Autor Tópico: Casamento, qual melhor "tamanho" para capturar?  (Lida 10904 vezes)

agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #15 Online: 22 de Agosto de 2012, 19:44:00
Entende-se entao que quem fotografa em RAW não é bom fotografo?!  :eek:


O cliente nao quer saber se fotografou em raw, rew ou row, ele quer  fotos boas , lindas, ele quer uma otima recordaçao.
esse papinho de raw- jpeg, e igual canon -nikon.
Indo ao ponto tecnico-profissional-comercial, depende do fluxo de trabalho, equipamento, equipe de profissionais no estudio-produtora.
Se a "produtora", tem computadores suficientes,pode pagar salarios a profissionais que tratem 1000-2000 fotos por evento, raw e melhor.
Agora o Ze fotografo , que fecha os contratos que pode, por indicaçao, e tem equipamento medio,e se vira sozinho,com jpeg , vai bem.
E custo-beneficio!!!!, os colegas que conheço que fazem tudo em raw, nao fecham contratinhos de 3pau!!!,cobram outros valores!!!
abs.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #16 Online: 22 de Agosto de 2012, 19:45:24
  Como eu disse, abaixo de 3000,00 não vale a pena fotografar em RAW .  Eu cobro por hora, mesmo tendo uma maquina rápida, o Raw vai dobrar ou até triplicar o tempo gasto na edição . Nesse caso, o mesmo serviço de 3000,00 teria q  cobrar no mínimo 6000,00 pra compensar.  Sorte de vcs q estão nesse patamar !  Conheço alguns fotógrafos  q trabalham em cima de Raw por medo de perder fotos,reconhecendo a própria incompetência. Qdo o cara é muito ruim,nem RAW salva.
   Por isso Wanderson, vá pelo seu feeling, o raw facilita bastante a edição, mas é totalmente dispensável se vc é um bom fotógrafo.


 :clap: :clap: :clap:


michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #17 Online: 22 de Agosto de 2012, 19:53:51

tem computadores suficientes,pode pagar salarios a profissionais que tratem 1000-2000 fotos por evento, raw e melhor.
Agora o Ze fotografo , que fecha os contratos que pode, por indicaçao, e tem equipamento medio,e se vira sozinho,com jpeg , vai bem.
E custo-beneficio!!!!, os colegas que conheço que fazem tudo em raw, nao fecham contratinhos de 3pau!!!,cobram outros valores!!!
abs.

Tratar 1000-2000 fotos,  eu achava que só se trata as fotos selecionadas... E outra coisa. Que fotógrafo que precisa 2.000 para selecionar 100 fotos para um álbum??? Isso é mais ou menos assim,  " vou fazer um monte, algumas vão sair boas".
quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #18 Online: 22 de Agosto de 2012, 20:24:02
Tratar 1000-2000 fotos,  eu achava que só se trata as fotos selecionadas... E outra coisa. Que fotógrafo que precisa 2.000 para selecionar 100 fotos para um álbum??? Isso é mais ou menos assim,  " vou fazer um monte, algumas vão sair boas".

so se faz o tratamento fino nas selecionadas,
Dependendo  da qualidade do trabalho, com RAW vai resucitar as fotos ruims.
Quem escolhe e o cliente,
porem a era digital, colocou o mercado assim, ha muitos fotografos que colocam no contrato
"CD COM 1000/1500/2000 FOTOS"
Eu nao faço isso, meu trabalho em eventos e extremamente personalizado,
priorizo alta qualidade x quantidade.
Esta cheio de apertadores de botao, que se chaman "fotografo",
que fazem isso=faço um monte , alguma coisa vai sobrar, :eek:
Cada caso e um caso.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #19 Online: 22 de Agosto de 2012, 20:59:05
Eu continuo achando que fotografar menos, com mais cuidado, em RAW "maior" possível e fazer uma conversão fina é o caminho para se obter melhores resultados.

Mas ok, não atuo em eventos sociais, JAMAIS fiz mais de 500 fotos "de uma vez" e meu tempo de conversão é relativamente curto, por isso uso RAW sem nenhum stress ou "custo adicional".

E continuo achando que, seja um fotógrafo medíocre, um razoável ou um "puta" fotógrafo consegue-se melhores resultados com RAW e conversão bem feitinha.

[]s


fabiohj

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
  • Você é aquilo que pensa ser
    • Flicker
Resposta #20 Online: 22 de Agosto de 2012, 21:34:09
Só um comentário....99,99% dos contratantes nao sabem oque é RAW....90% nao sabem nem oque é JPEG, portanto so um fotografo nao contrataria um fotografo que nao fotografa em RAW  :hysterical:

Até concordo contigo. Por isso são pontos de vista. E gosto.
Canon 60D - Tamron 17-50mm f/2.8 - Canon 50mm f/1.8 II - Canon 18-200mm f/3.5-5.6 - Youngnuo YN 565EX

www.flickr.com/photos/fabiohj


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #21 Online: 22 de Agosto de 2012, 23:49:53
fotografar qualquer trabalho em .jpg não é coerente.

o jpg é um formato onde a foto não vai precisar de nenhuma modificação posterior.

NÃO existe querer fazer tratamento em .jpg, ele detona com a imagem por menor que for.


Fotografo que se preze fotografa em raw, ainda mais se está sendo pago pra isso.


Se o ambiente é padrão, em termos de luz, cor de luz etc... o fotografo pode fotografar em raw + jpg pra poupar tempo na pós... pois nem todas as fotos vão precisar de retoque.  Agora deixar o raw de lado, não existe.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #22 Online: 23 de Agosto de 2012, 00:03:33
Até concordo contigo. Por isso são pontos de vista. E gosto.

Pontos de vista, talvez. Mas gosto? Gosto, não! Fotografia não é comida, não tem essa de gosto.  :hysterical:

[]s


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #23 Online: 23 de Agosto de 2012, 00:09:24
fotografar qualquer trabalho em .jpg não é coerente.

o jpg é um formato onde a foto não vai precisar de nenhuma modificação posterior.

NÃO existe querer fazer tratamento em .jpg, ele detona com a imagem por menor que for.


Fotografo que se preze fotografa em raw, ainda mais se está sendo pago pra isso.


Se o ambiente é padrão, em termos de luz, cor de luz etc... o fotografo pode fotografar em raw + jpg pra poupar tempo na pós... pois nem todas as fotos vão precisar de retoque.  Agora deixar o raw de lado, não existe.

JPG é, no mínimo, um grande risco.

Deixar para a câmera determinar os padrões de conversão é bem complicado. Interferir nesses padrões é mais demorado e engessado que realizar a conversão do RAW...

Enfim, para se ter segurança e confiabilidade, RAW!

[]s


Wanderson_rf

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
Resposta #24 Online: 23 de Agosto de 2012, 00:55:11
Agradeço a todos até aqui, sei "esbarramos" no RAW x JPEG  :fight:, mas, sei q alguns já até deram sua opiniões, grato. Porém fugimos um pouco do assunto, no entanto, não posso deixar de responder, q uso RAW não por medo, mas, por saber q posso tirar muito mais aproveito "ir além," resultados em determinadas situações muito superiores ao jpeg, ou seja outra forma de trabalho e de pensar "diferente"em capturar a luz.(mas, não quero falar disso e sim tam. e entrega). Tenho cartões, grandes para capturar, sim. Mas, falo da necessidade para tal situação q descrevi no tópico. Sobre as 2.000 clics com 2 fotógrafos, não nem acho pouco e nem muito depende do evento, não vendo qtd de fotos, busco sempre a melhor imagem em casamentos onde não pode "parar" e tratando de capturar, registrar o momento assim como todas as reações de envolvidos, isto rende clicks...talvez dedo "pesado" mas, q "umas vão ficar boas", não. Como disse já o amigo acima "cada caso é um caso". Quem escolhe as foto é o cliente.  :worship:


fabiohj

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
  • Você é aquilo que pensa ser
    • Flicker
Resposta #25 Online: 23 de Agosto de 2012, 08:56:24
Pontos de vista, talvez. Mas gosto? Gosto, não! Fotografia não é comida, não tem essa de gosto.  :hysterical:

[]s

Pô dondon, você responde o forum 3 e meia da manha pra me zoar?  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Eu vou ficar quieto... não é meu dia. Quanto mais eu falo, mais sou zoado...  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Canon 60D - Tamron 17-50mm f/2.8 - Canon 50mm f/1.8 II - Canon 18-200mm f/3.5-5.6 - Youngnuo YN 565EX

www.flickr.com/photos/fabiohj


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #26 Online: 23 de Agosto de 2012, 10:52:07
 Michel Caetano, concordo totalmente q o RAW abre possibilidades de ajustes finos.Talvez pro teu público seja até uma exigencia.   Mas vc tem q cobrar por isso. Pra minha clientela RAW é totalmente dispensável . Capricho no clic e pronto !  :ok:


Erivaldo Cesidio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 23 de Agosto de 2012, 11:08:35
Eu continuo achando que fotografar menos, com mais cuidado, em RAW "maior" possível e fazer uma conversão fina é o caminho para se obter melhores resultados.

Mas ok, não atuo em eventos sociais, JAMAIS fiz mais de 500 fotos "de uma vez" e meu tempo de conversão é relativamente curto, por isso uso RAW sem nenhum stress ou "custo adicional".

E continuo achando que, seja um fotógrafo medíocre, um razoável ou um "puta" fotógrafo consegue-se melhores resultados com RAW e conversão bem feitinha.

[]s

 :ok:


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #28 Online: 23 de Agosto de 2012, 14:21:23
Pô dondon, você responde o forum 3 e meia da manha pra me zoar?  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Eu vou ficar quieto... não é meu dia. Quanto mais eu falo, mais sou zoado...  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Era meia-noite e pouco! rs
Esse relógio do MF que tá fora de compasso...  :shock:

Fale bastante, ser "zoado" faz parte da brincadeira.  :ok:

[]s


michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #29 Online: 23 de Agosto de 2012, 15:17:36
Michel Caetano, concordo totalmente q o RAW abre possibilidades de ajustes finos.Talvez pro teu público seja até uma exigencia.   Mas vc tem q cobrar por isso. Pra minha clientela RAW é totalmente dispensável . Capricho no clic e pronto !  :ok:

Concordo que fotografar em RAW dá mais trabalho. Mas se pego meu equipamento para fotografar, momentos de família em faço em raw, imagine então um trabalho. E isso não é por medo de errar, é por ter aprendido a fotografar e até revelar um negativo. Não gosto de deixar a câmera trabalhar por mim.

Michel
quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!