Autor Tópico: Parodinal ficou branco... Onde será que errei?  (Lida 8766 vezes)

thiagojrn

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 253
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 22 de Agosto de 2012, 18:54:10
Nossa, só mexi com esses produtos na faculdade.
Dá trabalho viu ... Ainda mais fazendo o produto. :shock:
Boa sorte.
Polaroid Colorpack 80 - Grip - 35mm - 85mm - 18-135mm - 70-300mm - 70-200mm  - filtros - sb910.


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #16 Online: 22 de Agosto de 2012, 20:39:01
Eu vi que é possível revelar até negativo colorido com esse parodinal, e o resultado é até interessante... eu gostaria de fazer um teste... mas sem escaner nem penso em mexer com isso...!!!
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


lucas.beier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • "Você não captura uma fotografia, você a faz"
Resposta #17 Online: 22 de Agosto de 2012, 20:40:04
Eu vi que é possível revelar até negativo colorido com esse parodinal, e o resultado é até interessante... eu gostaria de fazer um teste... mas sem escaner nem penso em mexer com isso...!!!

Eu vou testar com um rolo de Kodak Colorplus 200.


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #18 Online: 22 de Agosto de 2012, 20:46:33
Isso, faz o teste sim... se ficar legal mando rolos pra você, aí tu faz um preço bacana... LOl... brincadeiras...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


lucas.beier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • "Você não captura uma fotografia, você a faz"
Resposta #19 Online: 22 de Agosto de 2012, 20:48:01
Isso, faz o teste sim... se ficar legal mando rolos pra você, aí tu faz um preço bacana... LOl... brincadeiras...

Ora. Pq não? :D


lucas.beier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • "Você não captura uma fotografia, você a faz"
Resposta #20 Online: 23 de Agosto de 2012, 02:08:44
Nova tentativa, desta vez seguindo à risca este tutorial: http://www.fotografianaweb.com.br/fotografia-analogica/revelacao/62-tutorial-como-fazer-parodinal.html

1) 20 comprimidos de paracetamol 750mg macerados:


2) 20 gramas de Hidróxido de Sódio:


3) Mistura de 100ml de água com as 20 gramas de Hidróxido de Sódio:


4) Mistura de 100ml de água e 20 gramas de Hidróxido de Sódio logo depois que adicionei o Paracetamol:
Opinião: A mistura do site ficou BEM mais cristalina, mas eu acredito (e isso é um chute) que seja pq no tutorial do site, ele utiliza paracetamol em pó. Aqui em Porto Alegre eles não vendem paracetamol em pó (liguei para, acreditem ou não, 30 farmácias de manipulação e 5 empresas de produtos químicos). Por isso tive que utilizar comprimidos macerados. Obviamente o pó não fica tão fino quanto o paracetamol puro. Esse é meu palpite do motivo da minha solução ter ficado mais "grossa" que a do site.


5) 50 gramas de Sulfito de Sódio (misturei ele com 100ml de água, mas não tirei foto):


6) Mistura de água, Hidróxido de Sódio e Paracetamol, após alguns minutos esfriando:
Nota: veja como a cor mudou em apenas alguns minutos.


7) Mistura final, após adicionar a solução de água e Sulfito de Sódio à solução de água, Hidróxido de Sódio e Paracetamol. Adicionei só mais uns 10ml de água para completar os 250ml de solução:



Vamos ver se funciona.

Se não funcionar, terei uns 900g de Sulfito de Sódio e uns 800g de Hidróxido de Sódio à venda.  :aua:

Aqui tem uma foto de um Parodinal feito com comprimidos macerados, depois de algum tempo de maturação. Dá pra ver que a solução também não é de todo cristalina. E neste mesmo Flickr tem fotos reveladas com Parodinal. Quem sabe o meu não funciona?
http://www.flickr.com/photos/siette/5817172555/in/photostream/
« Última modificação: 23 de Agosto de 2012, 02:18:39 por lucas.beier »


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #21 Online: 23 de Agosto de 2012, 08:45:11
O único porém que eu vi num site falando desse revelador, usando comprimidos é que os comprimidos tem mais substancias que podem dar resultados diferentes das revelações feitas com parodinal usando o paracetamol puro, e que alguns detritos dos comprimidos mesmo que bem moído pode riscar os negativos, mas é bom deixar esses restos no fundo para que ele vá compensando o desgaste do próprio revelador.

Cara testa sem medo... Compra um rolo barato bate umas fotos sem compromisso nenhum sem nem se preocupar com assunto e composição e taca no banho pra testar o revelador, eu ainda cortaria um filme de 36 poses por exemplo em pelo menos 3 partes, para assim fazer a primeira com o tempo "padrão" se ficar bom faz o restante igual, senão ajusta o tempo no segundo, e assim por diante, anotar os tempos e guardar junto com o negativo...

Mas é isso aí, que a força esteja com você!
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


douglasarruda

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #22 Online: 23 de Agosto de 2012, 09:44:12
Faz um teste e ve se funciona.
Quando eu comecei no caffenol, abri a camera dentro do changing bag e cortei a tira do filme que já tava exposta (umas 5 fotos), coloquei na espiral e revelei. Fiz isso de 5 ou 6 fotos por vez em um rolo pra me achar no tempo de revelação e na formula. Acho que foi melhor do que tirar 36 fotos e perder todas, e depois tentar de novo!  :ok:
Canon 5D mark II e algumas analógicas
Flickr: http://www.flickr.com/photos/douglasarruda


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #23 Online: 23 de Agosto de 2012, 10:18:20

O paracetamol eu fiz o possível pra conseguir 15g do produto puro, mas sabe-se lá o motivo, eu (pessoa física) não posso adquirir nem 1g de paracetamol puro. O que eles alegam é que eu posso me automedicar, em contrapartida fui na farmácia e comprei 40 comprimidos de paracetamol 750mg. Ou seja, não posso comprar 15g de paracetamol puro, mas posso comprar 200 comprimidos na farmácia se eu quiser. Vai entender...

Paracetamol é hepatotóxico - mata o fígado -  e é o maior causador de suicídios no Reino Unido.
Por isso ninguém pode vender ele puro, a não ser para pessoas jurídicas onde o uso seja autorizado!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #24 Online: 23 de Agosto de 2012, 10:38:32
Lucas, se tiver mais dúvidas, acho que vale a pena tentar entrar em contato com o dono do blog que te passei.

Conheço ele de outro espaço e, se quiser, peço o e-mail dele para que você tire algumas dúvidas.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


lucas.beier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • "Você não captura uma fotografia, você a faz"
Resposta #25 Online: 23 de Agosto de 2012, 12:19:42
Paracetamol é hepatotóxico - mata o fígado -  e é o maior causador de suicídios no Reino Unido.
Por isso ninguém pode vender ele puro, a não ser para pessoas jurídicas onde o uso seja autorizado!

Sim, eu imaginei que fosse por algum problema deste tipo. Mas comprar 15g de paracetamol puro, ou comprar 30 comprimidos de paracetamol 500mg, no fim é a mesma coisa... (eu acho)

Inclusive descobri uma coisa: as farmácias de manipulação não vendem o paracetamol puro, mas se tu pedir "30 cápsulas de paracetamol 500mg sem  excipientes", eles te entregam cápsulas que possuem só paracetamol puro em pó, sem o amido (que eles usam pra completar a cápsula). Aí o trabalho, ao invés de macerar, se resume a abrir as cápsulas e despejar o pó em um vidro e medir 15g. Bem mais fácil...

Lucas, se tiver mais dúvidas, acho que vale a pena tentar entrar em contato com o dono do blog que te passei.

Conheço ele de outro espaço e, se quiser, peço o e-mail dele para que você tire algumas dúvidas.

Abcs

Dimi, quero sim! Vê com ele se ele topa trocar email. Se ele não pilhar muito na idéia, passa esse tópico pra ele e pede pra ele dar uma olhada e contribuir. Ia ser uma baita ajuda pro tópico, não acha? :D


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #26 Online: 23 de Agosto de 2012, 13:40:54
Sim, eu imaginei que fosse por algum problema deste tipo. Mas comprar 15g de paracetamol puro, ou comprar 30 comprimidos de paracetamol 500mg, no fim é a mesma coisa... (eu acho)

Inclusive descobri uma coisa: as farmácias de manipulação não vendem o paracetamol puro, mas se tu pedir "30 cápsulas de paracetamol 500mg sem  excipientes", eles te entregam cápsulas que possuem só paracetamol puro em pó, sem o amido (que eles usam pra completar a cápsula). Aí o trabalho, ao invés de macerar, se resume a abrir as cápsulas e despejar o pó em um vidro e medir 15g. Bem mais fácil...

Dimi, quero sim! Vê com ele se ele topa trocar email. Se ele não pilhar muito na idéia, passa esse tópico pra ele e pede pra ele dar uma olhada e contribuir. Ia ser uma baita ajuda pro tópico, não acha? :D
Concordo contigo, burrices da legislação! Mas para "pedir" essas 30 cápsulas precisaria de uma receita médica. Eu sei que eles não cobram, por isso a brexa na lei!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #27 Online: 24 de Agosto de 2012, 14:32:01
Lucas, mandei e-mail pro Luiz e ele me respondeu, dizendo que já mandou o e-mail pra vc!

Abcs!
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


lucas.beier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • "Você não captura uma fotografia, você a faz"
Resposta #28 Online: 24 de Agosto de 2012, 16:04:33
Lucas, mandei e-mail pro Luiz e ele me respondeu, dizendo que já mandou o e-mail pra vc!

Abcs!

Beleza, dimi. Já tô trocando emails com ele. Valeu. :D

Seguinte, pessoal, queria só dar um retorno. Essa solução que fiz acima, seguindo o tutorial do site, não funcionou. Nem testei ela, mas hoje virei a garrafa âmbar pra misturar o produto e, para minha surpresa, haviam cristais no fundo.

Não cristais pequenos, cristais grandes. O fundo inteiro da garrafa ficou solidificado, e se formaram cristais de 2 ou 3cm. O fundo da garrafa parecia isso aqui:


Eu não sei onde está o problema. Eu não possuo balança de precisão, e tenho medido os 50g de sulfito e os 20g de hidróxido em uma balança digital de cozinha. Não é uma balança de precisão, mas é o que eu tenho no momento... Não sei se a fórmula precisa ser absolutamente precisa (20g e 50g), ou se pode ter uma variação pequena de 1g, por exemplo. Não sei se o problema é nos excipientes dos comprimidos de paracetamol... Não sei...

Eu sinceramente tô bem desanimado... Hoje farei a 3a e última tentativa. Comprei cápsulas de paracetamol 750mg, e a farmacêutica fez a gentileza de colocar somente paracetamol, então, pela primeira vez, terei 15g de paracetamol puro. Consegui uma balança dessas antigas, com pesos, que meu sogro (que trabalha com produtos químicos em um hospital) usava na época da faculdade para medir os químicos dele.

Ou seja, hoje tenho 15g de paracetamol em pó e uma balança mais precisa. Se não der certo hoje, desisto. Já gastei uns R$36 só no hidróxido e no sulfito e mais uns R$20 em paracetamol. A brincadeira já tá ficando cara e sem graça. Tô usando produtos químicos comprados em lugares confiáveis e água destilada. O único ponto fraco em toda minha receita é o paracetamol (e os pesos, mas desses eu duvido).

Se não der certo hoje com paracetamol puro, tentarei vender os químicos (sulfito e hidróxido). Tenho aproximadamente 800g de cada (arredondando pra baixo). Se as coisas não derem certo hoje, já sabem: vendo hidróxido de sódio e sulfito de sódio por um preço bacana. hehehe....


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #29 Online: 24 de Agosto de 2012, 16:18:05
Na dúvida, compra o Parodinal do rapaz.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM