode ser provocada por estar usando a lente em total wide ou total tele, tenta as mesmas fotos saindo um pouco do total wide se for o caso e usando um pouco menos de zoom se estiver em tele  :ok:

E depois confira os resultados e conte pra nós  :ok:


Abraços
« Última modificação: 05 de Novembro de 2012, 09:33:54 por eb »


Leilson

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 05 de Novembro de 2012, 18:10:07
Leilson, você usa filtro, parasol, algum tipo de lente ?

Uso filtro polarizador (de vez em quando) e o parasol. Pq?
Canon 6D + Canon 24-105 f/4.0 + Canon 85mm 1.8 + flash Speedlite 430EX II


eb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #36 Online: 06 de Novembro de 2012, 10:27:16
Uso filtro polarizador (de vez em quando) e o parasol. Pq?

Pelo mesmo motivo dos filtros, já li alguns usuários reclamando de ter vinheta por causa dele  :ok:


Abraço


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #37 Online: 06 de Novembro de 2012, 10:49:28
Pessoal, esse tipo de informação (uso de filtros) se encontra nos dois tópicos sobre a SX40, coisa bastante discutida já. Deixemos esse aqui para dúvidas sobre o CHDK.   :ok:


carlosmax

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 08 de Novembro de 2012, 14:34:13
Amigos, boa tarde. Estou utilizando o CHDK em minha SX130 e realmente as novas funcionalidades são excelentes. Estou com um problema nas fotos em RAW.., segui as configurações sugeridas, mas quando dou um zoom, ao chegar e passar dos 100% começam a aparecer estes pontos coloridos, principalmente nas partes claras. Sabem me dizer se é normal ou algum problema na minha lente/sensor? Obrigado e abraço!
Segue link: http://farm9.staticflickr.com/8338/8167076409_eff89b0995_c.jpg
##Canon SL2 - 18-55mm stm / 50mm / 75-300mm - 63% de me tornar um fotografo amador, tmj!!!


Leilson

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 13 de Novembro de 2012, 16:07:30
Amigos, boa tarde. Estou utilizando o CHDK em minha SX130 e realmente as novas funcionalidades são excelentes. Estou com um problema nas fotos em RAW.., segui as configurações sugeridas, mas quando dou um zoom, ao chegar e passar dos 100% começam a aparecer estes pontos coloridos, principalmente nas partes claras. Sabem me dizer se é normal ou algum problema na minha lente/sensor? Obrigado e abraço!
Segue link: http://farm9.staticflickr.com/8338/8167076409_eff89b0995_c.jpg
Bom cara, eu não posso afirmar pq não conheço as limitações da sua câmera e em que condições essa foto foi tirada.... não sei dizer se o zoom tem alguma influência, se isso acontece só usando o CHDK ou não!

Analisa essas duas opções e me diz o que parece mais viável:

(     ) Existe um tipo de ruído chamado RUÍDO DE PADRÃO FIXO, onde aparecem esses pontos coloridos.... acontece quando você utiliza ISO baixo e um tempo longo de exposição.

(     ) Quando você tira uma foto, o sensor da câmera fica exposto, e como ele é carregado de grande quantidade de energia elétrica, acaba virando um "imã" de poeira.  Pra saber se o sensor está sujo, observe se nas fotos as manchas aparecem sempre nos mesmos lugares. Fotografe uma parede ou cartão branco, os pontos escuros que aparecem são sujeira.

Isso não prejudica a câmera, mas é bom levar numa autorizada pra fazer a limpeza.
Canon 6D + Canon 24-105 f/4.0 + Canon 85mm 1.8 + flash Speedlite 430EX II


Leilson

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 13 de Novembro de 2012, 16:15:19
Pessoal, esse tipo de informação (uso de filtros) se encontra nos dois tópicos sobre a SX40, coisa bastante discutida já. Deixemos esse aqui para dúvidas sobre o CHDK.   :ok:
Êh Helena, "mim saber" disso! Quando ele perguntou imaginei que seria por esse motivo de gerar vinheta, mas achei melhor esperar que ele confirmasse.

Pelo mesmo motivo dos filtros, já li alguns usuários reclamando de ter vinheta por causa dele  :ok:


Abraço
Usando adaptador e filtro de 67mm não gera vinheta ou o parasol tb, a não ser que você use o flash. O próprio Lightroom adiciona algumas vezes, mas não compreendo totalmente o pq disso!
Canon 6D + Canon 24-105 f/4.0 + Canon 85mm 1.8 + flash Speedlite 430EX II


carlosmax

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 19 de Novembro de 2012, 18:11:35
Boa tarde, relacionado à minha dúvida sobre RAW, tive sucesso ao abrir as fotos com o Lightroom.., não apareceu nenhum daqueles bad pixels coloridos relatados anteriormente. Estava abrindo os arquivos RAW pelo Picasa 3. Obrigado a todos pela ajuda!
##Canon SL2 - 18-55mm stm / 50mm / 75-300mm - 63% de me tornar um fotografo amador, tmj!!!


null

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #42 Online: 29 de Novembro de 2012, 01:38:00
Olá pessoal, finalmente instalei o CHDK na minha Canon SX40. Mas agora surgiu uma dúvida que com certeza é bem simples mas eu não sei  :aua:.


Como faço para regular o foco manualmente e coloca-lo no infinito pelo menu do CHDK ??


Leilson

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 30 de Novembro de 2012, 19:23:19
Olá pessoal, finalmente instalei o CHDK na minha Canon SX40. Mas agora surgiu uma dúvida que com certeza é bem simples mas eu não sei  :aua:.


Como faço para regular o foco manualmente e coloca-lo no infinito pelo menu do CHDK ??
Cara, mesmo usando o CHDK esses ajustes de ISO, abertura de diafragma, velocidade do obturador, foco (manual, automático, macro) continuam sendo feitos nos botões da câmera... e não pelo MENU do firmware. No caso do foco é só escolher a opção foco MANUAL e girar aquele círculo no sentido horário.
« Última modificação: 30 de Novembro de 2012, 19:25:37 por Leilson »
Canon 6D + Canon 24-105 f/4.0 + Canon 85mm 1.8 + flash Speedlite 430EX II


Nardinrenan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 172
  • Sexo: Masculino
  • http://nardinfoto.com
    • http://nardinfoto.com
Resposta #44 Online: 02 de Dezembro de 2012, 22:55:23
Galera, instalei o CHDK por causa do RAW e por causa da alteração na abertura, no caso para f/11 (eu acho que é a menor abertura da sx40 com chdk). Consigo tirar as fotos e salvar em raw mas em relação a abertura ainda não encontrei :\    alguém?
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2012, 23:23:24 por Nardinrenan »