Autor Tópico: Tudo sobre o CHDK para canon!!  (Lida 33717 vezes)

eb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #45 Online: 04 de Dezembro de 2012, 18:04:17
Nardinrenan, entra no chdk, vai em " Operações Extra foto " - " Sobrepoe abertura " e aperta do lado macro que a abertura passa para F 16 se quiser F 11 é só continuar clicando.


Abraço


Nardinrenan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 172
  • Sexo: Masculino
  • http://nardinfoto.com
    • http://nardinfoto.com
Resposta #46 Online: 05 de Dezembro de 2012, 01:28:58
Nardinrenan, entra no chdk, vai em " Operações Extra foto " - " Sobrepoe abertura " e aperta do lado macro que a abertura passa para F 16 se quiser F 11 é só continuar clicando.


Abraço
Obrigadoo!! ajudou muito


Nardinrenan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 172
  • Sexo: Masculino
  • http://nardinfoto.com
    • http://nardinfoto.com
Resposta #47 Online: 07 de Dezembro de 2012, 04:05:57
Galeraa.. to com um problemão. coloquei o chdk na minha canon sx40 e funcionou direitinho nos 3 primeiros dias. Hoje as fotos começaram a sair com bordas pretas e arredondadas como se fosse olho de peixe. o engraçado é que a jpg sai normal. o que faço?
olha ai como está a raw:


Leilson

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 14 de Dezembro de 2012, 14:03:23
Galeraa.. to com um problemão. coloquei o chdk na minha canon sx40 e funcionou direitinho nos 3 primeiros dias. Hoje as fotos começaram a sair com bordas pretas e arredondadas como se fosse olho de peixe. o engraçado é que a jpg sai normal. o que faço?

Cara, desculpa a demora! É que nem sempre apareço com muita frequência por aqui, principalmente nos últimos dias.

De certa forma esse assunto já foi discutido aqui no tópico.... as fotos estão saindo com vinheta, que é esse escurecimento nas bordas.

Pode ser causada por:

(     ) utilizar um adaptador e/ou filtro com diâmetro menor que 67 mm, isso fica mais visível dependendo da distância focal.
(     ) usar flash se o parasol estiver conectado.
(     ) alguns programas de edição acrescentam vinhetas automaticamente. Se no banco de dados não constar o modelo da sua câmera e da lente, isso pode gerar uma distorção da imagem (vinheta e esse efeito olho de peixe)... se o programa configurar sua foto com um tipo de lente/câmera diferente daquela que foi utilizada.

Costumo usar Photoshop e Lightroom (4.1). Não aparece. Abra a imagem no Lithroom e veja como fica.
Agora pq isso só acontece com a imagem no formato RAW, não sei explicar. Se continuar aparecendo restaure as configurações iniciais do CHDK.... pode ter desconfigurado alguma coisa. No menu escolha Miscellaneous Stuff (última opção)..... na caixa que aparece procure por RESET OPTIONS TO DEFAULT e clique em YES. A maioria dos problemas que aparecem no firmware são resolvidos dessa forma.

Espero que ajude, pq as vezes parece não se encaixar em nenhuma dessas opções.
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2012, 14:08:05 por Leilson »
Canon 6D + Canon 24-105 f/4.0 + Canon 85mm 1.8 + flash Speedlite 430EX II


Nardinrenan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 172
  • Sexo: Masculino
  • http://nardinfoto.com
    • http://nardinfoto.com
Resposta #49 Online: 14 de Dezembro de 2012, 14:33:24
Cara, desculpa a demora! É que nem sempre apareço com muita frequência por aqui, principalmente nos últimos dias.

De certa forma esse assunto já foi discutido aqui no tópico.... as fotos estão saindo com vinheta, que é esse escurecimento nas bordas.

Pode ser causada por:

(     ) utilizar um adaptador e/ou filtro com diâmetro menor que 67 mm, isso fica mais visível dependendo da distância focal.
(     ) usar flash se o parasol estiver conectado.
(     ) alguns programas de edição acrescentam vinhetas automaticamente. Se no banco de dados não constar o modelo da sua câmera e da lente, isso pode gerar uma distorção da imagem (vinheta e esse efeito olho de peixe)... se o programa configurar sua foto com um tipo de lente/câmera diferente daquela que foi utilizada.

Costumo usar Photoshop e Lightroom (4.1). Não aparece. Abra a imagem no Lithroom e veja como fica.
Agora pq isso só acontece com a imagem no formato RAW, não sei explicar. Se continuar aparecendo restaure as configurações iniciais do CHDK.... pode ter desconfigurado alguma coisa. No menu escolha Miscellaneous Stuff (última opção)..... na caixa que aparece procure por RESET OPTIONS TO DEFAULT e clique em YES. A maioria dos problemas que aparecem no firmware são resolvidos dessa forma.

Espero que ajude, pq as vezes parece não se encaixar em nenhuma dessas opções.

Obrigado pela ajuda, Leilson. Acontece que descobri que essa vinheta só aparece quando eu não utilizo zoom. Aumentei um pouco de nada meu zoom e quando transferi a RAW para o computador, a vinheta não estava mais la. A pena é que minhas fotos macros terão que ser JPG.


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #50 Online: 17 de Dezembro de 2012, 15:39:23
Galeraa.. to com um problemão. coloquei o chdk na minha canon sx40 e funcionou direitinho nos 3 primeiros dias. Hoje as fotos começaram a sair com bordas pretas e arredondadas como se fosse olho de peixe. o engraçado é que a jpg sai normal. o que faço?
olha ai como está a raw:


Obrigado pela ajuda, Leilson. Acontece que descobri que essa vinheta só aparece quando eu não utilizo zoom. Aumentei um pouco de nada meu zoom e quando transferi a RAW para o computador, a vinheta não estava mais la. A pena é que minhas fotos macros terão que ser JPG.

Isto também acontece com a SX240HS, e para evitar o zoom (para macros), pode ajustar no Lightroom, em Correção de Lente, a Distorção para +30 e Redimensionar 115, marcando "Restringir corte".




A Adobe tem o Adobe Lens Profile Creator, mas não estou conseguindo criar o profile da câmera.

Conseguindo, volto por aqui.

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Nardinrenan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 172
  • Sexo: Masculino
  • http://nardinfoto.com
    • http://nardinfoto.com
Resposta #51 Online: 11 de Janeiro de 2013, 01:37:39
Isto também acontece com a SX240HS, e para evitar o zoom (para macros), pode ajustar no Lightroom, em Correção de Lente, a Distorção para +30 e Redimensionar 115, marcando "Restringir corte".




A Adobe tem o Adobe Lens Profile Creator, mas não estou conseguindo criar o profile da câmera.

Conseguindo, volto por aqui.
Alexandre, um milhão de vezes obrigado. resolveu meu problema


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #52 Online: 11 de Janeiro de 2013, 01:42:32
Alexandre, um milhão de vezes obrigado. resolveu meu problema

 :ok:

Não consegui criar o profile, mas já deixo na importação do cartão essas predefinições de revelação quando faço as fotos em RAW.

Gostei muito do CHDK e o melhor é que se não quiser, só trocar o cartão de memória e ela deixa de existir. O que uso mais - histograma ao vivo, mudar a grade, o intervalometro e fotos em RAW.

Abcs.

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Leilson

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 13 de Janeiro de 2013, 13:18:03
Isto também acontece com a SX240HS, e para evitar o zoom (para macros), pode ajustar no Lightroom, em Correção de Lente, a Distorção para +30 e Redimensionar 115, marcando "Restringir corte".



Obrigado por compartilhar, Alexandre. o/ Apesar de não usar com tanta frequência, o CHDK tem sido bastante útil pra mim também. :P
Canon 6D + Canon 24-105 f/4.0 + Canon 85mm 1.8 + flash Speedlite 430EX II


DanielConti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 16 de Janeiro de 2013, 08:15:19
Bom dia pessoal.

Eu tenho uma sx40 faz uns 2 meses mais ou menos.
Ultimamente fiz o chdk nela e comecei a fotografar em raw.

Reparei que a noite, as fotos tiradas com ISO em torno de 800 geram bastante ruído. De alguma forma isso é recuperado na pós onde uso o LR.

Gostaria de saber se isso confere com a de vcs tbm.

Seria melhor voltar a fotografar em jpeg? Ou eu que estou batendo cabeça  :aua:   :hysterical:  :hysterical:

Abracos
Canon SX40HS + Parasol + Filtro UV + Filtro CPL
Canon EOS T4i + Canon 50mm 1.8


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #55 Online: 16 de Janeiro de 2013, 09:16:33
Confere, já tinha percebido e fiz alguns testes aqui.

Dentro dos Parametros RAW no menu do CHDK tem a opção "Redução de ruido", que pode ser colocada em "Auto", "On" e "Off"

Fiz uma foto em "off" e outra em "on".
A diferença fica muito pequena:

Off


On


Ou seja, não faz diferença ligar ou desligar a redução de ruído no CHDK, EMHO.

No LR, dá pra colocar a luminância em 100 que tira  essa granulação da imagem:


Abcs.

Moderação: é possível mover a dúvida do Daniel e minha resposta para o tópico Tudo sobre o CHDK para Canon!! ficaria no tópico mais apropriado.

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.057
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #56 Online: 16 de Janeiro de 2013, 09:21:43
Bom dia pessoal.

Eu tenho uma sx40 faz uns 2 meses mais ou menos.
Ultimamente fiz o chdk nela e comecei a fotografar em raw.

Reparei que a noite, as fotos tiradas com ISO em torno de 800 geram bastante ruído. De alguma forma isso é recuperado na pós onde uso o LR.

Gostaria de saber se isso confere com a de vcs tbm.

Seria melhor voltar a fotografar em jpeg? Ou eu que estou batendo cabeça  :aua:   :hysterical:  :hysterical:

Abracos

dúvida transferida para o tópico apropriado.


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #57 Online: 16 de Janeiro de 2013, 09:27:53
dúvida transferida para o tópico apropriado.

 :ok:


- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


DanielConti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 16 de Janeiro de 2013, 09:46:23
Desculpa pela pergunta no lugar errado moderação. Hehe.

Muito obrigado Alexandre. Sempre me ajudando.  :clap:

Tem outra coisa. A sx40 tem certa deficiência para fotografias noturnas neh. Quando o ISO eh 800 ou acima eh bem complicado a qualidade.  Acho q estou querendo que minha compacta será uma dslr.   :hysterical:  :hysterical:

Existe mesmo essa diferença tão grande entre ela é a t3i (provavelmente minha primeira dslr)???

Abracos.
Canon SX40HS + Parasol + Filtro UV + Filtro CPL
Canon EOS T4i + Canon 50mm 1.8


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #59 Online: 16 de Janeiro de 2013, 10:01:01
A maioria das leituras que vejo sobre sensores pequenos, comparando com os maiores é a qualidade razoável em baixa luminosidade e como a T3i tem um sensor maior que a SX40, em ISO mais altos vai te dar melhores resultados.

Mas, como não sou muito exigente, acho que o que a SX240 entrega em ISO 800 não é tão ruim assim:



Essa foto é a mesma do RAW que postei anteriormente, é o jpg dela.

OBS.: a SX40 e a SX240 tem o mesmo sensor.


- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________