Autor Tópico: Me apareceu uma chance pra fotografar um casamento civil  (Lida 28052 vezes)

Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 03 de Dezembro de 2015, 09:35:42
Pena essa 24-85 ser tão dificil de se achar no Brasil, ia combinar perfeitamente na minha 5D :assobi: :assobi:

Cara, essa lentezinha casa tão bem com a 5d, hahaha...

Usava uma 5d com ela, conjuntinho muito bom! E o legal dela é que é 3.5-4.5, por isso que gosto!


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #31 Online: 03 de Dezembro de 2015, 11:03:32
Vou fotografar meu primeiro casamento civil amanhã. Vou feliz, flash supimpa emprestado de um amigo.

Quem já fez, teve alguma questão específica, algum momento interessante, alguma observação crucial sobre a circunstância desse evento?

E qual zoom vocês levariam? A 28-80 (Essa modelo antigo, sem EI!) ou a a do kit mesmo, 18-55?
Fora a 50mm, claro, que geralmente nem sai do corpo.
Leva as três lentes, apesar de achar que você não vai usar a 24-80. Mas é bom levá-la para uma eventual necessidade.

E como já falaram, casamento no civil é RÁPIDO. Poucos momentos, mas importantes. Não os perca.

Uma sugestão: antes ou depois da cerimônia, reúna as pessoas para fazer fotos posadas... noivos com os pais, com os padrinhos, com os sobrinhos, com os tios, com os avós, a noiva sozinha com os parentes e o mesmo com o noivo, etc.
A galera vai ficar feliz da vida com essas fotos, vai postar no FB e você vai começar a receber pedido de orçamento.  É sério.  :shock:
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2015, 11:04:50 por padilhadim »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #32 Online: 03 de Dezembro de 2015, 12:27:32
Realmente a cerimônia no cartório é vapt e vupt, fiz meu primeiro casório há uns 3 meses e deu menos de 5 minutos, tirando a parte das assinaturas das testemunhas, que é a parte que mais demora...kkk.

Meu equipamento na época era uma XTi, 17-50 2.8 e um flash Sigma. Trabalhei (e trabalho) bastante com essa velhinha, ela é limitada em ISO, mas com uma lente clara e um flash dá pra fazer.

O local normalmente é apertado, várias das minhas fotos precisaram ser feitas em 17mm, então acho que uma 24mm pode ser pouco.

Pena essa 24-85 ser tão dificil de se achar no Brasil, ia combinar perfeitamente na minha 5D :assobi: :assobi:
meu recorde foi este ano na Mooca, 4 minutos da primeira ate a ultima foto, a turma dos cartorios esta doida!!!,
se piscar dança!, :hysterical: :hysterical:


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #33 Online: 03 de Dezembro de 2015, 12:39:34
eu compraria um flash,claro,depois de explicado aos noivos a minha realidade,falta de experiencia e tal.Eles aceitando,eu nw cobraria,por nw ter a certeza de um trabalho totalmente "porreta" kkkkk...iria tambem no cartorio e tentaria conversar la com o responsavel e anotaria tudo,para quando chegar o dia,eu ja estivesse familiarizado com as sequencias do evento.Esperar a chance de fazer freelas como segundo e terceiro pode demorar uma eternidade.Eu arriscaria comecar com eventos pequenos,desde que tivesse o conhecimento adequado para tal!
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2015, 12:40:51 por Silvio Takahata »
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #34 Online: 03 de Dezembro de 2015, 13:45:34
eu compraria um flash,claro,depois de explicado aos noivos a minha realidade,falta de experiencia e tal.Eles aceitando,eu nw cobraria,por nw ter a certeza de um trabalho totalmente "porreta" kkkkk...iria tambem no cartorio e tentaria conversar la com o responsavel e anotaria tudo,para quando chegar o dia,eu ja estivesse familiarizado com as sequencias do evento.Esperar a chance de fazer freelas como segundo e terceiro pode demorar uma eternidade.Eu arriscaria comecar com eventos pequenos,desde que tivesse o conhecimento adequado para tal!
se tiver tempo seria otimo ir antes para VER, como acontece tudo,
ali resolve muita coisa, e no dia vai mais confiante.
vai o sabado anterior e fica olhando os "casorios!!!!, a muvuca que isso e,  :hysterical: :hysterical:
se houver varios.
Uma vez no cartorio de Butanta tinha 45 casorios em 3 salas,das 9 ate meiodia
tudo com hora marcada, sorte que o meu foi as 9hs, assim que abriu!!!.
abs.
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2015, 14:11:53 por agalons »


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #35 Online: 03 de Dezembro de 2015, 18:23:57
se tiver tempo seria otimo ir antes para VER, como acontece tudo,
ali resolve muita coisa, e no dia vai mais confiante.
vai o sabado anterior e fica olhando os "casorios!!!!, a muvuca que isso e,  :hysterical: :hysterical:
se houver varios.
Uma vez no cartorio de Butanta tinha 45 casorios em 3 salas,das 9 ate meiodia
tudo com hora marcada, sorte que o meu foi as 9hs, assim que abriu!!!.
abs.
karaka...qual a porcentagem dos 45 que ainda estao juntos hein???Acho q foi na globo,divorcio teve aumento de 176%...soh vi a manchete,acho que foi no ultimo ano kkk
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #36 Online: 03 de Dezembro de 2015, 18:52:39
karaka...qual a porcentagem dos 45 que ainda estao juntos hein???Acho q foi na globo,divorcio teve aumento de 176%...soh vi a manchete,acho que foi no ultimo ano kkk
por isso meu amigo, a profissao e fotografo e advogado,kkkkkkk


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #37 Online: 03 de Dezembro de 2015, 19:19:23
por isso meu amigo, a profissao e fotografo e advogado,kkkkkkk
kkkkkkkkk :hysterical: :hysterical:
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


mgatti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 56
Resposta #38 Online: 04 de Dezembro de 2015, 15:08:53
Fiz! Resultado ótimo! Umas fotos no cartório, paramos em local intermediário e depois teve o jantar. Fui com a 18-55 e com a 50mm.

Mas eu ainda preciso estudar essa questão da fotometria, da iluminação e como trabalhar com o flash. Porque puta merda, passei muito apuro. E perdi várias fotos boas por falta de estudar isso A FUNDOOOO. Preciso dominar. Ainda não domino.

Observações:

- Choveu muito, muito, MUUUUUUUUUITO ontem. O terno do noivo ficou cheio de respingos. Eu avisei que ia tirar a mancha grande (um molhado do tamanho de um porta copos no terno) e o restante ia deixar, porque sem chance de editar tudo. Eu cobrei 300 reais pra atender esse evento deles. Sei que isso não quer dizer que justifica entregar porcaria, mas não posso ficar editando a tarde inteira pra tirar a realidade do terno, do dia, da circunstância.

 - Passei um apuro com o flash. Nunca tinha usado flash antes. Saí disparando e a cada foto, outra ficava escura. Esse flash eu aluguei de um amigo, e só peguei em mãos ontem de noite. Não manjava nada ainda. Depois eu me toquei que ele precisava carregar, de certo porque aquece muito?

- Arrependimento grande de não ter usado a 50mm pras fotos do civil também. Pelo menos uma trocada eu podia ter feito. Realmente foi rápido, mas durou uns 10 minutos, e aí a zoom é fundamental. Mas o cartório era muito, MUITO feio, e com a lente do kit o boqueh ficou ficou fué fué fué... Achei bem meia boca. Mas fiz o jantar quase inteiro na 50tinha depois, então em termos de qualidade acho que se compensam.

- Fotos de 6 pessoas, com uma cropada que nem a minha, em ambiente escuro.. Que milagre resolve? Devia ter incidido o flash em cima deles? Joguei pra cima e ficou super escura.

- Coloquei o ISO em 400 e 200. Podia ter usado mais, com o flash externo?

- Sobre essa total AUSÊNCIA do bokeh no cartório... Consigo fazer um efeito de bokeh no PS? Eu não domino, mas meu marido sabe, eu acho. Qual ferramenta, será? Ele faria por nós, se tiver como.

- Lente olho de peixe é fundamental pra mim agora. F U N D A M E N T A L. Sei que é uma questão de estilo, mas em lugares pequenos como o da cerimônia de ontem, a distorção teria dado conta de várias coisas que eu queria ter registrado.

Balanço positivo, enfim. Fiquei feliz, aliviada.

Historinha: Como alguns sabem eu tô começando. Ontem eu tava SUPER, MEGA ansiosa pra atender esse evento. Casamentos não voltam mais, né? E eu comecei dia 1o de novembro a trabalhar com isso. E ok, aniversário tem todo ano, ensaios qualquer coisa a gente repete, mas casamento é foda. Quando eu tava indo pra lá, fui pensando se não ia dar nada de errado, se eu tinha tomado todas as providências necessárias... E daí eu vi uma libélula, que voou por tudo mas não saía, ficou presa (Eu tava dentro do ônibus, indo pro casamento), ela batia por tudo e não ia pra janela e tal... Eu tentei pegar e não consegui. Voltei pro meu banco meio chateada e envergonhada por ficar a LOKA perseguindo o inseto (morro de dó). Uma hora ela finalmente parou no teto, eu consegui pegar na mão meio entreaberta, abrir o teto do ônibus e colocar ela ali. Voltei, sentei no meu lugar, lá no fundo.. Ela apareceu do lado de fora da janela, na altura do meu rosto, voou dois círculos certinho e foi embora... E eu lembrei que libélulas dão boa sorte e pesquisando agora vi que em algumas culturas elas representam concretização de sonhos.  :wub: :wub: :wub: :wub:
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2015, 15:09:55 por mgatti »
T5, 18-55mm, 28-80mm, 50mm 1.8/USM. Uma bateria e um cartão de 32. (Me deixem, quando tiver mais coisa daí eu omito esses haha)


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #39 Online: 04 de Dezembro de 2015, 17:28:26
Fiz! Resultado ótimo! Umas fotos no cartório, paramos em local intermediário e depois teve o jantar. Fui com a 18-55 e com a 50mm.

Mas eu ainda preciso estudar essa questão da fotometria, da iluminação e como trabalhar com o flash. Porque puta merda, passei muito apuro. E perdi várias fotos boas por falta de estudar isso A FUNDOOOO. Preciso dominar. Ainda não domino.

Observações:

- Choveu muito, muito, MUUUUUUUUUITO ontem. O terno do noivo ficou cheio de respingos. Eu avisei que ia tirar a mancha grande (um molhado do tamanho de um porta copos no terno) e o restante ia deixar, porque sem chance de editar tudo. Eu cobrei 300 reais pra atender esse evento deles. Sei que isso não quer dizer que justifica entregar porcaria, mas não posso ficar editando a tarde inteira pra tirar a realidade do terno, do dia, da circunstância.

 - Passei um apuro com o flash. Nunca tinha usado flash antes. Saí disparando e a cada foto, outra ficava escura. Esse flash eu aluguei de um amigo, e só peguei em mãos ontem de noite. Não manjava nada ainda. Depois eu me toquei que ele precisava carregar, de certo porque aquece muito?

- Arrependimento grande de não ter usado a 50mm pras fotos do civil também. Pelo menos uma trocada eu podia ter feito. Realmente foi rápido, mas durou uns 10 minutos, e aí a zoom é fundamental. Mas o cartório era muito, MUITO feio, e com a lente do kit o boqueh ficou ficou fué fué fué... Achei bem meia boca. Mas fiz o jantar quase inteiro na 50tinha depois, então em termos de qualidade acho que se compensam.

- Fotos de 6 pessoas, com uma cropada que nem a minha, em ambiente escuro.. Que milagre resolve? Devia ter incidido o flash em cima deles? Joguei pra cima e ficou super escura.

- Coloquei o ISO em 400 e 200. Podia ter usado mais, com o flash externo?

- Sobre essa total AUSÊNCIA do bokeh no cartório... Consigo fazer um efeito de bokeh no PS? Eu não domino, mas meu marido sabe, eu acho. Qual ferramenta, será? Ele faria por nós, se tiver como.

- Lente olho de peixe é fundamental pra mim agora. F U N D A M E N T A L. Sei que é uma questão de estilo, mas em lugares pequenos como o da cerimônia de ontem, a distorção teria dado conta de várias coisas que eu queria ter registrado.

Balanço positivo, enfim. Fiquei feliz, aliviada.

Historinha: Como alguns sabem eu tô começando. Ontem eu tava SUPER, MEGA ansiosa pra atender esse evento. Casamentos não voltam mais, né? E eu comecei dia 1o de novembro a trabalhar com isso. E ok, aniversário tem todo ano, ensaios qualquer coisa a gente repete, mas casamento é foda. Quando eu tava indo pra lá, fui pensando se não ia dar nada de errado, se eu tinha tomado todas as providências necessárias... E daí eu vi uma libélula, que voou por tudo mas não saía, ficou presa (Eu tava dentro do ônibus, indo pro casamento), ela batia por tudo e não ia pra janela e tal... Eu tentei pegar e não consegui. Voltei pro meu banco meio chateada e envergonhada por ficar a LOKA perseguindo o inseto (morro de dó). Uma hora ela finalmente parou no teto, eu consegui pegar na mão meio entreaberta, abrir o teto do ônibus e colocar ela ali. Voltei, sentei no meu lugar, lá no fundo.. Ela apareceu do lado de fora da janela, na altura do meu rosto, voou dois círculos certinho e foi embora... E eu lembrei que libélulas dão boa sorte e pesquisando agora vi que em algumas culturas elas representam concretização de sonhos.  :wub: :wub: :wub: :wub:
Aqui no forum ha muita informaçao, sobre tudo o que te interessa e precisa aprender.
Boa sorte!!!!!!!!


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #40 Online: 04 de Dezembro de 2015, 18:25:33
Fiz! Resultado ótimo! Umas fotos no cartório, paramos em local intermediário e depois teve o jantar. Fui com a 18-55 e com a 50mm.

Mas eu ainda preciso estudar essa questão da fotometria, da iluminação e como trabalhar com o flash. Porque puta merda, passei muito apuro. E perdi várias fotos boas por falta de estudar isso A FUNDOOOO. Preciso dominar. Ainda não domino.

Observações:

- Choveu muito, muito, MUUUUUUUUUITO ontem. O terno do noivo ficou cheio de respingos. Eu avisei que ia tirar a mancha grande (um molhado do tamanho de um porta copos no terno) e o restante ia deixar, porque sem chance de editar tudo. Eu cobrei 300 reais pra atender esse evento deles. Sei que isso não quer dizer que justifica entregar porcaria, mas não posso ficar editando a tarde inteira pra tirar a realidade do terno, do dia, da circunstância.

 - Passei um apuro com o flash. Nunca tinha usado flash antes. Saí disparando e a cada foto, outra ficava escura. Esse flash eu aluguei de um amigo, e só peguei em mãos ontem de noite. Não manjava nada ainda. Depois eu me toquei que ele precisava carregar, de certo porque aquece muito?

- Arrependimento grande de não ter usado a 50mm pras fotos do civil também. Pelo menos uma trocada eu podia ter feito. Realmente foi rápido, mas durou uns 10 minutos, e aí a zoom é fundamental. Mas o cartório era muito, MUITO feio, e com a lente do kit o boqueh ficou ficou fué fué fué... Achei bem meia boca. Mas fiz o jantar quase inteiro na 50tinha depois, então em termos de qualidade acho que se compensam.

- Fotos de 6 pessoas, com uma cropada que nem a minha, em ambiente escuro.. Que milagre resolve? Devia ter incidido o flash em cima deles? Joguei pra cima e ficou super escura.

- Coloquei o ISO em 400 e 200. Podia ter usado mais, com o flash externo?

- Sobre essa total AUSÊNCIA do bokeh no cartório... Consigo fazer um efeito de bokeh no PS? Eu não domino, mas meu marido sabe, eu acho. Qual ferramenta, será? Ele faria por nós, se tiver como.

- Lente olho de peixe é fundamental pra mim agora. F U N D A M E N T A L. Sei que é uma questão de estilo, mas em lugares pequenos como o da cerimônia de ontem, a distorção teria dado conta de várias coisas que eu queria ter registrado.

Balanço positivo, enfim. Fiquei feliz, aliviada.

Historinha: Como alguns sabem eu tô começando. Ontem eu tava SUPER, MEGA ansiosa pra atender esse evento. Casamentos não voltam mais, né? E eu comecei dia 1o de novembro a trabalhar com isso. E ok, aniversário tem todo ano, ensaios qualquer coisa a gente repete, mas casamento é foda. Quando eu tava indo pra lá, fui pensando se não ia dar nada de errado, se eu tinha tomado todas as providências necessárias... E daí eu vi uma libélula, que voou por tudo mas não saía, ficou presa (Eu tava dentro do ônibus, indo pro casamento), ela batia por tudo e não ia pra janela e tal... Eu tentei pegar e não consegui. Voltei pro meu banco meio chateada e envergonhada por ficar a LOKA perseguindo o inseto (morro de dó). Uma hora ela finalmente parou no teto, eu consegui pegar na mão meio entreaberta, abrir o teto do ônibus e colocar ela ali. Voltei, sentei no meu lugar, lá no fundo.. Ela apareceu do lado de fora da janela, na altura do meu rosto, voou dois círculos certinho e foi embora... E eu lembrei que libélulas dão boa sorte e pesquisando agora vi que em algumas culturas elas representam concretização de sonhos.  :wub: :wub: :wub: :wub:
mgatti primeiro de tudo,que bom que correu bem!!Bom,nw tenho tanta experiencia,mas citarei algumas coisas.Iso 200/400 em ambientes escuros eh muito pouco!!!!E se vc rebateu a luz do flash,a luz chegaria mais difusa nas pessoas,dai a foto escura.Certamente,se voce percebeu que o flash esquentou muito,foii pq estava trabalhando em carga maxima,demorando na reciclagem.Eu acho,opniao pessoal,se vc pretende mesmo seguir com a fotografia social,poderia repensar em investir em curso e equipamentos reservas mais uteis,ao inves de comprar uma fisheye.Nao estou dizendo que nw seja necessario,mas eu acho que voce deve priorizar outras coisas..Boa sorte nessa jornada
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #41 Online: 04 de Dezembro de 2015, 19:46:16
mgatti primeiro de tudo,que bom que correu bem!!Bom,nw tenho tanta experiencia,mas citarei algumas coisas.Iso 200/400 em ambientes escuros eh muito pouco!!!!E se vc rebateu a luz do flash,a luz chegaria mais difusa nas pessoas,dai a foto escura.Certamente,se voce percebeu que o flash esquentou muito,foii pq estava trabalhando em carga maxima,demorando na reciclagem.Eu acho,opniao pessoal,se vc pretende mesmo seguir com a fotografia social,poderia repensar em investir em curso e equipamentos reservas mais uteis,ao inves de comprar uma fisheye.Nao estou dizendo que nw seja necessario,mas eu acho que voce deve priorizar outras coisas..Boa sorte nessa jornada
opaaaaa eu escrevi luz mais difusa,mas acho que me equivoquei,a luz acho que nw chega mais fraca nas pessoas(estou certo)???????
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 04 de Dezembro de 2015, 23:37:41
Cara, só uma dica: suba mais esse ISO pra aproveitar mais a luz ambiente e forçar menos o flash. As fotos que ficaram subexpostas devem ter sido feitas no momento de reciclagem do flash, em que ele ainda não tinha carga pra um disparo tão forte. ISO alto e lente clara ajudam MUITO nisso.


mgatti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 56
Resposta #43 Online: 04 de Dezembro de 2015, 23:48:29
Ahhhhhhhhhh... Pq se o ISO estiver alto o TTL avisa o flash pra trabalhar menos?
T5, 18-55mm, 28-80mm, 50mm 1.8/USM. Uma bateria e um cartão de 32. (Me deixem, quando tiver mais coisa daí eu omito esses haha)


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 04 de Dezembro de 2015, 23:55:56
Ahhhhhhhhhh... Pq se o ISO estiver alto o TTL avisa o flash pra trabalhar menos?

Isso, se o ISO estiver alto, o sensor está, digamos, mais sensível a luz, logo o flash trabalha em potência mais baixa.