Autor Tópico: Parodinal ficou branco... Onde será que errei?  (Lida 8755 vezes)

lucas.beier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • "Você não captura uma fotografia, você a faz"
Resposta #30 Online: 25 de Agosto de 2012, 01:58:49
Troquei muita informação com o Luiz. Um sujeito muito legal e paciente. Deu dicas preciosas, que vou compartilhar com o fórum.

Algumas dicas do Luiz:
Sobre receita feita com paracetamol macerado:
É pra funcionar, pois é o que dizem desses paracetamol de farmacia. A solucao fica turva e só. O resto é igual. Se vc quiser diluir o paracetamol e o hidroxido de sodio juntos, em 150ml de agua, e depois coar, ja ajuda bastante. Os excipientes sao talco e amido (maizena), o paracetamol dissolve-se. Se peneirar, nao perde ele. No final de tudo, voce pode apenas dissolver o sulfito nesse mesmo liquido coado. Nao precisa ser a parte. Inclusive eu coloco o sulfito ja dentro do frasco definitivo e coloco a solucao de paracetamol e hidroxido dentro, e completo com agua. O residuo de sulfito é normal. Ele é um conservante da solucao apenas.
Atente ao fato q o parodinal precisa descansar 3 dias antes de ser usado como revelador, pois o hidroxido de sodio precisa reduzir o paracetamol em paraminofenol nesse tempo.


Sobre os cristais que apareceram no fundo da garrafa na minha receita:
Cristais sao comuns. Pegue um bastaozinho de vidro ou algo inerte q vc consiga colocar no frasco e quebre-os. Nao sei pq ocorrem, mas ja aconteceu algumas vezes comigo, em outras nao, e o mesmo ocorreu com outros colegas. Nao influencia em nada a revelacao.

Outras dicas:

Vc pode colocar o sulfito em po no frasco ambar. Joga a solucao de naoh e paracetamol direto, quente mesmo. Ela auxilia a dissolucao do sulfito. E sempre ficara um residuo de sulfito. É q ele é conservante.
Se quiser se aprofundar, digite parodinal zorkikat (ou cat, sei la) no google. Esse maluco tem bastante esperiencia com parodinal e fez varios posts no rfforum sobre isso.


Hoje fiz a receita de Parodinal com as cápsulas de paracetamol. A solução ficou bem melhor. Não ficou tão cristalina quanto a do Luiz, mas ficou bem mais parecida com a dele. Acho que agora acertei a receita.

Como fiz:
- Pus 150ml de água destilada em um bequer e adicionei as 20g de hidróxido de sódio. Mexi até a solução ficar transparente.
- Adicionei, com a solução ainda quente, as 15g de paracetamol puro. Mexi até o paracetamol dissolver completamente.
- Enquanto a solução no bequer reage e esfria um pouco, com a ajuda de um funil, pus as 50g de sulfito de sódio direto na garrafa âmbar, ao invés de dissolver ele em um outro bequer e depois misturar os dois bequers. Pq? O sulfito não vai dissolver completamente em nenhum dos bequer, então quando eu fosse despejar a solução final na garrafa âmbar, iria ficar um pouco de sulfito no fundo, que precisaria ser lavado do bequer. Colocando o sulfito direto na garrafa âmbar eu evito perdas, evito sujar outro bequer e facilito as coisas.
- Depois adicionei a mistura de hidróxido e paracetamol na garrafa âmbar e completei com água até 250ml.

A solução ficou muito boa. Não parece gosmenta nem nada. Acho que consegui. :D


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #31 Online: 25 de Agosto de 2012, 13:10:03
Falei que o rapaz domina a arte!
kkkk...

Ele é gente boa de mais e atencioso ao extremo. Agora... bota pra revelar logo um rolo com isso ae e posta os resultados.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


lucas.beier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • "Você não captura uma fotografia, você a faz"
Resposta #32 Online: 25 de Agosto de 2012, 13:27:13
Falei que o rapaz domina a arte!
kkkk...

Ele é gente boa de mais e atencioso ao extremo. Agora... bota pra revelar logo um rolo com isso ae e posta os resultados.

Abcs

72hs, dimi... 72hs... hehehehe


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #33 Online: 25 de Agosto de 2012, 16:41:31
Putz que legal, isso aí com persistencia e estudo a gente consegue, vou salvar até o tópico pra novas consultas, até pq pra mim pegar os ingredientes no dpto de quimica da universidade acho que vai ser bem tranquilo :D faço lá no laboratório mesmo e levo pra casa depois...

Aguardando ansiosamente as 72hrs pra ver o resultado tbm!
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #34 Online: 27 de Agosto de 2012, 08:44:53
Mas e daí, esse é o revelador parodinal legal, já é uma grande coisa fazer o revelador em casa com "certa" facilidade, mas e o fixador? Esse encontra facil também...?
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #35 Online: 27 de Agosto de 2012, 09:00:54
Mas e daí, esse é o revelador parodinal legal, já é uma grande coisa fazer o revelador em casa com "certa" facilidade, mas e o fixador? Esse encontra facil também...?

O fixador o pessoal não aconcelha fazer em casa, até pq encontra pra comprar nas lojas grandes.

Tem o Ilford Rapid Fixer, tem o da Kodak (ainda encontra).

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


AEROMAU

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #36 Online: 11 de Setembro de 2012, 00:42:48
Eu já preparei Parodinal comprando os materiais em farmácia de manipulação e deu certo, talvez tenha sido sorte de principiante. Desta vez pedi para uma farmácia de manipulação preparar e me entregar pronto. Revelei um rolo de Ultrafine Xtreme 400 rebobinado e aparentemente ficou bom. Só terei total certeza ao ampliar. Ou seja, se vale a sugestão, não tente comprar e fazer em casa, peça para a farmácia te entregar pronto. 250 ml me custaram R$ 33,00. Espero ter sido útil.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 11 de Setembro de 2012, 07:58:16
(editado)... não era aqui.

 :aua:
« Última modificação: 11 de Setembro de 2012, 08:15:29 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


sradplusx

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 17 de Setembro de 2012, 22:10:45
Se for para mexer com laboratório PB esqueça essas fórmulas caras e vá direto numa boa, barata e eficiente. Seguinte : Dissolva um grama de METOL em 700 ml de ´´agua morna sem fazer bolhas. Acrescente 100 gramas de sulfito de sódio e dissolva. Complete até um litro. Coe  e deixe esfriar. Uso : resfriar a 18 graus C. e revelar por 12 minutos. Para cada grau a mais reduzir um minuto. Para cada filme 36 poses revelado aumentar um minuto.  Não ultrapassar os 20 graus, revelar até 6 ou 7 rolos. ótima conservação. Faça um teste para ajustar os tempos conforme ISO 100 ou 400. Nunca inverta a ordem de dissolução, nunca deixe formar bolhas em qualquer situação. Filtrar a cada uso. Mais detalhes, fórmulas e dicas mande mensagem para sradfrc@r7.com. Boa sorte...


lucas.beier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • "Você não captura uma fotografia, você a faz"
Resposta #39 Online: 18 de Setembro de 2012, 02:31:10
Pessoal,

Desculpem a demora. Demorei mas revelei. :D

E o meu Parodinal funcionou.  :clap:

Revelei um rolo de Kodak Colorplus 200 com Parodinal, ou seja, um C-41 com químicos para BW. Li vários relatos de que o negativo ficou denso e que não conseguiam escanear e etc. O meu ficou com uma transparência "ok", não ficou como um C-41 com o processo correto, mas acredito que não terei problemas em escanear o negativo.

Revelei com Parodinal 1:25 em 7 min (agitação constante nos primeiros 30s e depois 6 voltas a cada minuto). Para banho de stop fiz 3 banhos de 1min cada, com água pura e agitação constante. Para o fixador eu utilizei um fixador caseiro (tiossulfato de sódio em água), 10min com agitação de 30s a cada minuto.

Gostei do resultado. Ainda mais que tinha tudo pra dar errado: logo na minha primeira revelação usei um c-41, mas acho que ficou legal.

Algumas coisas que constatei:
- é um saco colocar o filme na espiral, demorei uns 5 min só nisso;
- o negativo revelado fede, tem um cheiro de suvaco, de asa mesmo. Hehehehehe

Só pra vocês terem uma noção do que saiu, eu pus o negativo contra meu monitor e fotografei ele. Ficou um lixo, obviamente, mas pelo menos vocês têm uma noção de como a revelação ficou.




vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #40 Online: 18 de Setembro de 2012, 08:40:53
Coloca uma luz atras com um papel que é melhor, dessa maneira aí só da pra ver os pixeis do monitor... kkk!!!

Ri muito com a parte do filme feder igual a suvaco... KKKK!!!!

Que legal que conseguiu exito na revelação... parabéns... agora, passa aí a receita da revelação toda, os produtos que usou, se usou caseiro a receita deles. Assim facilita não só pra mim, mas para outros usuários que talvez venham a se interessar na revelação em casa.

Quando eu comprar um scanner com toda certeza eu vou fazer revelação em casa...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #41 Online: 18 de Setembro de 2012, 09:02:42
Vc jura que gastou seu tempo e o parodinal pra revelar um negativo colorido?! :shock:

Agora que já sabe revelar, taca filme P&B na camera e soca a bota véi!

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


lucas.beier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • "Você não captura uma fotografia, você a faz"
Resposta #42 Online: 18 de Setembro de 2012, 12:24:15
Vc jura que gastou seu tempo e o parodinal pra revelar um negativo colorido?! :shock:

Agora que já sabe revelar, taca filme P&B na camera e soca a bota véi!

Abcs

Sim, dimi... Meus filmes PB ainda não chegaram. Devem chegar essa semana ou na outra, por isso estava adiando. Por causa desse atraso, cansei, aí peguei um Colorplus 200 e gastei ele todo em um dia só pra testar. Já estava ficando ansioso demais...  :)

Além do mais, eu considero isso uma experiência (mais uma).