Autor Tópico: Me apareceu uma chance pra fotografar um casamento civil  (Lida 27931 vezes)

SrZodo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Online: 20 de Agosto de 2012, 21:55:11
Pessoal, como diz o título, tem um casal querendo que eu fotografe o casamento deles no civil + almoço...
Meu equipamento é uma Rebel XSi com lente 24-85mm apenas, mas é um evento simples e querem as fotos apenas num CD depois.

Seria meu primeiro trabalho como fotógrafo de ocasião, então pergunto:
há algum macete que estou esquecendo?
E quanto cobrar? Na faixa de 150 reais?

Agradeço qualquer ajuda!
Canon EOS Rebel XS + Sigma 28-80mm
Canon EOS Rebel XSi + Canon 24-85mm USM
Olympus Pen EE-3
Beier-matic


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Agosto de 2012, 22:05:12
Olha, equipamento é relativo. Pra um casamento civil simples, acho que falta pelo menos um flash, o 430ex taá filé.
A lente e camera que vc tem são bacanas, se souber trabalhar, tá bom. Apenas, não pode faltar pilha, bateria e cartão.

A questão principal, é: Você estaria preparado pra fazer isso? Independente de ser uma XSi ou uma 1Dx, o dedinho que aperta o botão, tá bom pra isso?
Não quero te botar medo, mas casamento, por mais simples que seja, é uma vez só.
Você será lembrado de uma dessas três formas:

1º: O cara que fez um trabalho legal pra caramba, como dizem, arrancou "leite de pedra" da maquininha que tinha;
2º: O cara que tirou umas fotinhos no casamento, pra não passar em branco;
3º: O cara que cagou no casamento, e por isso os noivos não têm memória nenhuma daquela data.

Essa questão, é contigo! Abraço!


SrZodo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #2 Online: 20 de Agosto de 2012, 22:23:32
Olha, equipamento é relativo. Pra um casamento civil simples, acho que falta pelo menos um flash, o 430ex taá filé.
A lente e camera que vc tem são bacanas, se souber trabalhar, tá bom. Apenas, não pode faltar pilha, bateria e cartão.

A questão principal, é: Você estaria preparado pra fazer isso? Independente de ser uma XSi ou uma 1Dx, o dedinho que aperta o botão, tá bom pra isso?
Não quero te botar medo, mas casamento, por mais simples que seja, é uma vez só.
Você será lembrado de uma dessas três formas:

1º: O cara que fez um trabalho legal pra caramba, como dizem, arrancou "leite de pedra" da maquininha que tinha;
2º: O cara que tirou umas fotinhos no casamento, pra não passar em branco;
3º: O cara que cagou no casamento, e por isso os noivos não têm memória nenhuma daquela data.

Essa questão, é contigo! Abraço!

Obrigado pelo conselho!
Quanto ao flash, agora não tenho condições, esse flash citado tá na casa dos 1000 reais...
Preparado eu me sinto, mas como sou amador e tenho só a câmera + lente fica meio estranho..
« Última modificação: 20 de Agosto de 2012, 22:25:33 por SrZodo »
Canon EOS Rebel XS + Sigma 28-80mm
Canon EOS Rebel XSi + Canon 24-85mm USM
Olympus Pen EE-3
Beier-matic


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #3 Online: 20 de Agosto de 2012, 23:15:01
Sua lente eh escura e a XSi nao eh boa em ISO alto, ou seja, vc vai ter q usar o flash pop-up. Se fosse vc, explicava aos noivos suas limitaçoes de equipamento, e q as fotos ficarao com flash chapando tudo, deixando as fotos sem volume e com aspecto amador, de camera compacta. Se eles toparem mesmo assim, cobre um valor simbolico, algo q pague a sua gasolina e sobre um para a cerveja da sexta-feira.

Esse tipo de situaçao eh bem interessante como forma de aprendizado. Dê o melhor de si, bata muitas fotos, use foco central e fotometria pontual, deixe o flash em TTL mesmo e respeite as regras basicas de composiçao. Veja umas fotos de casamento na net para se inspirar q eu acho q tudo dar certo. Pelo q estou entendendo, os noivos nao sao exigentes e querem apenas um registro legal desse casamento e do almoço e isso pode pode oferecer a eles.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 21 de Agosto de 2012, 00:04:16
SrZodo, não estou te mandando comprar um flash  :D

Se você conhece algum fotógrafo, pede emprestado, aluga, sei lá. Ou, como o Mad666 citou, usa o flash da camera mesmo, vai na fé!

Depois, posta aqui o resultado, pra gente avaliar, dar dicas, etc...
Estamos sempre à disposição.

Abraço.


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #5 Online: 21 de Agosto de 2012, 00:11:21
SrZodo

Faz um rebatedor de papelão pra rebater a luz do pop up no teto e em paredes próximas, deixa eu ver se eu acho um exemplo aqui...

http://www.youtube.com/watch?v=OfngzR9hBCc&feature=g-user-u
« Última modificação: 21 de Agosto de 2012, 00:14:45 por Razad »
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


ftasaka

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #6 Online: 21 de Agosto de 2012, 08:35:14
Tenta compra pelo menos um difusor pro pop!
Acho que vc não tem certeza se vai entregar boas fotos, né? Se cobrar, vc vai ter uma obrigação de entregar algo q o valha, se não cobrar nada sua responsabilidade diminui. E ainda vai começar seu portfólio.  :ok:


michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #7 Online: 21 de Agosto de 2012, 10:17:34
Caro colega,

Para cobrar R$ 150,00 é melhor não cobrar. Procure aqui no fórum os tópicos que falam sobre formação de preço.

Sabe o que acontece quando você cobra muito barato?
1 - Você menospreza teu trabalho e o seu cliente não vai querer te pagar o preço justo no futuro, sempre vai querer pagar pouco.
2 - Você atrapalha os outros profissionais que fazem o preço justo.

Não tem flash externo, para garantir iluminação adequada, é melhor não fazer. Apesar que não precisa comprar um flash de R$ 1.000. Tem alguns tabajaras que tem TTL, por um preço bem mais em conta.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-430580367-flash-yn-465-ttl-para-canon-ou-nikon-difusor-gratis-_JM

Quando é o casamento? Tente ir um sábado antes no cartório e fotografar um casamento sem compromisso. Tente conhecer o local que será o almoço e veja as condições de luz. Quando se fotografa em um lugar conhecido é mais fácil.

Boa sorte
quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #8 Online: 21 de Agosto de 2012, 13:17:35
  Concordo com o Michel, se for pra cobrar  150,00 melhor presentear o casal ! Até mesmo aqueles fotógrafos de porta de cartório cobram 300,00 por 20 fotos entregues no CD . Valorize seu trabalho ou será marcado como o fotógrafo barato e dificilmente conseguirá subir sua tabela de preços .


SrZodo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #9 Online: 21 de Agosto de 2012, 13:22:17
Colegas, muito obrigado pelos conselhos e opiniões!
Acabei optando por não fazer o serviço, visto que tenho deficiência de equipamento e de experiência (prefiro começar sendo um 2º ou 3º câmera em um evento com uma equipe).

Valeu mesmo!
Canon EOS Rebel XS + Sigma 28-80mm
Canon EOS Rebel XSi + Canon 24-85mm USM
Olympus Pen EE-3
Beier-matic


michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #10 Online: 21 de Agosto de 2012, 17:45:40
Sei que é frustrante recusar um trabalho, mas também por R$ 150,00 nem se pode chamar de trabalho (salvo para FREELA, mesmo assim é pouco).

Normalmente o fotógrafo é aficcionado por tecnologia e acha que tem que ter o equipamento de top para conseguir fotografar. Pois te digo, que a fotografia é um processo físico-emocional, não tecnológico.

Físico, pois é a captação da luz através da passagem da lente, por uma determinada abertura (diafragma), por um determinado tempo (cortina). No conceito amplo da fotografia o que muda de 20 anos pra cá é que esta luz era aderida a um negativo ou positivo e hoje é aderida a um sensor.
Emocional, porque sem percepção da emoção, não se faz fotografia.

Portanto, acredite que você pode fazer uma boa fotografia com equipamento tecnologicamente limitado. Tanto é que nossas referências fotográficas, Henri Cartier e Ansel Adans, não conheceram fotografia digital.

Michel
« Última modificação: 21 de Agosto de 2012, 17:52:07 por michel_caetano »
quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #11 Online: 21 de Agosto de 2012, 19:53:12
Fiquei 6 meses com uma D50. Adorava a camera. Soh a vendi e troquei por outra por ela nao funfa legal em ISO alto e 6mp nao eh lah uma brastemp para se refazer uma composiçao por crop. Mas ela ainda faz a alegria de muitos iniciantes e eh bem robusta.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


SrZodo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #12 Online: 21 de Agosto de 2012, 19:53:27
Sei que é frustrante recusar um trabalho, mas também por R$ 150,00 nem se pode chamar de trabalho (salvo para FREELA, mesmo assim é pouco).

Normalmente o fotógrafo é aficcionado por tecnologia e acha que tem que ter o equipamento de top para conseguir fotografar. Pois te digo, que a fotografia é um processo físico-emocional, não tecnológico.

Físico, pois é a captação da luz através da passagem da lente, por uma determinada abertura (diafragma), por um determinado tempo (cortina). No conceito amplo da fotografia o que muda de 20 anos pra cá é que esta luz era aderida a um negativo ou positivo e hoje é aderida a um sensor.
Emocional, porque sem percepção da emoção, não se faz fotografia.

Portanto, acredite que você pode fazer uma boa fotografia com equipamento tecnologicamente limitado. Tanto é que nossas referências fotográficas, Henri Cartier e Ansel Adans, não conheceram fotografia digital.

Michel

Concordo totalmente contigo, cara!  :clap:
Canon EOS Rebel XS + Sigma 28-80mm
Canon EOS Rebel XSi + Canon 24-85mm USM
Olympus Pen EE-3
Beier-matic


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #13 Online: 29 de Agosto de 2012, 19:58:07
Colegas, muito obrigado pelos conselhos e opiniões!
Acabei optando por não fazer o serviço, visto que tenho deficiência de equipamento e de experiência (prefiro começar sendo um 2º ou 3º câmera em um evento com uma equipe).

Valeu mesmo!
Esse e o caminho certo
assistente
fotografo 3
fotografo 2
e por fim fotografo.
Nao e legal queimar o nome, por ser aventureiro ou suicida.
boa escolha!!!!
abs.


Erivaldo Cesidio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 29 de Agosto de 2012, 20:17:14
Esse e o caminho certo
assistente
fotografo 3
fotografo 2
e por fim fotografo.
Nao e legal queimar o nome, por ser aventureiro ou suicida.
boa escolha!!!!
abs.

Eu nunca fotografei um casamento, mas se fosse eu, faria esse mesmo caminho. Mas certamente seria uma ótima oportunidade de treinar e ver em que nível vc se encontra.