Autor Tópico: Parodinal ficou branco... Onde será que errei?  (Lida 8724 vezes)

lucas.beier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • "Você não captura uma fotografia, você a faz"
Online: 21 de Agosto de 2012, 03:31:05
Bom, além que entrar no mundo da fotografia de filme, resolvi que ia revelar meus filmes em casa também. E mais, decidi que, sempre que fosse possível, faria os químicos em casa...

E é isso que tentei fazer hoje. Tentei fazer Parodinal.

Segui a fórmula da Digitaltruth (http://www.digitaltruth.com/data/parodinal.php), que é:
- 250ml de água;
- 15g de paracetamol;
- 50g de sulfito de sódio;
- 20g de hidróxido de sódio.

Adquiri o sulfito e o hidróxido de sódio em lugares que vendem produtos químicos para laboratórios, ou seja, são confiáveis. A água destilada meu sogro conseguiu pra mim no laboratório que ele trabalha, ou seja, confiável também.

O paracetamol eu fiz o possível pra conseguir 15g do produto puro, mas sabe-se lá o motivo, eu (pessoa física) não posso adquirir nem 1g de paracetamol puro. O que eles alegam é que eu posso me automedicar, em contrapartida fui na farmácia e comprei 40 comprimidos de paracetamol 750mg. Ou seja, não posso comprar 15g de paracetamol puro, mas posso comprar 200 comprimidos na farmácia se eu quiser. Vai entender...

A sequência que segui foi:
- Adicionei 250ml de água destilada em um béquer;
- Adicionei as 15g de paracetamol e misturei;
- Pesei 50g de sulfito de sódio em uma balança eletrônica e adicionei na mistura de água e paracetamol. Misturei de novo;
- Pesei 20g de hidróxido de sódio na balança eletrônica e adicionei na mistura de água, paracetamol e sulfito e misturei.

A solução ficou quente, como era de se esperar, e aguardei até que ela ficasse em temperatura ambiente.

Acontece que eu esperava que a solução ficasse com uma cor âmbar, mas ela ficou totalmente branca. Eu esperava que a solução ficasse desta cor .
Mas a minha ficou bem branca mesmo. Não tão branca como leite, mas, enfim, como água com ingredientes brancos dentro.

Alguém pode ter uma idéia do que tenha ocorrido?

Eu pus a solução dentro de uma garrafa de cor âmbar e deixarei ela descansar por 72hs, como manda o figurino. Mas seu notar que ela não ficou na cor âmbar, não irei gastar um rolo só pra ver se ela funciona...

Se alguém que tenha experiência com químicos caseiros puder me dar alguma dica, agradeço. :D


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 21 de Agosto de 2012, 09:40:29
Acho que vc fez alguma coisa errada :assobi:

Dá uma olhada nesse tutorial aqui http://www.fotografianaweb.com.br/fotografia-analogica/revelacao/62-tutorial-como-fazer-parodinal.html

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #2 Online: 21 de Agosto de 2012, 10:08:18
será que não é o excesso de componentes extras dos comprimidos de paracetamol?


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #3 Online: 21 de Agosto de 2012, 11:34:11
aproveitando... será que compensa realmente usar isso ou melhor comprar revelador?

Vou começar a revelar em casa e estou tendenciosamente pensando no revelador pronto.. porque se algo der errado no processo é mais fácil eu isolar o problema.. se fizer o revelador aqui, pela falta de experiência, não sei se consigo identificar se um possível problema é no revelado ou no meu procedimento...

já estou com tudo pronto aqui. faltam só os químicos que ainda estou muito em dúvida.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 21 de Agosto de 2012, 11:37:26
Não revelo ainda, mas me aconcelharam a começar pelo revelador pronto pra aprender .

Depois passa a fazer as químicas.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #5 Online: 21 de Agosto de 2012, 11:42:48
Não revelo ainda, mas me aconcelharam a começar pelo revelador pronto pra aprender .

Depois passa a fazer as químicas.

Abcs

foi o que pensei tb..


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #6 Online: 21 de Agosto de 2012, 11:45:21
no começo de Setembro tenho que ir pra SP.. vou ver se consigo tirar um dia pra ir na 7 de Abril procurar por esses produtos.. depois é só ter coragem de possivelmente estragar alguns filmes.. rs..
o que mais me preocupa é colocar o filme na espiral no escuro.. fiz uns testes aqui com pedaçoes de negativos e não sei não.. mas talvez, com o negativo saindo da bobina seja mais fácil do que com o negativo solto na mão.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 21 de Agosto de 2012, 11:47:06
Arrume um filme que possa ser estragado pra aprender a enrolar na luz, depois passe a fazer sem olhar, depois passe a fazer no escuro

Quando se sentir seguro, pegue um que vai revelar e faça o processo de enrolar na espiral no escuro, pronto pra revelar.

Boa sorte!

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


lucas.beier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • "Você não captura uma fotografia, você a faz"
Resposta #8 Online: 21 de Agosto de 2012, 12:18:39
Acho que vc fez alguma coisa errada :assobi:

Dá uma olhada nesse tutorial aqui http://www.fotografianaweb.com.br/fotografia-analogica/revelacao/62-tutorial-como-fazer-parodinal.html

Abcs

Provavelmente, dimigobbo.

Vou seguir este aí hoje de noite. O engraçado é que a receita da Digitaltruth é, basicamente, "joga tudo dentro dos 250ml de água, mistura e guarda".

Vamos ver com essa aí.


lucas.beier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • "Você não captura uma fotografia, você a faz"
Resposta #9 Online: 21 de Agosto de 2012, 12:30:21
Acordei e fui ver a solução. Estava tão branca quanto ontem. Pesquisando melhor, é engraçada a receita da Digitaltruth. Ela é basicamente "joga tudo dentro dos 250ml de água e mistura".

Vendo este outro site (http://www.fotografianaweb.com.br/fotografia-analogica/revelacao/62-tutorial-como-fazer-parodinal.html) notei diferenças significativas.

Neste, ele utiliza 2 beckers e faz duas soluções, a primeira é Hidróxido de sódio com paracetamol (que fica com aspecto âmbar, como deveria ser). Depois adiciona-se o sulfito.

Esta é a minha 2a tentativa. Na primeira eu separei o paracetamol e hidróxido de sódio (e fiquei com uma solução âmbar). Como eu não tinha sulfito de sódio, tive que fazer com metabissulfito. Pesquisei e vi que podia sintetizar sulfito de sódio misturando medidas precisas de metabissulfito e hidróxido (38g e 16g, respectivamente, devolvem 50g de sulfito + água). Depois misturei as duas soluções, mas a solução final ficou com um aspecto de suco Tang. Bem laranja e denso. Meu metabissulfito não é muito novo, então pode ter sido isso...

Vou fazer hoje de noite uma terceira tentativa, desta vez seguindo à risca essa receita do site: 100ml de água + 15g de paracetamol + 20g de hidróxido de sódio em um becker e 100ml de água e 50g de sulfito de sódio em outro. Depois eu volto pra dizer como ficou.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 21 de Agosto de 2012, 12:52:58
Esse link que eu te passei, o cara faz o parodinal a um tempo (até vende pronto) e ele sempre revela com ele.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #11 Online: 21 de Agosto de 2012, 19:01:04
Acordei e fui ver a solução. Estava tão branca quanto ontem. Pesquisando melhor, é engraçada a receita da Digitaltruth. Ela é basicamente "joga tudo dentro dos 250ml de água e mistura".

Vendo este outro site (http://www.fotografianaweb.com.br/fotografia-analogica/revelacao/62-tutorial-como-fazer-parodinal.html) notei diferenças significativas.

Neste, ele utiliza 2 beckers e faz duas soluções, a primeira é Hidróxido de sódio com paracetamol (que fica com aspecto âmbar, como deveria ser). Depois adiciona-se o sulfito.

Esta é a minha 2a tentativa. Na primeira eu separei o paracetamol e hidróxido de sódio (e fiquei com uma solução âmbar). Como eu não tinha sulfito de sódio, tive que fazer com metabissulfito. Pesquisei e vi que podia sintetizar sulfito de sódio misturando medidas precisas de metabissulfito e hidróxido (38g e 16g, respectivamente, devolvem 50g de sulfito + água). Depois misturei as duas soluções, mas a solução final ficou com um aspecto de suco Tang. Bem laranja e denso. Meu metabissulfito não é muito novo, então pode ter sido isso...

Vou fazer hoje de noite uma terceira tentativa, desta vez seguindo à risca essa receita do site: 100ml de água + 15g de paracetamol + 20g de hidróxido de sódio em um becker e 100ml de água e 50g de sulfito de sódio em outro. Depois eu volto pra dizer como ficou.

daqui a pouco gastou o estoque de paracetamol da cidade toda e o povo fica sem tratamento! rs...
Mas é isso.. até aprender é dose! Eu raramente me incomodo com essas perdas nas minhas experiências porque considero como "custo de aprendizado"..


lucas.beier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • "Você não captura uma fotografia, você a faz"
Resposta #12 Online: 22 de Agosto de 2012, 18:44:47
daqui a pouco gastou o estoque de paracetamol da cidade toda e o povo fica sem tratamento! rs...
Mas é isso.. até aprender é dose! Eu raramente me incomodo com essas perdas nas minhas experiências porque considero como "custo de aprendizado"..

Hahahaha... Pô, questão de prioridade: primeiro minhas fotos, depois o resto.  :D

Hoje irei tentar de novo. Desta vez seguirei à risca o blog que o Dimi indicou. Vamos ver como vai ficar...


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #13 Online: 22 de Agosto de 2012, 18:49:06
Hahahaha... Pô, questão de prioridade: primeiro minhas fotos, depois o resto.  :D

Hoje irei tentar de novo. Desta vez seguirei à risca o blog que o Dimi indicou. Vamos ver como vai ficar...

Não esquece de postar os resultados depois.. me interesso por isso.. Devo começar a revelar em breve, a princípio com químicos comprados mesmo.. mas numa segunda etapa partis pra outras experiências.


lucas.beier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • "Você não captura uma fotografia, você a faz"
Resposta #14 Online: 22 de Agosto de 2012, 18:50:34
Não esquece de postar os resultados depois.. me interesso por isso.. Devo começar a revelar em breve, a princípio com químicos comprados mesmo.. mas numa segunda etapa partis pra outras experiências.

Vou tentar fotografar algumas etapas e posto aqui. Elas vão ser as mesmas do blog do Dimi, assim dá pra fazer uma comparação. :D